terça-feira, janeiro 01, 2019

Sobre o artigo de Gustavo Mavie que por aí circula.


Infelizmente, os lesa-pátrias de todos os cantos, daí que os nossos não uma excepção, gostam de usar o truque de outros que serviu para a destruição de certos países, mas nunca se serviram de exemplos que salvaram outros países.

Mavi como tantos outros que querem destruir Moçambique, usa exemplo da teimosia de Mamar Gadaffi e Sadam Hussein que detsruiram Líbia e Iraque.E porque os mesmos não nos falam de Tunísia, Egipto ou Costa de Marfim que quase no mesmo período tiveram mudancas do mesmo tipo mas com sucessos ou relativamente sucedidos?

1. Sobre os acontecimentos de Tunísia, Egipto, Líbia, Costa de Marfim ou seja Côte dÌvoire" debate vivamente no Reflectindo sobre Moçambique e felizmente tive um único e melhor oponente que depois vim saber que se tratava de um antigo combatente e historiador da Frelimo. 

2. Da minha convivência com iraquianos desde 1994, na altura em que eu estudava sueco e uns líbios em 2002, adquiri uma outra imagem sobre aqueles países. Parecendo piada, meus colegas iraquianos já me insultaram porque Kofi Annan Inpediu invasão a Iraque.
 
3. Um cidadão, um grupo de pessoas, uma organização, que se julga dono de uma nação, organização é perigoso/a para essa nação ou organização, isto por mais que faca algo maravilhoso. Em Moçambique estamos a viver de exemplo para exemplo. Primeiro é pela atitude do regime colonial e segue-se pelas atitudes da Frelimo e lideranças dos partidos da oposição. Infelizmente são poucos africanos que assumem este perigo e o resultado é do que estamos a ver.

Sem comentários: