quinta-feira, julho 18, 2013

DETIDO ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE HOMOINE

O Administrador distrital de Homoíne, provincia meridional moçambicana de Inhambane, João Barreto, foi detido na tarde de quarta-feira indiciado de abuso do cargo ou função, desvio de fundos e celebração de contratos de construção de obras não acabadas.

Depois de ser ouvido pelo Gabinete de Combate à Corrupção, o caso foi remetido ao Tribunal Provincial de Inhambane, instituição que ordenou a sua detenção na tarde desta quarta-feira.


A detenção foi confirmada à Rádio Moçambique pelo Juiz do Tribunal distrital de Homoíne, Agostinho Cumbane. 

O Secretário Permanente do Governo de Inhambane, Luís Mambero, disse que não tinha ainda uma informação oficial sobre a detenção daquele dirigente distrital. 

Por seu turno, o “Noticias” afirma na sua edição de hoje que dados disponíveis referem que o Gabinete de Combate à Corrupção na província, depois de receber relatórios de auditoria de uma equipa do Tribunal Administrativo, cujas inspecções foram realizadas em todos os Governos Distritais e noutras instituições governamentais, concluiu haver matéria suficiente de fórum criminal por parte de alguns dirigentes e decidiu encaminhar o assunto aos tribunais competentes. 

O jornal diz que o director do Gabinete de Combate à Corrupção na província, Arão Macuácua, disse há dias que alguns dirigentes do Estado indiciados de envolvimento no desvio de fundos públicos teriam sido advertidos a devolver voluntariamente os bens em falta.

Fonte: AIM - 18.07.2013

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu nasci em Homoine, isso nao pode ser. Este administrador foi escolhido pelo povo, recordo-me como os meus familiares falaram bem dele este homem e religioso e tudo, estas calunias nao podem ser

Reflectindo disse...

Você é mentiroso. Desde quando é que um administrador é escolhido pelo povo?

Eu Daqui disse...

Realmente, António é um mentiroso ou um autêntico desinformado.

Ora, se é que o administrador de Homoine foi detido sob acusação dos crimes supracitados, espero que, em breve, se detenha mais gente por mesmos crimes.

Anónimo disse...

A corrupcao comeca dos governante k tal os pekenos directores professores nao pdem fazer isso? K vergonha pra onde vamos Mocambicanos

Anónimo disse...

Mocambique ta doente presidnt guebuza sabe

Anónimo disse...

Anonimo: ESTA DETENSAO NAO PODE SER APENAS PARA O ADMINISTRADOR DE HOMOINE. TODS OS K BURLAM O ESTADO DEVEM SER RESPONSABILIZADOS PELOS SEUS CRIMES. ASSIM TAMOS A CRESCER