terça-feira, julho 30, 2013

Itália: alvo de ataque com bananas, ministra negra pede fim do racismo

A ministra italiana para a Integração, Cécile Kyenge, de origem congolesa, exigiu nesta terça-feira, em Roma, que cessem os actos de racismo e intolerância contra ela, principalmente por militantes do partido Liga Norte.
"Se o secretário deste partido não impedir os seus membros, não participarei na conferência à qual me convidaram em agosto", disse a ministra Kyenge.
No sábado, duas bananas foram lançadas contra ela como um gesto de discriminação pela cor da sua pele, depois de ter sido comparada a um orangotango dias antes por um dos líderes da Liga do Norte.
Kyenge falava num comício do Partido Democrata (PD, esquerda), quando um espectador não identificado atirou bananas, que não chegaram a atingir a ministra, mas que provocou reacções de rejeição generalizadas no país.
Kyenge, médica, cidadã italiana nascida na República Democrática do Congo, tem sido alvo de ataques racistas desde que foi nomeada ministra. "Mesmo que tenhamos ideias diferentes, devemos nos enfrentar no campo das ideias e não dos insultos", ressaltou Kyenge.

"É por isso que concordei em participar num evento da Liga do Norte em 3 de agosto", disse, alertando que rejeitará o convite devido aos gestos racistas "que me ferem pessoalmente e especialmente ferem a consciência civil do país" . "Se não pararem declinarei o convite", concluiu.

Fonte: Rádio Mocambique - 30.07.2013

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu nao vejo nenhuma semelhanca entre esta Senhora e um orotango, de verdade esta senhora temu ma beleza que deixa muito a desejar, mas dai a comparala com um bicho feio nao e justo. Poroutro lado possivelemente ela gosta muito de bananas, por isso os populares gostam de lhe dar bananas. Cada um de nos independentemente de ser negro ou branco gosta desta ou outras frutas. Uns gostam de bananas outras de cerejas, por exemplo eu gosto de ameixas, sobretudo agora no verao se podem comprar boas ameixas. As bananas nao sao tao boas pois a maior parte amadurece nos poroes dos navios. Sou contra o facto de as pessoas pensarem que bananas so sao para os negros. O mundo do seculo XXI devia estar para alem da raca. Cada um e como e, pronto. Nadade intrometerse na raca dos outros.

Anónimo disse...

Sao os mesmos a violarem os presupostos democraticos. Este fenomeno ameaca as relacoes historicas africa e Europa dado q a uniao europeia orgao onde a italia esta vinculada, deve tomar medidas para q casos de genero nao voltem a acontecer. Estamos na era de globalizacao e isso implica que as diferencas sejam ultrapassadas e prime se pelo espirito de irmandade

Anónimo disse...

Sempre vi racismo nas bananas. sempre que aparece um preto os brancos atiram bananas. Eu pessoalmente em nome da negritude e em solidariedade com a negridao deixei de comer bananas. Alem de mais bananas estao agora muito carras.