quarta-feira, março 21, 2018

Será que os MMVs estiveram envolvidos em fraude (2)?

Comentário de Joseph Hanlon

Em muitos países, a integridade das eleições é garantida por funcionários públicos verdadeiramente neutros. Em Moçambique, a lei eleitoral assume que o pessoal eleitoral é partidário e a integridade é garantida pelos representantes dos partidos em todos os níveis, desde das mesas das assembleias de voto até os membros da Comissão Nacional de Eleições.

Até certo ponto isso funciona - a mulher com a lista de 24 eleitores foi detida. Mas a votação ilegal e os boletins de voto extraviados para fora da assembleia de voto não foram detectados.
Existe um sério problema de que os membros das mesas das assembleias voto do partido da oposição não estejam suficientemente treinados e suficientemente atentos para detectar a má conduta do partido no poder - de modo que o sistema depende da vigilância da oposição que os partidos da oposição não podem manter.
Isso indica um problema mais grave na estrutura legal: se a lei assume manobras e comportamento partidário, então encoraja os MMVs partidários a enganar quando não estão sendo observados. Jh

Fonte: - Boletim Sobre o Processo Político em Moçambique 21 - 16 de Março de 2018

Sem comentários: