Escolta e guarda-costas uniformizados para certos ou mesmo muitos dirigentes do partido Frelimo pode ser o que inspirou aquele jovem, Constantino André, secretário-geral da OJM.
Uma vez, eu ao entrar no Canal Residencial, %em Nacala, vi homens fardados e armados lá fora e alguns encostados a uma camioneta. Quando entrei lá dentro, o meu irmão disse-me que estava ali o meu/nosso amigo que na altura era primeiro-secretário provincial da Frelimo, o falecido Ivala. Eu não podia e nunca posso fazer-me de quem não o viu. Também não quis ter medo de falar com o meu amigo que ainda estava no lazer. Não sei se fora a minha presenca que lhe tinha precipitado, mas a verdade é que tudo foi estranho. Foi daí que praticamente, eu nunca interagia com ele. De facto, Ivala voltou a ser meu amigo quando deixou de primeiro-secretário da Frelimo e tornou-se vice-reitor da UniZambeze...Um meu antigo amigo amigo e sempre meu conterrâneo de Memba, foi um dos primeiros-secretários de Nampula, altura que vendo-me de longe, por exemplo dalí da sede da OMM, ele corria para dentro da sede do partido. Na altura, havia uma árvore de sombra e alguns membros, sobretudo aqueles que vinham das províncias ficavam a conversar. Por conta disso, houve vezes que fiquei ali parado conversando com alguns desses que eu lhes conhecia. Mais longe dessa história, o estranho foi ver ele dalí passou a deputado da AR e depois a administrador de um distrito, em ver, em 2023, que andava com dois guarda-costas. Eu vi isso alí no Stardand Bank, em Nampula...
Ora, em 2006, fui ao encontro de Benjamim Cortês que era na altura delegado provincial da Renamo em Nampula e nada igual vi como os dirigentes da Frelimo. Em 2011, tive encontro com Lutero Simango, na altura deputado e chefe da banca do MDM. Viajei com ele e sem guarda-costas. No mesmo ano tive encontros com os então deputados Ismael Mussá e Carlos Colaco, sem guarda-costas. Em 2006 vi o falecido Ossufo Quitine, naltura chefe da bancada da Renamo, de forma descontraída, na praia de Naherenque.
Perante isto, já parto para uma reflexão e quicá leitura para perceber a utilidade das escoltas e às vezes dos guarda-costas". Quem são os que realmente precisam desses servicos e quando? Quem são os usam esses servicos para fins diferentes à seguranca.




