Páginas

quarta-feira, novembro 30, 2011

A história do debate entre os candidatos que não aconteceu

Eleições intercalares em Quelimane.

Lourenço Aboobacar e Manuel de Araújo eram as figuras mais esperadas para debaterem os seus manifestos eleitorais, no mesmo painel e em directo na Rádio Paz, da Igreja Católica em Quelimane. O debate defraudou as expectativas dos munícipes!

CLAMOR DA DEMOCRACIA NÃO GARANTE ESTABILIDADE POLÍTICA E SOCIAL-MARP

O clamor da democracia em Moçambique só por si não garante a estabilidade social e política, pelo contrário, a estabilidade deve assentar na redistribuição social e no combate cerrado contra a corrupção.
O Sudão ordenou ontem a expulsão do embaixador do Quénia, depois de a justiça queniana ter emitido um mandado de detenção contra o Presidente sudanês, procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade e genocídio no Darfur.

Fonte: Imensis - 30.11.2011

Por crimes contra a humanidade: Gbagbo desembarca na Holanda para depor no Tribunal de Haia

O ex-presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, aterrou no início da madrugada desta quarta-feira em Roterdão, na Holanda, para depor no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, segundo informações da agência Reuters, onde é acusado de crimes contra a humanidade que teriam ocorrido no seu país após as eleições de novembro de 2010.

terça-feira, novembro 29, 2011

ELEIÇÕES MUNICIPAIS INTERCALARES - PRM prende membro da AP

A POLÍCIA da República de Moçambique em Cuamba, deteve há dias Carlos Martins, membro da Assembleia Provincial eleito pela lista do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, alegadamente por ter sido surpreendido pelos simpatizantes da Frelimo a registar os números de cartões de eleitores de cidadãos cujos nomes e quantidade não foram revelados.

A pior nota da campanha - o discurso da Verónica Macamo

Candidato Manuel de Araújo enxovalhado

Luta pela autarquia de Quelimane

- Verónica Macamo diz que este não tem família constituída

O candidato pelo MDM ao município de Quelimane, província central da Zambézia, Manuel de Araújo, foi completamente enxovalhado pela Verónica Macamo que em plena campanha disse que este não tem família constituída. Com o seu pronunciamento, Verónica Macamo, pretendia chamar a atenção aos demais eleitores no sentido de não desperdiçarem os seus votos depositando em pessoas sem responsabilidade como o candidato pelo MDM.

PRM impede MDM de circular na cidade de Quelimane

Polícias intrometem-se na campanha eleitoral.

A polícia da República de Moçambique (PRM) em Quelimane proibiu a caravana do MDM de passar pela avenida dos Heróis Nacionais, pelo facto de, nessa avenida, localizar-se um comando da PRM e um cadeia. Entretanto, a lei eleitoral em nenhum artigo proíbe tal acto.

Os senhores vale tudo

Tentando burlar ao eleitorado de Quelimane, diz o tal de SIGAROWANE, que Manuel de Araújo não pode ser eleito a edil do Município de Quelimane porque o partido pelo qual ele será eleito não tem bancada na Assembleia Municipal.
Isto é o que se chama de burla sem escrúpulo, pois ele sabe que nós os leitores do seu artigo e os quelimanenses em geral, sabemos que Daviz Simango foi candidato independente, em 2008 e numa situacão mais difícil que a de Manuel de Araújo. Não está Daviz governando na Beira?
Para alguns, tudo vale mesmo que seja uma mentira grossa que nem chega a enganar a um garoto de 10 anos.

P.S. a máscara do SIGAROWANE caiu.

Grupo norte-americano Anadarko descobriu mais gás natural em Moçambique

O grupo petrolífero norte-americano Anadarko Petroleum anunciou segunda-feira em Houston uma nova descoberta de gás natural em Moçambique elevando as reservas já descobertas na bacia do Rovuma.

segunda-feira, novembro 28, 2011

Presidente do MDM deixa Moreno com sonho de vitória

A avaliar pelo nível de aceitação e ansiedade pela mudança que os candidatos revelaram.

No balanço de dois dias de trabalho em Cuamba, o presidente do MDM, Daviz Simango, considerou aquele um município já ganho pela sua candidata, a avaliar pelo nível de aceitação e ansiedade pela mudança que os candidatos revelaram.

