segunda-feira, agosto 06, 2018

Concorrentes forçados a submeter candidaturas em uma semana


O presidente da República promulgou na quinta-feira 2 de Agosto a Legislação Eleitoral Autárquica, duas semanas após a sua aprovação pela Assembleia da República. A demora na promulgação pôs em pressão a Comissão Nacional de Eleições (CNE) que quer manter 10 de Outubro como data da realização de eleições. A Lei impõe que as candidaturas devem ser submetidas até 60 dias antes da votação.
A CNE reuniu-se em plenário esta sexta-feira, um dia após a promulgação da Lei e decidiu que a submissão de candidaturas - inicialmente devia durar 22 dias (5-27 de Julho) – deverá durar apenas 6 dias. Assim, os candidatos terão de preparar e submeter um conjunto de cinco documentos neste curto período.
Os documentos exigidos para a inscrição são fotocópias autenticadas de Bilhete de Identidade e de cartão de eleitor, Cerificado de Registo Criminal, declaração de elegibilidade e declaração aceitação de candidatura.
As candidatuas rejeitadas serão publicadas de 14 a 15 de Agosto para que os concorrentes possam corrigir e resubmeter de 16 a 17 de Agosto. As listas definitivas das candidaturas aceites serão publicadas de 19 a 22 de Agosto.
Nos termos da legislação actual haverá apenas eleições de membros de assembleia municipal nas 53 autarquias. O cabeça da lista vencedora é o presidente do conselho autárquico.

Fonte: Boletim Sobre o Processo Político em Moçambique e CIP – 04.08.2018

Sem comentários: