terça-feira, janeiro 05, 2021

Em Cabo Verde e Guiné-Buissau o PAIGV (PAICV e PAIGV da Guiné Bissau) não estão no poder

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi um movimento que sob Álmicar Cabral organizou e lutou pela independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde.
Em 1980 deu-se a ruptura devido ao golpe de Estado em Guiné-Bissau sob Nino Vieira. Cabo Verde formou o seu PAICV e a Guiné Bissau manteve o PAIGC. Contudo, tanto o PAIGV como o PAICV mantiveram o monopartidarismo até 1990.
Houve ruptura, mas houve conflitos entre os dois países? Ainda procuro saber. Do que mais sei é que Cabo Verde é um dos bons exemplos em governação e direito de estado democrático. Guiné- Bissau tem tido golpes estado mas sempre melhor em múltiplos índices que Moçambique e Angola.
Nota: 1) Posso não estar certo nos meus comentários e nessa tentativa de compreender a história do PAIGC, estou lendo o que está à minha disposição.
2) No programa de Fortunato sobre a guerra colonial, admirei que Pedro Pires que não se agarrou ao poder, estava no teatro da guerra e não num gabinete.
3) Os veteranos da luta pela libertacão de Guiné-Bissau e Cabo Verde são necessariamente associados dos partidos PAIGC e PAICV?
Danilo Tiago, Carlos Trocado Ferreira e 11 outras pessoas
1 comentário
1 partilha
Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários: