Apesar da palavra democracia e liberdade estar sempre na boca dos dirigentes da Frelimo, os atentados à liberdade de imprensa e ao pluralismo foram um dos elementos mais marcantes do X Congresso do partido no poder em Moçambique e que este fim de semana termina em Pemba.
domingo, setembro 30, 2012
Um alfaiate de nome Guebuza
Por Fernando Lima*
Se alguma coisa pode ser dita a quente sobre os resultados do X Congresso
do partido no poder em Moçambique desde a independência em 1975, é que ele foi
feito à medida exacta do alfaiate Armando Emílio Guebuza, agora verdadeiramente
entronizado na cadeira do poder e com os seus acólitos bem pertinho.
sábado, setembro 29, 2012
sexta-feira, setembro 28, 2012
Daviz Simango - Giving them real choice
The Mayor of Beira has been shaking up the establishment with his fledgling Movimento Democrático de Moçambique(MDM), founded in 2009.
The 48-year-old mayor, elected to his post in 2003, has spent his career troubling the ruling Frente de Libertação de Moçambique, which has been quite happy facing the Resistência Nacional Moçambicana Read more
A inocência dos membros da Frelimo
Por Borges Nhamirre
Eleição de Valentina Guebuza:
Maputo (Canalmoz) – Milhares de jovens se esfolam em campanhas eleitorais, em campanhas de propaganda nos debates televisivos, radiofónicos, em artigos de jornais, no Facebook, no Twitter, nos blogues, todos a defender as cores partidárias da Frelimo. Mas quando chega a vez de se decidir quem entra nos órgãos directivos do partido que passam a vida a lutar por ele, então é que estes batalhadores são postos de lado e aparece uma “princesa milionária” (SIC REVISTA FORBES) – que nunca foi vista a fazer algum trabalho – a candidatar-se para a direcção do partido.
A princesa não é qualquer, é filha do presidente do partido. Aos jovens verdadeiros combatentes pelo partido não basta serem preteridos quando se chega a vez da direcção, ainda são obrigados a concordar, aplaudir e a saudar a eleição da filha do presidente. Ler mais
Luísa Diogo, Aiuba Cuereneia e Manuel Tomé caem da comissão política
Fim de sonhos para a Presidência da República
Renovaram mandato na comissão política: Alberto Chipande, Eduardo Mulémbwè, Eneias Comiche, Raimundo Pachinuapa, José Pacheco (secretário da Comissão de Verificação), Aires Ali (primeiro-ministro), Margarida Talapa (chefe da bancada), Verónica Macamo (Presidente do Parlamento), Conceita Sortane e Alcinda de Abreu.
- A votação continua hoje. Benvinda Levy e Edson Macuácua são cogitadas novas caras na CP
A votação para eleger os membros da comissão política (CP) do partido Frelimo teve que ser interrompida na madrugada, porque os delegados ao congresso já estavam cansados. Ler mais
Renovaram mandato na comissão política: Alberto Chipande, Eduardo Mulémbwè, Eneias Comiche, Raimundo Pachinuapa, José Pacheco (secretário da Comissão de Verificação), Aires Ali (primeiro-ministro), Margarida Talapa (chefe da bancada), Verónica Macamo (Presidente do Parlamento), Conceita Sortane e Alcinda de Abreu.
- A votação continua hoje. Benvinda Levy e Edson Macuácua são cogitadas novas caras na CP
A votação para eleger os membros da comissão política (CP) do partido Frelimo teve que ser interrompida na madrugada, porque os delegados ao congresso já estavam cansados. Ler mais
Adriano Nuvunga é ...novo director-geral do CIP
Esta mudança de direcção foi interpretada por alguns sectores de opinião como sendo resultado de acções do partido Frelimo, visando fragilizar o CIP.
Rebelo, Hama Thai, Veloso e Waty perderam; Celso Correia e Valentina Guebuza em ascenção
Guebuza sai vitorioso em toda a linha deste congresso: fez-se eleger de forma esmagadora e ainda viu a voz mais crítica do partido afastada do órgão que garante a realização da política a todos os níveis.
Filipe Paúnde, visto como o “patinho feio” da liderança do partido, amealhou o maior número de votos entre todos os que vêm do anterior Comité Central e marca posição no partido.
Dia de emoções fortes, ontem, em Pemba, no congresso da Frelimo: desilusão para uns, surpresa para alguns e satisfação para outros. Para Valentina Guebuza, Celso Correia, António Niquice, Henriques Mandava e muitos outros, o dia foi histórico - assinalou a sua entrada no Comité Central, o órgão máximo do partido Frelimo, no intervalo entre congressos. Assina o seu encontro com o verdadeiro poder político, ao qual, no caso de Valentina Guebuza e Celso Correia, irão juntar o há muito conquistado poder económico para fazer...o pleno.
quinta-feira, setembro 27, 2012
Membro da Frelimo denuncia compra de votos nas eleições internas
Um membro da Frelimo, delegado ao X Congresso do partido, actualmente em curso na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, denunciou, Quarta-feira, a existência de casos de suborno de alguns militantes a troco de votos.
Meca: 908 peregrinas são detidas por viajar desacompanhadas
Quase mil peregrinas muçulmanas de origem nigeriana foram detidas no aeroporto mais movimentado da Arábia Saudita por viajaram desacompanhadas do marido ou de um parente, o que pode até provocar um incidente diplomático entre os países, de acordo com informações da AP.
Esposa de Bakhir será chamada a depor
Uma fonte policial garantiu ao Canalmoz que a esposa do empresário Mohamed Bakhir Ayoob, detido na passada sexta-feira em Maputo, será chamada para depor.
Zeinab Bahkir, filha do empresário Momade Bachir Sulemane (MBS), irá depor sobre o seu marido. A fonte da polícia acredita que Zeinab não estivesse a para das "acções criminosas" do seu marido.
quarta-feira, setembro 26, 2012
Máscara dos socialistas-capitalistas caiu em Pemba
É este o problema que faz com que haja alergia às críticas na Frelimo. Ora, esta alergia só vem demonstrar que os dirigentes da Frelimo vestem-se de pele socialista, mas de espírito altamente capitalista. Isto é, corporalmente socialistas e espiritualmente capitalistas. Esta forma de ser revela-se, também, pela ambição desmedida em concentrar as riquezas nas mãos de poucos, sob argumento de que “não podemos ter medo de ser ricos”.
Quem vencerá não será a democracia nem os moçambicanos…
Mascarada de democracia ensaia-se e concretiza-se em Pemba
Por Noé Noe Nhantumbo
Maputo (Canalmoz) - Com pompa e circunstância os moçambicanos são levados mais uma vez a assistir a um espectáculo de grandiosidade que na sua vida real não existe. Outros dirão que é mais um exercício de legitimação de uma liderança que já entendeu que sua sobrevivência com o actual status está intimamente ligada a sua posição no aparelho partidário ora em Congresso.
Quando se vai para um congresso de um partido com as “cartas” preparadas e na “manga” dos vistosos casacos que os delegados adquiriram nas vésperas, o espaço de manobra para os “ingénuos” e os aspirantes a posições de relevo no partido esfuma-se. A discussão essencial terá já sido feita e afirmar que não haverá surpresas em si não é uma surpresa. As chamadas alas ou os interlocutores de maior peso entenderam a devido tempo que suas desinteligências e contradições, suas inimizades e posições de interesse económico e financeiro conflituante não podem deitar tudo a perder.
Tudo indica que reinará tese de que “mais vale a pena aceitarmo-nos do que permitir que as clivagens se aprofundem e dêem oportunidade a que a oposição política tome conta do barco”. Ler mais
Antigo Vereador de Pio Matos evita prisão e devolve tractor da edilidade de Quelimane
Depois de várias polémicas em volta do tractor pertencente ao Conselho Municipal de Quelimane(CMQ), que havia sido extraviado pelo antigo Vereador de Pio Matos, Silva Mário, eis que na noite desta Terça- feira, dia 25 de Setembro, este bem municipal chegou a cidade de Quelimane, ido de Tete, concretamente em Angónia, onde se encontrava a prestar serviços do então vereador Silva Mário.
