segunda-feira, setembro 02, 2013

TSVANGIRAI AMEACA BOICOTAR GOVERNO

O líder do Movimento para Mudanças Democráticas (MDC), principal partido da oposição no Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, ameaça boicotar o novo governo do Presidente Robert Mugabe, a fim de se prevenir do que chamou de “contaminação” pela Zanu-PF. 

Tsvangirai disse que não vai participar no novo governo zimbabweano, afirmando que prefere trabalhar como líder oposicionista, com vista a evitar que seja contaminado pelo partido no poder no país.


Um membro do MDC, que falou no anonimato, afirmou que Tsvangirai estaria a boicotar o governo “para o partido e não para ele mesmo próprio”.

"É sua intenção atribuir a Zanu-PF pelo mau desempenho do governo", disse a mesma fonte.

Contudo, na África do Sul, Lindiwe Zulu, facilitadora sul-africana na crise política zimbabweana, insurgiu-se contra o mau desempenho e falta de protagonismo do MDC nas eleições gerais de Julho último.

“Estamos chocados pelo MDC por não ter sido capaz de fazer com que a Zanu-PF implelementasse as reformas. Não podiamos aconselhar ao MDC tudo o que era necessário fazer”, referiu Zulu.

Existem também vozes que se queixam nas proprias fileiras do MDC. 

“Se fossemos mais estratégicos e antenciosos nos nosso planos podiamos negar participar nas neleições”, disse Obert Gutu, vice-Ministro cessante da Justiça, Assuntos Legais e Parlamentares do Zimbabwe.

Fontes do MDC revelaram que, por causa do fracasso eleitoral, o partido de Tsvangirai irá agora depender da implosão e má gestão económica da Zanu-PF.

Tsvangirai acredita que um boicote ao governo de Mugabe parece ser a única munição para o MDC afastar a Zanu-PF do poder.

Fonte: MAIL & GUARDIAN/JD/SN in AIM - 02.09.2013

8 comentários:

Anónimo disse...

Se eh que ele foi convidado, tem o direito de dizer isso. Pelo que vi na noticia do New Zimbabwe; Tswangirai nao foi convidado a fazer parte do Governo; pelo que ainda li, o editor do jornal foi suspenso por fabricacao de mentiras. Parece-me que pegou moda na parte dos midias, andar a entupir o publico com mentiras. Isso eh muito perigoso e maul trabalho. Que se diga a verdade. E fazer eco de mentiras suponho que tambem nao seja boa coisa. Chamo atencao tambem ao refletindo sobre Mocambique para a observancia desse principio. Informar sim, mas o que seja verdadeiro. Propagar boato nao eh correto.

Anónimo disse...

Editor suspended for peddling falsehoods
August 31, 2013 Headlines, Top Stories
Top3
Constantine Chimakure
Farirai Machivenyika Senior Reporter
EMBARRASSED by a succession of false stories that drew strong rebuttals from people concerned, Alpha Media Holdings yesterday suspended the editor of their flagship title, NewsDay, to facilitate investigations into unethical journalistic practice at the title.In a statement on its website last night, AMH said Constantine Chimakure’s suspension came in the wake of the publication of two false stories in succession concerning former South African president Cde Thabo Mbeki and MDC-T leader Mr Morgan Tsvangirai, which stories the group said did not conform to set ethical standards.

NewsDay on Wednesday and yesterday, carried stories under the headlines: “Mbeki speaks on Zim polls, chaotic land reform” and “Mugabe offers Tsvangirai VP Post” which have both been denied by Cde Mbeki and Mr Tsvangirai.

Anónimo disse...

Quem quiser mais detalhes nesse assunto que leia:
http://www.herald.co.zw/editor-suspended-for-peddling-falsehoods/

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

O problema grave do anónimo é de não ter visto que que eu fui buscar esta no notícia da Agência de Informação de Moçambique (AIM).

1. E já agora os informadores próximo de Mugabe dizem sempre a verdade?

2. O que dessa notícia é mentira?

3. Se queres que eu acredite em ti, deixes de ser anónimo.

Anónimo disse...

Mugabe nao mente e um verdadeiro africano de raiz e mente e defende os intersseses da minoria negra oprimida pelos rotos palidos

Reflectindo disse...

Anónimo,

1) O que é ser verdadeiro africano?
2) Será que defender interesses duma minoria negra (ainda bem que escreveste assim mesmo) é suficiente para chama a esse indivíduo por verdadeiro africano?

3) Porquê é que devo acreditar em ti?

Anónimo disse...

1. E quem defende os intereses dos negros
2. Sim, quem defende a minoria negra oprimida pela maioria de rostos palidos e um verdadeiro africano
3. Nao e necessario