quarta-feira, outubro 17, 2018

Oposição arrecadou 49% dos votos a nível nacional


A Renamo e o MDM conquistaram juntos 9 municípios, nomeadamente:

MDM – Beira
Renamo: (1) Cidade de Nampula, (2) Cidade de Nacala, (3) Cidade de Quelimane, (4), Angoche, (5) Malema, (6), Ilha de Moçambique, (7) Chiúre, (8) Cuamba.
 
Em termos da distribuição global de votos, a Frelimo não foi muito para além da metade dos votos. Obteve 51,78%. A Renamo obteve 38,90% e o MDM 5,50%. Os pequenos partidos, coligações de partidos e grupos da sociedade civil obtiveram juntos apenas 0.82%.
 
Com esta distribuição de votos, a oposição consegue conquistar mandatos em todos os municípios e em 6 municípios a Renamo e o MDM juntos terão maioria nas respectivas assembleias. Na Beira, onde o MDM ganhou, a oposição - Frelimo e Renamo – juntos têm a maioria na Assembleia.

 
A média nacional de votos nulos é de 2,77%. Há, entretanto, 5 municípios com número de nulos muito elevado, levantando suspeitas de invalidação de votos. São: Maotize – 7,35% (o mais elevado número de nulos e que mereceu tratamento em outro artigo abaixo); Chiúre – 6,72%, Ulónguè – 6,39%, Nyamayabwe – 6,01% e Gurué – 5,94%.
  
A média nacional de votos em branco é de 1,86% mas Monapo tem estranhamente 6,16% de votos nulos.
 
Nos termos da  legislação eleitoral, se a assembleia autárquica reprovar o plano de governação do conselho autárquico por duas vezes, o conselho de ministros pode forçar novas eleições.
 
Os resultados oficiais de apuramento intermédio das eleições já estão disponíveis.
 
A Renamo está a contestar resultados de algumas cidades, mas o destaque vai para Alto Molócuè, Marromeu, Moatize, Monapo, Matola, onde há evidencias de fraude e já submeter recurso ao Tribunal sobre resultados da Cidade de Tete, confirmou a Renamo ao nosso correspondente nesta cidade.

In: CIP/Boletim sobre o Processo Político em Moçambique – Eleições Autárquicas - edição 68 (15.10.2018)

Sem comentários: