sexta-feira, novembro 04, 2016

Assaltantes invadem barco da Pescamar

Agridem marinheiros e roubam camarão

Oito indivíduos munidos de armas de fogo e brancas assaltaram, na madrugada de anteontem, um navio da Pescamar, tendo ferido cinco marinheiros (três moçambicanos e dois espanhóis), para se apoderarem de meia tonalada de camarão capturado durante a faina. O roubo ocorreu quando a embarcação estava na franquia, próximo da Praia-Nova, a uma milha do Porto da Beira.
O “Diário de Moçambique” soube que a invasão ao barco registou-se por volta das 2:00 horas de madrugada, no período em que aguardava autorização para atracar no Porto de Pesca da Beira, daí a sua permanência temporária na franquia, a pouco mais de um quilómetro do ancoradoiro.

As vítimas estão fora de perigo, depois de terem sido assistidas numa clínica privada. Um dos espanhóis feridos é o comandante do barco, segundo garantiu uma fonte contactada para se pronunciar sobre este incidente.
Presume-se que os objectivos dos assaltantes fossem diferentes dos protagonizado por piratas somalis em Dezembro de 2010, os quais fizeram reféns todos os tripulantes do Vega 5, de nacionalidades moçambicana e espanhola.
Os assaltantes que anteontem invadiram o barco denominado Pescamar 9, usaram uma embarcação pequena, tipo chata. Surpreenderam os marinheiros moçambicanos e espanhóis. Primeiro introduziram-se no pesqueiro e, imediatamente, desataram a agradir todos os que estavam a bordo, antes de arrombar o porão. Consumado o roubo, puseram-se em fuga, usando o seu minúsculo transporte marítimo.
O comandante do navio sofreu uma pancada na cabeça, tendo perdido os sentidos no local. Por isso teve que ser reanimado. Mas tanto ele como os demais marinheiros, depois da assistência numa clínica privada, tiveram alta.

A Administração Marítima de Sofala disse ter-se tratado da primeira em vez que um navio sofre assalto na zona de franquia. Tudo está sendo feito, visando identificar os autores do crime, para serem responsabilizados. Ler mais (Diário de Moçambique – 04.11.2016)

Sem comentários: