domingo, junho 18, 2017

Mercedes Benz, pronunciamentos deputados e disciplina partidária

Mais uma vez a visão de Venâncio Mondlane, por sinal meu companheiro, não tem nada a ver com disciplina partidária. A questão da RECEPÇÃO dos Mercedes Benz não é em PRIMEIRO LUGAR um partidário, pelo que, todos os cidadãos são chamados a manifestarem a sua consciência independentemente da sua cor partidária.  Eu manifestei e manifestarei movido pela minha consciência.
Em segundo lugar, em respeito à disciplina partidária, os membros discutem de diferentes formas (telefone, contacto verbal, em reuniões, etc) sobre a questão dentro dos partidos. Na minha opinião, normalmente, as lideranças políticas reunem-se e discutem sobre os aspectos legais, morais e éticos na aquisição e recepção dos Mercedes Benz na Assembleia da República. No caso mais concreto é a reunião das bancadas, falo de cada bancada, para discutir sobre a isso e uma única voz fala em NOME da bancada. Em respeito da disciplina partidária ninguém mais fala aqui fora de como o debate foi lá dentro.

No caso de deputados, até podia ter sido bom que se pronunciassem depois de encontros nas bancadas parlamentares, mas parece-me que não há lá na Assmbleia da República a cultura de as bancadas, (TODAS ELAS, da Frelimo, Renamo e MDM) reunirem-se para mesmo de forma muito breve discutir sobre o barulho de cá fora ou qualquer acontecimento de vulto. Não estou lá dentro para eu afirmar isto com muita certeza. Mas se não o fazem, é muita pena. As bancadas precisam de ter esta cultura porque desta forma, o porta-voz ou chefe da bancada ao se pronunciar sobre certos assuntos fica com certeza que é do consenso da bancada que representa. Por outro lado, o pronunciamento vem a tempo e hora.

Sem comentários: