Desde a noite de ontem, que as forças militares do Governo estão a confrontar-se, com os homens da Renamo na região de Chitalu, localidade de Mupindonhanga, distrito de Gondola, província de Manica. A população está sob fogo cruzado e em total desespero.
Tudo começou quando um batalhão das forças armadas escalou aquele povoado em caça a Afonso Dhlakama e começaram a violentar a população acusando-a de estar a proteger o líder da Renamo que está em parte incerta. Várias casas da população foram incendiadas na alegada caça a Afonso Dhlakama.
O porta-voz da comando provincial da Polícia da República de Moçambique em Manica, Belmiro Mutandiua confirmou ao CanalMoz o registo dos confrontos mas não avançou os motivos nem o número de vítimas. A fonte também não quis comentar sobre a acção dos agentes das tropas governamentais que estão a incendiar as palhotas da população.
Entretanto, o porta-voz da Renamo, o deputado António Muchanga confirmou também os confrontos. Muchanga denunciou “movimentações militares de forças combinadas com vista a eliminar fisicamente Afonso Dhlakama, contrariando deste modo os apelos da comunidade nacional e internacional para um compromisso de um diálogo sério de modo a restabelecer a Paz e a democracia”. (Redacção)
Fonte: Canalmoz - 02.10.2015
Sem comentários:
Enviar um comentário