sexta-feira, abril 27, 2018

Film, entradas


Não sou político e nem estudioso político, mas sem me vangloriar, não raras vezes posso prever o fim dum processo político ou dum político.
Entre 2010-2011 tive no Reflectindo sobre Moçambique, tempo da bloguesfera,  um debate intenso com Viriato Tembe, que suponho ser Viriato Lopes Tembém, um historiador da Frelimo. Era mesmo um debate intenso e de posições contrárias, mas entre nós reinava muito respeito. Discutimos intensamente sobre o conflinto pós- eleitoral de Cotê d*Ivoire (Costa de Marfim) em processo e cada um de nós dizia do fim que previa. Eu previa que Laurent Gbagbo estava no fim e para sobreviver com dignidade precisava de tomar iniciativa inteligente, reconhecendo a derrota eleitoral. O meu amigo Viriato Tembe insistia que o vitorioso era o anunciado pelo Tribunal Spreno daquele país. Nós discutimos o que estava acontecendo em cada dia e ambos vimos o fim.
Tivemos depois a Primavera Árabe. Entramos por Tunísia e não demoramos. Metemo-nos a acompanhar e debater sobre Egipto e a seguir Líbia. Neste debate, eu sempre achei Ben Ali de muito inteligente porque a sua fuga (abnegação ao poder) salvou à sua própria família e o país em geral.
Continuámos debantendo quando foi a vez do Egipto (Egito). eu previa um fim muito mau de Hosni Mubarak e Viriato Tembe discutia o direito de Mubarak ser dono de Egipto.
Seguimos debatendo sobre Líbia. Eu defendia que a bem da Líbia, Mammer Gaddafi devia encontrar solucões que confortassem os líbios ou mesmo deicar o país ao estilo de Ben Ali da Tunísia. O meu amigo Tembe só defendia a permanência dos resignados.
P.S: O que tem sido estranho em tudo isto, é como  como é possível que haja quien....

Sem comentários: