A populacão da localidade de Riane, no distrito de Ribáuè, em Nampula, confronta-se com a falta de mercado para a colocação da cultura da jatropha, preocupação que colocou-a ontem ao Presidente Armando Guebuza, de vista de trabalho àquele ponto do país. Ler mais
Páginas
▼
terça-feira, maio 31, 2011
Deserção de oito oficiais do exército de Kadhafi - CNT
Roma - Oito oficiais do Exército, dos quais cinco generais, outrora fiéis a Muammar Kadhafi desertaram, indicaram hoje (segunda-feira) fontes da rebelião numa conferência de imprensa em Roma, noticia a AFP.
Os oficiais desertores apelaram a outros pares a seguir o seu exemplo.
Ausência de pré-primário explica maus resultados escolares - ministro da Educação
O limitado acesso das crianças moçambicanas ao ensino pré-primário está em larga medida na origem dos maus resultados escolares, defendeu em Maputo o ministro da Educação, Zeferino Martins.
segunda-feira, maio 30, 2011
VOA: Noruega irá ter base naval em Moçambique para combater pirataria
Moçambique aprimorou a sua capacidade de prevenção, mas que ainda precisa de apoios
Noruega irá instalar, até Setembro deste ano, uma base naval em Moçambique para se envolver directamente no combate à pirataria marítima, apoiando nesse esforço os países da África Oriental.
Segundo um anúncio feito, esta segunda-feira, por Erik Lahnstein, Secretário de Estado noruegês, que falava na abertura de um seminário sobre a “Pirataria Marítima no Oceano Índico,” até ao próximo Outono europeu, uma fragata e meios aéreos estejam estacionados na costa do Índico, para ajudar os países da região oriental a travar as acções dos piratas. Ler mais
Egipto penaliza Mubarak
O ex-Presidente egípcio, Hosni Mubarak, foi multado com o equivalente a 34 milhões de dólares norte-americanos por alegadamente ter ordenado a suspensão dos serviços de comunicações no país durante o período das manifestações populares que levaram à sua renúncia. A multa de 200 milhões de libras egípcias é a primeira decisão prática contrária a Mubarak desde que ele deixou o poder, em Fevereiro. Dois outros altos funcionários do seu Governo também foram multados. Ler mais
Parlamento Juvenil defende PR independente dos partidos na próxima revisão constitucional
Maputo, 30 maio (Lusa) - O Parlamento Juvenil de Moçambique, uma ONG de jovens que debate temas sobre a situação do país, defendeu hoje que a próxima revisão da Constituição da República imponha a independência do Presidente da República em relação aos partidos.
Organização da Juventude Moçambicana saiu cabisbaixa
Organização da Juventude Moçambicana (OJM), tentou organizar no passado sábado (28), claro diga-se sem sucesso, seguindo a agenda nacional do partido, um debate sobre a revisão constitucional. Uma matéria sensível e como o assunto toca também a juventude, não foram muitos que vieram. Sala repleta de crianças das escolas secundárias, como ilustra a imagem, e um presidium sem norte para guiar o debate.
Logo a prior para quem entende o jogo político deste país, podia ver que tudo aquilo tinha um fim. Desviar atenções da juventude. Mas mesmo assim, os jovens presentes não perderam oportunidades de enxovalhar aqueles que pensavam que toda juventude estava a sonecar.
Desigualdade na distribuição de riquezas: risco à paz e democracia
O filósofo, docente e investigador Severino Ngoenha disse que o nosso país é eminentemente de injustiça social, facto que leva a uma permanente violência entre diferentes estratos sociais.
A deficiente distribuição de riqueza ainda é um risco iminente à paz e democracia em Moçambique. Quem assim o diz é o filósofo e docente universitário severino Ngoenha, durante uma palestra que orientou, organizada pelo Parlamento Juvenil.
domingo, maio 29, 2011
Será que em Moçambique existiu uma transição democrática completa?
O autor (Joaquim M. Maloa) neste artigo procura responder à seguinte pergunta: será que em Moçambique a transição democrática foi completa? Será que temos uma democracia consolidada? Crise de separação dos poderes, Executivos, Legislativos e Judiciários; violação dos direitos humanos; violação das liberdades civis e políticas; o medo de represálias das instituições políticas e governamentais; repressões violentas nas manifestações são temas tratados pelo autor com vista a responder a sua pergunta de partida. Ler o aqui
Um "Grande Nao" ás Abundantes Ofertas do Partido Socialista Espanhol
Nunca as ofertas do partido socialista espanhol tinham subido tao alto como nos ultimos anos.
Tudo estava ao serviço dos jovens mesmo aquilo que os maiores__, com o cognónimo de "conservadores" no sentido pejorativo do vocabulo__, consideram imoral: a única moral dos socialistas é "dar tudo aquilo que a juventude necessita. (Boa oferta)!
Chegaram até de oferecer o controverso como o caso da lei do aborto: enquanto o senso comum hodierno considera crime o envolvimento sexual com uma menor de dezasseis (16), os socialistas espanhois ofereceram a oprtunidade gratis para o aborto precisamente para esta idade, sem o consentimento dos pais e com droga à disposiçao ( a conhecida "pastilha do dia depois") com a qual se pode dejectar o feto sem complicaçoes.
Com tudo isto, a esquerda espanhola sentia estar a prestar um serviço que lhe garantiria seu assento no poder por muito tempo já que estava favorecendo a "seiva da naçao", como se diz em nossa parcela de Africa. Ler mais
sábado, maio 28, 2011
Miscelânea
Por João Baptista André Castande
Moçambique bem pensado não pode ser Moçambique. Moçambique é o que é pela forma regressiva como ele é pensado pelos seus dirigentes. Pensar regressivamente, quando o mundo pensa progressivamente, é uma característica inata, uma marca indelével e uma identidade cultural própria. Esta a razão por que sinto saudades de um país no qual vivo e do qual nunca saí para viver fora dele. Parece um país habitado por loucos, em que as regras nunca são consideradas Já imaginaram um demente quando atravessa a estrada?" – Lázaro Mabunda, pp. 16 do jornal “O País”, edição de 6-5-2011.
Carpintaria de Muxara: Wiwanana Ethú Yorera
Por Pedro Nacuo
Carpintaria de Muxara abraça associativismo
A IDEIA de implantar uma carpintaria no bairro suburbano de Muxara, município de Pemba, começou com Subuhana Fihimo, em 2001. Hoje é uma associação, denominada “Wiwanana Ethú Yorera” (entendimento é bom), com oito mestres, treze aprendizes, entre os quais meninos dos sete aos 12 anos de idade, que nos seus tempos livres se entregam à actividade como adultos.
G8 diz que Kadhafi deve abandonar o poder
O grupo dos oito países mais industrializados consideraram ontem, no encerramento da cimeira de Deauville, dedicada às revoltas dos países árabes, que o líder líbio Mouammar Kadhafi “perdeu toda a legitimidade e deve abandonar o poder”.
Segundo a declaração final do encontro, citada pela Agência France Press, os dirigentes das grandes potências ameaçam a Síria de ser alvo de “uma acção do Conselho de Segurança” da ONU se Damasco não parar de reprimir as manifestações.
Surpresa positiva de Cabo Verde
Cidade da Praia, 25 mai (Lusa) -- Os dois maiores partidos de Cabo Verde, PAICV e MpD, não chegaram a consenso em relação ao nome para a presidência da Comissão Nacional de Eleições (CNE), cargo que ficou agora definitivamente vago.
sexta-feira, maio 27, 2011
Le Pen e a Frente Nacional são credíveis em França?
Em muitas sondagens e até eleições em França, a Frente Nacional e Le Pen (ver aqui) costumam marcar melhores pontos do os socialistas ou conservadores. Em 2002, Le Pen passou ao segundo à segunda volta das presidenciais.
Quando em 2002, Jean-Marie Le Pen passou à segunda-volta a disputar com Jacques Chirac, os socialistas franceses entraram em campanha muito séria, em apoio ao candidato dos conservadores. A luta nesse ano em França, foi pela redução de abstenção e evitar que Le Pen se tornasse presidente da França.
Será que Jean-Marie Le Pen e agora sua filha Marine Le Pen e a Frente Nacional (NF) são credíveis para muitos franceses?
A populacão de Marromeu questiona o Presidente da República
No comício popular orientado pelo PR Armando Guebuza, no distrito de Marromeu, um dos elementos da população de nome Jorge Coaza questionou o facto de o Presidente da República andar de helicóptero e não de carro que o permitiria ver o estado lastimável das estradas.
Fonte: Savana in Diário de um sociólogo - 27.05.2011
quinta-feira, maio 26, 2011
Angola: Manifestação contra a pobreza em Luanda durou até à meia-noite
Polícia deteve e libertou manifestantes que regressaram prontamente ao centro da capital. Conhecidos músicos entre os manifestantes
Uma manifestação contra a pobreza, quarta-feira, em Luanda, organizada pelo Movimento Revolucionário de Intervenção Social (MRIS), foi dispersada pela polícia que surgiu em força apoiada por helicópteros, mas a manifestação prosseguiu depois da detenção temporária dos líderes da iniciativa. Ler mais
Moçambique: Separação entre partido no poder e Estado é obstáculo à governação
Maputo - A separação entre o partido no poder em Moçambique e o Estado é "um desafio" para a governação do país, considerou hoje (quinta-feira) o Mecanismo Africano de Revisão de Pares, que avalia indicadores sobre a democracia na União Africana.
Jovens angolanos desafiaram governo, apesar da repressão policial
Centenas de participantes mantiveram-se na Praça da Independência, no coração da capital angolana, até à meia-noite.
Muitas pessoas foram detidas à margem da manifestação que ontem decorreu em Luanda e só voltaram a aparecer em público 24 horas depois. A manifestação contra a pobreza que, depois de ter sido reprimida inicialmente, voltou a reacender-se com o regresso ao local de centenas de participantes, que se mantiveram na Praça da Independência, no coração da capital angolana, até à meia-noite.
Israel admite ceder território
Netanyahu rejeitou dessa forma a proposta do presidente dos EUA, Barack Obama, e foi ovacionado em várias ocasiões por congressistas norte-americanos
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, mostrou-se ontem disposto, perante o Congresso dos Estados Unidos, a “adquirir compromissos dolorosos” para obter a paz com os palestinianos, mas disse que não aceitará voltar às fronteiras estabelecidas antes da Guerra dos Seis Dias, de 1967.
Carta aberta do PCA da LAM
Por Manuel de Araújo
Maputo (Canalmoz) – Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Administração da LAM.
Permita-me que use este meio para congratulá-lo pela recente nomeação para o prestigiado cargo de PCA da nossa companhia de bandeira! É certamente momento de orgulho, saber que a nossa companhia nacional passará a ter um PCA a tempo parcial (part-time), apesar dos inúmeros problemas que enfrenta! Nada temos contra a sua vida privada, pelo contrário estimulamos aqueles que simultaneamente para além de docentes em várias universidades, conseguem ser ao mesmo tempo deputados, presidentes de comissões especializadas, PCAs de empresas públicas e privadas, membros de comités e conselhos locais, regionais, partidárias, nacionais e outras! Um exemplo vivo de empreendadorismo e auto-estima! Ler mais
quarta-feira, maio 25, 2011
Egipto : Mubarak e filhos em tribunal
O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak e os filhos, sobre quem recaem acusações pela morte de manifestantes na revolta popular de janeiro e fevereiro, assim como de enriquecimento ilícito, vão ser julgados em tribunal, segundo a procuradoria do Egito. Foi precisamente a revolta popular que no dia 11 de Fevereiro ditou a saída de Mubarak, agora com 83 anos, do poder daquele país, após três décadas.
Uma cidadã egípcia afirmou que Mubarak deveria ser remetido para o Tribunal Penal Internacional, porque roubou o povo durante 30 anos e roubou-lhes as suas vidas. Por isso perdoá-lo é impensável!
Uma cidadã egípcia afirmou que Mubarak deveria ser remetido para o Tribunal Penal Internacional, porque roubou o povo durante 30 anos e roubou-lhes as suas vidas. Por isso perdoá-lo é impensável!
Manifestação pacífica em Luanda (1)
Ainda sobre manifestação pacífica em Luanda escute aqui o Pinto de Andrade.
Manifestação pacífica em Luanda continua após interrupção pela polícia
Polícia liberta manfiestantes que regressam prontamente ao centro da capital. Conhecidos músicos entre os manifestantes.
Centenas de pessoas continuam concentradas no centro de Luanda numa manifestação contra a pobreza e opressão.
Depois de inicialmente ter efectuado prisões para impedir a concentração dos manifestantes a polícia acabou por liberta-los e afastou-se de local da manifestação. Ler mais
António Munguambe: Algumas pessoas dos Aeroportos pretendiam vingar-se por terem perdido alguns cargos
Quando o caso despoletou em 2008 disse Munguambe que foi motivado por alguns descontentes dos Aeroportod de Moçambique.
É uma mentira grosseira e que deve ser investigada! É desta forma que o antigo Ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe, a 23 de Outubro de 2008, perante as cameras da TIM, reagia a notícia que apontava o seu envolvimento no rombo financeiro nos Aeroportos de Moçambique.
Munguambe quis que a entrevista fosse na própria casa e assim aconteceu. Ao lado da família, o agora recluso negou tudo. O trabalho dos jornalistas foi duramente criticado na ocasião.
Em marcha plano para neutralizar base da RENAMO em Marínguè
O SISE (Serviço de Informações e Segurança do Estado) e a Polícia da República de Moçambique (PRM) estão a preparar um plano com o objectivo de “neutralizar” a base que a RENAMO conserva em Marínguè, onde supostamente estão cerca de 450 homens armados.
Moçambique e Suécia redefinem cooperação
Moçambique e Suécia poderão redefinir uma nova estratégia de cooperação até finais do presente ano, um instrumento base que vai nortear o estreitamento das relações entre os dois países.
O facto foi revelado ontem, em Maputo, pelo embaixador cessante em Moçambique, Torvald Akesson, falando à Imprensa momentos depois de apresentar os cumprimentos de despedida ao Chefe do Estado, Armando Guebuza, após concluir a sua missão de quatro anos no país. Actualmente as relações entre Moçambique e a Suécia são geridas com base na Estratégia de Cooperação aprovada em 2008 para o período 2009/2012. “No final deste ano vamos definir nova estratégia de cooperação com o Governo moçambicano”, disse o embaixador.
Fonte: Jornal Notícias - 25.05.2011
terça-feira, maio 24, 2011
Portugal: Eleições 2011 (1)
Igual ao que tenho feito com eleições de alguns países africanos, seguirei as eleições de Portugal, criando assim uma possibilidade para debate e reflexão.
RENOVADAS AMEAÇAS DE XENOFOBIA NA RAS
Johanesburgo, 24 Maio (AIM) – Comerciantes estrangeiros residentes em vários subúrbios da cidade sul-africana de Johanesburgo encerraram os seus negócios e suspenderam todas as suas actividades em resposta a uma onda de ameaças e intimidações lançada, recentemente, por um grupo de comerciantes locais auto-intitulado Greater Gauteng Business Forum (GGBF) – Forum de Empresários do Grande Gauteng.
segunda-feira, maio 23, 2011
Portugal: Embaixada moçambicana distancia-se de alegado apoio PS
A EMBAIXADA de Moçambique em Portugal distancia-se do alegado envolvimento na organização da comunidade moçambicana para apoiar a campanha eleitoral do Partido Socialista (PS).
A campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 5 de Junho em Portugal arrancou oficialmente este domingo.
A campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 5 de Junho em Portugal arrancou oficialmente este domingo.
ANTIGO MINISTRO RECOLHE AOS CALABOUÇOS POR QUATRO ANOS
Maputo, 23 Maio (AIM) – O antigo ministro dos transportes e comunicações, António Munguambe, recolheu hoje, em Maputo, aos calabouços para cumprir uma pena de prisão efectiva por um período de quatro anos, em conexão com o “Caso Aeroportos de Moçambique”.
Bancadas parlamentares em ataques mútuos e ao Governo
Típico deste tipo de cerimónias, a da sexta-feira não foi excepção. As bancadas parlamentares não somente atacaram a maneira de funcionamento e gestão da Casa Magna, mas também o Executivo que lá esteve a assistir à cerimónia de encerramento. É o que se viu em relação às críticas dirigidas à cesta básica, subsídio do transportado e medicamentos apodrecidos na Matola, província de Maputo.
Apenas a Frelimo, não tendo nada de concreto a criticar no Executivo, limitou suas críticas à postura das outras bancadas no parlamento. Outras bancadas falaram pouco da Frelimo, mas dirigiram os seus discursos ao Executivo. As críticas e os ataques são de quase tudo, postura democrática, educação política, políticas de governação, medidas de alívio à pobreza, entre outros. Enquanto o partido no poder apreciou e encorajou as actividades do Governo, a oposição criticou e tentou reduzir tudo a pó.
Fonte: O País online - 23.05.2011
domingo, maio 22, 2011
O destino da nossa democracia!
...a pura vontade da maioria – da Frelimo no parlamento – conjugada com a precaridade das leis - pode tornar-se um importante factor de instabilidade institucional, criando condições para as mais perigosas aventuras políticas.
A propósito da revisão da Constituição
Eduardo Mulémbwè diz que a comissão “ad hoc” espera ir à África do Sul e Tanzania para se inspirar nos modelos políticos destes países, mas na mesma semana, na Zambézia, o Presidente Guebuza disse em comício popular que o sistema de governação em Moçambique é bom.
sábado, maio 21, 2011
É assim como se combate a pobreza?
Armando Guebuza, presidente da República de Moçambique, deixou, esta quarta-feira, a cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, depois de cinco dias que esteve de visita à província. Depois de um périplo pela província, Guebuza dormiu em Quelimane e seguiu a Namíbia. Só que esta sua despedida à província da Zambézia, sobretudo na capital Quelimane, parou algumas actividades e deixou muita gente fora dos gabinetes de trabalho.
Ler mais
Ler mais
Negros que votam em brancos devem ser atirados ao mar
"Abaixo os partidos políticos brancos, abaixo, já!" foi um dos slogans entoados pelo líder do ANC na região metropolitana de Nelson Mandela Bay (Port Elizabeth), na África do Sul, na noite de quinta-feira.
sexta-feira, maio 20, 2011
Reflectindo sobre a paz e sossego de dirigentes africanos
Ontem, um amigo tunisino contou-me uma coisa sobre Ben Ali. Segundo o amigo meu, Ben Ali tinha centenas de agentes secretos bem treinados e com formação de nível superior, isso sobretudo na informática, a trabalhar para ele. Ben Ali queria viver em paz e sossego com a sua família. Os agentes eram bem pagos para o garantir um óptimo serviço. Ao contrário, os agentes da polícia em geral, os da lei e ordem, tinham salários miseráveis com todas as suas consequências.
Provavelmente, os centenas de agentes secretos ao seu serviço e não ao serviço da Tunísia, garantiram que Ben Ali se mantivesse no poder durante 23 anos. Mas será que Ben Ali tornou-se Matusalém ali no poder?
Não é importante a segurança duma nação, de todos os cidadãos, do que apenas dos dirigentes? O que torna uma nação de insegura? Como se alcança segurança duma nação?
Novo blogs moçambicanos
Nasceram, já faz tempo, novos blogs moçambicanos e são muito activos na publicação. São:
Africa, Stand Up
NDHANETA
Africa, Stand Up
NDHANETA
quinta-feira, maio 19, 2011
Lisboa – O líder da União das tendências do MPLA, (a faccão interna que reclama democratização do partido no poder), Silva Mateus foi recentemente recebido na embaixada norte americana em Luanda, onde no âmbito político fez “uma abrangência sobre a ausência da democracia interna no seio do seu partido que conseqüentemente contagia as instituições do Estado e a sociedade em geral.”
Principais doadores querem "mais progressos" no combate à corrupção
O grupo dos 19 principais doadores do Orçamento do Estado moçambicano defendeu hoje, em Maputo, "mais progressos" no combate à corrupção, apontando a adoção de uma lei sobre conflito de interesses como uma das ações necessárias no país.
500 quilos de pedras preciosas apreendidas em Nampula
As pedras estavam a ser preparadas para exportação ilicita
Escute aqui
O governo provincial de Nampula, apreendeu meia tonelada de pedras preciosas e semi-preciosas, na residência do presidente da Comunidade Maliana em Moçambique, Djalo Dialo.
A apreensão daquelas pedras foi possível, depois de denúncias de populares da existência naquela residência dos referidos minerais. Ler mais
quarta-feira, maio 18, 2011
LIBERDADE DE INFORMAÇÃO EXIGE MUDANÇA DE MENTALIDADE, MAIS DO QUE LEGISLAÇÃO
O embaixador da Suécia em Moçambique, Torvald Åkesson considera que não basta ter leis sobre a liberdade de informação, é importante que, gradualmente, se alterem as atitudes e mentalidades dos funcionários públicos e dos cidadãos para que se possa manter e consolidar uma sociedade aberta e democrática.
Sanções contra o regime ditatorial de Wa Mutharika
De acordo com Nyasa Times, Grã-Bretanha e Alemanha cortam ajuda ao Malawi, como sanção contra o regime ditatorial do Presidente Bingu Wa Mutharika. Ler aqui em inglês.
Nigéria: SERAP processa governo no Tribunal da CEDEAO por crimes durante eleições
A organização da sociedade civil "SERAP" intentou uma acção judicial contra o Governo nigeriano no Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na sequência da morte de membros do Serviço Nacional da Juventude (NYSC) que trabalhavam como membros de pessoal para as eleições gerais de Abril último no país.
Alegada vítima de Strauss-Kahn é guineense e mãe solteira
Pouco se sabe da alegada vítima de Dominique Strauss-Kahn. É guineense, tem 32 anos e é mãe solteira de uma rapariga de 15 anos. O seu advogado, que a descreve como uma mulher orgulhosa do seu emprego, nega que esta soubesse quem era o agressor na altura do alegado ataque sexual. Ler mais.
Parlamento aprova estatuto de veteranos, que inclui ex-soldados da RENAMO
A Assembleia da República de Moçambique aprovou hoje uma proposta de lei que reconhece o estatuto de veterano de guerra, concedendo pela primeira vez benefícios aos ex-soldados da RENAMO que combateram durante 16 anos o governo da FRELIMO.
Hosni Mubarak vai pedir perdão aos egípcios
Mubarak está disposto a devolver a sua fortuna ao Estado para que o exército, ao qual entregou o poder em 11 de Fevereiro, “se oriente para uma amnistia”.
Chefe da estatal do petróleo líbia desertou, dizem rebeldes
TRÍPOLI (Reuters) - O presidente da poderosa National Oil Corporation (NOC), a estatal de petróleo da Líbia, abandonou seu cargo e desertou do governo de Muammar Gaddafi, disseram nesta terça-feira rebeldes que lutam para encerrar os 41 anos do líder no poder.
Os insurgentes declararam desconhecer o paradeiro de Shokri Ghanem, e não houve confirmação independente ou comentário das autoridades líbias. Redes de TV árabes relataram a deserção de Ghanem na noite de segunda-feira, e disseram que ele deixou a Líbia.
"Até onde sabemos ele deixou o cargo, é o que soubemos nas últimas 24 horas", disse à Reuters Ali Tarhouni, ministro das Finanças e do Petróleo dos rebelde, durante uma visita a Doha, acrescentando não saber onde Ghanem está. Ler mais
Conteúdo da revisão será conhecido na próxima sessão parlamentar
A comissão “ad-hoc” apresentou, ontem, o seu relatório da revisão da Constituição. As tarefas já desenvolvidas são, na essência, de planificação das actividades. A partir de Outubro próximo, a comissão vai à África do Sul e Tanzania inteirar-se das suas experiências em revisão constitucional.
terça-feira, maio 17, 2011
REFORÇADA SEGURANÇA PESSOAL DO GOVERNADOR
As constantes ameaças da Renamo, ex- movimento armado em Moçambique e do seu líder, Afonso Dhlakama estão a semear um ambiente de instabilidade social no seio das autoridades governamentais que começaram a acautelar-se de uma eventual manifestação promovida por aquele partido da oposição.
Juíza recusa liberdade condicional ao director-geral do FMI
Relatório médico corrobora as acusações de tentativa de violação sexual e agressão de Dominique Strauss-Khan contra empregada de hotel.
Uma juíza de Nova Iorque rejeitou hoje a solicitação de liberdade condicional de Dominique Strauss-Khan director do FMI detido no último Sábado por tentativa de violação sexual, agressão e sequestro, revelou as agências France Press e a Associated Press. Ler mais
Eleições municipais desta semana na Africa do Sul, ameaçam a hegemonia do ANC
Por causa da sua má gestão o partido no poder corre riscos de perder a sua base de apoio popular que sempre lhe garantiu a maioria
Os sul-africanos votam amanhã nas eleições locais que muitos consideram como um teste para a maioria dominante do partido ANC que tem sido criticado pelo seu falhanço em fornecer serviços básicos, combater a corrupção e lutar contra a pobreza, ao nível dos governos locais.
RENAMO BOICOTA DEBATE SOBRE REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO - Notícias - Sapo Notícias
A Renamo, o maior partido da oposição de Moçambique, boicotou hoje o debate sobre a informação da Comissão Ad-Hoc da Assembleia da República (AR) responsável pela revisão da Constituição.
Tanta visita, fanfarra, festas e esbanjamentos para quê?
Por Noé Nhantumbo
Depois das visitas em ‘Presidência Aberta’ o que acontecerá? Decerto que nada como habitualmente…
Depois das visitas em ‘Presidência Aberta’ o que acontecerá? Decerto que nada como habitualmente…
Beira (Canalmoz) – Convenhamos que os helicópteros sobrevoam aldeias, ilhas de miséria, largos milhares de hectares de terra arável desaproveitados e rios deste belo país. Pouco trazem em termos de novidades. Existirão ganhos em marketing político? Decerto que sim, mas o que se diz que se pretende em Moçambique não faz sentido em termos práticos, pois em nada tem resultado as sucessivas visitas que os governantes vêm realizando. Não nos chamem de pessimistas ou qualquer outra coisa porque os factos falam por si. Ler mais
segunda-feira, maio 16, 2011
Tribunal Penal Internacional pede mandado de detenção contra Khadafi - Notícias - Sapo Notícias
O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luís Moreno-Ocampo, anunciou hoje, em Haia, ter pedido a emissão de um mandado de detenção contra o líder líbio Muammar Khadafi por crimes contra a humanidade.A instância decidiu ainda pedir mandados contra um dos filhos do general, Seif Al-Islam, e o
Director do hospital acusado de espancar funcionária
O director do Hospital Provincial de Chimoio, em Manica, é acusado de ter espancado uma funcionária afecta à farmácia daquela unidade sanitária. Segundo contou a suposta vítima, o referido director, Manuel Mussalafo, teria interpelado a funcionária no final da jornada laboral, procurando saber o que a funcionária levava consigo na bolsa pessoal.
Amnistia Internacional volta a acusar a polícia moçambicana de ser principal violadora dos
O documento cita o exemplo das manifestações registadas a 1 e 2 de Setembro do ano passado, onde destaca que, chamada a intervir, a Polícia da República de Moçambique disparou balas reais, ao invés das de borracha, contra pessoas que protestavam contra o elevado custo de vida.
A Amnistia Internacional acaba de lançar o seu relatório anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo. Para o caso particular do nosso país, o documento acusa a Polícia da República de Moçambique de ser a entidade que mais viola os direitos humanos em Moçambique.
domingo, maio 15, 2011
Director-geral do FMI detido pela polícia de Nova Iorque
O director-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, foi detido no Aeroporto JFK, em Nova Iorque, por suspeitas de “agressão sexual, sequestro e tentativa de violação” de uma empregada de limpeza de um hotel em Times Square. O economista de 62 anos, figura de peso na vida política de França, foi retirado por agentes das autoridades aeroportuárias de um voo para Paris poucos minutos antes da descolagem.
sábado, maio 14, 2011
Governo recua e anuncia que vai renegociar mega-projectos
Sessão de perguntas e respostas no Parlamento
O executivo reconhece que o atendimento nos hospitais públicos continua mau. Ainda na sessão de ontem, o ministro do Interior disse que a FIR tentou dialogar com os grevistas da G4S antes de os espancar.
Iminente regresso às lojas do povo
O subsídio à cesta básica, cujo custo está orçado em 840 meticais (cerca de 28 dólares) será atribuído aos beneficiários segundo o critério de rendimento e residência. Para a implementação desta medida, serão seleccionadas, com base num concurso público, as lojas que serão encarregues pelo fornecimento dos
sexta-feira, maio 13, 2011
Frelimo chumba agendamento urgente da lei de desvio de fundos
Renamo acusa “os camaradas” de estarem a acobertar seus comparsas
Ainda ontem, os deputados voltaram a insistir e a clamar por respostas mais claras sobre as soluções para a fraca qualidade dos serviços de saúde e da educação.
A Frelimo chumbou o pedido de agendamento urgente do projecto de revisão da lei 1/79, sobre desvio de fundos do Estado, submetido à presidência da Assembleia da República (AR) pela bancada da Renamo.
quinta-feira, maio 12, 2011
Imprensa que não comunga no mesmo altar com governo foi excluída da visita
Ao que tudo indica, a exclusão social é mesmo uma realidade, embora alguns círculos de opinião, sobretudo aqueles que estão no poder ou por outras, os escovistas, não acreditem nisso.
quarta-feira, maio 11, 2011
Joaquim Dai é novo presidente da AMECON
Joaquim Dai substitui o actual ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, que até Dezembro dirigia os destinos da AMECON
Após cerca de cinco meses a operar em regime de gestão, a Associação Moçambicana dos Economistas (AMECON) já tem novo presidente. Trata-se do economista Joaquim Dai, eleito ontem por unanimidade em assembleia-geral da associação. Joaquim Dai substitui o actual ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, que até Dezembro dirigia os destinos da AMECON.
Após as eleições, realizadas pelos membros da AMECON à porta fechada, o presidente eleito disse ao “O País” que a sua eleição é consequência de trabalho árduo. “Após a convocação do presidente cessante, Armando Inroga, para ocupar um cargo governativo, a lista que encabeço propôs-se a assumir os destinos da AMECON, e fizemos um trabalho bastante pesado com muito pouco tempo para apresentá-lo”, referiu.
Fonte: O País online - 11.05.2011
Reflectindo: é pena que não aparece a biografia de Joaquim Dai.
Reembolsos dos “7 milhões” rondam apenas os 5 por cento
Os reembolsos dos “sete milhões” continuam a um nível muito baixo desde a sua introdução em 2006. De acordo com a informação avançada ontem, nas habituais sessões do Conselho de Ministros, de 2006 a Dezembro de 2010, os beneficiários do fundo do desenvolvimento distrital devolveram só cinco por cento do valor desembolsado pelo Governo.
No total, são 4 200 milhões de meticais que já foram entregues às populações para desenvolverem projectos em todos os distritos rurais. Entretanto, somente 227 milhões de meticais é que foram devolvidos.
Apesar da fraca devolução, o Governo diz que, no terreno, é visível o impacto dos projectos que as populações estão a desenvolver. Assim, o executivo reafirma a ideia de que mais do que a devolução, é preciso estimular-se o impacto desejado. (Sérgio Banze)
Fonte: O País online - 11.05.2011
terça-feira, maio 10, 2011
Investigadores americanos vão interrogar viúvas de Bin Laden
Os governos dos EUA e Paquistão reaproximam-se depois de crispações levantadas com a morte de Bin Laden
Um membro da administração americana disse que o Paquistão vai permitir que investigadores americanos questionem as três viúvas de Osama Bin Laden que se encontravam na sua companhia quando este foi morto.
Complexos de superioridade ou uma agenda implícita?
Por Noé Nhantumbo
Os nossos libertadores estão em convulsão ou em decadência? O poder em si e a todo o custo difere de democracia, não sabem?...
Beira (Canalmoz) – Já não é possível esconder que alguma coisa não anda bem entre os que um dia se chamaram de camaradas de armas e de ideologia. O projecto que tinham de nação independente não mostra sinais de vingar e entre eles já se lançam granadas verbais de longo alcance e significado. Afinal uns enganaram os outros ou todos enganaram a todos? Decerto que parte dos enganados é toda uma larga maioria dos moçambicanos que acreditou que os seus libertadores eram e estavam imbuídos de um espírito acima de qualquer suspeita. Ler mais
segunda-feira, maio 09, 2011
Oposição ataca Edil de Nacala-Porto
Em sessão ordinária da Assembleia Municipal realizada recentemente na cidade de Nacala-Porto, a bancada do partido da Renamo chumbou o relatório de actividades do Concelho Municipal em 2010, apresentado pelo respectivo presidente, Chale Ossufo, alegando que o mesmo enferma de falta de transparência, para além de algumas obras de reabilitação, caso, por exemplo, da avenida Julius Nyerere, denunciarem falta de qualidade.
Presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra desmente intenção de criar partido político
Hermínio dos Santos, presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique, desmentiu as alegações de que estaria a pretender criar um partido político para fazer face ao partido no poder, a Frelimo. “Não tenho tempo para criar nenhum partido. É tudo mentira e manipulação para distorcer os objectivos da nossa luta. E quem está por detrás disso, consideramos ser do SISE” afirmou Hermínio. Ler mais
domingo, maio 08, 2011
Jornal Notícias: DISTRITOS NÃO TÊM MAGISTRADOS: Há Juízes formados mas sem afectação
ALGUNS juízes formados no Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) continuam sem afectação, numa altura em que se fala de défice de magistrados judiciais em muitos distritos do país. Ler Mais
Tenho saudades de Moçambique!
“Já imaginaram um demente quando atravessa a estrada? (...) Já imaginaram um país ou cidade habitado por loucos, todos com viaturas, nas estradas devidamente sinalizadas? Assistir-se-ia a um engarrafamento de acidentes, por incumprimento de regras de trânsito. Enquanto uns andam na sua faixa de rodagem, outros andariam em contramão, na mesma faixa de rodagem”
sábado, maio 07, 2011
Côte d'Ivoire: Conselho Constitucional proclama Ouattara presidente do país
Abidjan - O Conselho Constitucional proclamou hoje (quinta-feira), Alassane Ouattara presidente da República da Côte d'Ivoire, após cinco meses de crise ligada a contestação das presidenciais de 28 de Novembro de 2010 pelo chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo, detido a 11 de Abril de 2011, constatou a AFP.
"O Conselho Constitucional proclama Alassane Ouattara presidente da Côte d'Ivoire e incitou a prestar cerimónia num detalhe que é conveniente", declarou Paul Yao N'Dré, o presidente do Conselho durante uma declaração em Abidjan.
A 03 de Dezembro de 2010, Yao N'Dré, próximo de Laurent Gbagbo, tinha aberto a mais grave crise da história do país ao proclamar Gbagbo reeleito com 51,45% dos sufrágios ao escrutínio de 28 de Novembro.
O Conselho tinha então invalidado os resultados da Comissão Eleitoral, certificados pela ONU, que davam Ouattara como vencedor com 54,1% dos votos.
Fonte: Angola press - 06.0.2011
Reflectindo: - o espelho da maioria dos conselhos constitucionais em África?
África do Sul: Esposa do ministro sul-africano condenada por vender cocaína do Brasil
Joanesburgo - Sheryl Cwele, esposa do ministro sul-africano de Inteligência, foi condenada hoje (sexta-feira) a 12 anos de prisão por ter organizado uma rede de tráfico de cocaína a partir do Brasil, informou a agência Sapa.
Ligações de jornalistas à FRELIMO ameaçam liberdade de imprensa
Maputo - As fortes ligações de muitos jornalistas moçambicanos ao partido no poder, FRELIMO, são um desafio à liberdade de imprensa no país, considera o relatório do Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA) 2010, divulgado hoje (sexta-feira) em Maputo.
Com o título "Assim é a Democracia?", no capítulo sobre Moçambique, o MISA refere ainda que jornalistas moçambicanos têm sido utilizados como agentes pelos serviços de informação do Estado, cita a LUSA.
sexta-feira, maio 06, 2011
"Classe média" africana já são 300 milhões de pessoas
O Banco de Desenvolvimento Africano anunciou que a classe média no continente está a aumentar e que abrange agora cerca de 300 milhões de pessoas.
O estudo agora divulgado pelo Banco de Desenvolvimento Africano conclui que cerca de um terço dos 900 milhões de africanos podem ser incluídos na classificação de classe média.
EUA usam helicóptero ultra secreto contra Bin Laden
Aparelho baseado no Black Hawk é praticamente invisível nos radares
Este modelo, com base no famoso Black Hawk, ou Falcão Negro, tem um revestimento especial que o torna praticamente invisível para os radares. Isso explica que os militares americanos tenham voado mais de 300 kms no interior do Paquistão sem serem detectados.
Al-Qaida confirma a morte de Bin Laden
O líder terrorista preparava para este ano novos atentados contra os Estados Unidos por ocasião do 11 de Setembro
Escute aqui
A Organização terrorista al-Qaida confimou hoje e pela primeira vez a morte de Ossama Bin Laden, e prometeu vingança.
Numa declaração datada de 3 de Maio e publicada nas páginas de Internet de organizações islamistas e analisada por serviços especializados americanos, a rede terrorista internacional confirma a morte do seu líder.
Os seguidores de Bin Laden anunciaram que irão divulgar proximamente uma gravação sonora do seu líder realizada uma semana antes do seu assassinato.
A rede terrorista prometeu por outro lado em prosseguir a “guerra santa” e de continuar os ataques contra os Estados Unidos.
As autoridades americanas informaram que documentos recuperados no esconderijo de Bin Laden mostram que a al-Qaida tinha planos para levar a cabo novos ataques terroristas por ocasião do décimo aniversário dos atentados de 11 de Setembro de 2001. Ler mais
Líder dos veteranos de guerra quer formar partido político
Hermínio dos Santos está agora no interior do país numa missão de angariação de apoios
Escute aqui
O Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique está mergulhado numa polémica provocada pelo seu próprio líder, Hermínio dos Santos, que tenciona transformar este fórum de antigos militares num partido politico.
quinta-feira, maio 05, 2011
Obama decide não divulgar fotos de Bin Laden morto
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a Casa Branca não irá divulgar a foto do corpo de Osama bin Laden, morto no domingo numa operação americana no Paquistão. A declaração foi feita durante uma entrevista nesta quarta-feira ao programa "60 Minutes", da rede de TV americana CBS.
Oposição absteve-se na hora de votar cortes nos custos de funcionamento da Assembleia da República
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje, por voto maioritário da bancada do partido governamental, a Frelimo, o projecto de resolução atinente a conta gerência da AR do passado ano de 2010.
Vaidade política que deu em falso (Concl.)
Por Arlindo Oliveira
Quando um líder político não abandona o poder, numa altura em que os ventos de revolta se desenham, o fim é sempre trágico. Nunca se brinca às revoltas, aos protestos, às manifestações. Estes fenómenos devem ser considerados seriamente.
Laurent Gbagbo, que tanto sacrifício encetou para pacificar a Costa do Marfim, fez das suas, numa altura que me parecia que ia vencer a guerra. Mais um passo, Gbagbo seria considerado um herói. Só que, infelizmente, a ambição desmedida, uma característica peculiar da maioria dos dirigentes políticos africanos deu-lhe uma traição que ficará sempre marcada durante o resto da sua vida.
quarta-feira, maio 04, 2011
Partido de Compaoré acusa a oposição de “golpe
Blaisé Compaoré enfrenta manifestações sem precedentes desde Fevereiro
O partido do presidente do Burkina Faso, Blaisé Compaoré, acusou a oposição de tentar liderar uma tentativa de golpe, ao apelar para o derrube do chefe do Estado durante uma série de protestos. O líder do Congresso para Democracia e Progresso (CDP), Roch Marc Christian Karobe, que é também presidente da Assembleia Nacional, apelou a “todos os verdadeiros democratas e patriotas a repelirem todos os conceitos que conduzem a um retrocesso da democracia”.
“Cancelas” humanas
Por Mouzinho de Albuquerque
Primeiro reafirmar aqui que tenho por vezes dificuldades em aliar as razões aos factos, quando se fala particularmente de algumas decisões que se consideram pouco acertadas no processo da nossa governação, como esta que vou abordar a seguir. Sendo contra, como quase a maioria dos residentes da cidade de Nampula, importa na realidade que me debruce hoje sobre uma que acaba de acontecer na urbe.
Talvez valha a pena começar dizendo que o 25 de Junho de 1975, dia da proclamação da nossa independência, foi feito para libertar as pessoas, neste caso o povo moçambicano da humilhação colonial, foi feito para o que o povo se encontrasse de novo com a sua dignidade depois de muito sofrimento e sacrifício.
Cabaz de compras criticado
Escute aqui
As recentes medidas anunciadas pelo governo moçambicano para tentar conter o aumento do custo de vida com subsidios para as classes menos favorecidas estão a causar alguma controvérsia e mesmo dúvidas.
Depois da revisão do escalão da categoria salarial dos trabalhadores elegíveis para beneficiar da cesta básica, dos anteriores 2000 mil meticais para 2500, e das tentativas de esclarecimentos que têm vindo a ser dados pelo governo, muitos são aqueles que que consideram que o executivo ainda não está preparado para apresentar medidas eficazes e objectivamente claras.
Gbagbo aparece em público e quer ver “curadas as feridas no país”
De acordo com a “AFP”, Desmond Tutu, Kofi Annan e Mary Robinson deram estas declarações após terem se encontrado com Gbagbo, na passada segunda-feira, em Korhogo (Norte), onde se encontra em residência vigiada pela missão da ONU (Onuci) e pelas Forças republicanas da Costa do Marfim (FRCDI).
terça-feira, maio 03, 2011
Sindicatos da FRELIMO dizem-se traídos por governo do mesmo partido
Maputo, 03 mai (Lusa) - A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos -- Central Sindical (OTM-CS), afeta à FRELIMO, partido no poder em Moçambique, criticou o governo do mesmo partido e alertou-o por não ter aprendido com os tumultos de setembro contra o aumento dos preços.
Executivo anuncia reajustamentos de salários na Função Pública
estratégia para duplicar a produção agrícola e, por via disso, reduzir a pobreza alimentar de 57 para 40%.
O Governo anunciou ontem, na sua XV Sessão Ordinária, as tabelas “exactas” dos salários dos funcionários públicos, tendo em conta as categorias e carreiras de cada funcionário.
Governantes africanos responsáveis pelas intervenções estrangeiras
Presidente do Ruanda critica duramente seus homónimos africanos
O presidente ruandês, Paul Kagamé, considerou que a intervenção militar das potências internacionais nos países em crise em África, baseando-se nos casos da Costa de Marfim e da Líbia, é a “consequência dum fracasso colectivo e individual dos dirigentes africanos. Quando alguns Estados africanos criam eles próprios as condições duma ingerência externa nos seus próprios assuntos, a sua responsabilidade é inteira. Se a nossa própria fraqueza e a nossa má governação expõem-nos à manipulação, é inútil queixar-se”, declarou Paul Kagamé em entrevista à revista Jeune Afrique, publicada ontem, citada pela Pana.
Teoria da Conspiração ou… Será que a morte de Osama bin Laden não foi exatamente como nos contam?… « Quintus
A morte de Osama bin Laden numa intervenção das forças especiais numa mansão nos arredores da capital paquistanesa, Islamabad vem por fim à “caça ao homem” mais mediática e dispendiosa de sempre.
Para chegar a este ponto foram precisos maisde dez anos de pesquise, espionagem e operações especiais frustradas… mas tenhamos uma certeza: quando Obama disse perante as câmaras do mundo inteiro que “forças especiais dos EUA tinham morto Osama bin Laden” que não se tenham dúvidas: ele foi mesmo morto. Obama não se poderia arriscar a ser apanhado em falso por um erro destas proporções quer quando fez esta comunicação, quer quando tomou a decisão de realizar o ataque na passada sexta-feira. O ataque terá sido realizado este domingo e a partir de uma pista recolhida em agosto de 2010 e que passou essencialmente pela localização do paradeiro de um mensageiro usar por Bin Laden para comunicar com o mundo exterior (por usb pen, na maioria das vezes). Ler mais
Reacções sobre morte de Osama Bin Ladin
Alegria, alívio e raiva marcam reação à morte de Bin Laden
NOVA YORK (Reuters) - Sobreviventes e parentes de vítimas de atentados cometidos pela Al Qaeda reagiram com satisfação na segunda-feira à notícia de que Osama bin Laden foi morto, mas também expressaram raiva e tristeza pelos ataques.Mundo fica em alerta após EUA matarem Osama bin Laden
WASHINGTON/ABBOTTABAD, Paquistão (Reuters) - Osama bin Laden foi morto na segunda-feira em um ataque norte-americano a sua mansão no Paquistão e seu corpo foi rapidamente sepultado no mar, pondo um fim dramático à longa caçada ao líder da Al Qaeda que se convertera no mais poderoso símbolo do terrorismo global.
Muçulmanos em Moçambique "tristes" com a morte de Osama bin LadenAfrica reage à morte de bin Laden
Imã de Bissau envia "condolências" à família de Bin Laden
MPLA saúda morte de Bin Laden
Porta-voz Rui Falcão diz que "foi tirada uma pedra do sapato"
Leia mais clicando os textos.
Agentes da ordem e segurança pública ou da desordem e insegurança pública?
O Jornal @Veradede publicou um artigo aqui sobre “tentativa” de violação sexual a uma jovem, detectada por um repóter fotógrafo e uma atitude duvidosa de diversos agentes da corporação na 1ª esquadra e comando da Cidade de Maputo a quem o repórter denunciou. Eis o artigo:
Agentes da PRM surpreendidos numa violação "roubam" material fotográfico
segunda-feira, maio 02, 2011
Bin Laden foi encontrado em prédio de luxo no Paquistão
Por Patricia Zengerle e Alister Bull
WASHINGTON (Reuters) - As forças dos Estados Unidos finalmente encontraram o líder da al Qaeda, Osama bin Laden, não em uma caverna nas montanhas do Afeganistão, mas com sua mulher mais nova em um complexo de um milhão de dólares em um resort de verão perto da capital do Paquistão, segundo autoridades norte-americanas.
Gbagbo deve 200 milhões de dólares a Angola
Laurent Gbagbo, o ex-presidente da Costa do Marfim é citado pela “La Lettre du Continent” como tendo enviado a 5 de Fevereiro do corrente ano, a Luanda, o seu então Ministro do Orçamento Justin Koné Katina para negociar um empréstimo de 200 milhões dólares (100,000 milhões CFA), com as autoridades angolanas. O montante do dinheiro seria para o pagamento de salários dos funcionários públicos para o mês de fevereiro.Ler mais
domingo, maio 01, 2011
Obama anuncia morte de Bin Laden
Líder da Al Qaeda foi morto por forças especiais norte-americanas numa mansão perto de Islamabad, a capital do Paquistão, onde estava escondido
O Presidente Barack Obama anunciou esta madrugada que os Estados Unidos mataram o chefe da Al Qaeda, Osama Bin Laden, no Paquistão.
Bin Laden foi morto por forças especiais norte-americanas, com helicópteros e uma pequena equipa de «Navy Seals» juntamente com alguns membros da sua família, numa mansão perto de Islamabad, a capital do Paquistão, onde estava escondido.