segunda-feira, setembro 30, 2013

Confirmada compra de navios à França

O Presidente Armando Guebuza confirmou este sábado o interesse do governo em adquirir, na França, navios preparados essencialmente para a produção pesqueira e reforço da segurança na costa moçambicana.

Na interacção que manteve em Paris com a comunidade moçambicana residente na França, inserida na visita de trabalho que realiza a este país europeu, iniciada Sexta-feira, Guebuza disse que o país tem uma vasta costa rica em recursos de grande valor, o que impõe enormes desafios.


Segundo o Presidente, Moçambique “precisa de ter certeza de que a costa está protegida e que as águas territoriais não são violadas”.

“Estamos a trabalhar com os nossos amigos franceses para reforçarmos o controlo da costa e da área marítima”, disse Guebuza, vincando que “por isso temos a previsão de obtenção de meios que nos permitam controlar a nossa costa”.

O pronunciamento do Presidente Armando Guebuza veio, em parte, clarificar informações avançadas pela imprensa francesa, indicando que Moçambique encomendou 30 navios nos estaleiros navais de Cherbourg, Norte da França, para acções pesqueiras e de fiscalização marítima.

Guebuza, que não avançou detalhes sobre a aquisição dos barcos, falou da necessidade de os moçambicanos se empoderarem tecnicamente das oportunidades de investimento, combinando, na cooperação com parceiros, a disponibilização de recursos com a formação do capital humano.

Fonte: Zambézia online - 30.09.2013

Sem comentários: