quarta-feira, maio 29, 2013

Repórter do jornal “@Verdade” detido em plena cobertura

O repórter do jornal de  distribuição gratuíta  " @Verdade", Sérgio Fernando foi detido na tarde da terça-feira por agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) no bairro de Namicopo, cidade de Nampula, quando efectuava a cobertura jornalística do recenseamento.
Fernando foi detido por volta das 14.30 quando foi interpelado por agentes da PRM num posto de recenseamento localizado no Bairro Namicopo, onde fazia fotografias. Os homens da lei e ordem exigiram a identificação de trabalho e ele não levava consigo, ao que foi encaminhado à 3ª esquadra localizada naquele bairro. Ele foi liberado cerca de 17.00.
O jornalista relatou que foi agredido pelos polícias, que alegam que ele resistiu a detenção. Sobre as razões da detenção, os agentes evocaram a arrogância, resistência, não apresentação da credencial e alegados insultos.
O facto é que nenhuma lei proíbe que jornalistas e cidadãos comuns tirem fotografias dos postos de recenseamento.
De salientar que durante a votação, apenas delegados de candidaturas, observadores e profissionais de comunicação social estão autorizados a tirar fotos dentro da assembleia de voto.
Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EA 6 - 29 de Maio de 2013

1 comentário:

Anónimo disse...

Est processo eleitoral começous com muitas manchas e irregulariades, o que preve que seu términio com as mesmas manchas e irregularidades.
O MDM que se ponha a pao, estes atrasos foram propositados e é bem possível que que continuem até ao fianl. Para já as mesmas deveriam ser prolongadas em igual período de atraso mais 2 dias úteis.