Os Paços do Município de Maputo foram enchendo aos poucos para o último adeus a Mário Esteves Coluna. Ao som de cânticos da pátria moçambicana, o Salão Nobre foi recebendo desde as 8h30 locais várias personalidades, como Joaquim Chissano, antigo presidente, o treinador da seleção moçambicana de basquetebol feminino, Nazir Salé, ou o antigo selecionador de futebol, o holandês Gert Engels.
sexta-feira, fevereiro 28, 2014
O PODER DA VIRGULA!!!
Apesar de parecer simples e insignificante a Virgula e um elemento que faz muitos tropecarem na escrita, leitura e pode fazer tropecar pessoas!!!
A) Uma vírgula pode absolver..., ou não:
- Se os jurados condenam, eu não absolvo.
- Se os jurados condenam eu não, absolvo.
- Se os jurados condenam, eu não absolvo.
- Se os jurados condenam eu não, absolvo.
B) Uma vírgula pode ser audácia..., ou não.
- Beije, não abrace!
- Beije não, abrace!
- Beije, não abrace!
- Beije não, abrace!
C) Uma vírgula pode sumir com seu dinheiro..., ou não.
- 2300000,4.
- 2,3000004.
- 2300000,4.
- 2,3000004.
D) Uma vírgula pode criar heróis..., ou não.
- Isso só, ele resolve.
- Isso, só ele resolve.
- Isso só, ele resolve.
- Isso, só ele resolve.
Paúnde demite-se
Paúnde sai da batalha política sem nenhuma base de apoio
Filipe Paúnde pôs, ontem, o lugar de secretário-geral da Frelimo à disposição, argumentando não ter condições morais para continuar no cargo.
Filipe Paúnde deixa o lugar depois de uma forte guerra com colegas do partido em relação às suas afirmações de que não havia espaço para novos candidatos. Ele defende que o candidato da Frelimo devia sair apenas dos três nomes indicados pela Comissão Política da Frelimo.
quinta-feira, fevereiro 27, 2014
Os Macuacuinhos andam loucos
Por
Machado da Graça
Vendo o seu mundo a desmoronar-se dizem e escrevem
qualquer coisa que lhes venha à cabeça. Atacam tudo e todos sem qualquer preocupação em investigar as informações. Insultam
personalidades históricas do nosso país só porque
elas discordam da linha política seguida pelo actual executivo.
INCÊNDIO DESTRÓI CINCO MIL MOTORIZADAS NOVAS
Em Nacala-Porto
Um incêndio de grandes proporções deflagrou ao princípio da noite da passada terça-feira, num dos blocos gémeos da futura refinaria de óleos, na cidade portuária de Nacala, província de Nampula, pertencente ao grupo empresarial Rassul Trading.
GUEBUZA NA HOMENAGEM A MÁRIO COLUNA
O Presidente da República, Armando Guebuza, vai dirigir a cerimónia oficial de homenagem a Mário Coluna, ex-futebolista moçambicano, que terá lugar sexta-feira nos Paços do Município da Cidade de Maputo e será presenciada por diversas personalidades desportivas e políticas de dentro e fora do país.
MESAS DE VOTO PASSAM A TER MEMBROS INDICADOS POR PARTIDOS POLÍTICOS
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje por consenso e em definitivo uma emenda à legislação eleitoral de autoria do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) que politiza as mesas de assembleias de voto.
A proposta de emenda do MDM eleva o número de membros de cada mesa de voto de cinco para sete, dos quais três nomeados pelos partidos políticos com representação parlamentar, nomeadamente a Frelimo, o partido no poder, a Renamo, o maior da oposição, e o próprio MDM, a segunda maior força da oposição com representação parlamentar.
Partido grande ou grande partido?!
Comité Central começa a decidir hoje:
Os membros do Comité Central (CC) do partido Frelimo reúnem-se a partir de hoje até ao próximo domingo no derradeiro “conclave”, onde se joga o futuro do partido. É a mais importante reunião da Frelimo, nos últimos 10 anos, se tivermos em conta os últimos acontecimentos. Todas as facções que foram sendo criadas pelas guerrinhas internas jogam a sua última cartada. Manter o caos ou mudar? Eis a questão.
É uma reunião que acontece numa altura em que o partido tem experimentado níveis de impopularidade quase que olímpicos, com os últimos resultados eleitorais a serem a prova mais evidente, fiel e próxima. A forma como a actual direcção do partido conduziu o País atraiu mais críticas e apupos que elogios sinceros.
“Chapas” de Maputo e Matola querem duplicar preços já este ano
Os transportadores semi-colectivos de passageiros de carreiras inter-urbanas, da província e cidade de Maputo, pretendem subir o preço da tarifa de sete e nove meticais para 19 e 22 meticais, respectivamente. Para o efeito, os operadores dizem que vão submeter, outra vez este ano, a proposta aos municípios, depois de terem feito o mesmo, embora sem sucesso, em 2012. Ler mais
Fonte: O País online - 27.02.2014
Nampula apresenta elevada taxa de desnutrição crônica
A província de Nampula é aquela que apresenta em todo o território moçambicano a mais elevada taxa de desnutrição crônica, estando situada em 50 por cento, contra 43 da média nacional, indicou um estudo demográfico.
UGANDA/ LEI CONTRA HOMOSSEXUALIDADE UM RISCO PARA ECONOMIA
A Suécia advertiu, terça-feira, ao Uganda que a sua nova lei contra a homossexualidade, poderá representar um risco para a sua economia, porque muitos países poderão cortar a ajuda financeira àquele país africano.
Refira-se que na segunda-feira da semana corrente o Presidente ugandês, Yoweri Museveni, promulgou uma lei contra a homossexualidade que esta sendo alvo de fortes críticas por doadores ocidentais, incluindo os Estados Unidos.
Mais de 22 mil bebés não resistem ao primeiro dia
Mortalidade infantil
Quase 500 mães moçambicanas não sobrevivem ao parto por falta de assistência qualificade.
Quase 500 mães moçambicanas não sobrevivem ao parto por falta de assistência qualificade.
Cerca de 23 mil bebés morrem todos os anos, em Moçambique, durante o parto ou no primeiro dia de vida. A informação consta do relatório “Acabar com a morte de recém-nascidos e garantir a sobrevivência de todos os bebés”, publicado ontem pela organização não governamental “Save the Children”.
Moçambique entre os 'Leões Africanos' que mais vão crescer até 2023 - Consultora BMI
Moçambique vai crescer cerca de 10% por ano durante a próxima década, sendo o país com o maior crescimento na África subsahariana entre os dez mais apetecíveis para os investidores, prevê a consultora britânica Business Monitor International (BMI).
quarta-feira, fevereiro 26, 2014
FRAUDE 144 BILIÕES (antiga família) CONTINUA A FAZER VÍTIMAS
A recente morte de Vicente Ramaya, ex-gerente da dependência BCM Sommerschield, é entendida em certos sectores atentos da nossa sociedade como sendo mais uma vítima do dinheiro endemoniado roubado a mando dos seus chefes ao Banco Estatal.
É preciso reter que antes da morte de Vicente Ramaya assistimos o abate de Amade H. Jassat, só para citar algum exemplo, que também, nos círculos da imprensa escrita, a sua morte foi relacionada com negócios de agiotagem. Qual agiotagem?
Vamos fazer uma retrospectiva daquilo que foi o modus fasciendi que envolveu a fraude do BCM. Ler mais
Ministro do Interior da Ucrânia dissolve tropa de choque da polícia
O ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakov, anunciou nesta quarta-feira a dissolução da tropa de choque da polícia, os "Berkut" ("Águia"), utilizada na repressão dos protestos populares que provocaram a queda do regime de Viktor Yanukovich.
A DIFICIL BATALHA DE JOYCE CONTRA A CORRUPÇÃO: Desaparecem 30 milhões de dólares em seis meses
Ela fez da luta contra a corrupção seu cavalo de batalha pata atrair investimentos e ajudas externas. Mas hoje, a Presidente do Malawi, Joyce Banda, está “sem pés”. O caso do “Cashgate” foi um duro golpe nas suas intenções de “purificação” da função pública.
Segundo um relatório publicado na segunda-feira sobre o maior escândalo financeiro neste país da região da África Austral, o Malawi perdeu num período de apenas seis meses cerca de 30 milhões de dólares devido a corrupção.
36 portugueses viram seus contratos de trabalho suspensos
A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), órgão tutelado pelo Ministério do Trabalho (MITRAB) acaba de suspender 36 portugueses contratados ilegalmente para trabalhar em Moçambique pela empresa portuguesa Monte Adriano e Casais.
Empresa do ramo de construção civil, a Monte Adriano Casais está a fazer obras de reabilitação e ampliação da Estrada Nacional Numero 1 (EN1) desde 2012, no troço Mecutuchi e Lúrio, na província de Nampula, norte do país. Ler mais (RM)
Guebuza losing power in presidential battle
Few people are willing to predict the outcome of the Frelimo Central
Committee meeting, which opens tomorrow and is expected to choose Frelimo's
presidential candidate. The meeting runs until Sunday 2 March at the party
school in Matola.
The constitution has a two-term limit so President Armando Guebuza cannot stand again. But he organised to have himself elected president of Frelimo in order to control the choice of his successor. Party secretary-general Filipe Paunde is a Guebuza loyalist, and at the party Congress in September 2012 a Political Commission sympathetic to Guebuza was elected. But growing opposition inside the party means Guebuza may not succeed.
A ALGAZARRA NA FRELIMO E O DESCALABRO DO ESTADO
In Canal de Moçambique 26/2/2014
A situação em que se encontra hoje a Frelimo é, na verdade, o corolário do que sempre escrevemos aqui neste espaço sobre a actual liderança do partido e do País. A sua arrogância, prepotência e ambição desmedida primeiro levou os moçambicanos singulares ao desespero. Agora os próprios membros do partido Frelimo, que se julgavam livre, estão a sentir o mesmo depois de verem que a mesma sorte está-lhes reservada. Todos os que se convenceram e admitiam que certos senhores têm direitos acima da lei e dos demais moçambicanos estão agora a começar a perceber quais as consequências de ser cidadão distraído.
Governo decreta Luto Nacional pela morte de Coluna
Sexta-feira será o dia em que Moçambique vai render
homenagem ao Monstro Sagrado
O Conselho de Ministros de Moçambique
reunido na sua segunda sessão extraordinária, nesta quarta-feira 26 de
fevereiro, debruçou-se sobre a morte de Mário Esteves Coluna e decidiu pela
realização do Funeral Oficial e decretou Luto Nacional a partir das zero horas
do dia 28 de fevereiro de 2014, dia do seu funeral.
Esta decisão foi tomada tendo em
consideração o percurso exemplar de Mário Coluna e os valiosos e relevantes
serviços prestados à pátria moçambicana. As exéquias fúnebres de Mário Esteves
Coluna terão lugar com merecida dignidade e à altura da sua dimensão humana e
nacional.
O Governo moçambicano exortou o povo
moçambicano a prestar a merecida homenagem ao Monstro Sagrado e a continuar a
preservar e valorizar o legado de Mário Esteves Coluna.
Durante a vigência do Luto Nacional a
Bandeira Nacional deve ser içada a meia haste em todo território nacional e nas
Missões Diplomáticas Consulares da República de Moçambique.
Fonte: Desporto
Sapo - 26.02.2014
África tão perto da Ucrânia ainda que tão longe…
Por Noé Nhantumbo
Numa dinâmica cheia de
protagonismo popular caiu um regime…
Chegará a vez de África…
Já ninguém pode negar que regimes
políticos podem cair sem intervenção de mãos externas. Corajosos e persistentes
ucranianos o demonstraram mais uma vez.
Não foi uma Primavera mas um
Inverno frio libertador que trouxe algumas verdades para a superfície. Afinal,
um regime não cai em virtude de subversão financiada através do exterior. Não
são as mãos externas o factor predominante para correcções políticas
necessárias onde a maioria de uma sociedade está descontente e desesperada. As
balas, snipers, tanques e canhões têm um efeito devastador mas não determinante
nem final quando a paciência de um povo está esgotada.
Gurué: A tipificaçao do modelo eleitoral moçambicano
Editorial do Savana
O resultado da repetida eleição
autárquica no Gurué, província da Zambézia, é simplesmente uma pequena amostra
do nível de ilegalidades e irregularidades que caracterizam os nosssos
processos eleitorais, onde órgãos de administração de eleições entram em
conivência com o partido no poder para roubar votos dos eleitores da oposição.
E que não haja dúvidas. O facto
de o Conselho Constitucional ter anulado e mandado repetir a eleição naquela
autarquia deveu-se à forma tão flagrante como a fraude foi orquestrada e
executada.
MOÇAMBIQUE ENTRE OS 25 PAÍSES COM ALTAS TAXAS SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA
Moçambique está entre os cinco países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) com elevada taxa de mortalidade nas estradas e entre os 25 países do mundo com altos níveis de mortes por acidentes.
A nível do bloco regional, Moçambique junta-se aos Estados membros como Angola, Namíbia, Lesotho, Malawi e Zâmbia. Mas no continente africano, destacam-se países como a Etiópia, o Sudão, o Congo Brazzaville e a Guiné Equatorial.
AR APROVA POR CONSENSO MAIS TRÊS LEIS DO PACOTE ELEITORAL
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje, em Maputo, na generalidade e por consenso, três projectos de lei das cinco que perfazem o pacote eleitoral.
Trata-se dos projectos de lei que estabelecem o quadro jurídico para a eleição do Presidente da República e dos Deputados da AR, das assembleias provinciais, e do Presidente do Conselho Municipal e dos membros da assembleia municipal ou de povoação.
Jornal publica lista de homossexuais após lei anti-gay no Uganda
Um jornal publicou esta terça-feira o nome de 200 pessoas acusadas de serem homossexuais no Uganda, um dia depois que o presidente chamou os gays de "mercenários" e assinou uma rígida lei contra a homossexualidade.
"Descobertos!" é a manchete do jornal sensacionalista Red Pepper, que publica a foto dos supostos gays e respectivas acções homossexuais.
O presidente do Uganda, Yoweri Museveni, promulgou na segunda-feira uma lei que transforma a homossexualidade num crime que pode ser punido com prisão perpétua, ignorando completamente as críticas e pressões ocidentais.
terça-feira, fevereiro 25, 2014
Armas e diálogo não combinam, dizem pequenos partidos moçambicanos
Partidos sem assento parlamentar criticam a forma como o Governo moçambicano e a RENAMO chegaram a acordo. Usar as armas para alcançar objetivos políticos é um "mau exemplo" para o futuro, dizem.
Moçambique não pode ficar feliz com o acordo alcançado sobre o pacote eleitoral entre o Governo e a RENAMO, afirmam os partidos políticos extraparlamentares.
"Escrevi na altura, e veio-se a provar agora, que tal separação de poderes era meramente formal na medida em que o Governo obedece ao partido Frelimo e a bancada maioritária do Parlamento também"
MARCO DO CORREIO, por Machado da Graça
Minha cara Antónia
Como está a tua saúde? O teu marido e os miúdos estão bem? Do meu lado tudo normal, felizmente.
Mas queria-te falar de uma coisa.
Estar a ouvir a transmissão das sessões da Assembleia da República, em que se “debateu” o chamado pacote eleitoral, causava uma sensação mista de satisfação e de revolta.
De satisfação por todas aquelas aprovações consensuais significarem o fim de uma guerra em que morreram demasiados moçambicanos, muitos mais foram feridos e bens destruídos, além de enormes prejuízos indirectos à nossa economia.
Corrupção ameaça o futuro de Moçambique", Adriano Nuvunga
A corrupção em Moçambique é uma coisa séria e começa a ganhar contornos preocupantes que podem colcocar em causa o futuro do país, ao ponto de o Estado poder ser rico mas ter uma população pobre.
A preocupação é do director do Centro de Integridade Pública de Moçambique Adriano Nuvunga, em entrevista à Voz da América em Washington.
O Centro de Integridade Pública de Moçambique está muito preocupado com a corrupção no país que começa a ganhar contornos preocupantes.
Dois terços da madeira extraída em Moçambique é ilegal - Investigação
Cerca de dois terços de toda a extração de madeira em Moçambique é ilegal, conclui um estudo da Universidade Eduardo Mondlane divulgado hoje, que aponta o consumo doméstico e a exportação como principais causas de desflorestação no país.
Portal português Sapo lança serviço de rádio online em Moçambique
O portal português Sapo anunciou hoje em Maputo o lançamento de um serviço de rádio online para Moçambique, que vai permitir o acesso dos utentes a 18 canais de rádios, maioritariamente moçambicanos.
MORTE DE MÁRIO COLUNA
Funeral de Mário Esteves Coluna, o Monstro Sagrado, está marcado para esta sexta-feira dia 28 de Fevereiro na cidade de Maputo. O funeral terá Honras de Estado.
Renamo nega que logística de homens armados seja organizada a partir de Manica, centro de Moçambique
O delegado político da Renamo em Manica, centro de Moçambique, negou hoje que a logística de homens armados esteja a ser organizada a partir daquela província, salientando que existe uma ala que trata da componente militar no partido.
Partido Frelimo pressiona jornal ExpressoMoz a revelar suas fontes
Sobre a alegada venda de isenções aduaneiras envolvendo Filipe Paúnde
Filipe Paúnde já avançou com um processo contra a direcção do jornal. Edson Macuácua, tido como “dono” do jornal, nega qualquer relação com o mesmo. Anselmo Sengo, director do jornal, recusa-se a comentar sobre o assunto.
Algumas individualidades do partido Frelimo estão a pressionar a direcção Editorial do jornal ExpressoMoz para que esta revele os nomes das pessoas que passaram a informação sobre o alegado envolvimento do secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, na venda de isenções aduaneiras do partido a terceiros. Caso o jornal não revele, ameaçam com um processo que pode levar ao encerramento do mesmo.
A edição do jornal ExpressoMoz da semana passada fez manchete com um alegado escândalo de venda de isenções aduaneiras que o partido tem direito a terceiros. Segundo aquele jornal, as tais viaturas são importadas em nome do partido Frelimo, ficando isentas de taxas, mas depois são encaminhadas a terceiros ou a empresas vocacionadas na venda de viaturas. Ler mais
Ucrânia: Cerca de 100 polícias antimotim pedem perdão de joelhos
Cerca de cem polícias antimotim pediram perdão de joelhos na cidade de Lvov, no oeste da Ucrânia, e prometeram que estarão sempre ao lado do povo ucraniano, mostram imagens divulgadas hoje nos meios de comunicação locais online.
O acto de contrição pública teve lugar na noite de segunda-feira na praça junto ao monumento ao poeta Taras Shevchenko, convertida no centro dos protestos europeístas em Lvov, baluarte nacionalista ucraniano.
Os membros da força antimotim "Berkut" (águia) estavam escoltados por membros dos chamados grupos de autodefesa criados pela oposição radical ao deposto regime de Víktor Yanukovich, enquanto os manifestantes lhes atiravam moedas e pequenos objetos.
Morreu Mário Coluna
Mário Coluna, o histórico jogador de futebol, morreu esta tarde, aos 78 anos. O estado de saúde do ex-jogador agravou-se esta terça-feira, altura em que sofreu uma paragem cardiorrespiratória.
Segundo a sua esposa, Isabel Santos, os Monstro Sagrado deu entrada no hospital apresentando complicações respiratórias. O seu estado foi considerado delicado desde o primeiro momento.
Mário Esteves Coluna nasceu a 6 de Agosto de 1935 em Magude, na província de Maputo, e, quando adolescente, viveu no bairro do Alto Maé. Ao seu lado, no bairro da Mafalala, Eusébio brincava com outras crianças.
A amizade que mais tarde uniu os dois ícones do futebol era forte. Segundo a esposa de Mário Coluna, o ex-jogador ficou muito afetado com a morte de Eusébio.
Coluna está "bastante débil, mas vivo" - presidente da federação moçambicana
O presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, negou hoje notícias sobre a morte de Mário Coluna, afirmando que o antigo futebolista do Benfica está "bastante débil, mas vivo".
"Mário Coluna está vivo, está bastante débil, mas vivo", disse o dirigente em Maputo, cerca das 16:15 (14:15 em Lisboa), à porta do Instituto do Coração, onde Mário Coluna está internado.
Aos jornalistas concentrados junto da instituição desde que começaram a circular rumores da morte de Coluna, o dirigente moçambicano disse que vai continuar a acompanhar a evolução do antigo internacional português.
Fonte: LUSA - 25.02.2014
403 portugueses autorizados a trabalharem em Moçambique em janeiro
O Ministério do Trabalho de Moçambique (Mitrab) autorizou, em janeiro, a contratação de 403 trabalhadores portugueses, de um total de 1.394 estrangeiros a quem foi concedida licença de trabalho no país, anunciou hoje a instituição.
O número total de licenças atribuídas no último mês representa uma redução de 49 por cento, comparativamente a igual período de 2012, quando foram autorizados 2.736 estrangeiros.
Após os portugueses, a comunidade com mais autorizações foi a sul-africana (278), seguida da indiana (172), e da chinesa (104).
Fonte: Lusa - 24.02.2014
Ex-edil da Matola privatiza lixeiras
O Conselho Municipal da Cidade da Matola acusa o então Presidente Interino do Município, António Matlhava, de ter concedido “estranhamente” as lixeiras de Infulene e Khongolote a privados, que estão encerradas e prestes a serem usadas pelos beneficiários. Trata-se de lixeiras com três a cinco hectares cada.
As concessões, segundo o vereador do Planeamento Urbano da Matola, André Chacha, aconteceram durante a vigência de António Matlava como Presidente Interino do Município. Os privados, que beneficiaram da concessão das lixeiras, já foram notificados pelo Município, estando o Departamento jurídico da autarquia, que se encontra sob gestão de Calisto Cossa, a analisar os processos com vista a reverter o cenário.
Confrontos ferem "dezenas de militares" na Gorongosa, centro de Mocambique
Dezenas de militares moçambicanos terão ficado feridos na segunda-feira em confrontos com homens armados ligados à Renamo, maior partido da oposição, na Gorongosa, Sofala, centro de Moçambique, disseram hoje à agência Lusa fontes locais.
Um militar morto e 13 feridos em confrontos no centro de Moçambique
Um militar morreu e outros 13 ficaram feridos, quatro com gravidade, em confrontos entre o exército e homens armados, ligados à Renamo, em Gorongosa, Sofala, centro de Moçambique, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
"Há um militar morto e quatro feridos gravemente durante a emboscada que o grupo sofreu", disse à Lusa um funcionário do hospital distrital de Gorongosa, na condição de anonimato, garantindo que todos foram atingidos em várias partes do corpo por balas.
Os confrontos, que se mantiveram até à manhã de hoje, começaram quando a guarda do líder da Renamo enfrentou uma ofensiva do exército na segunda-feira contra as encostas da serra da Gorongosa, onde se supõe esteja Afonso Dhlakama, em lugar incerto há quatro meses.
Fonte: LUSA - 25.02.2014
Candidaturas à Presidência da República decorrem até 21 de Julho
Já estão abertas as candidaturas ao cargo de Presidente da República, no âmbito das eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais, agendadas para este ano.
Tal processo, segundo a deliberação do Conselho Constitucional, deverá encerrar a 21 de Julho próximo, ou seja, 120 dias antes da data prevista para as eleições: 15 de Outubro de 2014.
segunda-feira, fevereiro 24, 2014
Ex-presidente da Ucrânia Yanukovich é procurado por assassinato em massa
O presidente deposto da Ucrânia Viktor Yanukovich foi colocado na lista de procurados do país pelo crime de assassinato em massa, informou o ministro interino do Interior, esta segunda-feira (24), no seu perfil no Facebook.
Uma Frelimo dividida, fraca e medrosa!
Portanto, estamos diante de uma Frelimo dividida e, por consequência, fraca em relação aos seus objectos mas imediatos.
Mas também estamos diante de um partido atabalhoado e medroso, tendo em conta a ascensão inegável da oposição, particularmente do MDM que, tem lugar numa altura em que a Frelimo e seus dirigentes não estão psicologicamente preparado para deixarem o poder passarem a oposição. Ler mais (Mediafax in Moçambique para todos)
Docente universitário apreensivo com o futuro dos camponeses em Nampula
Pelo menos quatro mil agricultores correm o risco de perder as terras nas quais produzem comida para si e seus dependentes por causa dos megaprojectos, sobretudo os de extracção de recursos minerais, em vias de implantação no Corredor de Nacala, de acordo com o Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos.
Boaventura de Sousa, que falava esta segunda-feira (24), em Nampula, na abertura do ano académico da Universidade Pedagógica (UP), disse que a forma como alguns megaprojectos têm sido implantados desrespeita os direitos humanos das populações locais e o Governo não está a tomar medidas eficazes para evitar o problema nem tem o poder de exigir que sejam criadas melhores condições para as comunidades.
Gurúè celebra 42 anos com água a conta gotas
- José Aniceto, edil daquela autarquia assume e diz que a responsabilidade ultrapassa as capacidades locais
A cidade Gurué, norte da Zambézia, celebra esta segunda-feira, o seu 42o aniversário de elevação a categoria de cidade. Foi a 24 de Fevereiro de 1972 que então a Vila Junqueiro, nome de um proprietário duma das unidades de produção, foi transformada em Gurué. Abastecimento de água, desafio do futuro Aos 42 anos de Gurué, ter água ainda é um bico-de-obra, visto que a cidade encontra-se numa zona montanhosa onde este precioso líquido só pode vir das nascentes. O Presidente da autarquia, José Aniceto, já em fim do mandato esperando apenas a tomada de posse do eleito Orlando Janeiro, olha o passado com alegria mas não deixa de lado este assunto de abastecimento de água.
SONDAGEM INDICA QUE LUÍSA DIOGO É A CANDIDATA MAIS POP
A antiga Primeira-ministra, Luísa Diogo, é de longe a figura mais popular, de todas cujos nomes foram mencionados como possíveis candidatos da Frelimo, partido no poder em Moçambique, para as próximas eleições presidenciais a terem lugar em Outubro próximo, segundo uma sondagem publicada na última edição do semanário independente Savana.
Na referida sondagem, Diogo é claramente a pessoa mais preferida comparativamente aos três pré-candidatos indicados em Dezembro pela Comissão Política da Frelimo, que inclui o actual Primeiro-ministro, Alberto Vaquina, os Ministros da Agricultura, José Pacheco e da Defesa, Filipe Nyusi.
Abastecimento de água: Nampula longe da meta quinquenal
A província de Nampula não vai conseguir prover água potável a cerca de três milhões e quatrocentos e vinte mil habitantes, correspondente a cerca de 70 por cento da sua população global a até o final do quinquénio de governação, segundo as metas preconizadas pelo executivo local.
A populacão chumba o projecto de tratamento de lamas fecais
População chumba projeto autorizado pelo Conselho Municipal de Maputo. Encontre neste vídeo o que nenhuma televisão nacional mostrou. Um centro de tratamento de lamas fecais (fezes), autorizado para ser implementado no campo do Zixaxa, com potencial para restringir área desportiva, com métodos de recolha de resíduos similar ao aplicado no tempo colonial (baldes) e, pior do que tudo, sem consulta pública verdadeira.
Ligação ferroviária Moçambique-Angola para breve
Angola e Moçambique vão ficar em breve ligados por caminho-de-ferro, com o recente anúncio pela Zâmbia do início de um grande projecto ferroviário, noticiou domingo o diário Jornal de Angola.
A notícia, que faz a manchete da edição, salienta que a Zâmbia vai iniciar a construção de uma linha ferroviária que vai ligar Chingola, na antiga província das minas de cobre, à fronteira de Angola, onde se junta ao caminho-de-ferro de Benguela.
Moçambique e Cabo Verde assinam acordo de isenção de vistos
Os governos de Moçambique e de Cabo Verde assinaram na sexta-feira, em Maputo, um acordo para a isenção de vistos em passaportes ordinários, facilitando a mobilidade dos cidadãos de ambos os países, de acordo com a imprensa moçambicana.
Partidarizados, órgãos eleitorais vão dar emprego a 2 mil políticos
Mais de duas mil pessoas, na sua maioria provenientes de partidos políticos com assento parlamentar, vão trabalhar nos órgãos eleitorais, desde o nível central até ao distrital, passando pelo provincial.
Esta situação segue-se à aprovação, sábado último, em Maputo, da proposta de alteração da Lei da Comissão Nacional de Eleições (CNE), documento submetido ao Parlamento pela bancada parlamentar da Renamo após consensos alcançados no diálogo político levado a cabo entre este partido e o Governo.
Punição para a criança ou mulher violada sexualmente
A lei, que deveria proteger as vítimas de violação sexual, favorece o violador. Autoriza que o violador, se se casar com a vítima, tenha a sua pena suspensa se for condenado.
A nova versão do Código Penal já foi aprovada na generalidade pelo Parlamento, em Dezembro de 2013. Mas apesar das leis em Moçambique defenderem a igualdade de todas as pessoas, há situações que violam os direitos humanos, especialmente os das crianças.
As vítimas de violação sexual devem ser integralmente protegidas pelo Estado. O bem jurídico a proteger é a integridade física e a dignidade das vítimas. Ora, no Artigo 223 do Anteprojecto do Código Penal, aparecem normas que se forem aplicadas podem provocar mais sofrimento às vítimas. A aprovação na especialidade só se fará na próxima sessão do Parlamento, em Março de 2014. Ainda há tempo para alterar as normas que discriminam e que violam os direitos humanos. Ler mais
“Magicamente” vazam casos de dilapidação de fundos públicos
Por Noé Nhantumbo
Os nossos Zumagates” tornam-se conhecidos…
Imobiliárias e funcionários governamentais furam o bolso do cidadão…
Poderia provocar espanto e surpresa que fundos públicos, calculados em vários milhões de meticais, tivessem sido atribuídos a arrendamento e reabilitação de casas de altas figuras ligadas ao partido no poder em Moçambique. Em nome de direitos adquiridos, milhões de meticais são alocados de maneira contrária à lei num ambiente turvo e de secretismo.
Directores e ministros fazem vista grossa a uma autêntica dilapidação de fundos escassos para manter altas figuras da Frelimo vivendo no luxo.
Ex-bastonário da Ordem dos Advogados acusa PCA da EDM de “desfaçatez e arrogância”
PCA da EDM diz que o apagão em Sofala e em Manica é um fenómeno de “força maior”, pelo que não há espaço para compensações. Augusto Fernando diz ainda que Moçambique não é o único País onde há cortes generalizados. Ler mais (Canalmoz)
domingo, fevereiro 23, 2014
NOVO TIROTEIO NA ZONA DO B. TRIUNFO ESTA MANHÃ EM MAPUTO
Cerca das 6:30 da manhã de hoje, uma intensa troca de tiros despertou em sobressalto os residentes do Bairro Triunfo. As informações ainda são escassas mas reportam o envolvimento de cerca de 4 viaturas civis e uma da FIR. Fala-se em perseguição, troca de tiros e posterior busca e apreensão de alguns dos envolvidos. A TIM actualizará esta informação ao longo da manhã.
Fonte: TIM - 24.02.2014
Eminente queda do SG da FRELIMO
A situação que se vive no seio de partido que governa o país desde a independência é de grande crispação. Nas eleições passadas, a Frelimo perdeu em quatro grandes Municípios e os Antigos Combatentes culpam o actual secretariado do partido. Como forma de evitar uma má prestação do partido nas próximas eleições Gerais a Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) propõe a reestruturação do secretariado.
PARLAMENTO APROVA EM DEFENITIVO ALTERAÇÕES AO PACOTE ELEITORAL
A Assembleia da Republica (AR), o parlamento moçambicano, aprovou Sábado por consenso e aclamação duas das cinco leis que perfazem o pacote eleitoral.
Trata-se dos projectos de lei da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Recenseamento Eleitoral, propostos pela Renamo e que politizam profundamente os órgãos eleitorais, do topo até a base.
sábado, fevereiro 22, 2014
Persistem problemas no recenseamento eleitoral
A primeira semana do recenseamento eleitoral em todo o país,
foi marcada por vários problemas, desde inacessibilidade para algumas regiões
do país devido as chuvas, avaria do equipamento informático, falta de geradores
nas regiões sem acesso a energia da rede nacional, falta de carimbo em um posto
de recenseamento, roubo de equipamentos, morosidade no atendimento e fraca
adesão dos eleitores aos postos de recenseamento, de acordo com os relatos dos nossos 75 correspondentes
em todo o país.
PARLAMENTO APROVA POR CONSENSO ALTERAÇÃO DO PACOTE ELEITORAL
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje, na generalidade e por consenso, o projecto de revisão das leis da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Recenseamento Eleitoral.
Estas leis integram um conjunto de cinco que constituem o pacote eleitoral e que está sendo objecto de revisão sob proposta da Renamo, o maior partido da oposição.
Decisão de incluir Guiné Equatorial na CPLP é "lamentável"
A notícia de que os chefes da diplomacia lusófonos querem ver a Guiné Equatorial na CPLP causou indignação. O país ainda tem muito que fazer se quiser entrar na organização, afirmam os críticos.
Rui Machete, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, disse que o país "se sente à vontade com esta decisão", uma vez que a Guiné Equatorial seguiu o roteiro que lhe foi imposto, incluindo a questão da moratória à pena de morte, justificou.
Correr atrás de comboio….
Por Pedro Nacuo
Em Agosto de 2002, o Professor Doutor, Adelino Ivala, hoje Primeiro Secretário da Frelimo, em Nampula, fez uma coisa inédita: convidou a todo mundo intelectual e académico, sobretudo da sua província e algumas vizinhas, para a cerimónia que chamou de entrega do Diploma de doutoramento à sua mãe, na aldeia natal, Posto Administrativo de Méti, 270 quilómetros da capital provincial, no distrito de Lalaua.
Foi uma maneira que o Dr. Ivala encontrou de homenagear a sua mãe, uma velha camponesa e analfabeta, Joaquina Nawinlé, do quase sempre inacessível posto de Méti, igual a muitas mães do mundo rural do nosso país. Para isso, no convite vinha o mapa de como lá chegar e as condições da estrada, aconselhando-se o uso de viaturas de tracção às quatro rodas. Eu, em Cabo Delgado, também recebi o convite, com todas as especificações, sabendo embora que conhecia muito bem o terreno.
sexta-feira, fevereiro 21, 2014
Vicente Ramaya foi morto
Vicente Ramaya, que cumpria pena em liberdade condicional pelo seu envolvimento na morte do conhecido jornalista Carlos Cardoso, foi mortalmente baleado perto das 13:00 de hoje quando circulava de carro na zona da Polana na cidade de Maputo.
Na sua companhia vinha o Selecionador Nacional de Basquete Feminino o também conhecido Nazir Salé que ficou incólume.
O corpo do malogrado está no Hospital Central em Maputo para onde foi levado imediatamente após a ocorrência. No local já se encontram vários familiares.Fonte: TIM - 21.02.2013
Moçambique na lista dos países com maior índice da malária
Moçambique integra um grupo de 10 países que registam um elevado índice de prevalência da malária, na região da África sub-sahariana, revela um estudo publicado pelo jornal britânico de medicina “The Lancet”.
O grupo inclui ainda o Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Bissau, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Togo e Uganda. Este grupo de países representa 87 por cento das áreas com maior prevalência da malária. Ler mais (Folha de Maputo)
@Verdade EDITORIAL: Hipócritas
A máxima pregada até à náusea e segundo a qual é necessário ser “primeiro no sacrifício e último no benefício” não passa, na verdade, de uma piada de muito mau gosto. Aliás, não passa de um autêntico insulto à pobreza de todos nós. Os Dirigentes Superiores do Estado vivem num mundo à parte, com excessos de regalias e casas arrendadas por cerca de 30 mil dólares. Isso tudo na era da austeridade e de salários de fome para professores, enfermeiros, polícias e médicos. Uma vergonha maiúscula para um país sem meios de transporte dignos, com salas de aulas a caírem aos pedaços e postos de saúde sem fármacos essenciais.
quinta-feira, fevereiro 20, 2014
Moçambique a saque...
Para lá do véu da despesa pública, há um mundo de gastos exorbitantes para garantir conforto aos antigos estadistas e/ou dirigentes superiores do Estado. No espaço de um ano, Marcelino dos Santos viveu numa casa que custou, de arrendamento, ao erário, cinco milhões quarenta e seis mil e seiscentos meticais (5.046.600). Dados em posse do @Verdade mostram que ao mesmo tempo decorria a reabilitação da moradia do histórico combatente pela luta de libertação nacional, sem concurso público,com um custo total fixado em 2.800.000,00 meticais. Um luxo que atropela procedimentos é apenas permitido a“gente grande”....
Durante um ano, Marcelino dos Santos residiu numa vivenda independente de três pisos, com três suites e dois quartos simples, três salas, uma cozinha, três casas de banho, anexo e piscina no bairro da Sommerschield II. Esse luxo custou - aos cofres do Estado - cinco milhões quarenta e seis mil e seiscentos meticais (5.046.600). Efectivamente, dos Santos custou ao erário oito milhões quinhentos cinquenta e oito mil e duzentos meticais (7.846.600).
A luxuosa e espaçosa residência foi arrendada pelo Gabinete de Assistência aos Antigos Presidentes da República e Atendimento aos Dirigentes Superiores do Estado (GADE) para que se procedesse à reabilitação da casa do histórico líder da Frelimo. “Tendo sido autorizada a reabilitação da residência de SEXA, Marcelino dos Santos, antigo presidente da Assembleia da República, tornou-se necessário transferir a família para uma casa provisória alugada para o efeito”, diz a nota no 025/ GADE enviada ao Secretário Permanente do Ministério das Finanças. Ler mais
REPÚDIO DIRIGIDO À COMISSÃO POLíTICA E AOS G40 (completo)
« Em: 20.02.2014 às 10:41:28 »
REPÚDIO DIRIGIDO À COMISSÃO POLíTICA E AOS G40 (com enfonque para Alexrandre Chivale, Isâlsio Manhajane, Amorirm Bila, Gustavo Mavie, Rafael Shikhane, Filimão Suaze, Edson Macuacua, Galiza Matos Júnior, Eurico Nelson Mavie, Egídio Vaz)
Antes de mais, saudamos aos ilustres.
Apreciamos a vossa interpretação jurídica conforme os Estatutos do Partido FRELIMO, a respeito da decisão de somente os três pré-candidatos selecionados pela Comissão Política serem candidatos, da qual será eleito o candidato do partido `a Presidente da República. Conforme a vossa tese, a decisão da Comissão Política juridicamente conforma-se com os Estatutos do Partido, e os ilustres socorrem-se do nº 3 da j) do artigo 61.
Botswana rompe relações diplomáticas com Coreia do Norte
O Botswana rompeu as suas relações diplomáticas e consulares com a Coreia do Norte, anunciou quarta-feira o Ministério tswanês dos Negócios Estrangeiros. Esta decisão justifica-se pela "ameaça" que representa a Coreia do Norte para a paz e a segurança internacionais, de acordo com um comunicado do Ministério.
Mocuba pode estar isolado de Quelimane nas próximas horas
A comunicação terrestre entre o distrito de Mocuba e a cidade de Quelimane, na província da Zambézia, poderá estar interrompida nas próximas horas, sobretudo no povoado de Malei, distrito de Namacurra, por causa do extravasamento dos rios Mudi e Licungo, cujo caudal atingiu 8.8 metros e mantêm a tendência de aumentar.
A Estrada Nacional número Um (EN1) está a ser corroída aos poucos naquele ponto do território moçambicano.
Fonte: @Verdade - 20.02.2014
Fluxo de turistas reduziu 50% em Inhambane devido a guerra
O fluxo de turistas na província de Inhambane reduziu em mais de 50%, entre Outubro de 2013 e Fevereiro de 2014, devido à tensão-político-militar que se regista naquela região e nas províncias de Sofala, Manica, Tete e Nampula.
REPÚDIO DIRIGIDO À COMISSÃO POLíTICA E AOS G40
REPÚDIO DIRIGIDO À COMISSÃO POLíTICA E AOS G40 (com enfonque para Alexrandre Chivale, Isâlsio Manhajane, Amorirm Bila, Gustavo Mavie, Rafael Shikhane, Filimão Suaze, Edson Macuacua, Galiza Matos Júnior, Eurico Nelson Mavie, Egídio Vaz)
Antes de mais, saudamos aos ilustres.
Apreciamos a vossa interpretação jurídica conforme os Estatutos do Partido FRELIMO, a respeito da decisão de somente os três pré-candidatos selecionados pela Comissão Política serem candidatos, da qual será eleito o candidato do partido `a Presidente da República. Conforme a vossa tese, a decisão da Comissão Política juridicamente conforma-se com os Estatutos do Partido, e os ilustres socorrem-se do nº 3 da j) do artigo 61.
Assim, para o efeito, antes gostariamos que os ilustres respondessem as seguintes perguntas:
1. Conforme rezam os Estatutos do Partido, entre a Comissão Política e o Comité Central qual é o órgão hierarquicamente superior? Ler mais
Pacote Eleitoral vai a debate esta sexta-feira
A Proposta de Revisão da Lei Eleitoral submetida pela Renamo à Assembleia da República vai a debate esta sexta-feira (21). Inicialmente, a discussão estava agendada para esta quinta-feira (20), mas como forma de dar tempo às comissões especializadas para concluírem os trabalhos sobre a matéria, acabou por ser adiada.
Assim, o Plenário deverá debater os projectos de Revisão da Lei da Comissão Nacional de Eleições, de Revisão da Lei de Recenseamento eleitoral e da Lei de Eleição do Presidente da República e dos Deputados da Assembleia da República. Ler mais
Gerais 2014: Recenseamento condicionado no Gurúè
Algumas brigadas de recenseamento eleitoral a nível da cidade de Gurúè, província da Zambézia, não estão a funcionar devido a avarias constantes do equipamento informático e falta de geradores nos postos localizados em zonas sem energia eléctrica da rede nacional.
Ucrânia: Presidente da câmara de Kiev demite-se do partido no poder em protesto
O presidente da câmara de Kiev demitiu-se hoje do Partido das Regiões, liderado pelo Presidente Viktor Ianukovitch, em protesto pelo “derramamento de sangue” nos confrontos que nas últimas 48 horas fizeram mais de 50 mortos.
“Decidi demitir-me do Partido das Regiões e assumir responsabilidade pessoal pela subsistência da cidade de Kiev”, acrescentou.
Fonte: Lusa - 20.02.2014
Estado, Recursos Naturais e Conflito: Actores e Dinâmicas
IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO
INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E ECONÓMICOS (IESE)
Maputo, 27 e 28 de Agosto de 2014
INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E ECONÓMICOS (IESE)
Maputo, 27 e 28 de Agosto de 2014
Ler aqui
SG da Frelimo processa o Expresso-Moz
O Secretário-geral da Frelimo, Filipe Paunde, decidiu intentar uma acção judicial contra o Jornal Expresso-Moz na sequência da recente divulgação nesta publicação de informações caluniosas, difamatórias e insultuosas que atentam contra o bom nome, honra e imagem pública de um dirigente de um partido com mais de 4 milhões de membros.
Helena Taipo não tolera CTA
A Ministra do Trabalho, Helena Taipo, acusa a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) de ter problemas internos de comunicação, na sequência da polémica em torno das tolerâncias de ponto. A Ministra declarou hoje, na abertura da primeira sessão ordinária da Comissão Consultiva de Trabalho, que a Lei do Trabalho confere-lhe competência para declarar tolerância de ponto. As consultas a CTA e aos parceiros sociais são feitas por “uma questão de consideração”.
Juíz Paulino deixa PGR
O Juíz Augusto Paulino vai deixar o cargo de Procurador-Geral da República até ao final do mandato do Governo encabeçado pelo Presidente Armando Guebuza, soube ontem o Noticias de fontes seguras.
Propostas de lei eleitoral depositadas na AR dão mais poder a Renamo e marginalizam o MDM
As propostas da Renamo para alteração da legislação
eleitoral foram divulgadas hoje e estão disponíveis no nosso sitehttp://www.cip.org.mz/election2013/
As propostas foram depositadas na Assembleia da República no início desta
semana e, aparentemente, têm amplo consenso da Frelimo e do governo, com base
nos resultados das recentes negociações. As principais alterações propostas
são:
Revisão do Pacote Eleitoral: MDM quer representação partidária nas mesas de votação
Arrancou esta quarta-feira a IX Sessão Ordinária da Assembleia da República (AR), onde o ponto da agenda é o Pacote Eleitoral elaborado pela Renamo, no âmbito das negociações políticas com o Governo.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) mostra-se preocupado com a referida proposta do Pacote Eleitoral que bipolariza os órgãos eleitorais entre a Frelimo e a Renamo. Mas a reclamação do MDM tem sido criticada porque o MDM aprovou a Lei Eleitoral e deixou que a Renamo lutasse sozinha até conseguir a alteração de volto. O MDM exige, agora, a composição partidária das mesas de votação, ou seja, dos cinco elementos que compõem a mesa, o MDM exige que três sejam dos partidos com representação parlamentar, nomeadamente Frelimo, Renamo e o próprio.
Ministra da Justiça nomeia dirigentes com antecedentes criminais
A ministra da Justiça, Benvinda Levi, conferiu posse para cargos de chefia, na última segunda-feira, a 24 funcionários do sector penitenciário, alguns dos quais com um passado duvidoso, por envolvimento em trapaças que vão desde desvio de fundos até à falsificação de assinaturas. Uma verdadeira clique com antecedentes criminais e com processos em tribunais.
Professor Luís Abel dos Santos Cezerilo: Ler mais
quarta-feira, fevereiro 19, 2014
Mozambique's 2013 elections: The end of liberation movement politics?
In Mozambique’s latest municipal elections the governing party FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) appears to have obliterated any opposition when it managed to win 49 out of 53 contested municipalities. RENAMO (Resistência Nacional de Moçambique) has virtually ceased to exist as a representative political party, due to its boycotting of Mozambique’s fourth municipal elections on 20 November 2013. Closer scrutiny, however, shows a very different picture, that is, the rapid growth and nationwide birth of the MDM (Movimento Democrático de Moçambique) that has more than filled the space left by RENAMO, a development that might signify a complete diversion away from ex-liberation movement politics. Read more
MDM critica proposta de revisão da lei eleitoral de Moçambique
A proposta de revisão da legislação eleitoral é o tema central dos debates da nona sessão ordinária da Assembleia da República de Moçambique, que começou na quarta-feira, 19 de fevereiro. Contestado pelo MDM na oposição.
O projeto de revisão do pacote eleitoral, apresentado pelo maior partido da oposição, a Resistência Armada de Moçambique (RENAMO), propõe na Comissão Nacional de Eleições (CNE) seis lugares para o partido governamental Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), igual número para a RENAMO, dois para o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e três elementos indicados pela sociedade civil.
Tomaz Salomão diz que Governo e Renamo devem enterrar o machado de guerra “de uma vez por todas”
O antigo secretário executivo dos Países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), e membro sénior do partido Frelimo, Tomaz Salomão, lançou um apelo ao Governo moçambicano e à Renamo, para porem fim ao espectro de guerra no País.
Tomaz Salomão disse estar encorajado pelos consensos recentemente alcançados na mesa das negociações entre as partes em contenda, desafiando para que façam tudo “para que, de uma vez por todas, o machado de guerra seja, definitivamente, enterrado e as armas se calem, para sempre em Moçambique". Ler mais
Assim escreve a Fernanda Mocambique: AZAR OU MERA COINSCIDENCIA?
"AZAR OU MERA COINSCIDENCIA?"
Quando cheguei ao Gurue, apesar de ser dia, deparei-me com um Gato Preto...poderia ter logo pensado em ir benzer-me, mas, se os animais não atravessarem as ruas, poderao voar sem asas? As vezes, e' necessário dar asas a alguns animais, ainda que provisorias, porque podem ser o prenuncio de Azar!
Continuei a fazer o trabalho do meu Partido, no âmbito da Brigada da qual faço parte...Nem todos ficam satisfeitos com o desempenho dos outros, pois já referi anteriormente que, alguns sobem por mérito próprio, mas outros por intrigas, lambebotismo, desinformação e queima de fichas....
Nota: A Fernanda Moçambique que tentou introduzir votos nas urnas das mesas de voto, no decurso da repetição das eleições autárquicas no Município de Gurúè, a favor do partido Frelimo e o seu candidato Jahanguir Jussub. Ela escreveu isto no seu mural do facebook aqui.
Reflexão 1: O que revelava o gato preto? Que havia de ser flagrada? Que cometeria um ilícito eleitoral? Ambas as coisas?
Reflexão 2: Estou muito curioso com o seu segundo parágrafo. Alguém ajuda-me percebé-la?
Reflexão 2: Estou muito curioso com o seu segundo parágrafo. Alguém ajuda-me percebé-la?
CHUVAS MATAM E DESTROEM NO CENTRO E NORTE DE MOÇAMBIQUE
Três mortos, dois feridos e 206 casas destruídas é o saldo das chuvas intensas registadas nos últimos quatro dias nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, ambas na região norte de Moçambique e Sofala na região centro.
Na província de Nampula, no distrito de Memba, houve a ocorrência de chuvas intensas na última quarta-feira, que resultaram no desabamento de 94 casas de construção precária, afectando igual número de famílias. Ler Mais
Ucrânia: 25 mortos nos confrontos em Kiev
O presidente Viktor Yanukovytch denunciou uma insurreição na Ucrânia, abalada por confrontos nas últimas horas, que deixaram pelo menos 25 mortos no centro de Kiev, ocupado pela oposição.
O balanço mais recente do ministério da Saúde é de 25 mortes desde a explosão da violência na terça-feira, em Kiev, e 241 feridos hospitalizados, incluindo 79 policiais e cinco jornalistas.
terça-feira, fevereiro 18, 2014
UM ASTEROIDE COM 270 METROS DE LARGURA, EQUIVALENTE A TRÊS CAMPOS DE FUTEBOL E A 43 MIL K/H, FOI CONSIDERADO POTENCIALMENTE PERIGOSO, POIS PASSOU MUITO PRÓXIMO DA TERRA
Uma rocha espacial com um diâmetro de três campos de futebol esteve perto da Terra durante a madrugada de ontem, mais propriamente a 2,6 mil quilómetros, segundo informou o jornal britânico “The Guardian”.
o corpo celeste foi considerado um objecto potencialmente perigoso à Terra. O fato ocorre pouco mais de um ano depois da Rússia ter experimentado momentos assustadores com a queda de um meteorito na região de Chelyabinsk, que deixou mais de mil pessoas feridas. Ler mais
MDM defende integração de partidos nas mesas de votação
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que recentemente reclamou a sua participação no debate do pacote eleitoral a nível do diálogo entre o Governo e a Renamo, considera que a presença de partidos políticos na mesa de votação é um meio pelo qual se pode pôr fim aos problemas de enchimento de urnas, detenções arbitrárias de delegados de candidatura entre outras situações fraudulentas durante a votação.
Esta é, de resto, a proposta que esta força política pretendia levantar na mesa de negociação com o Governo e a Renamo. Porém, mesmo não tendo conseguido esse feito, o MDM promete apresentar a sua ideia nas discussões da revisão da legislação eleitoral ao nível das comissões de trabalho e em Plenário da Assembleia da República (AR).
“Estando representados os partidos políticos na mesa de votação evitar-se-iam as tentativas de fraude e a situação de o presidente da mesa chamar a polícia quando bem entende. Os delegados de candidatura passariam a não ser detidos aleatoriamente porque estariam representados na mesa”, defendeu o porta-voz da bancada do MDM, José de Sousa. Ler mais
Partidarização da CNE em Moçambique "não é retrocesso", diz analista
O professor de Ciências Políticas e Administração Pública da Universidade Eduardo Mondlane, João Pereira, comentou o acordo entre RENAMO e Governo que prevê a divisão da maioria dos assentos da CNE.
As negociações entre RENAMO e Governo em Moçambique acabaram levando a uma nova configuração da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e ao temor de um retrocesso na democracia do país. A CNE deverá ser composta por 17 membros, entre representantes de três partidos políticos, nomeadamente a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) – o segundo maior partido da oposição – além da sociedade civil.
Subscrever:
Mensagens (Atom)