quarta-feira, abril 12, 2017

Descoberta de petróleo assusta comunidades costeiras em Moçambique

As comunidades receiam que a exploração afectará a pesca.
A descoberta de reservas de petróleo nos distritos costeiros de Memba e Angoche na província moçambicana de Nampula está a criar insegurança nas comunidades.
Muitas pessoas temem que quando iniciar a exploração a actividade pesqueira será afectada e irão perder a sua base de rendimento.
Com base em experiências anteriores, as comunidades receiam que a empresa que irá explorar o recurso poderá não cumprir as exigências de responsabilidade social.
A população reclama também o facto de tal descoberta de recursos ser mantida em segredo pelas autoridades.
A Petronas, empresa da Malásia, vai explorar uma área entre Pemba e Memba.
António Lagares, da Solidariedade Moçambique, denuncia a falta de Transparência a volta dos projectos de investimento na área da indústria extractiva em Nampula.
Ele considera que há em volta das descobertas do petróleo em Angoche uma forte influência da elite politica e lamenta a exclusão da população em todo o processo.
Augusto Cumbana, inspector provincial-chefe dos recursos minerais e energia em Nampula, disse que não iniciou a pesquisa do petróleo em Angoche, mas foram feitos estudos preliminares.
Cumbana acrescentou que uma equipa de consultoria já se deslocou ao distrito de Angoche para fazer o levantamento de informação sobre a existência de petróleo.

Fonte: Voz da América – 12.04.2017

Sem comentários: