sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O Povo Saiu da Garrafa

Já que andamos duvidosos, que tiremos ilacão no seguinte:

"O Povo Saiu da Garrafa”


Nos últimos dias há um novo Ditado que circula em Moçambique, principalmente nos principais centros urbanos, fazendo referência a manifestação popular da semana passada em Maputo, em protesto ao anúncio do agravamento das tarifas dos transportes semi-colectivo de passageiros.
“O Povo Saiu da Garrafa” é o novo Ditado que corre de maior frequência nos chapas. Estudiosos já tentam interpretar isso de múltiplas maneiras, mas pare-ce que a expressão remete para o sentido de liberdade ganha, dos direitos afirmados. Por outro lado, é também importante saber que existe localmente a crença de que os feiticeiros são capazes de engarrafar pessoas, quer dizer, são capazes de meter pessoas dentro de garrafas (alguns académicos também acreditam nisso).
O AUTARCA - 15.02.2008

7 comentários:

Carlos Serra disse...

Meu caro; não li ainda o "Autarca" e por isso não sei se eles referem o meu blogue, mas a ética manda sempre (ou devia mandar, claro), referir a fonte da experssão mesmo se reportada em segunda mão. E você sabe qual a fonte. Um abraço.

Reflectindo disse...

Meu caro Carlos Serra, como sabe ou devia saber, o respeito. Agora nem vou procurar saber de que me pergunta, mas pedir-lhe que clique pelo título e verá donde tirei o artigo. Algum mal?

E, eu podia ter recebido de muitos outros como tenho tido essa sorte. Quer dizer, tenho desde 2005, recebido artigos do autarca directamente dos seus autores, entre eles o Custódio Duma e João Craveirinha. Um forte abraco para si também

Ximbitane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ximbitane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ximbitane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ximbitane disse...

Polémicas à parte...

Que o Povo sente-se fora da garrafa, lá isso sente-se!

É de conhecimento geral que as práticas tradicionais estão duramente enraizadas no seio do Povo moçambicano, sobretudo as massas que perderam a fé em tudo quanto é dirigente.

Ademais, essa expressão ou dito popular, também é usada em algumas correntes religiosas... logo, o Povo sufocado sente-se liberto.

Prova disso são as manifestações em cadeia que se desenrolaram logo após a Super Terça!E espanta-me que o Profeta ainda não tenha anunciado outro Tsunami...

Reflectindo disse...

Obrigado Ximbitane pela contribuicão. Esperemos o anúncio do Profeta sobre outro/s Tsunami/s