Simpatizantes da Frelimo e do MDM envolvem-se em escaramuças na praça dos heróis em Nampula
Os jovens simpatizantes dos partidos Frelimo e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) envolveram-se esta terça-feira (25) em pancadarias na Praça dos Heróis em Nampula. A escaramuça começou quando a caravana do partido Frelimo tentou, sem sucesso, impedir a presença dos jovens do MDM naquela Praça.
Raptos: Bakhir pode sair hoje em liberdade
Mohamed Bahkir Ayoob, acusado de ser um dos líderes dos raptos e assassinatos de empresários muçulmanos em Maputo e Matola, pode ser restituído à liberdade hoje, data em que será apresentado ao juiz de instrução criminal. Bahkir encontra-se deito desde a passada sexta-feira pela Força de Intervenção Rápida.
Congresso da Frelimo: Jornal O País recolhido por "questão de segurança"
O Secretário para a Mobilização e Propaganda do partido Frelimo, Edson Macuácua, disse que a violação das regras de funcionamento do X Congresso, estabelecidas para garantir a ordem e bom desempenho da reunião, ditou a confiscação da edição de Segunda-feira ultima do diário “O país”.
Edilidade de Quelimane investe mais de 10 milhões de meticais
Já nas zonas suburbanas, com destaque para os bairros Floresta, Sangariveira, Piloto, várias são as vias terciárias que também estão a beneficiar de intervenções...
terça-feira, setembro 25, 2012
Uma pequena alteração estatutária que pode mudar o país
*** Luís Andrade de Sá (Texto) e António Silva (Fotos), enviados da agência Lusa ***
Pemba, Moçambique, 25 set (Lusa) - No segundo dia do X congresso da Frelimo, os delegados começaram a debater a revisão dos estatutos, longe do olhar dos jornalistas, a qual, pela alteração de um pequeno artigo pode mudar a história de Moçambique.
Disputa do Lago Niassa: Tanzania produziu novos mapas
Por Faustino Igreja
O governo da Tanzania acaba de lançar novos mapas sobre a sua fronteira com o vizinho Malawi, onde a linha divisória entre os dois países se encontra a meio das águas do lago Niassa.
Trata-se do mais recente episódio sobre o diferendo que opõe os dois países em torno da soberania sobre o Lago Niassa, disputado em cinquenta por cento pela Tanzania.
Após consulta ao curandeiro: Indivíduo mata à catanada quatro dos seus familiares
Verniz António, de 27 anos de idade, está a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) no distrito de Nhamatanda em Sofala, indiciado de ter assassinado à catanada, no sábado, quatro membros de sua família e ferido outro que se encontra neste memento internado no Hospital Rural de Nhamatanda.
MDM renuncia a candidatura à Internacional Democrática do Centro
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) renunciou a candidatar-se à vice-presidência para África da Internacional Democrática do Centro (IDC), para se focar nas eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014, disse à Lusa fonte da organização.
“As pessoas não falam à vontade na Frelimo e na sociedade”
- “No passado, a Frelimo não era assim”, Jorge Rebelo
- “Nós crescemos sem amarguras, sem convencimento de que só uns é que sabem. Eu acho que esta abertura, esta humildade de ouvir dos outros é que são as marcas que fizeram esta nossa organização”, Jorge Rebelo.
segunda-feira, setembro 24, 2012
Confusões amorosas colocam Primeiro-ministro do Zimbabwe em xeque
A liderança do primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, que muitos consideram a única alternativa viável ao presidente Robert Mugabe, foi colocada em xeque por um deslize que nada tem a ver com a política: a sua incansável vida amorosa.
O seu nome já foi associado a seis mulheres desde a morte da sua primeira esposa, Susan, num acidente de trânsito, em 2009. Por isso, Morgan Tsvangirai ganhou um jocoso apelido: "Moregirls", que em inglês significa mais garotas.
O último capítulo da novela que parece protagonizar o líder do Movimento por Mudança Democrática (MDC) aconteceu no fim de semana passado, quando o líder voltou a casar-se.
Por sugestão de curandeiro: Director “semeia raízes” para fortificar sua posição em Homoine
A população de Mafuiane, distrito de Homoíne, em Inhambane, está enfurecida com o director da Escola Primária Completa local, por terem surpreendido este a enterrar raízes no recinto da escola, supostamente com fins supersticiosos.
Lei Americana abre espaço para maior transparência de empresas extractivas em Moçambique
Para reforçar as medidas de transparência dos sectores mineiro e petrolífero, os EUA aprovaram, a 22 de Agosto, a Secção 1504 ou o Cardin-Lugar Amendment do Dodd-Frank Act, que obriga todas as empresas do sector, listadas na bolsa de valores dos Estados Unidos de América (EUA), a publicarem todos os pagamentos feitos aos governos dos países onde elas operam, numa base anual e de forma desagregada.
Frelimo 10thparty congress in Pemba
23-28 September
Frelimo opens its 10th party congress Sunday in Pemba, 50 years
after its first congress in Dar es
Salaam in September 1962. 4000 people are expected –
delegates, invitees and media; a new Congress centre has been built and all the
hotel rooms in Pemba are booked by Frelimo.
Detido o delegado provincial do MDM em Tete
Foi detido sábado último o delegado provincial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e a chefe provincial da Liga Feminina do MDM”na província de Tete, Celestino Raundo, por motivos ainda não esclarecidos.
Segundo Geraldo de Carvalho, estes membros e líderes do MDM foram detidos quando integravam uma caravana do partido, que se dirigiu ao bairro Samora Machel para inaugurar uma sede partidária local, acto que não chegou a acontecer devido à referida detenção.
Fonte: Canalmoz – 23.09.2012
Bakhir transferido para quartel de Moamba
- O juiz da instrução criminal que deve legalizar/deslegalizar a prisão de Mohamed Bakhir Ayob está a ser pressionado para libertar o empresário acusado de raptos e assassinatos de empresários.
- Elevadas somas de dinheiro estão a ser movimentadas para garantir a libertação do empresário que é filho e genro de grandes empresários do país.
De que é acusado Bakhir
Segundo soube o Canalmoz de fontes policiais, Bakhir é acusado de vários raptos e assassinatos de empresários moçambicanos, muçulmanos. De trinta ano de idade, o empresário Bakhir é investigado no caso de assassinato do empresário Ahmad Jassat, dono da “Expresso Câmbios”, que foi baleado há meses na cidade de Maputo, na Avenida 24 de Julho e viria a morrer na vizinha África do Sul, numa unidade hospitalar. É acusado ainda de assassinato do empresário Momade Ayob, do grupo “Ayob Comercial”, que também foi morto numa tarde de sexta-feira, por volta das 13 horas, à frente da mesquita E-Jilani, na rua Rainha Nomatuku na cidade de Maputo. Ler mais
domingo, setembro 23, 2012
Preços altos e contradições sob o sol escaldante de Pemba
À noite, num restaurante mais selecto, junto ao porto, repleto de ministros, gestores públicos, jornalistas e assessores, os vinhos sul-africanos e portugueses eram vendidos a partir de 500 meticais.
Estudo: por que o horário político é perda de tempo até mesmo para os políticos
Em tempos de eleições, os candidatos fazem o possível para convencer novos eleitores (e manter aqueles que já os apoiam) a votar neles, inclusive disputar o tempo muito reduzido para falar sobre as suas propostas no horário eleitoral. Embora esse tipo de propaganda seja considerado fundamental pela maioria das equipas de campanha, fica a dúvida: funciona? Segundo um estudo publicado recentemente na revista Communication Research, não.
Bolsas de Estudo para Mestrado e Doutorado (BRASIL e AUSTRÁLIA)
A AICIMO tem a honra de disponibilizá-lo as presentes
Bolsas de Estudo para Mestrado e Doutorado (BRASIL), na perspectiva de que
podem constituir uma oportunidade procurada por si, seus familiares e amigos.
Para os candidatos que optarem pela Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC) poderão ter um acompanhamento institucional diferenciado em cumprimento do Acordo de
Cooperação assinado entre a AICIMO e a UFSC a 17/01/2011. Outros documentos
anexos referem-se a Bolsas de Estudo (MESTRADO E DOUTORADO:
Agricultura) na AUSTRÁLIA, cuja informação adicional pode
ser encontrada no seguinte site: www.adsafrica.com.au. Considere que para Austrália
estão previstas outras formações, tais como cursos de curta duração (vide
documento 4).
A AICIMO deseja a si boa sorte e sucessos se se decidir
pela candidatura.
--
Patrício Sande
Presidente
Associação de Investigação Científica de Moçambique (AICIMO)
(Instituição de Adesão de Moçambique ao ICSU - International
Council for Science, desde 1999)
Sede: Av. Acordos de Lusaka No. 2115 (recinto do MICOA) Telemóveis: +258 82 4674910 / +258 84 8605846
email alternativo: patricio.sande@gmail.com
C. P. No. 4562 MAPUTO - MOÇAMBIQUE Nota: para receber os links com mais detalhes, deixe o seu e-mail ou escreva-me: askwaria@gmail.com |
Crianças estudam no Malawi devido à falta de professores em Tete
Vários residentes na província moçambicana de Tete (centro) afirmaram que as crianças da região são obrigadas a atravessar a fronteira para estudar no Malawi, devido à falta de professores na zona, foi hoje noticiado.
sábado, setembro 22, 2012
Líbia: Populares revoltam-se contra milícia islâmica em Benghazi
Pelo menos onze pessoas morreram na noite de sexta-feira para sábado na cidade líbia de Benghasi quando centenas de manifestantes atacaram e expulsaram do seu quartel-general o grupo extremista que Washington suspeita ser responsável por um atentado ao seu consulado.
Montepuez: Abortada tentativa de ataque a mina de rubis por garimpeiros ilegais
A polícia diz ter abortado, quarta e quinta-feira, uma suposta tentativa de assalto à mina de Rubi de Namanhumbir, concessionada a Montepuez Ruby Mining, Lda., uma acção aparentemente planeada por algumas pessoas da população, tendo atrás de si, os exploradores ilegais daquele minério de diversas nacionalidades.
sexta-feira, setembro 21, 2012
Raptos: Detido suspeito de mandante
A polícia deteve ontem o empresário Bakir Ayoob, acusado de ser um dos supostos mandantes dos sequestros aque se vêm registando nas cidades de Maputo e Matola. Trata-se do primeiro caso no qual o detido é um presumível mandante desde que a vaga de sequestros eclodiu em finais do ano passado.
África do Sul: Emitido mandado de captura contra ex-lider da juventude do ANC
O mandado resulta de acusações de fraude, corrupção e branqueamento de
capitais, crimes que teriam sido cometidos com recurso a concursos para obras
públicas na província de onde Malema é natural, ganhos por empresas por si
registadas e controladas e que teriam beneficiado de favores políticos.
Magermanes prometem desencadear manifestações em Pemba
Nas “barbas” do local onde irá decorrer o Congresso da Frelimo
Depois de o Governo moçambicano ter decidido pagar o dinheiro referente ao o seguro social, que os magermanes desvalorizam considerando tratar-se de subsídio de marcha, os regressados da antiga RDA em Sofala e outros espalhados pelos diversos pontos do país prometem levar avante as suas manifestações, desta vez tendo escolhido como palco a cidade de Pemba, capital da província nortenha de Cabo Delgado, onde vai decorrer o décimo congresso do Partido Frelimo, entre os dias 23 e 28 de Setembro corrente. Ler mais
Última hora: Genro de Bachir detido acusado de raptos e assassinatos de empresários muçulmanos
Maputo (Canalmoz) – Numa missão conjunta entre a Polícia da República de Moçambique (PRM) e unidade da Força de Intervenção Rápida (FIR), foi detido na manhã desta sexta-feira, o empresário Bakhir, proprietário de muitas lojas na cidade de Maputo, dentre as quais “Bakhir Cel Shop”, “Bakhir Game Shop”, “Bakir Auto Style”. Este empresário é genro do famoso empresário Momade Bachir Sulemane (MBS), o magnata dono do “Maputo Shoping Center”. Bakhir é marido da única filha de Bachir, de nome Zeinab (outros filhos de Bachir são três homens). Ler mais
Deixemos que a Frelimo se divida em dois para que os lambe-botas se enlouquecem de vez!
- Sobre o X Congresso da Frelimo
Por Egídio Guilherme Vaz
Muito já foi dito pelos mais insignes analistas e sumidades na matéria. Apenas queria ver o outro possível penteado em relação ao “bicefalização” do poder na Frelimo. Pelo que o Presidente Guebuza é o único candidato à presidência da Frelimo. Então, ele voltará de Pemba com mais um mandato por cumprir! Tudo bem.
Chineses destroem campas em Mulotana
A população de Mulotana, no distrito de Boane, província de Maputo, está revoltada com uma empresa chinesa que invadiu as suas machambas, residências e destruiu seis campas, alegadamente para extrair pedras que serão usadas no projecto da estrada circular de Maputo.
quinta-feira, setembro 20, 2012
Partido criou plano B para contornar saída de Guebuza- analista
Pemba, 20 set (Lusa) - O analista Fernando Lima disse que a impossibilidade constitucional do atual Presidente de Moçambique de cumprir um terceiro mandato criou a hipótese de o futuro chefe de Estado ser controlado pelo comité central da Frelimo.
PROTESTO, PROTESTO, PROTESTO
Por António Zefanias
" Sinceramente não entendo esta FRELIMO. Em plena quinta-feira, dia laboral, este partido teve a coragem de chamar funcionários públicos, alegando são membros para uma marcha que alegam ser de saudação ao X Congresso?
quarta-feira, setembro 19, 2012
Militantes do MDM debatem teses do seu I Congresso na cidade de Maputo
As constatações destas auscultações serão,
depois, debatidas numa conferência da cidade que deverá emitir o seu
posicionamento sobre as várias temáticas do I Congresso.
Iniciou, há dias, a nível da cidade
de Maputo, o debate das teses do I Congresso do Movimento Democrático de
Moçambique (MDM), a ter lugar, estrategicamente, na cidade da Beira, província
de Sofala, em Dezembro próximo.
A batalha por Moçambique é hoje e não no dia do voto
Conclave
corporativo e político alinha e afina estratégias?…
Por Noé Nhantumbo
Não há como ignorar os sinais dos tempos
nem as suas consequências em tudo o que se refere ao panorama político
nacional.
Toda a acção governativa nos últimos anos, tanto na II república de
Joaquim Chissano como na actual administração de Armando Guebuza pode ser
resumida a um esforço tendente a emissão do maior número possível de licenças
para a exploração de recursos naturais por parte de corporações multinacionais.
Algumas intervenções em infraestruturas públicas verdadeiramente úteis também
misturam de uma maneira ou de outra interesses privados de governantes. Ler mais
As provocações às vítimas de M’telela
Muitos
moçambicanos e não menos os que não eram crianças na altura da independência,
sabem da insustentabilidade do que se evocou ao criarem-se centros de
prisioneiros políticos como M’telela para os considerados reaccionários. Aos que
se formavam nos centros de formação de professores se inculcava que Simango foi
isto, Gwengere foi aquilo, Joana Simeão aquilo. Hoje, aquelas razões que
evocaram são insustetáveis por razões óbvias. Afinal, os ditos “reaccionários”
parece que eram os sonhadores.
Cidadã americana detida com 6.8 kg de rubis
Numa operação considerada
sensível, as Alfândegas de Moçambique detiveram, na última segunda-feira, uma
cidadã de nacionalidade americana com cerca de 7 kg de rubis.
A operação que culminou com a apreensão de 6.8 quilogramas (kg) de rubis é
ainda tratada de forma sigilosa e sensível na cidade de Nampula, norte de
Moçambique, por se tratar de elevadas quantidades de um minério de alto valor.
Aliás, o rubi é pedra preciosa extremamente cara no mercado internacional,
sendo somente superando pelo diamante.
terça-feira, setembro 18, 2012
Combate à pobreza ou combate aos pobres?!
Nampula (Canalmoz) – A agenda nacional é o combate à pobreza, mas há quem parece estar a combater os pobres. O município de Nampula, liderado por Castro Namacua, eleito pelo partido Frelimo, acaba de dar evidências de que em alguns sectores de governação o que se combate não é a pobreza, mas, sim, os pobres. Na semana passada, a edilidade de Nampula mandou os seus “tropas” destruírem centenas de casas de construção precária, no bairro da Resta, posto administrativo de Natikiri, deixando milhares de famílias desfavorecidas ainda mais pobres: sem onde dormir. Ler mais
Movimento Islâmico de Moçambique: dos raptos à inclusão dos muçulmanos no poder - uma solução religiosa para um problema não religioso
O Islão não é isso. É uma religião de paz. Infelizmente a História Islâmica foi invadida por muitos Camais.
Por Gulamo Tajú
Um grupo de muçulmanos, organizou/convocou um conjunto de reuniões entre 24 e 26 de Agosto de 2012, no Centro Cultural Islâmico (Maputo, Av. Albert Lithuli). A agenda era discutir a onda da criminalidade (manifesta, nos últimos tempos, sob forma de raptos). Vários cidadãos, principalmente empresários e maioritariamente muçulmanos, tinham sido raptados com exigências de somas avultadas para o seu resgate. Esta reunião tanto podia ter sido aonde aconteceu, como no Clube (ou Associação) dos Empresários. Em jogo estavam 2 identidades: o empresário e o muçulmano. Preferiram activar - sabem eles porquê - a identidade muçulmana. Mas não deixaram de convidar tanto os não empresários, quanto os não muçulmanos. E lá estiveram: os não muçulmanos e os não empresários.
segunda-feira, setembro 17, 2012
Militares denunciam tribalismo dentro das Forças Armadas moçambicanas
Um grupo de militares afecto no quartel-general das Forças Armadas de
Defesa de Moçambique (FADM) denunciou, na passada semana, a prática de
tribalismo no processo de atribuição de bolsas de estudo para o exterior,
cursos de promoção a general e nomeação para adido militar.
Boletim sobre o processo político em Moçambique
Leia o Boletim
sobre o processo político em Moçambique Número 51 – 17 de Setembro de 2012 aqui
com os seguintes temas:
Participantes
melhoram jogo nas eleições municipais
Resultados de quatro eleições intercalares
O papel
fundamental dos delegados de candidatura
Observadores e
jornalistas mantiveram-se por perto
Forte presença policial
A Frelimo
abusa do seu poder predominante?
CC ataca 'impunidade'
Desconhecendo a lei
Baixo número
de votos nulos e em branco
As cidades na
mira da oposição
Opinião: Acabe-se com o sigilo na CNE
domingo, setembro 16, 2012
Participantes melhoram jogo nas eleições municipais
Os partidos políticos, os media e a sociedade civil, estiveram mais bem preparados e mais ousados nas 4 eleições intercalares de 7 de Dezembro de 2011 e 18 de Abril de 2012. Todos eles consideraram estas eleições como exercício de treino para as eleições municipais do próximo ano e as eleições nacionais de 2014.
A polícia e os partidos esticaram a corda até onde puderam nestas eleições intercalares e como resultado fizeram levantar muitas perguntas sobre o que é permitido. Os meios de comunicação social tiveram uma presença aumentada e sobretudo muito mais eficaz, mas também isso apresenta um desafio: terão eles a capacidade de replicar esta presença nas eleições de muito maior dimensão?
Fonte: Boletim sobre o
processo político em Moçambique Numero 51 – 17 de
Setembro de 2012
Concessão de terra a cidadão chinês provoca quatro feridos em Nicoadala
Os populares
protestavam a concessão de mais de mil hectares, na mesma área onde fazem as
machambas, a um cidadão de nacionalidade chinesa, que pretende implementar a
produção mecanizada de arroz.
Entre os feridos
constam um topógrafo dos serviços provinciais de Geografia e Cadastro e um
investidor, agora transportado à África do Sul para tratamentos médicos.
Portuguêses dizem ‘Basta!’
Diz-se que foi a maior manifestação desde o 1º de maio de 1974 em Lisboa,
exigindo a demissão de Passos Coelho, a saída da troika de Portugal e o fim da
austeridade, que "deu maus resultados em todo o lado no mundo”. Os
organizadores propõem uma greve geral popular que pare efectivamente o país e
convocam uma nova manifestação para a frente do local onde na 6ª feira o
Conselho de Estado vai se reunir.
As milhares de
pessoas que saíram à rua neste sábado, em diversas cidades portuguesas,
protestaram contra as medidas de austeridade econômica adoptadas pelo governo
de centro direita, liderado pelo social-democrata, Pedro Passos Coelho. Ler
mais
sábado, setembro 15, 2012
Conselho Municipal de Nampula procede a demolição de casas
Mais de duzentas famílias do bairro de Murrapaniua, arredores da cidade de Nampula, vivem ao relento desde a última terça-feira devido a destruição das suas residências pelo Conselho Municipal daquela cidade, alegadamente por terem sido construídas desordenadamente e em locais não autorizados.
De acordo com os proprietários das casas destruídas, a acção desencadeada pela polícia camarária ocorreu sem nenhum aviso prévio, tendo constituído uma surpresa.
A Rádio Moçambique deslocou-se esta quarta-feira ao local, onde conversou com algumas famílias que viram as suas casas a serem demolidas, que disseram que a situação foi dolorosa, uma vez que perderam todos os seus bens e estão a viver ao relento, sem nenhuma solução em vista.
O director do departamento de fiscalização, no Conselho Municipal de Nampula, Victorino Martins, disse tratar-se de um trabalho de rotina de parcelamento dos bairros, com o objectivo de conceder terreno de forma ordeira e organizada aos munícipes.
Fonte: Rádio Mocambique - 15.09.2012
De acordo com os proprietários das casas destruídas, a acção desencadeada pela polícia camarária ocorreu sem nenhum aviso prévio, tendo constituído uma surpresa.
A Rádio Moçambique deslocou-se esta quarta-feira ao local, onde conversou com algumas famílias que viram as suas casas a serem demolidas, que disseram que a situação foi dolorosa, uma vez que perderam todos os seus bens e estão a viver ao relento, sem nenhuma solução em vista.
O director do departamento de fiscalização, no Conselho Municipal de Nampula, Victorino Martins, disse tratar-se de um trabalho de rotina de parcelamento dos bairros, com o objectivo de conceder terreno de forma ordeira e organizada aos munícipes.
Fonte: Rádio Mocambique - 15.09.2012
sexta-feira, setembro 14, 2012
Marcelino dos Santos não perdoa aos "traidores" Joana Simião e Urias Simango
Numa Grande Entrevista gravada na TVM.
O fundador e veterano da Frelimo, Marcelino dos Santos, está muito desapontado com o modelo de capitalismo adoptado em Moçambique. Segundo Marcelino dos Santos, a introdução deste modelo nunca foi discutida pelos órgãos da Frelimo.
O veterano da luta armada de libertação nacional ainda acredita que o socialismo de orientação marxista-leninista adoptado pela Frelimo no Terceiro Congresso em 1977 é a solução para a pobreza que assola a maior parte dos moçambicanos.
A Natureza da Igreja Católica Nacional/ Moçambicana
Por Luís Benjamim Serapião
Os médicos
continuaram a usar os hospitais que os colonialistas deixaram; os políticos
passaram a viver e a trabalhar nas residências que os dirigentes colonialistas
habitavam. A Igreja Católica Nacional/ Moçambicana, como todas as demais
instituições no país, assumiu e perpetuou as infra-estruturas religiosas
deixadas pelo governo português. No entanto, nunca foi considerado como um
privilégio o facto de os médicos usarem as infra-estruturas físicas de saúde
herdadas do colonialismo, nem tão pouco um privilégio os governantes do
Moçambique pós-colonial passarem a habitar as residências dos antigos chefes
colonialistas. Ler mais
Afinal manipula-se a justiça ?!...
Por Victorino Xavier
“Isto não passa de uma novela ou filme de animação. Isto é muito mau para a garantia da nossa justiça”, estas são palavras do procurador-chefe provincial, Arone Nhaca, nas alegações finais do julgamento do procurador do distrito de Govuro que esteve na barra da justiça, acusado de condução ilegal.
“Isto não passa de uma novela ou filme de animação. Isto é muito mau para a garantia da nossa justiça”, estas são palavras do procurador-chefe provincial, Arone Nhaca, nas alegações finais do julgamento do procurador do distrito de Govuro que esteve na barra da justiça, acusado de condução ilegal.
Estado retira concessões de terras não aproveitadas
O Ministério da Agricultura extinguiu, durante o primeiro semestre do presente ano, concessões de 556,80 hectares de terra que haviam sido concedidos a interessados para vários fins. O facto foi revelado ontem, na cidade de Inhambane, na abertura da III Reunião Nacional de Terras, Florestas e Fauna Bravia.
quinta-feira, setembro 13, 2012
Renamo pediu apoio à Igreja para facilitar encontro com Frelimo e acabar com a guerra
O arcebispo Dom
Jaime Gonçalves revelou anteontem na Beira que no primeiro encontro que teve
com Afonso Dhlakama, líder da Renamo, em Gorongosa, depois de o procurar em
vários lugares, ele é que tomou a iniciativa de pedir que a Igreja ajudasse a
Renamo a encontrar-se com a Frelimo para acabar com a guerra.
Mariano Matsinha confirma tese de que Samora tinha sido isolado pelas Forças de Defesa
“Fazíamos a recolha de informações que eram disponibilizadas a quem de direito que, inexplicavelmente, não fazia uso delas (...). a verdade é que os camaradas da defesa não eram muito honestos, pois não diziam toda a verdade do que estava a acontecer ao comandante-em-chefe. (...) é verdade que as relações de Samora e as Forças Armadas do país não eram saudáveis”, afirma Matsinha.
O desafio dos Conselhos Municipais
Nota: Recordei-me disto que aconteceu no Conselho
Municipal de Maputo como posso me lembrar do que já assisti na Cidade de
Nacala. Mas também ainda nas edições da Rádio Moçambique de hoje (13.09.2012) passa
uma notícia sobre casas que foram demolidas em Namurapaniua, no Município de
Nampula.
Os proprietários das obras supostamente
ilegais foram, por várias vezes, notificados mas não acataram às ordens do
Município de Maputo. Os violadores da lei deverão pagar multas até 300 mil
meticais às autoridades
Taxa de analfabetismo em Moçambique é de 48%
48.1% da população moçambicana é analfabeta. Este dado foi ontem revelado
em Maputo, no âmbito do lançamento do relatório sobre o ensino e educação de
jovens e adultos em Moçambique, que pretende elaborar estratégias de redes que
podem ser usadas para melhorar a quantidade e qualidade da educação dessas
faixas etárias no país. A província de Cabo Delgado é a que apresenta
uma maior taxa de cerca de 66%.
Fonte: O País online – 13.09.2012
quarta-feira, setembro 12, 2012
Pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus queixam-se de expulsões injustas
Três pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus acusam a direcção da mesma
de os ter expulso por não terem cumprido as metas, o que consideram ser
injusto. O facto ocorreu na manhã de ontem, em Maputo.
Inhambane: Detido professor por roubo de dois barrotes
No distrito de Jangamo, em Inhambane, mais de duzentas crianças não recebem aulas desde esta segunda-feira devido a detenção do seu professor, indiciado de desvio de material de construção.
Frelimo nega responsabilidade nos descontos ilegais para financiar X Congresso (íntegra)
Maputo (Canalmoz) – Depois de na semana passada o Canalmoz ter noticiado
que o partido Frelimo orientou na província da Zambézia que todos os
funcionários públicos deviam descontar do seu próprio salário 10 por cento para
financiar as despesas do X Congresso a ter lugar neste mês em Pemba, eis que o
primeiro secretário do partido a nível da Zambézia vem em vão desmentir o
óbvio, negando o irrefutável.
O primeiro secretário provincial da
Frelimo na Zambézia, Lucas Junqueiro Sulude, reagiu esta terça-feira em
declarações ao Canalmoz negando que tenha havido qualquer ordem para os
referidos descontos, tendo por isso dito que “não me lembro dessa ordem”. Quem
anda a fazer essas coisas? Na nossa província não queremos confusão”, disse
aquele dirigente da Frelimo, para depois dizer que não há “provas”.
No País da Marrabenta: "Mamã Maria da Luz Dai Guebuza"
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
GOVERNO DA PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA
EXORTAÇÃO
NO ÂMBITO DO ACOMPANHAMENTO DAS ACTIVIDADES DO GABINETE DA ESPOSA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SUA EXCELÊNCIA MARIA DA LUZ DAI GUEBUZA, ESPOSA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, VAI EFECTUAR DE 13 A 16 DE
SETEMBRO DE 2012, VISITA DE TRABALHO À PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA, ESCALANDO SUCESSIVAMENTE A CIDADE DE QUELIMANE E OS DISTRITOS DE INHASSUNGE E MOCUBA.
Frelimo nega responsabilidade nos descontos ilegais para financiar X Congresso
Maputo (Canalmoz) – Depois de na semana passada o Canalmoz ter noticiado
que o partido Frelimo orientou na província da Zambézia que todos os
funcionários públicos deviam descontar do seu próprio salário 10 por cento para
financiar as despesas do X Congresso a ter lugar neste mês em Pemba, eis que o
primeiro secretário do partido a nível da Zambézia vem em vão desmentir o
óbvio, negando o irrefutável.
O primeiro secretário provincial da
Frelimo na Zambézia, Lucas Junqueiro Sulude, reagiu esta terça-feira em
declarações ao Canalmoz negando que tenha havido qualquer ordem para os
referidos descontos, tendo por isso dito que “não me lembro dessa ordem”. Quem
anda a fazer essas coisas? Na nossa província não queremos confusão”, disse
aquele dirigente da Frelimo, para depois dizer que não há “provas”. Ler mais
FRAUDE NAS ELEIÇÕES DE ANGOLA?
Parece ser: uma grosseira e atípica fraude eleitoral! Neste caso o Poder
não é legitimado pelos Povos, mas sim arranca-se! Num dos artigos publicados
neste Blog alertava-se para o caso de negligência eleitoral e o gosto e hipnose
pelo poder dos líderes africanos. Até
quando? Ler mais
“Houve tentativas de manipulação nas reivindicações dos muçulmanos”
O sociólogo Gulamo Tajú concedeu-nos uma entrevista onde, de entre outros temas, analisa o movimento de reivindicação dos muçulmanos, desencadeado nas últimas semanas. Tajú diz que este movimento não é alheio ao X congresso da Frelimo, que se avizinha
Embaixador americano é morto na Líbia
O embaixador americano na Líbia, J. Christopher Stevens, morreu no ataque de um grupo de homens armados na noite de terça-feira contra o consulado dos Estados Unidos em Benghazi, em protesto por um filme lançado nos EUA no qual, supostamente, o Islão é ofendido. A informação foi confirmada à Agência Efe pelo vice-ministro de Interior para o Oriente da Líbia, Wanis al Sharf.
terça-feira, setembro 11, 2012
“Há medo do clã Simango”
Maputo (Canalmoz) - Usamos os 105 anos de elevação da Beira à categoria de
cidade como pretexto para a presente entrevista.
Daviz Simango, presidente da autarquia, é o entrevistado. Aborda
sucessos que a Beira logrou sob sua direcção e traça desafios espinhosos numa
cidade onde convive com um governador e uma cosmética administradora, ambos
fazendo oposição pela Frelimo. Daviz diz que um dos maiores desafios é a
criação de uma empresa municipal de transportes com fins sociais para acabar
com um dos maiores dramas dos beirenses, visto que os actuais Transportes
Públicos da Beira (TPB), geridos pelo Ministério dos Transportes e
Comunicações, estão a desviar-se dos objectivos da sua criação. Só que o
projecto de Daviz não tem pernas para andar porque carece do aval da Assembleia
Municipal controlada pela Frelimo e a Renamo. E como não deixaria de ser,
falámos do partido e das mais recentes polémicas: Ismael Mussa, gestão familiar
do partido e o recente anúncio da Autoridade Tributária da existência de
partidos que importam viaturas para particulares usando ilegalmente as isenções
fiscais concedidas pela Lei dos Partidos Políticos. E aqui Simango diz que o
MDM não está metido nessas “vigarices” e encoraja Rosário Fernandes e companhia
a divulgarem a lista dos partidos vigaristas. A bola volta às alfândegas. Em
nenhum momento nos pediu para falar em off, tudo o que disse foi gravado e até
comentou sobre a aversão que o chefe de Estado tem do Facebook. Acompanhe, nos
próximos parágrafos e no clássico pergunta e resposta a entrevista na íntegra
que de resto valerá a pena investir o seu precioso tempo. Ler mais
Ex-primeiro-ministro francês detido
Dominique de Villepin, primeiro-ministro francês entre 31 de maio de 2005 e
17 de maio de 2007, foi detido esta manhã, em Paris, no âmbito no caso de
corrupção Relais & Châteaux, diz o jornal "Le Monde".
O antigo
governante foi detido para ser ouvido e o interrogatório já estaria previamente
combinado segundo o mesmo diário.
O caso Relais
& Châteaux tem como figura central um amigo de Villepin, Régis Brulot,
acusado de criado um sistema de comissões ocultas para financiar a impressão de
um guia anual da associação. Os danos das acções de Brulot foram de 1,6 milhões
de euros.
Escutas
telefónicas revelaram que Villepin tentou evitar que o amigo tivesse problemas
judiciais. Em Dezembro, Dominique de Villepin negou, em declarações ao "Le
Monde", qualquer envolvimento no caso.
Fonte: Rádio Moçambique – 11.09.2012
segunda-feira, setembro 10, 2012
ONU considera criação da Comissão Direitos Humanos passo significativo
Maputo - A
coordenadora-residente do Sistema das Nações Unidas em Moçambique, Jennifer
Topping, considerou hoje (quinta-feira) que o país deu "um passo
significativo" no que respeita aos direitos humanos com a tomada de posse
da primeira Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).
Cornos de rinocerontes moçambicanos apreendidos em porto das Filipinas
Seis cornos de rinoceronte foram encontrados nesta sexta-feira (7) pelas
autoridades das Filipinas escondidos entre um carregamento de caju provenientes
de Moçambique.
Dom Alexandre indignado com gestão dos recursos naturais no país
“Temos de ser nós a estar à frente da
gestão dos nossos recursos, para evitar que venham tirá-los de nós. O problema
é que nós ainda estamos a dormir, enquanto os outros tomam os nossos recursos”.
O cardeal Dom Alexandre Maria dos
Santos diz que o país está a dormir, enquanto os mais espertos estão a retirar
a nossa riqueza, o que para ele é uma nova forma de colonialismo.
EUA: Milícias e grupos de ódio aumentam 755% no governo Obama
O número dos denominados "grupos do ódio", incluindo as milícias
armadas, aumentou nos Estados Unidos em 755% nos primeiros três anos do governo
de Barack Obama, dos 149 grupos no final de 2008 para os 1.274 em 2011.
Estes dados, que
provêm do Southern Poverty Law Center (SPLC), instituição dedicada ao
acompanhamento dos grupos extremistas no país, revelam o aumento dos movimentos
que proclamam a supremacia dos brancos após a chegada à Casa Branca do primeiro
presidente afro-americano dos EUA.
"Desde o início
comparou-se Obama com Hitler ou Stalin,elaborou-se um discurso no qual o
presidente era uma pessoa alheia (aos EUA), não se tratou ele como um americano
e se desenhou o presidente como uma ameaça", explicou à agência EFEPeter Kuznick, professor de história da American
University de Washington.
domingo, setembro 09, 2012
Paz vai mais além da ausência de guerra e violência - Chissano
O antigo presidente moçambicano, Joaquim Chissano, afirma que a paz é um
fenómeno complexo que não se alcança apenas com o fim de uma guerra ou
violência, tal como ocorreu com a guerra civil dos 16 anos, terminada
oficialmente a 04 de Outubro de 1992 em Moçambique.
Chissano, que
também é um dos dois signatários do Acordo Geral de Paz (AGP), explica que
existem outros componentes pelos quais é preciso lutar.
Segundo Chissano,
durante muito tempo as pessoas ignoravam esta guerra, que já se desenrolava em
algumas regiões do Centro e Norte do país, desde Fevereiro de 1976, cerca de
oito meses depois da proclamação da independência nacional.
Falando na semana
passada, no programa “Em Foco” da Rádio Moçambique (RM), por ocasião do próximo
dia 04 de Outubro, data em que o país celebra 20 anos de paz, Chissano
descreveu pormenorizadamente e de forma didáctica o caminho percorrido pelos
moçambicanos na busca de paz.
Bolsas de Estudo para Mestrado e Doutorado (BRASIL e AUSTRÁLIA)
Caros destinatários deste email,
A AICIMO tem a honra de disponibilizá-lo as presentes
Bolsas de Estudo para Mestrado e Doutorado (BRASIL), na perspectiva de que
podem constituir uma oportunidade procurada por si, seus familiares e amigos. Por
favor ajude a disseminar esta informação que pode mudar os destinos de muitos
dos nossos compatriotas. Para os candidatos que optarem pela Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) poderão ter um acompanhamento institucional
diferenciado em cumprimento do Acordo de Cooperação assinado entre a AICIMO e a
UFSC a 17/01/2011. Outros documentos anexos referem-se a Bolsas de Estudo
(MESTRADO E DOUTORADO:
Unidades sanitárias recebem doentes transferidos por médicos tradicionais
Pelo menos 2.210 doentes, na sua maioria padecendo de HIV/Sida, e mulheres
grávidas, foram transferidos dos consultórios de médicos tradicionais para as
unidades sanitárias em funcionamento no distrito e cidade de Lichinga, no
Niassa, de Janeiro a esta parte.
Ausência de política agrícola clara aumenta pobreza - estudo
Maputo, 09 set (Lusa) - Moçambique precisa de uma
política agrícola clara, sem ser vulnerável a interesses de momento, porque
alguns projetos surgiram sem uma análise das suas implicações, aumentando a
pobreza, defende-se na obra "Desafios para Moçambique-2012",
publicada esta semana.
Angola: MPLA perdeu 16 deputados e UNITA dobra representação para 32
O MPLA, partido no poder em Angola desde a
independência, em 1975, perdeu 16 deputados nas eleições gerais de 31 de
agosto, embora mantenha uma expressiva maioria qualificada, enquanto a UNITA
dobrou a sua representação, garantindo 32 parlamentares.
sábado, setembro 08, 2012
No contexto da Revolução “Na Frelimo era norma fuzilar pessoas”
Por Francisco
Carmona e Emídio Beúla
Mariano Matsinhe
(72anos), um dos símbolos da gesta de 25 de Setembro, confessa que não lhe agrada ouvir falar
de órgãos de comunicação independentes. Para a velha guarda da Frelimo melhor se a
designação passasse para órgãos independentes da Frelimo. Porque, acredita, dependentes o são
de alguma coisa. Mas nem com isso, o homem que abandonou a engenharia civil
(cursava o segundo ano) em Portugal para se juntar à Frelimo em 1962, não se
coibiu em conversar com o SAVANA por
quase uma hora, revivendo um percurso político sempre em reconstrução. Pelo
caminho disse, entre outras revelações, que havia uma certa precipitação (necessária?) na
tomada de decisões, que os campos de reeducação não foram um erro e que, volvidos quase 45
anos após o início da luta, não se arrepende de nada. Nem dos fuzilamentos, apesar de
reconhecer alguns excessos do SNASP, um órgão do regime e de triste memória. Acompanhe alguns
extractos da conversa mantida última sexta-feira em Maputo.
The influence of gender, parents, and background variables on perceived usefulness of mathematics among Grade 7 students in Mozambique
By Adelino Murimo
Data from a larger study were used to identify variables that best predict children’s perceived usefulness of mathematics [PUM]. Gender differences in PUM scores were also explored using a sample of 300 grade 7 children and 225 parents from February to May2011 in Mozambique .
Surveys and interviews were used to collect data. Consistent with traditional
beliefs it appeared that mathematics is viewed as more useful for boys than for
girls. Education of parents, school geolocation, and number of siblings were statisticallysignificant
predictors of children’s perceived usefulness of mathematics. Read more
Data from a larger study were used to identify variables that best predict children’s perceived usefulness of mathematics [PUM]. Gender differences in PUM scores were also explored using a sample of 300 grade 7 children and 225 parents from February to May
sexta-feira, setembro 07, 2012
Chimoio: Jovens da Frelimo e do MDM envolvem-se em pancadaria
Jovens ligados aos partidos Frelimo, no poder, e do Movimento Democrático
de Moçambique (MDM), na oposição, envolveram-se hoje em pancadaria em plena
Praça dos Heróis, na cidade de Chimoio, província de Manica. Um jovem do MDM
está detido numa esquadra da PRM.
Recusamos a publicar a carta de Sérgio Vieira
MOÇAMBIQUE PARA TODOS, em igualdade de tratamento, publica de seguida o áudio com a entrevista concedida por Sérgio Vieira ao repórter Bernardo Álvaro, bem como o que hoje o mesmo semanário escreve sobre a posição que tomou.
Ouça aqui entrevista
Sobre o desmentindo à entrevista concedida ao Canal de Moçambique
Acusamos, no dia 31 Agosto de 2012, a recepção de uma carta, sem destinatário, supostamente dirigida à Direcção Editorial do Canal de Moçambique e assinada pelo senhor Sérgio Vieira. A referida carta desmente que o Sr. Sérgio Vieira tenha concedido uma entrevista ao repórter Bernardo Álvaro, do Canal de Moçambique. Ler mais
Portuguesa Mota-Engil diz que 'pagou livros' a Bingu wa Mutharika
A construtora portuguesa Mota Engil foi acusada de fazer "pagamentos
periódicos" ao falecido Presidente do Malaui Bingu wa Mutharika, mas a
empresa justifica os depósitos bancários com "pagamento de livros" e
uma "prenda de casamento".
Eu, Presidente? Só a Frelimo o dirá – Luisa Diogo
A antiga primeira-ministra de Moçambique Luísa Diogo disse hoje que a
Frelimo saberá encontrar uma liderança que corresponda aos desafios do país,
recusando assumir-se como candidata à sucessão de Armando Guebuza, que em 2014
termina o seu mandato.
Luisa Diogo
comentava em Lisboa notícias informais que a apontam como sucessora de Armando
Guebuza na liderança do partido no poder em Moçambique, a Frelimo, e futura
candidata à Presidência da República.
Armando Guebuza
termina em 2014 o seu segundo mandato como Presidente da República de
Moçambique e de acordo com a Constituição não se poderá recandidatar.
Mamparra of the week: Governo Provincial da Zambézia
O Mamparra desta semana é o Governo Provincial da Zambézia, que através da sua Direcção da Saúde e sem o consentimento dos respectivos funcionários, decidiu cortar 10% (dez porcento) dos seus salários para financiar o X Congresso do Partido Frelimo, que se realiza dentro de dias na província de Cabo Delgado, concretamente na cidade de Pemba. Ler mais
quinta-feira, setembro 06, 2012
O sonho das nossas finanças públicas
O Ministério das Finanças quer acabar com a dependência e alcançar a excelência e a sustentabilidade na gestão e governação das finanças públicas. O (longo) caminho rumo à sustentabilidade tem 2025 como ano de referência.
A situação dos Direitos Humanos em Moçambique não é das melhores
Moçambique já tem a sua primeira Comissão Nacional
dos Direitos Humanos.
Trata-se de um órgão com 11 membros, sendo quatro indicados pelo governo, três eleitos pela sociedade civil, outros três selecionados pelo Parlamento e um indicado pela Ordem dos Advogados.
Chávez promete caos se não ganhar as eleições
A cerca de um mês das eleições presidenciais de 7 de outubro, Hugo Chávez ameaça com a possibilidade de “uma guerra civil” em caso de derrota nas eleições, uma mudança de tom que, segundo os analistas, traduz a vontade do actual presidente do país em convencer os numerosos indecisos a votar em si nas próximas eleições presidenciais.
No poder desde 1999, Hugo Chávez continua a ser o favorito nas sondagens, que lhe atribuem entre 10 a 20 pontos de avanço perante o seu principal concorrente, Henrique Capriles Radonski, representante de uma coligação de partidos da oposição.
Mas esta margem encurtou no final do mês, e as mesmas sondagens apontam para que uma percentagem considerável de indecisos esteja a pensar em mudar a sua intenção de voto. Segundo os observadores, este contexto de maior incerteza levou Chávez a voltar a acenar com o espectro da “desestabilização do país”, e a assumir-se como garante da estabilidade.
Hugo Chávez tenta assim capitalizar votos, dizendo aos venezuelanos que a chegada de um governo de direita ao poder será “a sentença de morte dos programas sociais no país” destinados à habitação, saúde ou alimentação, que tem financiado graças às rendas petrolíferas.
Fonte: O País online – 06.09.2012
No poder desde 1999, Hugo Chávez continua a ser o favorito nas sondagens, que lhe atribuem entre 10 a 20 pontos de avanço perante o seu principal concorrente, Henrique Capriles Radonski, representante de uma coligação de partidos da oposição.
Mas esta margem encurtou no final do mês, e as mesmas sondagens apontam para que uma percentagem considerável de indecisos esteja a pensar em mudar a sua intenção de voto. Segundo os observadores, este contexto de maior incerteza levou Chávez a voltar a acenar com o espectro da “desestabilização do país”, e a assumir-se como garante da estabilidade.
Hugo Chávez tenta assim capitalizar votos, dizendo aos venezuelanos que a chegada de um governo de direita ao poder será “a sentença de morte dos programas sociais no país” destinados à habitação, saúde ou alimentação, que tem financiado graças às rendas petrolíferas.
Fonte: O País online – 06.09.2012
quarta-feira, setembro 05, 2012
Gestão de fundos: Fragilidades afectam desembolsos na Saúde
O sector de Saúde continua a enfrentar dificuldades na gestão eficiente e transparente dos fundos alocados, o que tem comprometido os desembolsos por parte dos parceiros de cooperação que apoiam vários programas nesta área social
Moçambique precisa melhorar para levantar sua economia - Fórum
Moçambique desceu cinco lugares no Índice Global de Competitividade, para a
138.ª posição, e está abaixo de todos os países da África Austral, com exceção
de Angola, que não é listado num relatório hoje divulgado pelo Fórum Económico
Mundial.
Detidos professores na Zambézia por fraude académica
Oito professores foram processados judicialmente, acusados de envolvimento em fraude académica, durante a realização de exames extraordinários da décima e décima segunda classes, em Julho passado, na província da Zambézia.
CHRISTIAN GEFFRAY E A ANTROPOLOGIA DA GUERRA: AINDA A PROPÓSITO DE LA CAUSE DES ARMES AU MOZAMBIQUE
Por Fernando Florêncio
Este artigo não pretende de modo algum constituir-se como uma espécie de obituário
de Christian Geffray, nem mesmo uma dedicada homenagem laudatória, tão comum
após o desaparecimento físico de alguém (1). O propósito geral é o de integrar uma das obras mais importantes deste
antropólogo francês – que tendo dedicado a sua vida a estudar questões
políticas extremamente pertinentes em países da chamada área lusófona, tais
como Moçambique e Brasil, permanece em larga medida desconhecido da maioria dos
antropólogos portugueses – numa perspectiva antropológica mais vasta, a dos
chamados estudos sobre a antropologia da guerra(2). Ler mais
Direcção da Saúde de Gilé desconta salários de funcionários para financiar Congresso da Frelimo
No mês de Agosto os funcionários viram 10 por cento dos seus salários retidos na fonte para pagar “a festa dos camaradas”. Francisco António Melo, Director Distrital da Saúde no distrito do Gilé, na Zambézia, confirmou ao Canalmoz os descontos e diz que isso não acontece só na Saúde. Em todas as direcções provinciais há descontos. “Todas as instituições do Governo estão a contribuir para a festa do congresso”. Ler mais
terça-feira, setembro 04, 2012
MDM intensifica actividades de “caça” a novos membros em todo o país
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) está a intensificar as suas
actividades de “caça” a novos membros para esta formação política, visando
alargar a sua carteira de militantes, no âmbito da preparação das eleições
autárquicas de 2013; as gerais e das assembleias provinciais de 2014.
Guebuza deixa a Presidência da República, mas continua a mandar
Escrito
por Raul Senda
|
-Alguns camaradas de peso preparam-se
para bloquear as pretensões do actual PR no Congresso
Pela primeira vez em 37 anos da
independência nacional, o país poderá ser controlado por dois centros de poder,
um mais forte vindo da presidência do partido Frelimo, dirigido por Armando
Guebuza, e, outro cosmético, vindo da Presidência da República, cujo candidato às
eleições presidenciais de 2014 será indicado em meados do próximo ano.
IDENTIDADE ÉTNICA, REGIONAL OU TRANSNACIONAL? O CASO NDAU
Por Marta Patrício
Introdução
As fronteiras africanas e a identidade étnica ocuparam sempre um lugar
central no debate académico. As análises sobre identidades étnicas em África bem como a análise
aprofundada sobre questões relativas às fronteiras em África colocam o debate a
um nível de importância elevado. Isto deve-se não só ao potencial carácter
conflitual que as identidades étnicas colocam à gestão das fronteiras nacionais
e à soberania dos Estados mas também às mudanças que ocorrem em vários
contextos africanos, nas quais o papel da globalização e dos transnacionalismos
é central. Ler mais
Putin atribui «Ordem de Honra» a José Eduardo dos Santos
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, atribuiu esta terça-feira a «Ordem
de Honra», uma das mais importantes condecorações atribuídas pelo seu país, ao
presidente angolano, José Eduardo dos Santos. Ler mais
Campanha de retirada de símbolos intensificada em Chimoio As incómodas bandeiras do MDM
Escrito por André Catueira, em Chimoio
O Conselho Municipal de Chimoio intensificou nos últimos dias a retirada de
bandeiras de partidos políticos, uma campanha exclusivamente virada contra o
Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Pacote eleitoral: AR debate criação de tribunais eleitorais
A criação ou não de tribunais especiais para dirimirem
conflitos eleitorais constituiu, ontem, o principal ponto de discórdia no
debate da Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social
da Assembleia da República atinente à Revisão da Legislação Eleitoral.
Guebuza deixa a Presidência da República, mas continua a mandar
-Alguns camaradas de peso preparam-se
para bloquear as pretensões do actual PR no Congresso
Pela primeira vez em 37 anos da
independência nacional, o país poderá ser controlado por dois centros de poder,
um mais forte vindo da presidência do partido Frelimo, dirigido por Armando
Guebuza, e, outro cosmético, vindo da Presidência da República, cujo candidato às
eleições presidenciais de 2014 será indicado em meados do próximo ano. Ler mais
Maputo: Cidadãos chineses espancam Polícia de Trânsito
Dois cidadãos de nacionalidade chinesa identificados por Shilong Yin, 46
anos de idade e Juneua Ke 24, estão detidos na 7ª Esquadra da PRM, na cidade de
Maputo, por tentativa de suborno e agressão a um agente da Polícia de Trânsito.
Quem são e onde estão os mandantes?
Foi sob fortes medidas de
segurança que Félix Manhiça, de 26 anos, e Nelson Nhareluga, de 20 anos, foram
transportados ao bairro Khongolote para mostrarem as casas onde mantinham em
cativeiros os sequestrados. Ler mais
segunda-feira, setembro 03, 2012
III Conferencia do IESE e lancamento de livros (descontos)
Segue, em anexo, o programa da III Conferência do IESE, a ter lugar a 4 e 5 de Setembro (próximas terça e quarta feiras), em Maputo, no Indy Village, e o cartaz sobre os três livros que vamos lançar na Conferência, no fim do primeiro dia.
No dia do lançamento, os livros serão vendidos com um desconto de 20% em relação ao preço a que estarão, posteriormente, disponíveis no mercado.
Nampula: Professores de Muecate acusam director de desvio de fundos
Alguns professores do distrito de Muecate, em Nampula, acusam o director dos serviços distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, de desvio de fundos de apoio directo às escolas.
Processo de desvio de fundos no INAS da Zambézia estagnado
A PGR na Zambézia diz que “tendo em conta os prazos da instrução
preparatória, concordámos que o processo leva mais tempo do que aquilo que está
estabelecido no código do processo penal”.
Em entrevista ao Canal de Moçambique Sérgio Vieira denuncia camaradas que usam partido para se servir
Neste momento, assusta a existência de um
certo rudismo, de oportunistas e de certo oportunismo.
Falo da existência da
tentativa de utilizar o partido para se servir a si próprio, ao invés de servir
o povo. E no meio desse jogo até se utiliza o tribalismo, até o regionalismo
para se alcançar certos interesses – Coronel Sérgio Vieira em entrevista ao Canal de
Moçambique
Bernardo Álvaro
O ambiente que se vive na
direcção do partido Frelimo é turbulento. As constantes contradições entre
membros históricos do partido podem bem revelar essa turbulência. Agora que se
aproxima a fase decisiva na definição de quem irá dirigir o partido nos
próximos anos, acentua-se o bate-boca dos camaradas na Imprensa, em assuntos
que antes eram discutidos em fóruns bastantes restritos. Ler mais
Letargia das instituições do Estado moçambicano
"...há 37 anos não se consegue criar uma Polícia que garanta o mínimo
de segurança à metade dos cidadãos; onde há 37 anos não se consegue criar um
serviço de saúde que satisfaça a metade dos cidadãos; onde há 37 anos não se
consegue criar um sistema de justiça que sirva 1/4 do povo; onde há 37 anos não
se consegue construir escolas para todas as crianças moçambicanas; onde há 37
anos não se consegue criar um exército que proteja o território nacional na sua
total extensão e largura; onde há 37 anos não se consegue prover o mínimo de
alimentação a todos os moçambicanos; onde há 37 anos não se consegue acabar com
as mortes de crianças por malnutrição; onde há 37 anos não se consegue registar
todas as crianças que nascem em Moçambique; onde há 20 anos não se consegue dar
pensão aos desmobilizados da guerra civil; onde há 14 anos (da municipalização)
não se consegue recolher o mínimo do lixo que “ornamenta” os centros urbanos;"
domingo, setembro 02, 2012
UNITA diz ter provas de fraude nas eleições em Angola
Depois de a
Comissão Nacional Eleitoral de Angola ter avançado os resultados preliminares
das eleições no país, que apontam para uma vitória por larga maioria do partido
do Presidente José Eduardo dos Santos, o maior partido da oposição, a UNITA,
garante que tem provas de fraude na contagem dos votos e que as vai apresentar
em breve.
O partido do
Presidente angolano, o MLPA, venceu sem surpresas as eleições em Angola – ainda
que com um resultado abaixo dos 81% conseguidos em 2008. Com mais de 72% dos
votos apurados, o MPLA segue à frente com mais de 74,14%, a larga distância da
UNITA, a segunda força mais votada, com 17,80%.
A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral
(CASA-CE), formada por antigos membros do MPLA e da UNITA, bem como líderes da
sociedade civil, obteve 4,67%. A taxa de participação está próxima dos 57%, com
os votos em branco a chegarem aos 4% e os nulos a ultrapassarem os 2%. Ler mais
sábado, setembro 01, 2012
Angola: Primeiros resultados apontam para maioria qualificada do MPLA
O MPLA, partido no poder em Angola desde a independência em 1975, lidera a
contagem dos votos das eleições gerais em todas as 18 províncias do país,
anunciou hoje em Luanda a Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
Resultados provisórios das eleições de 31 de Agosto (em actualização)
Luanda – Serão aqui divulgados os resultados provisórios das eleições de 31 de Agosto, a serem lançados directamente das assembleias de votos (para o Club-K e http://eleicoesangola2012.com/resultados-provisoacuterios.html), apartir das diferentes província,s no sentido de ajudar os leitores a terem em tempo real e comparar aos que forem a ser lançados pelo centro de escrutínio dirigido pelo general Rogério da Silveira, da Casa Militar da Presidência da Republica.
Subscrever:
Mensagens (Atom)