Páginas

terça-feira, julho 31, 2012

Pagamento de horas extras em Monapo: Professores acusam direcção distrital de descontos arbitrários

Os professores da Escola Secundária de Monapo, na província de Nampula, acusam a direcção distrital da Educação de estar a fazer descontos arbitrários nos valores a serem pagos pelas horas extras, situação que já esta a criar um mal-estar no seio daqueles funcionários públicos.

Machado da Graça e os prazos da Provedoria de Justiça

Por João Baptista André Castande

Depois de dirigir parabéns ao Provedor de Justiça pelo excelente trabalho por este levado a cabo nas celas da cadeia do Comando da PRM da cidade de Maputo, virado para o exame do ambiente de reclusão em que vivem os cidadãos aí encarcerados, Machado da Graça, na sua “A Talhe de Foice” de 27-7-2012, não escondeu a sua preocupação quanto ao prazo excessivamente longo (60 dias), que o Provedor de Justiça estabeleceu para a direcção da cadeia sanar todas as irregularidades detectadas.

População ameaça voltar a plantar 'cannabis' após insucesso de outras culturas

A população de um distrito de Manica, no centro de Moçambique, onde foram destruídas 18 toneladas de 'cannabis' em 2011, ameaça retomar o cultivo da droga face à inexistência de mercado para as culturas alternativas.

Casos de sequestros: Valores anunciados pela Polícia podem não ser reais

O Banco de Moçambique pôs, ontem, em causa os valores anunciados recentemente pela Polícia como tendo sido encontrados nas contas dos indiciados de sequestros que nos últimos tempos assolaram as cidades de Maputo, Matola e outras regiões do país.

Chivukuvuku desafia dos Santos para um debate público

Luanda - O dirigente da coligação CASA-CE, Abel Chivukuvuku desafiou o presidente José Eduardo dos Santos a um debate público sobre o futuro de Angola e as políticas dos seus partidos.
Chivukuvuku falava num comício em Luanda a assinalar o início oficial da campanha eleitoral para as eleições de 31 de Agosto e o seu desafio é idêntico aao apresentado pelo líder da Unita Isaías Samakuva que também quer um debate com o presidente dos Santos. Ler mais

A quem interessa a ponte da Ka Tembe?

“É terrível ter governantes com uma visão reduzida à cidade de Maputo, esquecendo-se que Maputo representa, em termos dimensionais e populacionais, uma porção quase insignificante deste país. É verdade que esta cidade tem um contributo significativo nas estatísticas, sobretudo, quando se calcula o índice de redistribuição da renda. Por exemplo, só a renda do nosso Chefe do Estado, Armando Guebuza, é capaz de, nas estatísticas, colocar milhares de moçambicanos acima da linha da pobreza, quando, na realidade, estão abaixo dessa linha”.

Resultados do 1º furo de prospecção petrolífera na província de Nampula, Moçambique, conhecidos em Setembro

Os resultados do primeiro furo de prospecção petrolífera em Memba, na bacia do Rovuma, já na costa da província de Nampula, deverão ser apresentados em Setembro próximo, disse o porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia de Nampula, Fila Lázaro.

Maputo – KaTembe: “A Verdade Sobre a Ponte para a Casa da Mãe do Presidente” – Conclusão!!

Por Jonathan McCharty

Sabemos que a noção vigente na nossa sociedade que, “quem tem carro, então é rico”, está muito longe de corresponder àverdade!! Esse é o exercito de indivíduos estressados, que estáconstantemente a contar moedas, com o coração na mão, porque o carro está na reserva há mais de 3 dias e, “não vá ele querer-me surpreender com uma paragem súbita no meio da rua, por falta de combustível”!! Se fosse possível ligar em série as luzinhas amarelas de todas as viaturas com o tanque na reserva, resolveríamos o problema de iluminação pública neste país!! Ler mais

Partido Frelimo tem peso a mais na sociedade

“Toda a gente sabe que o partido no poder tem um papel muito preponderante e com peso na sociedade, talvez, maior do que devia ser. Quem não dá apoio (ao partido) e quem não concorda ou discorda abertamente pode ter dificuldades. Há também uma distribuição bastante ilegal das riquezas. Portanto, penso que há mais que a gente possa fazer.” – Professor Dr. Eric Morier-Genoud. Ler mais

segunda-feira, julho 30, 2012

Partido Frelimo tem peso a mais na sociedade


– diz historiador Suíço, Professor Dr. Eric Morier-Genoud, que lançou semana finda livro sobre nacionalismo em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau.

“Toda a gente sabe que o partido no poder tem um papel muito preponderante e com peso na sociedade, talvez, maior do que devia ser. Quem não dá apoio (ao partido) e quem não concorda ou discorda abertamente pode ter dificuldades. Há também uma distribuição bastante ilegal das riquezas. Portanto, penso que há mais que a gente possa fazer.” – Professor Dr. Eric Morier-Genoud.

“Vamos continuar a remover bandeiras do MDM da cidade”

– Edgar Bartolomeu, comandante da Polícia Municipal de Chimoio
Chimoio (Canalmoz) – A implantação do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) pelo país está a ser impedida por quem está na administração do Estado. Não está fácil. Em diversas regiões do país reportam-se actos de intimidação e até de tortura psicológica e física dos membros deste jovem partido criado em 2009. É o caso da cidade de Chimoio, onde por ordens da edilidade local dirigida pelo partido Frelimo, os membros do MDM são proibidos de manter içadas a bandeira do seu partido em qualquer canto da cidade, mesmo que se trate de instalações próprias. Ler mais

Why are there so many Japanese cars in Maputo?


A fascinating and detailed look at the import of Japanese used cars to Maputo. In order to support the local new car industry, Japan imposes onerous inspections and high charges on cars over three years old, so there is a big export of 3-year old cars to Africa. Andrew Brooks follows the import of these cars by Pakistani families via Durban and through corrupt customs officials in Mozambique

"Networks of power and corruption: the trade of Japanese used cars to Mozambique", by Andrew Brooks. The Geographical Journal, 178: 80–92. Academic paper, but available free on http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1475-4959.2011.00410.x/full


Fonte: MOZAMBIQUE 199 News reports & clippings 30 July 2012

Sérgio Vieira adverte



‎"Chamar a atencao, discordar, mostrar variantes ao que se faz nunca significou negar o muito e bom que se realiza. Para alguns a observacao ou sugestao critica indiciam oposicao desenfreada, saudosismo do colonialismo ou outro passado. Nada mais falso. O choque de ideias gera o progresso, faz raciocinar, o conformismo conduz a estagnacao, decadencia e desastre.
Estamos em 2012, vesperas do X Congresso da FRELIMO, a reflexao sobre a politica economica que integra os transportes, a valorizacao e industrializacao do processamento dos recursos naturais, da energia, da agricultura, deviam tornar-se as grandes vertentes do debate que se espera. Mais do que escolher dirigentes, necessita-se de politicas".
Sergio Vieira, in Domingo, citado por José de Matos no Facebook

O tipo de governantes

“Ainda no secretariado provincial, para o cargo de secretário do comité de verificação foi eleito Agostinho Chelua, ex-administrador do distrito de Erati, o mesmo que, em Novembro de 2010, foi detido e acusado devido ao desvio do dinheiro do Fundo de Desenvolvimento Distrital. Chelua derrotou, na disputa, Bernardo Munheque, presidente da Assembleia provincial, que concorria à sua própria sucessão.” O País online ( 30.07.2012)

Reflectindo: Alguém ainda dúvida do tipo de governantes que o partido no poder procura? Eis aqui mais sinal claro. Como muitos sabem,  Chelua não é o único. Temos muitos que acabaram ser promovidos depois de terem sido notabilizados em desvios de fundos para si próprios e ou para o partido no poder.

sábado, julho 28, 2012

MAIS UM CASO DE RAPTO EM MAPUTO

Mais um caso de rapto ocorreu quinta-feira, a noite, na cidade de Maputo, numa altura em que a polícia moçambicana está envolvida numa operação de neutralização de sequestradores.

