quinta-feira, maio 16, 2013

GREVE DE ‘PORCOS’ CONTRA AUMENTO SALARIAL DE DEPUTADOS

Manifestantes no Quénia libertaram cerca de uma dúzia de porcos e leitões à entrada do parlamento esta Terça-feira em protesto contra exigências de aumento salarial por parte dos deputados saídos das eleições gerais de Março último. 

“Não iremos permitir os deputados aumentarem os seus salários”, disse o organizador dos protestos, Okiya Omtatah, citado pela agência de notícias AFP.


“Eles são tão gulosos como esses porcos que trouxemos aqui”, acrescentou.

Os manifestantes, que incluem organizações da sociedade civil, colocaram os animais a comer defronte do parlamento, enquanto também se espalhava sangue no pavimento. Eles pintaram os animais com a palavra “MPigs” (deputados porcos) e gritavam nomes como “ladrões”.

A Polícia deteve 10 pessoas e lançou granadas de gás lacrimogénio e canhões de água para dispersar os manifestantes.

Essas manifestações visam impedir a intenção dos deputados em invalidar uma decisão da Comissão de Salários e Remunerações (SRC) em reduzir os salários dos deputados de 851 mil shillings mensais (cerca de 10.100 dólares americanos) para 535 mil shillings. 

A decisão da SRC surge na sequência de protestos populares em relação a tentativa do parlamento anterior em aumentar os seus salários, num país onde ainda prevalecem salários baixos e muitos cidadãos vivem em bairros pobres.

Por seu lado, os deputados alegam que pretendem salários altos para dar donativos aos círculos eleitorais mais pobres para o pagamento de taxas escolares e hospitalares bem como apontam para o elevado custo de vida na capital, Nairobi, em relação ao resto do país.

Citado pela agência AFP, o deputado Mithika Linturi, que é apoiante duma proposta que visa o desmantelamento da SRC, disse que os manifestantes devem usar “os canais apropriados para colocar as suas reivindicações”.

“Quénia não é uma república de bananas. Esta premissa deve ser respeitada”, disse ele, anotando que os deputados têm “o direito à opinião, mesmo se não agradar a todos”.
(AIM)
MM/DT

Fonte: AIM - 15.05.2013

Sem comentários: