segunda-feira, setembro 30, 2013

Indisciplina e inabilidade faz díspar acidentes de viação em Nacala-Porto

A falta de habilidade na condução e o desconhecimento das regras elementares do trânsito rodoviário,  são as causas apontadas pelas autoridades policiais como sendo as que concorrem para o aumento de acidentes de viação na cidade de Nacala-Porto, em Nampula, envolvendo maioritariamente motociclistas.


O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) naquela cidade portuária,   Omar Mussa, é citado pelo jornal Notícias a dizer que a corporação está a realizar programas de sensibilização e educação junto das comunidades, de modo a evitar perda de vidas humanas em razão da falta de cumprimento de tais regras na via pública.

Segundo ainda o Notícia, o não uso de capacetes, a falta de respeito da velocidade recomendada, a não observância da condução defensiva e a superlotação de passageiros nos motociclos, são práticas comuns em Nacala, principalmente nas zonas de grande aglomeração populacional como nos mercados, escolas e mesmo em plena via pública.

O porta-voz da PRM em Nacala-Porto, explica que para além das causas acima apontadas que motivam a ocorrência de muitos acidentes envolvendo motociclistas, junta-se também o facto de muitos dos autores dos acidentes não estarem habilitados para dirigirem por falta de carta de condução.

A polícia não quantifica  a média de acidentes que ocorrem diariamente na cidade , alegando que, em muitos casos os envolvidos em tais sinistros acabam por negociar uma solução que não implique a intervenção policial.

Mas por aquilo que a nossa reportagem tem vindo acompanhar, em média semanal, na cidade de Nacala-Porto, registam-se cerca de 30 acidentes envolvendo motociclistas, peões e viaturas ligeiras e pesadas.

Fonte: AIM - 30.09.2013

Sem comentários: