quarta-feira, setembro 21, 2016

Gabão: Presidente cessante aceita recontagem de votos de presidenciais

O Presidente cessante do Gabão, Ali Bongo Ondimba, aceitou nesta terça-feira a recontagem dos votos das eleições presidenciais de 27 de Agosto deste ano, na sequência de intensas pressões internacionais dos Estados Unidos, da União Europeia (UE) e da União Africana (UA).

De acordo com o embaixador do Gabão e homem de confiança de Ali Bongo Ondimba nos Estados Unidos, Michael Moussa-Adamo, a recontagem dos votos será concluída pelo Tribunal Constitucional antes de confirmar o vencedor do escrutínio.

Esta informação veio em resposta ao recurso formal interposto no Tribunal Constitucional pelo candidato da oposição, Jean Ping, que,  segundo a contagem observada no dia do escrutínio, venceu Ali Bongo  Ondimba por uma diferença substancial.

Por outro lado, o embaixador Moussa-Adamo notou que   mais de mil e 200 observadores internacionais da UE, da UA, dos Estados Unidos e outros peritos eleitorais estiveram presentes durante a eleição em que Ali Bongo.

Nas eleiçõe Bongo reivindicou uma taxa de participação de 99,9 porcento na sua província natal (Haut-Ogooué) com 95 porcento dos votos a seu favor.

Segundo os observadores da UE, “uma análise do número de não votantes e dos boletins brancos e nulos revela uma anomalia evidente nos resultados finais de Haut-Ogoougé”.


Na sua declaração, o embaixador Moussa-Adamo não precisou a data exacta do anúncio dos resultados da recontagem dos votos para a sua verificação por observadores independentes.

Em Libreville, os resultados dos recursos deviam ser anunciados, a 27 de Setembro corrente, mas informações de último minuto e de fontes próximas do Tribunal Constitucional apontavam para a proclamação desses resultados nesta terça-feira.

Fonte: Angola Press - 20.09.2016

Sem comentários: