segunda-feira, agosto 02, 2010

Um prédio sempre a subir!

NA Avenida 25 de Setembro, mesmo defronte da sede do Millennium Bim, na cidade de Maputo, anda um edifício que não pára de subir. Durante muitos anos, o “dito cujo” ficou-se por um modesto “segundo andar”, condição que, pelos vistos, só foi bom enquanto durou. A dado momento, alguém com poderes sobre o edifício, decidiu alinhar mais fiadas por cima, numa “aventura” sobre a qual os munícipes da cidade das acácias devem andar ávidos de receber explicação.
Ora, porque alguém pode pensar que andamos com inveja de ver aquele prédio sempre a subir, queremos desde já deixar claro que não há nenhuma inveja ou coisa parecida, pelo menos da nossa parte. Até porque dá-nos algum gozo ver a nossa cidade crescer e, aqui, não interessa se para cima ou para os lados. Desde que não seja, claro está, para trás. A pulga que temos atrás da orelha tem outras motivações.
Razões de urbanização e urbanismo. Razões de ética e respeito para com as normas que regem a vida na polis. Razões de segurança. Por outras palavras, a nossa questão é saber até onde vai subir aquele edifício e, se não for pedir demais, ter garantias dos responsáveis desta cidade, de que tudo o que está a ser feito por cima daquele “pobre edifício”, vai de encontro às normas de segurança nas edificações. O nosso receio é que, com tanta distracção a que nos habituaram os responsáveis dos nossos municípios, algum dia aquele edifício ceda caso o objectivo ver o prédio sempre a subir não seja devidamente acompanhado pela necessária observância dos padrões de segurança e das posturas camarárias. Também estamos preocupados por os donos daquela obra não se ter recordado de colocar uma placa que indique a natureza do projecto, o engenheiro e fiscal do projecto, entre outras indicações habitualmente exigidas numa obra de construção civil. Que o digam os donos das obras que, sobretudo nos bairros periféricos da cidade, começam as suas construções sem aquela placa! O que normalmente acontece é que os fiscais do Conselho Municipal não tardam a chegar e, com eles, as pesadas multas a que o dono se sujeita devido à infracção. E para o caso do nosso prédio na 25 de Setembro, qual é a regra aplicável? As imagens, captadas pela objectiva do nosso colega Carlos Bernardo, ilustram a imponência com que aquele prédio vai subindo, subindo, subindo... Com todo o respeito devido, por favor, digam-nos o que está a acontecer ou pelo menos que as autoridades municipais nos garantam que estão “em cima da jogada”.

Fonte: Jornal Notícias - 03.08.2010

Reflectindo: não será into um atentado às vidas humanas?

2 comentários:

V.Dias disse...

Quando o concelho municipal funcional mal, é normal que situacoes dessas aconteçam.

Ordenameto territorial deficitario, falta de rigor na atribuiçao e fiscalizacao de licenças e obras, enfim, falta de conhecimento sobre a estrutura urbana.

Dou um exemplo, em Lisboa é proibido um proprietario fazer obras ou restauro do seu imovel sem a devida autorizacao da edilidade, tendo em conta a estetica que é preservada em algumas zonas. Em Bruxelas, segundo me disseram ainda hoje, é proibido nesta cidade a colocacao de antenas nas casas. Tambem em nome da estetitica, em Paris, por exemplo, é proibido cortar arvores sem a devida permissao da edilidade. Enfim, sao coisas que nao custam nada, senao vontade e isso é gratis.

Zicomo

Zicomo

Abdul Karim disse...

'E o quero ser mais rico,

Alguns entram nas paranoias de quererem ser mais altos.