quarta-feira, novembro 09, 2016

Correspondente da DW África detido há um mês em Moçambique

Arcénio Sebastião é acusado de injúria e difamação pela Polícia da República de Moçambique no distrito do Dondo, em Sofala. MISA fala em caso "estranho" e inédito.
Arcénio Sebastião, correspondente da DW África na Beira, em Moçambique, está detido há 30 dias no distrito do Dondo, a cerca de 30 km da Cidade da Beira, na província de Sofala, acusado de injúria e difamação contra um agente da Polícia da República de Moçambique.
Ouvido pela DW África, o Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique confirmou que o jornalista foi detido no dia 10 de outubro, mas recusou prestar quaisquer declarações sobre o caso, adiantando apenas que o processo está nas mãos do Tribunal Distrital do Dondo.
O Instituto para a Comunicação Social da África Austral - MISA-Moçambique, organização não-governamental que defende a liberdade de expressão e de imprensa no país, diz que esta é a primeira vez em que alguém é detido no país sob acusação de difamação e permanece encarcerado.

MISA angaria fundos para pagar caução 

"Contactámos o Arcénio, que nos disse que foi detido quando abordava um agente policial, no distrito do Dondo. Feitos os contactos junto das autoridades, fomos informados de que ele foi detido em flagrante delito, porque estava a injuriar um agente policial”, explica Rodrigues Luís, representante do núcleo provincial de Sofala do MISA. Ler mais (Deutsche Welle - 08.11.2016) 

Sem comentários: