quarta-feira, setembro 25, 2013

Frelimo “nomeia” director de Informação da TV Miramar

Isálcio Ivan Mahanjane:

O plano de controlo dos órgãos de comunicação social por parte do partido Frelimo tende a efectivar-se a cada dia que passa. Depois de Jaime Langa ter assumido o controlo editorial do jornal Notícias, e Samito Nuvunga ter assumido o controlo do jornal Público, ambos por orientações do partido Frelimo, agora é a vez do jovem Isálcio Ivan Mahanjane ser nomeado director de Informação da televisão Miramar, uma estação privada controlada pela parceria Igreja Universal/partido Frelimo.


Tal como Jaime Langa e Samito Nuvunga, Isálcio Ivan Mahanjane faz parte da lista de 40 individualidades (o famoso G-40) que foram alistadas pelo gabinete de propaganda do partido Frelimo para fazerem comentários nas televisões e jornais que exaltam Armando Guebuza e a Frelimo e em contrapartida atacam os partidos da oposição, e os jornais independentes do partido Frelimo.

Recentemente, Mahanjane escreveu uma crónica no jornal domingo a apelidar a Imprensa independente de “expatriada”.

Isálcio Ivan Mahanjane substitui do cargo Celma Marivate que estava no posto de directora de Informação da Miramar por via da Igreja Universal.

Celma Marivate, que até era uma jornalista e directora inofensiva ao regime, foi afastada pela necessidade de usar a Miramar para a propaganda mais vigorosa a favor de Armando Guebuza e do partido Frelimo.

O que está a preocupar as redacções controladas pela Frelimo é o facto de as escolhas para liderar as redacções não seguirem o mínimo de racionalidade. Os escolhidos para serem editores e directores nem sequer são jornalistas. São fanáticos do partido Frelimo sem qualquer experiência de gestão editorial. A ideia é garantir a propaganda a Guebuza e tudo o resto é considerado acessório. Nas lides do jornalismo, Isálcio Mahanjane é simplesmente um ilustre desconhecido e desconhecedor da área. Teve uma passagem pelo Instituto de Economia e Gestão

(ESEG) onde frequentou o curso de Direito e depois foi parar a Portugal e regressou a Moçambique. Tal como aconteceu na redacção do Notícias, a nomeação de Mahanjane para a Miramar também está a criar um ambiente de frustração interna. Vários jornalistas contactaram o Canalmoz a manifestar a sua indignação com o plano do partido Frelimo.

A Miramar é uma televisão controlada pelo partido Frelimo e a brasileira Rede Record. Desde Junho passado, data da última alteração na estrutura accionista, a Rede de

Comunicação Miramar, proprietária da TV Miramar, passou a ter oficialmente os seguintes accionistas singulares: Idélio Amado Bay, José Guerra dos Santos Simão, YassimineRazaque Mariana DadeBenhane, Flávio José Mandlate,Abílio Fortuna Xavier. A nível institucional são accionistas da Miramar: Desenvolvimento de Ciências, Tecnologia e Empreendimentos, Limitada e Rede Record de Televisão -Europa, S.A. (Matias Guente)

Fonte: CANALMOZ – 24.09.2013

2 comentários:

Anónimo disse...

Epa isto tambem

Anónimo disse...

ESSA NOVA ORDEM MUNDIAL.TA FALTAR A STV