A vítima é um jovem de nome Wassem Ahmed, de 26 anos, da Casa das Loiças, localizada na Avenida Karl Marx, na capital moçambicana. Ele foi raptado quando se dirigia à mesquita para mais uma oração.

sexta-feira, julho 27, 2012

Lady SOAS ou o diálogo com os mortos


(A propósito de uma entrevista de Graça Machel)


Por: Barnabé Lucas Ncomo

Há afirmações de figuras políticas nacionais que são de tal forma controversas e desfasadas da realidade que acabam por assumir foros surrealistas. Viu-se isso numa entrevista recente ao canal televisivo, TVM, em que Graça Machel se viu confrontada com perguntas acutilantes do jornalista Simião Ponguane. Graça Machel reclamou representar uma ala liberal no seio da Frelimo e, por inerência, do regime que essa formação política tem dirigido desde há mais de três décadas. Quando o entrevistador indagou sobre as razões da Frelimo não ter conseguido gerir o descontentamento de alguns moçambicanos a ponto de haver um movimento que, depois, se chamou Renamo, Graça Machel descartou-se com algo inesperado, afirmando desconhecer que alguma vez os cidadãos moçambicanos tivessem colocado as suas posições perante o regime, tal como a Frelimo havia feito em relação ao governo português antes do início da luta armada. Graça Machel rematou o seu argumento, afirmando: 

Renamo denuncia "perfil falso" do líder no "Facebook"

A Renamo, o maior partido da oposição moçambicana, denunciou a criação de um perfil falso em nome do líder, Afonso Dhlakama, na rede social "Facebook", que considerou tratar-se de "uma ofensiva contra a sua imagem".

Deputados propõem 5 a 10 anos de prisão para escuta telefónica

A proposta diz ainda que quem, por uso de meios informáticos, divulgar documento ou facto que põe em perigo interesses do Estado (independência, unidade e segurança) seja punido com pena de prisão (5-10 anos).

Maputo – KaTembe: “A Verdade Sobre a Ponte para a Casa da Mãe do Presidente” – Uma Solução Alternativa!!

Por Jonathan McCharty

Não me lembro da quantidade de “seminários de estradas” em que participei, cujo tema assente era a “pavimentação da estrada para a Ponta de Ouro”!! Os números ali apresentados, mostraram sempre com clareza, que não existia tráfego suficiente para justificar esses investimentos!! Mas se forem a notar, em nenhum momento da nossa abordagem condenamos a construção dessa estrada!!

O que temos estado a defender no decurso desta série, é que, nas condições actuais, o Estado Moçambicano não está em posição de enveredar por soluções arrojadas, quando alternativas mais racionais e económicas, estão disponíveis e, em nossa opinião, devem ser exploradas! Ler mais

Presos mais quatro sequestradores

A Polícia da República de Moçambique (PRM), deteve nas últimas quarenta e oito horas mais quatro indivíduos em conexão com os casos de sequestros que se registaram nas cidades de Maputo e Matola.

quinta-feira, julho 26, 2012

Trabalhadores da Kenmar ameaçam greve

Escute aqui

Face as ameaças dos trabalhadores da Kenmar, maior projecto de exploração mineira em Nampula de paralisar o decurso normal das actividades para dar lugar a um greve geral por tempo indeterminado em reivindicação a uma série de violações da lei do trabalho, a direcção da empresa desdobra-se para alcançar um consenso.

Com Europa em crise, Merkel é elogiada por repetir vestido comprado há 4 anos

A chanceler alemã, Angela Merkel, recebeu rasgados elogios na imprensa por ter usado o mesmo vestido de quatro anos atrás na cerimônia de abertura do Festival de Bayreuth.
Merkel, que nunca perde o evento celebrado anualmente na Baviera e dedicado à obra de Richard Wagner, compareceu à cerimônia acompanhada pelo marido, Joachim Sauer, com o mesmo vestido azul que usou em Bayreuth há quatro anos. A única mudança foi a bolsa da mesma cor do vestido, ao invés da bolsa preta usada em 2008.

No Combante à Pobreza Absluta


Por Egídio Vaz

Eu tenho muita pena dos nossos governantes, principalmente dos membros do Conselho de Ministro. Eles enfrentam enormes dificuldades de locomoção principalmente quando têm que se reunir para tomar decisões tão importantes como por exemplo, durante o Conselho de Ministros.

As sirenes, os batedores e os carros da polícia não são suficientes para acelerar a marcha para os seus encontros. E isto tem acarretado constrangimentos diversos, incluindo a perca do precioso tempo, neste momento em que o combate a pobreza absoluta está ao rubro e ela foge a sete pés.

Maputo – KaTembe: “A Verdade Sobre a Ponte para a Casa da Mãe do Presidente” – O Preço da Ignorância!!

Aquando da última alteração curricular na UEM com vista a“Bolonização do Sistema”, vozes racionais da sociedade vieram a terreiro expor os seus pontos contra aquela desastrosa medida! Quem devia ouvir, fez “ouvidos de mercador” na altura, mas o tempo tratou de pôr tudo em pratos limpos!! Uma dessas vozes“dissonantes” foi a “Ordem de Engenheiros de Moçambique”!! Não haja dúvidas que, quando a UEM, depois do “caldo entornado” fez o seu “recuo estratégico”, a imagem desta e de outras organizações da sociedade civil, que souberam estar do “lado certo da história”, saiu reforçada!!...

...Antes de falarmos de “desenvolvimento” devemos olhar para os números!! É preciso acabarmos com esta cultura em que “o clímax último do sucesso” se observa quando se corre a anunciar que este ou aquele crédito bancário (financiamento) foi assegurado!! No caso desta ponte, onde está o estudo de viabilidade económica?? Qual é o volume de tráfego corrente?? Qual é a sua previsão de crescimento?? Qual é o período de vida útil da obra?? Que receitas directas serão amealhadas nesse período?? Ler mais

Maputo: Elites ocupam Vila Olímpica

O Fundo de Fomento de Habitação (FFH) divulgou a lista de 63 “antigos combatentes” apurados para ocupar igual número de apartamentos na Vila Olímpica do Zimpeto, em Maputo.
Da lista divulgada pelo Fundo de Fomento de Habitação como beneficiários, o Canal de Moçambique detalha os mais conhecids da praça, nomeadamente: Alberto Chipande, Filipe Nyussi, Carmelita Namashulua, Deolinda Guezimane, João Pelembe, João Américo Mphumo (Sócio da Home Center e Clínica Cruz Azul), Raimundo Pachinuapa, Raimundo Maico Diomba entre outros. Ler mais

Crimes repugnantes vs nossa lentidão em agir

De quando em vez, o país, a partir de determinadas regiões, é abalado por crimes repugnantes. Desde o caso do nosso irmão zambeziano, no início de 1990, no bairro Zona Verde, na cidade de Maputo, cuja cabeça foi decepada por “amigos” seus — certamente de amigo só o nome! —, a mando supostamente de um indivíduo à frente de uma organização religiosa, até aos nossos dias, a nossa reacção continua a ser de estupefacção...
Banaliza-se a morte e isso não se pode aceitar. Os assassinos até falam sem pestanejar. E nós, de um modo geral, estamos a ser lentos em agir. De que estamos à espera? Não acreditamos que estes crimes tenham mandantes? É que nem que seja uma psicose, há que curá-la pelo mal e sangue que representam!...

Leia o texto na íntegra aqui

Falta de transporte gera caos em Maputo

A escassez de transporte de passageiros está a agravar-se, nos últimos dias, nas cidades de Maputo e Matola, apesar da recente injecção de autocarros na transportadora municipal, ex-TPM, principalmente nas horas da ponta, ou seja, nasmanhãs e nos finais de tarde. Por causa desta situação, os utentes chegam, vezes sem conta, atrasados aos seus destinos e vêem-se obrigados a fazer várias ligações, gastando mais do que o planificado. Ler mais

quarta-feira, julho 25, 2012

Populares de Mutiva e Muanona pedem contas a Chale Ossufo

Pelo alegado incumprimento do seu manifesto eleitoral

O presidente Municipal de Nacala-Porto, Chale Ossufo, foi fortemente criticado pelos moradores dos bairros de Mucuahipa, Locone e Nabulusa, devido à alegada falta de atenção às suas preocupações, desde que foi conduzido ao cargo há cerca de quatro anos. Ler mais (Nacalense)

Selecção nacional arrecada 14 medalhas no mundial de Tang Soo Do

Maputo (Canalmoz) – Um total de 14 medalhas, incluindo cinco de ouro, foram conquistadas pela selecção nacional de Tang Soo Do, no campeonato mundial de artes marciais desta modalidade, realizado recentemente na cidade norte-americana de Greensboro, na Carolina do Norte, Estados Unidos da América. Ler mais.

Reflectindo: parabéns compatriotas pela elevacão da bandeira nacional!

Circular de Maputo "não parece bom projecto", diz responsável da ONU-Habitat

A construção da Circular de Maputo, que inclui uma estrada que ligará a capital moçambicana ao bairro da Costa do Sol, e, deste ponto, ao distrito de Marracuene, "não parece bom projecto", considera o coordenador da ONU-Habitat.
Recentemente, o Governo moçambicano e o Exim Bank da China assinaram um acordo no valor de 222 milhões de euros para melhorar a circulação e ligação da capital com os arredores, um projecto conhecido como Circular de Maputo.
A edificação da infraestrutura rodoviária, que será a maior da província de Maputo, prevê a construção de raiz de 52 quilómetros de estradas, reabilitação de outros 22 quilómetros e terá duas vias de rodagem em cada sentido. Ler mais

Maputo – KaTembe: “A Verdade Sobre a Ponte para a Casa da Mãe do Presidente” – Introdução!!

Por Jonathan McCharty

Nestes últimos dois mandatos temos vivido uma presença constante da necessidade de superar os “records” estabelecidos pelo anterior PR. Não que sejam “records” necessariamente de acções honráveis, mas grosso modo, mundanas, evitáveis, despicáveis. Vimos isso em primeira mão com a renovação de toda a frota de viaturas protocolares da Presidência, o despesismo exponencial do Estado, o aluguer de helicópteros para deslocações da ordem de 20Km, a atribuição do seu nome a infra-estruturas públicas, o seu empresariado de sucesso, de seus filhos e sequazes associados, só para citar alguns exemplos. Penso que, apesar de alguns “prémios comprados”, o que vai ser difícil de bater mesmo é o “Prémio Mo Ibrahim”!!

Se estão lembrados, em 2004, Chissano “mandou” asfaltar a estrada para a sua aldeia natal, num exercício financeiro que custou ao Estado Moçambicano através de créditos do BADEA (Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África) a modesta quantia de 10 milhões de dólares. Mas Guebuza precisa de superar esse “record” também!! Não com uma estrada, mas com uma mega-ponte para sua aldeia natal, cuja construção esta avaliada em 735 milhões de dólares.  ler mais

Alcoolismo, mendicidade e vadiagem também passam a ser criminalizados

O documento que vai a debate público tem a particularidade de passar a criminalizar o alcoolismo, a mendicidade e a vadiagem.

Guebuza e o geo-provincianismo presidencial

Por Josué Bila

“A batalha pela liberdade do pensamento não conhece armistício; a luta pela sua salvaguarda é uma guerra contínua que existirá enquanto existirem as forças que a ela se opõem” – Fraser Bond

A Imprensa moçambicana, num passado bem recente, publicou que o presidente da República, Armando Guebuza, adjectiva de “desgraçados, tagarelas, intriguistas e apóstolos da desgraça” a todos aqueles que levantam críticas em torno da direcção do partido Frelimo e do seu governo. Estes factos têm sido noticiados com algum alarmismo jornalístico, em meio ao exorcismo do jornalismo provinciano. Os fundamentos sobre os quais aqueles adjectivos depreciadores pousam nem sempre são expurgados, contudo, creio, sem medo de errar, que o comportamento do mais alto magistrado de Moçambique merece mais acuidade racional e menos alarmismo jornalístico. Ler mais

Detidos funcionários que desviaram material do VII Festival Nacional de Cultura

Oito funcionários do sector da educação na província de Nampula encontram-se detidos na primeira esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) indiciados no roubo de quarenta colchões que foram usados no centro de acolhimento da Escola Secundária de Muatala no âmbito do VII Festival Nacional de Cultura, evento realizado nesta região nos dias 11 a 15 de Julho corrente.

terça-feira, julho 24, 2012

MDM usurpa poderes dos munícipes em Quelimane

Num evento do município de Quelimane, este Domingo (22), um chefe do posto administrativo do conselho municipal ostentou a bandeira do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) na sua motorizada, além de muitos dirigentes terem participado com camisetas daquela formação partidária.

Raptos em Maputo e Matola: Conheça o espólio de luxo nas mãos dos sequestradores

Na sequência do trabalho operativo realizado pela Polícia foi possível recuperar 22 viaturas, seis das quais mini-buses usadas pelos sequestradores para transportar as suas vítimas. As restantes foram compradas com o produto dos sequestros e mostravam a ostentação que o grupo exibia.
Um turismo de marca Honda circulava com a esposa do cabecilha Angolano, e as restantes andavam com os restantes membros da rede, contando-se Mercedes Benz, Toyota Elegrand, Surf, Hilux, Corolla e Nissan, todos da última geração.

Marx, a Frelimo e o campesinato

Por: Michel Cahen

No seu período radical (1975- 1987), a Frelimo, muito mais que “comunista”, foi um partido de modernização autoritária, que queria transformar à força o campesinato para criar o homem novo numa nação homogénea e de língua portuguesa. É de reparar, por exemplo, que as aldeias comunais não serviam para colectivizar o campo. A produção colectiva nas aldeias comunais representou aproximadamente 1% da produção total aí registada, e era principalmente destinada a criar pequenas reservas para poder receber “os camaradas vindos da Nação” (os dirigentes vindos da capital do país ou das capitais provinciais). As cooperativas eram de consumo e comercialização e não de produção, salvo algumas excepções (nas aldeias-modelo que os observadores estrangeiros visitavam).

X Congresso da Frelimo não elege candidato às presidenciais de 2014

Segundo Edson Macuácua, porta-voz da Frelimo, Armando Guebuza será um "candidato natural" a mais um mandato na presidência do partido, para a qual foi eleito, em 2005.
Por outro lado, a formação política no poder não vai eleger o candidato às presidenciais de 2014 no X Congresso, ficando essa responsabilidade endossada ao Comité Central, em data ainda não definida. Ler aqui

Fonte: Rádio Moçambique – 24.07.2012

O Presidente do Gana, John Atta Mills, morreu hoje aos 68 anos, informou em comunicado a presidência.


"É com grande pesar no coração que anunciamos a morte repentina e prematura do Presidente da República do Gana", referiu o comunicado.
O Presidente Mills, no cargo desde 2009, adoecera horas antes, mas não foi anunciada a causa da morte.
Segundo a presidência, Mills morreu num hospital de Accra.

Fonte: RTP - 24.07.2012

Escola

Eu passei em situação similar como aluno e como professor, mas não vou considerar de algo normal. A questão não é se um ou dois vai ou vão sair bem sucedidos. Isto é, se poucos vão sair bem sucedidos. A questão é sobre o acontece a todos estes sentados ali. Vejam que os alunos aqui são supostos que aprendeem nas mesmas condições.  O professor não tem como ir a quem precisa da sua ajuda. Portanto, o problema estende-se ao número de alunos por professor algo que me fez lembrar de muitos professores formados, mas desempregos... Na altura que fui aluno em condições similares, a maioria saiu da escola sem saber ler e escrever...

Machado da Graça sobre máquinas de ginástica à casa da Presidente da Assembleia da República


Por Machado da Graça

Como vai a vida? Do meu lado tudo bem, felizmente.
Mas queria falar-te de uma nossa dirigente, a Presidente da nossa Assembleia da República.
A dra. Verónica Macamo é uma personagem de peso.
E não me estou a referir ao seu inegável peso político, que ela demonstra ao dirigir, com competência, delicadeza e um permanente sentido de humor, os trabalhos parlamentares.

Quem pára estes burlões?

Editorial


Os moçambicanos continuam a ser burlados pelo Governo do partido Frelimo. Nas festas nacionais deixa-se para trás o País, Moçambique, para se andar a evocar o partido Frelimo. Em vez de se evocar o que de facto nos une e é comum a todos nas festas que deveriam ser nacionais só se vêem símbolos do partido que está no Governo.

MINISTRO DEMITE-SE DEPOIS DE DESASTRE DE 'FERRYBOAT' EM ZANZIBAR

ZANZIBAR, 24 JUL (AIM) – O Ministro tanzaniano dos Transportes Marítimos, Hamad Masoud Hamad, demitiu-se Segunda-feira na sequência de um desastre em que um ‘ferryboat’, MV Skagit, transportando 290 passageiros, se afundou semana passada fazendo pelo menos 78 mortos e 66 continuam desaparecidas.

Frelimo acusada de perseguição de membros do MDM em Inhambane

“Fui detido na 2ª Esquadra sem justa causa. Obrigaram-me a entregar os meus três endereços electrónicos, meus números de telefones, incluindo o do meu pai. Na semana passada, a PIC elaborou uma notificação e está a minha procura”- Carlos Benildo Machava, presidente da liga juvenil do MDM.

Inhambane (Canalmoz) – O partido Frelimo, na cidade Inhambane, é acusado de perseguir membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Carlos Benildo Machava, presidente da liga juvenil desta formação política conta que está a ser perseguido por agentes da Polícia de Investigação Criminal (PIC). Ler mais

I Congresso do MDM marcado para cidade da Beira

Segundo o porta-voz do MDM, a escolha da cidade da Beira tem que ver com os custos. Tendo em conta que a Beira está no Centro do país, a distância para os membros e delegados será reduzida.

O I Congresso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) vai, estrategicamente, ter lugar na cidade da Beira, na província de Sofala. Em termos de datas, os militantes do MDM escolheram a primeira quinzena de Dezembro.

Alice Mabote apela ao partido MDM a apostar na formação da opinião pública

A presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), Maria Alice Mabote, defende a necessidade de o partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) promover maior formação da opinião pública para transmitir conhecimentos relacionados com o processo eleitoral e saber exigir o cumprimento dos manifestos eleitorais por parte dos partidos vencedores. Mabote manifestou esta convicção na expectativa de se tentar evitar a manipulação dos eleitores pelo partido no poder.

segunda-feira, julho 23, 2012

Escute aqui

O Movimento Democrático de Moçambique, MDM, lançou no último domingo em Nampula, o processo de preparação das teses ao 1º congresso do partido a ter lugar na província central de Sofala em Dezembro próximo. 
O partido tenciona levar a cabo diversas sessões de auscultação em diferentes níveis com vista a potenciar as suas políticas sectoriais a serem aplicadas em caso de uma eventual vitória nos próximos pleitos eleitorais de 2013/14. 

“Um dos mandantes dos sequestros chama-se Danish e é de origem asiática”

A Polícia da República de Moçambique ainda não conseguiu prender os autores morais dos 22 sequestros de empresários ou seus familiares de origem asiática no país, mas um dos detidos, que se acredita seja um dos operativos, disse pelo menos o nome de um dos mandantes. A imprensa teve ontem a possibilidade de os conhecer, incluindo os meios que usaram para os raptos e os respectivos cativeiros.

Membros da Frelimo condenados por vandalizarem infra-estruturas do MDM

O secretário-geral do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Luís Boavida, disse que os órgãos de justiça moçambicanos ganharam já a consciência de que é necessário cumprir com as normas relacionadas com liberdade dos cidadãos no exercício da actividade política no país, facto que começou com o processo de julgamento e consequente condenação dos supostos membros da Frelimo que protagonizam acções de vandalismo contra as infra-estruturas e símbolos do seu partido.

China ajuda Moçambique no combate à pobreza

Moçambique vai beneficiar da ajuda da República Popular da China para a definição de novas fórmulas e políticas para combater a pobreza, que afecta mais do que a metade dos moçambicanos.

Com base nos acordos bilaterais de cooperação, os dois países lançaram nesta segunda-feira um Centro para a Cooperação na Redução da Pobreza, uma unidade cuja missão será a elaboração de pesquisas e recomendações de políticas para combater a pobreza.

A REVOLTA


Revoltado com aqueles que um dia prometeram-me um futuro melhor
aqueles que do meu voto, não conseguem reconhecer o seu valor
aqueles que um dia discursaram palavras,
palavras estas que hoje se resumem em falsidade

Sequetradores apresentados aos jornalistas

A Polícia da República de Moçambique, PRM, apresentou hoje os seis individuos envolvidos nos sequestros ocorridos nos últimos meses nas cidades de Maputo e Matola.
Quatro dos sequestradores são moçambicanos, um angolano e um nigeriano. No grupo encontra-se uma mulher, esposa do angolano.

A putização da juventude Maputens

Nota: desconhece-se o autor deste texto se assim se pode chamar, mas penso que as questões constantes são pertinentes e merecem alguma atenção e reflexão. (Eduardo Matine)


A putização da juventude Maputens


Prostitutas sempre houve na nossa cidade. Era um grupo relativamente pequeno, de moças e mulheres de poucos rendimentos, de famílias pobres, que usavam o que Deus lhes deu e a ganância dos homens, para sobreviver economicamente. Ocupavam certos passeios, zonas de certos bairros e bares de certas ruas.

Ásia poderá vir a ser o destino do gás natural descoberto em Moçambique

A Ásia poderá vir a ser o principal destino para o gás natural descoberto na bacia sedimentar do Rovuma, em Cabo Delgado, cujas reservas de 100 biliões de pés cúbicos deverão começar a ser exploradas em 2018, disse recentemente em Nampula a ministra dos Recursos Minerais de Moçambique.

Citada pelo matutino Notícias, de Maputo, a ministra Esperança Bias disse ainda que enquanto os mercados asiáticos oferecem 13 dólares por quilojoule a Europa oferece apenas 8 dólares, preços que se deverão manter tendo em atenção a procura pelo produto registada nos países asiáticos.

Moçambique tem potencial para ser um dos principais destinos turísticos na África Austral

Moçambique tem potencial para se tornar num dos principais destinos turísticos na África Austral e tem vindo a crescer em número de visitantes e receitas, mas ainda está muito aquém das suas possibilidades, afirma a Economist Intelligence Unit.

Ao Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos Candidatura de Moçambique excluída

A Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos excluiu a candidatura de Moçambique ao posto do juiz do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos (TADHP). O Governo moçambicano apresentou a candidatura de Ângelo Matusse, actual procurador-geral da República adjunto.
O nome de Mutusse apareceu depois de Sinai Nhatitima, ter recusado que o seu nome fosse proposto pelo facto do Governo não ter cumprido com os requisitos estabelecidos pela Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos. Ler mais

domingo, julho 22, 2012

O que é a democracia?

“Sócrates rendeu-se a Guebuza”, lia-se na manchete do semanário Zambeze, depois da assinatura dos documentos que transferiram para Moçambique a administração de Cahora Bassa. O que me atraiu no título foi o verbo escolhido, que evoca uma semântica de guerra.
Resolvo consultar os meus recortes e, passados quinze minutos, estou elucidado: persiste na comunicação social moçambicana uma retórica de guerra, herdada da Guerra Civil e que ainda não desarmou. O problema é que os jornalistas parecem não se dar conta de que a linguagem não é inocente ou neutra e indicia sintomas e que o modo como certos vocábulos se infiltram nos textos, em lugar de sinónimos mais anódinos, é motivado por indubitáveis condicionalismos sociais.

Conferência nos EUA prevê o fim da pandemia de SIDA

A possibilidade de pôr fim à pandemia de SIDA graças a um arsenal de novos tratamentos mostra uma luz no fim do túnel para autoridades e pesquisadores, que estão reunidos desde este domingo na Conferência Internacional sobre a doença em Washington, mesmo que ainda não se fale em cura.

"Pela primeira vez acreditamos que podemos declarar o começo do fim da pandemia de sida", disse à imprensa Diane Havlir, professora de Medicina da Universidade da Califórnia de San Francisco (Califórnia, oeste), e copresidente da Conferência da sida de 2012.

Sequestros: Oficial da PRM desmente que o filho esteja detido


O adjunto Comissário da Polícia da República de Moçambique, Carlos Rungo, desmentiu informações que afirmam que o seu filho está a contas com as autoridades policiais em conexão com a onda de sequestros que recentemente abalaram o país.

"Onde vai o Governo buscar esse dinheiro para devolver aos suecos?"

MARCO DO CORREIO

Por Machado da Graça

Bom dia, António

Como estás tu, meu bom amigo? Do meu lado tudo bem, felizmente.

Mas constatando que os tempos estão a mudar. “The times, they are a´changing” cantava o Bob Dylan, há muitos anos , lembras-te? e o mesmo deve ter dito, há dias, o nosso Ministro dos Negócios Es­trangeiros ao receber a carta da embaixadora da Suécia em Maputo.

Formam-se aos milhares, mas não são contratados

“Muitos dos novos candidatos moçambicanos ao mercado de trabalho são forçados a aceitar empregos marginais na economia informal, com poucas perspectivas de trabalho estável”. O relatório sobre Perspectivas Económicas em África vais mais longe: “Actualmente, não existe nenhuma estratégia em Moçambique para promover o emprego jovem”.

sábado, julho 21, 2012

O que nos falta para capitalizar quadros como Pacelli L. José Zitha?


Curriculum Vitae of Professor Doctor Pacelli L. J. Zitha, Chair of Oil and Gas Production Engineering.:



Em suma:

O Prof. Dr. Pacelli L. J. Zitha, nascido em Maputo em 1961, dirige actualmente a disciplina de Engenharia de Produção de Petróleo e Gás no Departamento de Geotecnologia da Universidade de Delft, Holanda. É assessor sénior da empresa petrolífera Shell. Estudou na Inglaterra. Em França, como estudante da Universidade Pierre et Marie Curie, obteve o mestrado em ciências e o doutoramento em Física de Matéria Condensada. É autor de mais de 65 artigos científicos e técnicos, tendo editado dois livros. Deu início e geriu diversos projectos internacionais de produção de petróleo e gás. Interessa-se presentemente por projectos de capacitação em países em desenvolvimento e pela promoção de sistemas sustentáveis de energia. No seu país é desprezado. (Redacção / Aunício da Silva)

Vale interessada em outros minerais em Nampula, Cabo Delgado e Niassa

A Vale Moçambique, que já extrai o carvão mineral na província de Tete, está neste momento a efectuar prospecção e pesquisa de outros recursos minerais, como o fosfato e níquel, nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.

Ilda Muchangage condenada a quatro anos de pena suspensa

A 4ª secção do Tribunal Judicial da cidade da Beira condenou, em sentença lida  na  quarta-feira,  Ilda Muchangage, membro da Assembleia Municipal da Beira (AMB) pela bancada da Frelimo,  a quatro anos de pena suspensa, em conexão com a emissão de declarações a favor de pessoas singulares em nome do órgão deliberativo.

sexta-feira, julho 20, 2012

Se conhecem essa magia, quantos é que são ricos?

O sociólogo e antropólogo José Chuva Cafuquisa questiona:
“Se eles conhecem essas propriedades, essa magia para conduzir alguém a ser rico ou tratar alguém para ser rico, mas eles próprios curandeiros, quantos é que são ricos?” — perguntou José Chuva Cafuquisa para de seguida referir que “o que está a acontecer ultimamente é que dessas várias categorias, há uns que dizem que para ser rico ou para manter ‘um alto tacho’ nas instituições do Estado, porque não se mata pessoas apenas para se ser rico, mesmo os directores de empresas ou membros do Governo passam noites em branco no curandeiro para ‘se defenderem’, por exemplo, quando há uma visita do Presidente da República, para ‘agarrarem’ os tachos”. Ler mais

Membro da Assembleia Municipal da Beira condenada por abuso do poder

A 4ª secção do Tribunal Judicial da cidade da Beira condenou, em sentença lida na quarta-feira, Ilda Muchangage, membro da Assembleia Municipal da Beira (AMB) pela bancada da Frelimo, a quatro anos de pena suspensa, em conexão com a emissão de declarações a favor de pessoas singulares em nome do órgão deliberativo.

Telemóveis chegam a três quartos da população mundial

Cerca de três quartos da população mundial contam, atualmente, com acesso a telemóvel e a comunicações móveis, revela um novo estudo divulgado ontem.

CPLP gere Teodoro Obiang em “banho maria”

A cimeira de Maputo foi vista por muitos como a que, finalmente, aceitaria a Guiné Equatorial, que tem como presidente um homem considerado ditador, Teodoro Obiang Nguema Mbasongo, como seu membro efectivo, mas o Conselho de Ministros da CPLP, reunido ontem para preparar as resoluções a serem adoptadas hoje pelos Chefes de Estado, decidiu recomendar o adiamento da adesão daquele país à organização, segundo deu a conhecer George Chicoty, ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, que presidiu ao encontro.

quinta-feira, julho 19, 2012

Custódio Duma eleito presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos

O jurista Custódio Duma foi ontem eleito presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos.
A eleição decorreu no período da tarde, envolvendo 11 membros da Comissão.
Custódio Duma é advogado de profissão, consultor na área de Direitos Humanos, Democracia e Boa Governação. É analista político e docente universitário.

Vídeo porno leva delegado do INGC em Sofala a pedir demissão

Luís Pacheco, delegado provincial do Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC) em Sofala, acaba de ser destituído do cargo, em conexão com a circulação de um vídeo pornográfico em que é protagonista, com a participação de uma jovem estudante universitária de estabelecimento público na cidade da Beira.

quarta-feira, julho 18, 2012

Raptos em Maputo: Polícia acciona ‘caça’ aos mandantes após detenção de operacionais

Uma vez detidos os indivíduos descritos como sendo os operacionais na prática de crimes de rapto de pessoas, com enfoque para agentes económicos, que se vinham registando no país, as atenções das autoridades policiais viram agora para a procura dos respectivos mandantes.

Criminalidade em alta na cidade de Nampula

A onda de criminalidade em Nampula, sobretudo nos bairros periféricos da  capital provincial, tem vindo a conhecer um aumento galopante nos últimos tempos, uma tendência que em menos de duas semanas resultou na morte de três pessoas por agressão e estrangulamento, sendo as vítimas dois professores e uma mulher.

Nampula: MDM revitaliza-se pensando nas eleições

A delegacão política do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), em Nampula, encontra-se envolvida num amplo processo de revitalização das suas estruturas a vários níveis, nomeadamente nos distritos, cidades e vilas.

Luís Pacheco não foi exonerado

Apresentou uma carta a colocar o lugar à disposição e ainda não houve deliberação da Direcção Geral do INGC

Maputo (Canalmoz) – Afinal o delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Sofala, Luís Pacheco, não foi exonerado, contrariamente ao que vem sendo propagado em alguma Imprensa.
Luís Pacheco, que é irmão do ministro da Agricultura e membro da comissão política do partido Frelimo, José Pacheco, viu-se envolvido num escândalo sexual quando um vídeo pornográfico por si gravado em privado, acabou por aparecer na internet.
Luís Pacheco aparece no vídeo pornográfico com uma estudante da Universidade UniZambeze em “acrobacias” sexuais. O vídeo parou nas redes sociais e nos telemóveis de muitas pessoas na cidade da Beira e também do país e do estrangeiro. Ler mais

Reflectindo: será que ele vai ser exonerado? Para boa conduta dos dirigentes para que Samora Machel morreu para sempre.

PRM confirma detenção de filho de um general da polícia

Carlitos Rungo faz parte do grupo que raptou Samir Nishar. Terá sido detido apenas ontem porque no sábado foi visto num restaurante de Maputo

Maputo (Canalmoz) - Depois de ter dito que não sabia que a detenção de quatro indivíduos e a apreensão de duas viaturas na operação de Beleluane, estava relacionada com o casos do rapto de Samir Nishar, finalmente a Polícia da República de Moçambique (PRM) admitiu ontem, embora de forma distorcida, que realmente a detenção de cinco individuos, dentre os quais “um filho de um adjunto de comissário da Polícia”, está relacionado com os casos de rapto nas cidades de Maputo e Matola.
A Policia não disse o nome do jovem filho do general, mas o Canalmoz sabe que se trata de Carlitos (Litos) Rungo. Ler mais

Filho de alta patente da PRM entre os sequestradores detidos em Maputo

A PRM, a nível do Comando-Geral, anunciou na noite de ontem a detenção, na cidade de Maputo, de cinco indivíduos apontados como autores dos casos de raptos de agentes económicos nacionais e estrangeiros registados nos últimos cinco meses em diferentes pontos do país.

terça-feira, julho 17, 2012

Aos comícios do Chefe de Estado

"... as enchentes que caracterizaram a sua passagem pelo Niassa testemunham a “saúde” do seu partido na terra dos Matacas e, por conseguinte, demonstram a credibilidade de que a Frelimo goza junto das populações, em resultado das realizações visíveis desde que tomou conta do país, em 1975. " Armando Guebuza citado pelo Jornal Notícias aqui.

Reflectindo: Aos comícios do chefe de Estado Mocambicanos só vai quem é simpatizante da Frelimo? Será a confirmacão de que as presidências abertas são puras propagandas políticas?

Moçambique e Angola são governados por ditaduras comunistas

Advogado e político angolano em Grande Entrevista ao Canal de Moçambique
Durante o tempo colonial nunca tinha ouvido falar de fuzilamentos, mas o primeiro impacto depois da independência foi o fuzilamento em praça pública. Foi assim em Angola e em Moçambique também. A vida não tem valor para o MPLA e a Frelimo.
Não estou preocupado que da próxima vez, quando chegar ao aeroporto de Maputo, digam-me: não pode entrar. Nós temos de afastar a Frelimo e o MPLA do poder. Os indivíduos do partido comunista angolano, o MPLA, e os indivíduos do partido comunista de Moçambique, a Frelimo, devem ser afastados, para os nossos países se desenvolverem de uma forma mais democrática e equitativa.
Vocês aqui têm os serviços de segurança e nós também os temos, como havia a PIDE-DGS. Ler mais

Nampula exporta primeiro ferro para a China

A primeira exportação de minério de ferro produzido no distrito de Lalaua, província de Nampula, terá lugar até ao final do ano, tendo como destino a China, com o primeiro lote a ser constituído por cerca de 28 mil toneladas de magnetite de ferro.

Jovens de Cuamba indignados com governação local

Iniciou, ontem, na cidade de Cuamba, província do Niassa, a conferência distrital sobre Democracia e Boa Governação, promovida pelo Parlamento Juvenil, inserida no programa “Distrito Pólo de Desenvolvimento Democrático”. 
Intervindo na sessão de abertura, perante mais de 150 jovens, o presidente do Parlamento Juvenil, Salomão Muchanga, voltou a insistir na necessidade dos jovens serem obreiros da sua própria libertação, qualificando ainda de intolerável o nível de degradação política e social que se encontram mergulhados os distritos do Niassa. Aliás, Cuamba é mostra visível desse abandono, onde em mais de 15 anos de poder autárquico não tem sequer uma única estrada asfaltada.

segunda-feira, julho 16, 2012

Malabo contra ordem de captura de Teodorin

A presidência da República da Guiné-Equatorial reagiu com veemência após juízes franceses terem lançado um mandado de captura internacional contra o filho do presidente equato-guineense Teodoro Obiang Nguema, no inquérito dito de “bens mal adquiridos”, noticiou a AFP.

Em Africa há Governos (In)amovíveis


Por Ivone Soares*

Falar de África, dos africanos, dos Governos e suas excentricidades é sem duvida apaixonante. Encontramos um pouco de tudo no continente africano e, particularmente, sendo eu jovem, adoro inteirar-me do que se passa nos países da região, dos problemas e progressos que o continente tem e regista. Para tal, tenho lido muito sobre a minha África sobre o seu passado e converso com os mais velhos, “arranco-lhes” histórias que não estão escritas e perpetuadas em parte alguma, delicio-me convivendo com esses ‘’poços de sabedoria’’ e deleito-me a cada nova narrativa que leio. Claramente, nota-se que tenho muito amor pelo meu continente, pelo meu país, Moçambique, e é por amar a minha terra que me custa calar quando julgo ter uma opinião a emitir.

Ex-editor de “O Autarca” no banco dos réus na Beira

O ex-editor do jornal electrónico “O Autarca”, Falume Chabane, está desde ontem a ser julgado na terceira secção do Tribunal Judicial de Sofala, em conexão com a publicação de artigos sobre o caso de uma criança deficiente, que responde pelo nome de Aisling Binda, que se viu impedida de continuar a estudar durante todo o ano lectivo 2011.

Sindicalistas da CPLP reunidos em Maputo

O Primeiro-Ministro, Aires Ali, desafiou hoje os sindicatos a incentivarem a cultura de trabalho e a contribuírem para a melhoria das habilidades técnico-profissionais, de modo a permitir que a população tire maiores benefícios dos recursos que abundam no país. Ler mais

Reflectindo: afinal o que é sindicato/sindicalismo? Este discurso do PM Aires Ali será uma reflexão de sindicatos num sistema ou regime comunista?

O clã Simango

Por: Armando Cuna

Não concordo com Ericino Salema quando afirma que “o MDM parece ser mais uma organização familiar. Não um projecto nacional… Tudo se resume ao clã Simango. Tenho algumas dúvidas que se faça política com família”. Clã porquê? Por estarem a militar na mesma organização Lutero e Daviz? Ou por ambos terem funções de responsabilidade no partido?
Tomás Salomão-João Mário Salomão; Luísa Diogo-Vitória Dias Diogo; António Sumbana-Fernando Sumbana são irmãos que foram Ministros de um mesmo governo e nunca ouvi ninguém a rotular a Frelimo de ser clã dessas famílias.

Director Geral de Hospital Central admite casos de extorsão

Nampula (Canalmoz) – O director-geral do Hospital Central de Nampula (HCN) Dr. Moisés Alberto Lopes, não descarta a possibilidade de estar a haver casos de extorsão de utentes pelo pessoal da maior unidade de saúde da província mais populosa do país. Acedeu finalmente ser entrevistado pelo Canalmoz em reacção às queixas dos utentes vinculadas por nós na semana passada. Ler mais

domingo, julho 15, 2012

Severino Ngoenha: Chissano roubou-me a Agenda 2025

Porque o Presidente Guebuza não usa a Agenda 2025 em programas de desenvolvimento do país?


Tenho duas coisas a dizer. Primeira: Agora, há um grupo que está a trabalhar novamente na Agenda 2025, sob chefia do Professor Lourenço do Rosário (reitor de A Politécnica). O grupo está a revisitar o documento, sob iniciativa do presidente Armando Guebuza. Segunda: O presidente Guebuza, antes de sair do poder presidencial, está a dar-se conta de que é necessário revisitar o projecto e o documento (apresentado publicamente, no dia 25 de Junho de 2001, pelo Comité de Conselheiros, no salão nobre do Conselho Municipal de Maputo, perante o antigo presidente Joaquim Chissano e perante a nação).

Em agosto: LAM lança desconto promocional de 65 porcento

A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), a transportadora nacional, lançou para o mercado nacional uma campanha promocional, traduzida no desconto em 65 por cento das tarifas em voos internos a partir do primeiro dia de Agosto próximo.

Dlamini-Zuma é eleita nova chefe da Comissão da União Africana

A médica e diplomata Nkosazana Dlamini-Zuma, da África do Sul, venceu uma eleição neste domingo para se tornar a primeira mulher a chefiar a Comissão da União Africana, disseram delegados da Cimeira da União Africana a decorrer em Adis Abeba, capital etíope.
A ex-mulher do presidente sul-africano Jacob Zuma derrotou o actual chefe e rival Jean Ping, de Gabão, que dirige a entidade da organização de 54 membros desde 2008.

Reuter in Rádio Mocambique - 15.07.2012

Nampula: Hoje cai o pano do Festival Nacional da Cultura

Hoje cai o pano da sétima edição do Festival Nacional da Cultura que vem decorrendo desde a última quarta-feira na província de Nampula, juntando cerca de dois mil artistas, entre os da dança e músicas tradicional e ligeira, artes plásticas e artesanato, teatro, moda, entre outros.
Foram quatro dias de intensa actividade que, além da cidade de Nampula, estendeu-se para Nacala e Ilha de Moçambique, onde algumas das ricas manifestações do nosso mosaico cultural tiveram lugar. Ler mais

Religiosos alertam para contraste entre aumento de igrejas e "crimes hediondos"

Lideres religiosos em Manica, centro de Moçambique, condenam a "degradação moral" da população, que dizem ter resultado em "crimes hediondos", o que contrasta com o aumento no número de igrejas na região.
"O evangelho está a crescer, no número de igrejas, mas o cumprimento da mensagem não está a crescer. A mensagem de Deus diz ouvir e cumprir, mas são muitos crentes que não cumprem, daí os crimes hediondos contra um ser igual", disse à Lusa José Madeira, pastor da Igreja Evangélica Assembleia Livre de Moçambique.

Há tubarões que comem pão inteiro sozinhos

A antiga Primeira Ministra de Moçambique actual Presidente do Conselho de Administração (PCA), do Banco Barclays, falando no decurso do Fórum Mulher apontou o dedo acusador a algumas figuras políticas do país de estarem a usufruir o que poderia beneficiar um numero considerável da população com destaque para as mulheres que são as mais pobres do país.

sábado, julho 14, 2012

Moçambique: Países-Baixos suspendem a sua ajuda financeira ao país

Os Países-Baixos decidiram suspender a sua ajuda financeira referente ao ano de 2013 a Moçambique, por causa das dúvidas que pairam sobre a sua boa governação e a sua capacidade de lutar contra a corrupção, anunciou quinta-feira, a sua embaixada na capital moçambicana, citada pela AFP.
"Moçambique, foi avaliado sobre as suas performances em termos de redução da pobreza, da governação e da luta contra a corrupção", declarou Michael Thijssen, responsável político da missão diplomática dos Países-Baixos.
"Segundo os nossos novos critérios, os esforços não foram suficientes nesses domínios, por isso, a partir de 2013, os fundos de ajuda orçamental serão alocados aos sectores específicos como a saúde", acrescentou Thijssen.
Os 19 países doadores de Moçambique, dos quais os Países-Baixos, fazem parte da reavaliação das suas ajudas a cada ano. Moçambique, faz parte dos 18 países, cuja ajuda foi reduzida.

Recursos Minerais e Hidrocarbonetos de Moçambique: A Quadrilha Volta ao Ataque!! – Conclusão

Por Jonathan McCharty

Moçambique dispõe de vastas reservas de carvão mineral, com particular destaque para as localizadas nas províncias de Tete e Niassa. O valor de reservas consideradas como provadas é de 6 biliões de toneladas. Para além da área de Moatize, existem diversas outras áreas em que decorrem trabalhos de pesquisa ou de avaliação de reservas.

Assumindo que o Estado Moçambicano vai deter 15% do Projecto de Carvão de Moatize em parceria com a Brasileira Vale, e tendo em conta que, dos 6 milhões de toneladas de capacidade correntemente instalada no terminal de carvão do porto da Beira (num futuro próximo, a capacidade irá aumentar para cerca de 20 milhões de toneladas por ano), e os utilizadores deste terminal vão partilhar a capacidade útil daquela infra-estrutura na proporção de 68% para a Vale e 32% para a Rio Tinto, significa que a quantidade anual exportada pela Vale será de 4 milhões de toneladas (13,6 milhões no futuro) e 2 milhões de toneladas para a Rio Tinto (6,4 milhões no futuro). Ler mais

OMM atrasa desenvolvimento das mulheres em Moçambique – considera Alice Mabote

A Presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique Alice Mabote considera que a Organização das Mulheres Moçambicanas (OMM), é um dos entraves do processo de desenvolvimento, empoderamento e promotor de violação dos seus direitos e promoção da exclusão social e racial, económico devido ao seu envolvimento com o partido no poder, a Frelimo.

No topo elas já participam, mas continuam sem peso na base

Mais de 300 pessoas participaram, ontem, no simpósio sobre a “Inclusão e Exclusão da Mulher na Economia Moçambicana”, um evento que espelhou a dura realidade enfrentada pelas mesmas no dia-a-dia.
“As mulheres continuam no sector reprodutivo sem remuneração e produtivo pouco remunerado”.

Porquê a Expressão “Combate à Pobreza Absoluta” deve ser banida da circulação!

Nota: este artigo de autoria de Jonathan McCharty, foi publicado a 18 de Maio de 2008, portanto, há quatro anos. Republico-o hoje a propósito do novo discurso da senhora Graca Machel no qual defende que   “É mais mobilizador lutar pelo desenvolvimento do que contra a pobreza”aqui. 

Por Jonathan McCharty

Porquê a Expressão “Combate à Pobreza Absoluta” deve ser banida da circulação!



“Combater a pobreza absoluta” é uma expressão que não incentiva, a quem quer que seja, a trabalhar! O facto é que, todas as acções minúsculas (microscópicas mesmo) possiveis e imagináveis se enquadram nos grandes feitos dessa “batalha”. Portanto, se eu oferecer uns berlindes aos meninos da rua, estou a combater a pobreza absoluta! Se no dia de alguma cerimónia religiosa fritar umas "badjias" e oferecer aos miúdos de um infantário qualquer, estou a combater a pobreza absoluta! Posso estender toda esta página a deliciar-vos com mais exemplos (ridiculos)!
Como que a corroborar o que acabei de dizer, procurem seguir os serviços noticiosos e os media em geral, para comprovarem a cobertura massiva que é dispensada a essas acções minúsculas! Quem é que se vai sentir motivado a trabalhar, se o simples “movimento do seu polegar” já o qualifica a “grande combatente da pobreza absoluta”? Ler mais

Cidade de Nampula: UniLúrio projecta implantar hospital

A Universidade Lúrio (UniLúrio), sedeada na cidade de Nampula, pretende implantar, na chamada capital do norte, um hospital privado de referência, com capacidade para 70 camas.

Aquela instituição pretende ainda criar uma empresa que possa produzir feijão e soja, em Unango, na província do Niassa. Embora sem precisar para quando tal deverá ocorrer, o reitor daquele estabelecimento do Ensino Superior, Jorge Ferrão, disse que a implantação da unidade hospitalar, na cidade de Nampula, e da empresa, visa garantir a absorção dos quadros formados e facilitar a comercialização destes dois produtos localmente.

sexta-feira, julho 13, 2012

Graça Machel em entrevista à Televisão de Moçambique

Graça Machel diz que falar em combater a pobreza é nivelar por baixo os objectivos a alcançar. Na entrevista conduzida pelo jornalista Simeão Ponguana da TVM, a viúva de Samora Machel refere que adoptámos.
um modelo económico que, mundialmente, provoca graves desequilíbrios sociais, sem, contudo, introduzir os mecanismos de balanceamento necessários para evitar a exclusão. Leia, a seguir, trechos da referida entrevista.

Frelimo “assalta” evento e promove pré-campanha eleitoral

Mais uma vez o partido Frelimo está a usar dinheiro do Estado para fazer política partidária e mais uma vez o presidente da República e do partido Frelimo, Armando Guebuza apadrinhou tais práticas, desta vez ao presidir à abertura do VII Festival Nacional de Cultura que decorre na cidade de Nampula desde terça-feira, sob propósito da “preservação e manutenção da unidade nacional”.

África do Sul sob receio do retorno de xenofobia

A presença de imigrantes na vizinha África do Sul esta, mais uma vez, sob ameaca. Entre quarta e quinta-feira grupos de sul-africanos assaltaram e destruíram bens de estrangeiros, maioritariamente etíopes e somalis, situação que sugere o retorno da violência xenófoba de 2008.
AIM possui informações que indicam que mais de 500 etíopes, chineses e somalis foram atacados entre quarta e quinta-feira depois de grupos de sul-africanos na área de Botshabelo, província de Free State, tê-los exigido a abandonarem os seus negócios...

França considera 'provável' uma intervenção militar no Mali

O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, disse nesta quinta-feira, 12, ser "provável" uma intervenção militar no Mali para acabar a instabilidade no país do oeste africano. Após um golpe de Estado, militantes da Al-Qaeda controlaram parte do território, causando caos no país.

Facebook: As 20 mentiras mais comuns dos utilizadores

Um estudo realizado a 2 000 utilizadores do Facebook mostra como as pessoas manipulam informação e mentem para parecer mais atraentes nas redes sociais, noticiou hoje o jornal espanhol ABC.
"Isto leva a uma cultura de vanglória, e a um sentimento de importância que pressiona as outras pessoas a sentirem-se desadequadas. O perfil de um indivíduo nas redes sociais é a sua versão ideal, deliberadamente construída", afirmou John Barthlomew, ao site The Wall, local onde foi publicado o estudo.
80% dos entrevistados confessaram já ter feito alguma distorção para o seu perfil parecer mais interessante. Podem ser mentiras piedosas ou praticamente uma vida paralela.
As 20 mentiras mais comuns dos utilizadores do Facebook são estas:

Vale Moçambique promete transportar pessoas e carga

A futura linha-férrea que vai ligar o Porto moçambicano de Nacala, província nortenha de Nampula, e a região central carbonífera de Moatize, em Tete, que está a ser concebida basicamente para a exportação de carvão via marítima, também será usada para o transporte de passageiros e carga diversa, segundo garante a Vale Moçambique.

quinta-feira, julho 12, 2012

Novo embaixador americano em Moçambique

Douglas Griffiths substitui Leslie Row


A embaixadora norte-americana em Moçambique despediu-se Quinta-feira do Primeiro-ministro, Aires Ali, marcando o fim da sua missão diplomática no país.

Nobel da Economia alerta para problemas associados a

Maputo - Moçambique deve estar "consciente dos problemas" que outros países tiveram após a descoberta de recursos naturais, para tirar vantagens dessa riqueza, alertou hoje (quinta-feira) o Nobel de Economia, Joseph Stiglitz.
"Se tiverem consciência dos perigos de usar mal o dinheiro dos recursos naturais, vão geri-lo melhor. Há que manter a transparência e assegurar uma forte base democrática, disse à Lusa o economista norte-americano.

Empresa sul-africana vai construir fábrica para o processamento de ananás em Moçambique

A empresa sul-africana First National Choice vai iniciar ainda este ano a construção de uma fábrica para o processamento do ananás produzido na região agrícola de Muxungué, província de Sofala, para posterior exportação para a Alemanha, informou o jornal moçambicano Correio da Manhã.

Boaventura Sousa Santos: Democracia africana depende das "várias legitimidades" no continente

A vitalidade da democracia africana dependerá do reconhecimento das legitimidades que coexistem nas sociedades do continente, principalmente da inclusão do poder tradicional nas instâncias de decisão, defendeu em Maputo o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

Interesse no gás natural leva PM sul-coreano a Moçambique

A Coreia do Sul pretende instalar no país uma empresa de prospecção e exploração de gás natural para abastecer o mercado asiático. Em troca, Moçambique espera ganhos na área da ciência e tecnologia.
Não podia ser outra coisa, senão o gás: este é o grande interesse que move o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik, a deslocar-se a Moçambique para um encontro de negócios com as autoridades moçambicanas, representadas pelo Ministério da Energia, com envolvimento directo dos técnicos da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos - ENH.