Gambiana e Tanzaniano favoritos para procurador do TPI

A antiga ministra gambiana da Justiça, Fatou Bensouda, e o Tanzaniano Mohamed Chande Othman lideram a lista dos quatro candidatos selecionados para o cargo de procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), revelaram nesta sexta-feira à PANA fontes da juridição onusina.

Quelimane: “segunda Beira”? A propósito das eleições intercalares de 7 de Dezembro 2011

OPINIAO

Por Sérgio Chichava

A realização de eleições autárquicas intercalares a 7 de Dezembro de 2011 suscita um dos debates que mais tem marcado o cenário político moçambicano actualmente. Estas eleições, que terão lugar em três municípios, nomeadamente Quelimane (província da Zambézia), Cuamba (província do Niassa) e Pemba (província de Cabo Delgado), surgem na sequência da renúncia dos respectivos presidentes municipais. Estes edis, — todos eles eleitos através do partido Frelimo —, invocaram razões pessoais para justificar a sua decisão1.Entretanto, de entre estes três municípios, a renúncia de Pio Matos do cargo de presidente do município de Quelimane e a candidatura do mediático Manuel de Araújo pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) à presidência do mesmo município é o que mais atenção tem chamado, sobretudo nos media2 e blogues3 , não só pelo facto de ser um terreno politicamente difícil para a Frelimo4 , mas também pelo facto de Manuel de Araújo ser encarado, não só nos diferentes fóruns de discussão, mas no seio da própria Frelimo como o mais sério adversário ao partido no poder de entre os três candidatos do MDM aos diferentes municípios. Só para se ter uma ideia da atenção e da importância dada à eleição de Quelimane basta dizer que no decurso do processo de recenseamento eleitoral, membros da Frelimo foram citados a acusar Manuel de Araújo de trazer a Quelimane eleitores de Manica e Sofala com o intuito de se recensear de modo a votar no candidato do MDM nestas eleições5. Por outro lado, o MDM acusava o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de estar a sabotar o recenseamento eleitoral6. No que diz respeito a Quelimane, pode-se dizer que a campanha eleitoral, começou mesmo antes do anúncio oficial.

Bélgica bloqueia fundos consagrados à Ajuda Pública ao Desenvolvimento

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica vai bloquear em 2012 os fundos consagrados à Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), no quadro das medidas orçamentais decididas pelos negociadores da futura coligação governamental para economizar 11 biliões 300 milhões de euros, e permitir à Bélgica respeitar o pacto de estabilidade da União Europeia (UE) que impõe um défice não superior a três porcento do Produto Interno Bruto (PIB).

Justiça queniana lança mandado de captura contra Presidente sudanês

Nairobi, Quénia (PANA) - O Alto Tribunal do Quénia emitiu segunda-feira um mandado de captura contra o Presidente sudanês, Omar Al-Bashir, a pedido da secção local da Comissão Internacional de Juristas (CIJ).
A oposição gambiana rejeitou, num comunicado divulgado domingo, os resultados das eleições presidenciais que decorreram quinta-feira passada, dando o Presidente cessante Yahya Jammeh por vencedor. Ver aqui!

Trata-se de eleicões em que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), ver aqui, recusou-se a enviar uma missão de observação para à Gâmbia, considerando que a intimidação dos opositores, um nível inaceitável de controlo da imprensa pelo partido no poder e a ausência de neutralidade do Estado, tornam difícil a organização dum escrutínio livre e justo neste país.

Fonte: Panapress - 28.11.2011

Reflectindo: aqui vai ser interessante pois que uma organiacão regional e africana reage contra atentado à democracia num estado africano.

Tribo berbere da Líbia protesta contra sua exclusão do novo Governo

Tripoli, Líbia (PANA) – Os membros da tribo Amazighs (Berberes) da Líbia organizaram, domingo, em Tripoli, uma manifestação pacífica para protestar contra o que eles qualificaram de “marginalização” por não terem sido implicados no Governo de transição formado pelo primeiro-ministro, Abdelrahim Al-Kib.

Moçambique com prejuízos estimados em 240 milhões de meticais

O Estado moçambicano perdeu cerca de 240 milhões de meticais devido à exploração e exportação ilegais de madeira nas 13 áreas de conservação activas no país, entre Agosto de 2009 e Agosto de 2011.

Errar podia ser constitucional (2): Governação e novas formas de fazer política

Por Elísio Macamo*

Comecei e terminei o primeiro artigo da série com ideias muito confusas. Receio que elas não fiquem mais claras aqui. Vou deixar, contudo, algumas pistas que vão pelo menos mostrar os trilhos que pretendo percorrer. Comecei o texto anterior com uma referência à ideia segundo a qual quem não é pobre teria o direito de dizer ao pobre o que fazer. Isto aplica-se às relações entre os estados. Com efeito, partimos do princípio de que quem está bem economicamente hoje pode dizer a quem não está bem como fazer as coisas.

sábado, novembro 26, 2011

@Verdade Convidada: A vitória "antecipada" de Manuel de Araújo

Escrito por Ericino de Salema

À semelhança das cidades de Pemba e Cuamba, nas províncias de Cabo Delgado e Niassa, respectivamente, Quelimane, por estes dias muito mais que uma mera capital da província da Zambézia, cidade na qual me encontro por estes dias, prepara-se para, intercalarmente, ir a votos, na esteira do que o legislador eleitoralista moçambicano chamou, mesmo que não literalmente, de direito à renúncia, que Pio Matos, que fora reeleito, pela segunda vez, pela Frelimo, em 2008, operacionalizou há sensivelmente dois meses "para continuar a viver tranquilamente", como ele próprio, diz-se por cá, faz questão de confidenciar aos que o ouvem distante dos seus superiores.

Escolas da Frelimo vs Escolas do Estado

Um ilustre deputado da Assembleia da República pela bancada dum partido que suponho o caro leitor conhecê-lo, escreveu no seu mural, no Facebook, que Manuel de Araújo, candidato a edil de Quelimane, estudou na Escola da Frelimo.
Atendendo que ter estudado nalguma Escola da Frelimo não consta na autobiografia de Manuel de Araújo, questiono-me se o ilustre deputado não confundiu e confunde escolas do Estado moçambicano às escolas da Frelimo.

Na hora da despedida: A paz depois da guerra marcou-me profundamente”, diz Dom Jaime

O arcebispo da Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, disse ontem na Beira, que um dos acontecimentos que mais o marcaram nos 35 anos em que esteve à frente da Arquidiocese da Beira, foi o estado em que encontrou a mesma nos anos 1975/76, período que coincidiu com a independência nacional.
“Marcou-me a situação de uma igreja, que já não era uma igreja louvada, apreciada, como no tempo colonial. Acabei por receber uma diocese que já tinha o problema das nacionalizações, com as missões ocupadas e transformadas em centros de educação, o que, de facto, marca a vida de um bispo”, disse.
... só neste ano vários relatórios de instituições de reputada credibilidade atribuem uma espécie de certificado de incompetência ao Governo, partindo do aumento da corrupção, da pobreza e a concentração da riqueza num e único grupo ligado a liderança do partido Frelimo. Milaco disse que as conclusões negras a que as avaliações chegam mostram claramente que “os moçambicanos estão a ser governados por um grupo de mafiosos e burladores que estão engajados no empobrecimento do povo em benefício próprio”...Ler mais

Fonte: Canalmoz - 25.11.2011

Eleições intercalares: nova oportunidade para mudar

Editorial (Canalmoz)

Maputo (Canalmoz) – A Frelimo receava que as responsabilidades da gestão desastrosa nos municípios de Cuamba, Pemba e Quelimane lhe fossem imputadas. Por isso, os edis que ela própria propusera para os cargos nas últimas eleições autárquicas, foram obrigados a cessaram funções muito antes dos seus mandatos terminarem. Foram humilhados como se a responsabilidade do desastre autárquico fosse deles e de mais ninguém. Foram humilhados como se lhes tivessem proporcionado todos os meios para poderem resolver os problemas das autarquias. Acabaram as suas carreiras como homens incapazes. Ler mais

Errar podia ser constitucional: A falibilidade humana (1)

Por Elísio Macamo*

A pobreza está na ordem do dia. Não passa nenhum dia em que ela não seja tema de discurso político, de conversa de bar e de circunstância. O interessante nisto é que nem sempre são os pobres que falam da sua pobreza. Os pobres raramente falam da sua pobreza de tão ocupados que estão a tentar resolver os problemas da sua existência.

DIZER POR DIZER.... - Os hospedeiros da Primeira-dama

Por Pedro Nacuo

A PRIMEIRA-DAMA, Maria da Luz Guebuza, tem gostado nos últimos dias de visitar zonas recônditas, entre aldeias e povoações, de facto lá onde está o nosso povo.
Quem com ela viaja deve preparar-se para ir às origens, lá donde a maioria de nós viemos.
Mais essa coisa de ser Primeira-dama encerra muitos cuidados e as administrações locais desdobram-se em requintes de toda a ordem, desde a quantidade supérflua invulgar dos seus acompanhantes ao melhoramento das condições físicas do trajecto que o roteiro vai cumprir.

sexta-feira, novembro 25, 2011

Uma sociedade sob o estigma da corrupção: “ninguém é bom juiz em causa própria”

A literatura sobre corrupção dispõe de diversas definições úteis. Sob o prisma lexical, múltiplos são os significados do termo corrupção. Tanto pode indicar a ideia de destruição como a de mera degradação. Etimologicamente, corrupção deriva do latim rumpere, equivalente a romper, dividir, gerando o vocábulo

Escândalo nos exames

Reprovações em massa caracterizam os exames da primeira época.

Vermelho! É a cor predominante nas pautas dos resultados dos exames referentes a primeira época e que já começaram a ser divulgados em várias escolas da cidade de Maputo e não só. Na Escola Secundária Josina Machel, a vergonha é total nas pautas da décima e décima segunda classe.
De um conjunto de dez pautas da décima segunda classe que escolhemos de forma aleatória, por exemplo, foram submetidos ao exame 300 estudantes, sendo que apenas 9 é que conseguiram passar em todas as cadeiras e os restantes 291 reprovaram com notas que vão de 4 a 9 valores. Português e Filosofia é que foram a maior dor de cabeça.

Guiné Equatorial deverá aderir à CPLP na cimeira de Maputo – PR Teodoro Obiang

A Guiné Equatorial vai aderir à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na próxima cimeira da organização, a realizar em Maputo, disse hoje em Luanda o Presidente daquele país, Teodoro Obiang, no final de uma visita de trabalho.

quinta-feira, novembro 24, 2011

“Se Pio Matos aparece com vigor não é sinal de que tenha melhorado”

Pio Matos, o edil cessante da autarquia de Quelimane, é, se calhar, uma das figuras que se têm destacado e tem dado nas vistas da campanha eleitoral de Lourenço Aboobacar. Pio Matos é figura marcante nas caravanas, orienta as rotas e, mais do que isso, dança nos comícios. A acção de Pio Matos chega a eclipsar o candidato Aboobacar e aspirante a sucessor de Matos à frente do município. O facto está também a alimentar conversas e debates na cidade.
É que a alegada perturbação mental invocada por Pio Matos para sustentar o “seu pedido” de renúncia ao cargo de edil contrasta, em grande medida, com o vigor e aparente boa disposição que Pio Matos apresenta por estes dias. Ler mais

Fonte: O País - 25.11.2011

Falsificações e montagens

Comunicação

Alguns indivíduos da ala juvenil da Frelimo já reiniciou a campanha de falsificação e intromissão em locais privados. Acabam publicando uma imagem montada no meu mural do facebook. O mesmo já haviam ensaiado com imagem montada a Afonso Dhlakama nu e como bebé.
A recordar é o que diversas vezes fizeram com os meus nicks no Imensis, à criacão de um blog com o meu nome para falsos comentários na blogsfera.
Eu gostaria que fosse respeitado como respeito a todos.

Frelimo e MDM já entram em colisão em Pemba

O segundo dia da campanha eleitoral em Pemba foi marcado por troca de acusações entre os candidatos da Frelimo e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que disputam a cadeira deixada vaga pela renúncia de Sadique Yacub.
A primeira queixa de desordem na caça ao voto foi ontem apresentada pelo MDM. Segundo o seu secretário-geral, Luís Boavida, um membro da Frelimo foi encontrado em flagrante delito a destruir massivamente os panfletos com o rosto de Ássamo Tique, candidato da sua formação política.

quarta-feira, novembro 23, 2011

Frelimo e MDM: Duelo eleitoral no Norte do país

Arrancou hoje no Norte de Moçambique a campanha eleitoral em três distritos. A votação é no dia 7 de Dezembro, um duelo político muito disputado em que se encontram directamente envolvidos o MDM, da oposição, e a Frelimo.A Renamo boicota estas eleições.

“Moçambique no Índice de Desenvolvimento Humano”: Comentários

Por Carlos Nuno Castel-Branco

Introdução
As Nações Unidas publicaram, recentemente, o Relatório anual de Desenvolvimento Humano (RDH) que contém o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este índice pretende ser uma aproximação para a avaliação da qualidade de vida dos cidadãos em todos os Países onde a informação pode ser recolhida. Continua a ler aqui: http://www.iese.ac.mz/lib/publication/outras/ideias/ideias_40.pdf

terça-feira, novembro 22, 2011

O Candidato da Frelimo em Quelimane sem Manifesto?


Reflectindo: sem manifesto eleitoral não é a verdadeira aventura dum candidato? O que é que o candidato diz aos eleitores? Se o Pio Matos fazia bom trabalho porque a Frelimo o escorracou?

Corrupção aumentou nos últimos três anos em Moçambique

Foi esta terça-feira lançado o Relatório Regional do Barómetro Global sobre Corrupção, um documento que apresenta os níveis de corrupção em seis países da SADC, nomeadamente a República Democrática do Congo, Malawi, Moçambique, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwé, sendo que o nosso país é o único de expressão portuguesa. De acordo com o estudo, em Moçambique, 56% das pessoas inquiridas consideram que a corrupção aumentou nos últimos três anos, contra 23 % que julgam ter permanecido no mesmo nível e 21 que acham ter diminuído. Ler mais

Crocodilo com duas gravatas ao redor do pescoço está a criar pânico em Memba (Nampula)

Um crocodilo, cujas origens se supõe sejam da chamada magia negra está a aterrorizar, de algum tempo a esta parte, a população que vive nas margens do rio Meculumba, no posto administrativo de Mazua, distrito de Memba, em Nampula, onde três pessoas morreram depois que foram mordidas pelo réptil, além de outras duas que, pelas mesma razão, contraíram ferimentos graves.

Em uma semana: Acidentes de viação ceifam trinta e duas vidas humanas

Pelo menos 32 pessoas morreram semana passada em Moçambique em consequência de 55 acidentes de viação registados em todo o país durante o período em análise.

segunda-feira, novembro 21, 2011

CNE APELA AO CIVISMO NA CAMPANHA ELEITORAL

MAPUTO, 21 NOV (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique apelou hoje aos candidatos e partidos políticos concorrentes as eleições intercalares de 07 de Dezembro próximo, nos municípios de Cuamba (na província do Niassa), Pemba (Cabo Delgado) e Quelimane (Zambézia), para que desenvolvam a campanha eleitoral, que arranca esta Terça-feira, com civismo, ética, urbanidade e elevado sentido de responsabilidade política.

Sobre Eleicões Intercalares

Por Ernesto Pedro

Amanhã, os moçambicanos são chamados a um processo de campanha. Esta preparaçao da nova liderança, da qual sairá um novo presidente para os varios municipios, realiza-se num momento de grande dificuldade e exigência, e num contexto de crise. Tem, por isso, uma importância acrescida.

Justiça: Chegada de escritórios portugueses a Moçambique agita advogados locais

A inscrição de advogados estrangeiros na Ordem moçambicana está suspensa desde 2007, mas a instalação de grandes escritórios portugueses no país continua a crescer, o que tem levantado preocupações no seio da advocacia moçambicana.

domingo, novembro 20, 2011

Eleições Intercalares - Quelimane (3)

Fonte: Eleicões Intercalares em Quelimane (Facebook) - Palmeirim Chongo

Maria José Moreno à frente nas intenções de voto em Cuamba

Candidata do MDM está dois pontos percentuais acima do candidato da Frelimo, mas dentro da margem de erro de 5% da sondagem. Amanhã apresentamos-lhe as tendências de voto em Quelimane.Uma sondagem da Universidade A Politécnica, realizada entre os dias 24 e 30 de Outubro, revela que 32,3% dos inquiridos no Município de Cuamba votariam em Maria Moreno, candidata do MDM e, em segundo lugar, ficaria Vicente da Costa, da Frelimo, com 29,9% de preferência de votos. Tendo em conta que a margem de erro da sondagem é de 5%, significa dizer que apesar de Moreno estar à frente, há, na verdade, um empate técnico. Ou seja, a eleição ainda não está decidida. Ler mais

Fonte: O País - 21.11.2011

Acidente mata quatro elementos do MDM (oposição)

Maputo, 20 nov (Lusaa) - Um acidente de viação na Gorongosa, centro de Moçambique, matou hoje quatro dirigentes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), partido da oposição, que iam participar numa ação de campanha para as eleições municipais em Quelimane, disse à Lusa fonte partidária.
O acidente, que terá resultado do rebentamento de um pneu em Maringué, zona da Gorongosa, envolveu veículos da comitiva em que seguia o líder do MDM e o presidente da autaquia da Beira, Daviz Simango, disse à Lusa Geraldo Carvalho, membro da comissão política nacional do partido.
Um dos mortos é um dirigente nacional e os três restantes são quadros de nível provincial, acrescentou a mesma fonte.
No acidente ficaram feridos outros dois membros do MDM, entre os quais o cozinheiro do presidente do partido.
A campanha para as eleições autárquicas intercalares de 07 de dezembro em Quelimane (Zambézia), Cuamba (Niassa) e Pemba (Cabo Delgado) arranca na terça-feira.
Concorrem FRELIMO e MDM e a RENAMO não participa.
Lusa/Fim
Fonte: Notícias Sapo - 20.11.2011

Eleições Intercalares - Quelimane (1)

Quelimanses esperando por Manuel de Araújo, candidato a edil de Quelimane

Fonte: Eleicões Intercalares em Quelimane (Facebook). Publicacão de Palmeirim Chongo

País pode tornar-se num Brasil de milhões de "sem terra"

Maputo - A União Nacional dos Camponeses de Moçambique (UNAC) alertou hoje (sexta-feira) em Maputo que o país pode tornar-se num "Brasil" de milhões de “sem terra”, caso o Governo aposte na política de grandes concessões agrícolas sem seguir a lei.

sábado, novembro 19, 2011

De costas voltadas

Por Machado da Graça

Virando, claramente, costas a David Simango e ao seu Conselho Municipal, o Grande Samora olha para a baixa da cidade, com ar severo.
Quanto a mim ele está zangado com alguns desmandos que aquela zona histórica está a sofrer, alguns já executados e outros planificados e aprovados.

RENAMO METE-SE NO BARULHO QUE NAO LHE DIZ RESPEITO- MDM

MAPUTO, 19 NOV (AIM)- O Movimento Democratico de Mocambique (MDM) acusa a Renamo, maior partido de oposicao no pais, de “se meter no barulho que não lhe diz respeito”.

sexta-feira, novembro 18, 2011

Ametramo “julga” caso espiritual

A Associacão de Médicos Tradicionais, na cidade de Inhambane, está a “julgar” um caso de uma adolescente de 15 anos de idade, supostamente entregue a um marido espiritual pelo seu avô.
A encarnação do espírito na rapariga terá acontecido há sensivelmente três anos, após um tratamento tradicional que implicou a vacinação da menina pelo curandeiro do avô. A menina, já debilitada, pois faz tempo que anda sem apetite, está ainda a braços com um comportamento pouco comum, o que aflige toda a família. Preocupado com a situação, o pai submeteu o caso à Polícia, que, por sua vez, encaminhou-o ao colectivo de juízes da Ametramo para ajudar numa possível solução.

Fonte: Jornal Notícias - 16.11.2011

Reflectindo: O Estado estimulando o obscurantismo e a superstição? Se a família levou o caso a uma autoridade porquê essa autoridade não enviá-lo às entidades da saúde?

Distorção selectiva

EDITORIAL (@Verdade)

Todas os dias alguns políticos tocam sinos a rebate, anunciando que o país está no bom caminho em todos sentidos e a cada relatório a montanha pare um minúsculo rato. Afinal, não estamos tão bem como apregoamos e nem sequer o “deixa-andar”, jargão amplamente difundido para mostrar que as coisas mudariam foi colocado de parte. Ninguém foi ao enterro de tão reles personagem, embora, já se disse, a sua morte foi dada como um dado adquirido. Era só uma questão de tempo.
Passaram alguns anos e a propalada morte do “deixa andar” não se consumou. O miserável, inimigo do povo e do seu desenvolvimento, dava mostras de uma saúde inabalável. Porém, o discurso oficioso negava lhe influência. Aliás, não podia ser verdade que ele existia se as pessoas estavam a violentar a pobreza. Só alguém com muita má fé é que poderia afirmar que tal personagem andava folgadamente nos corredores do poder. Ler mais

Crise força corte de apoio orçamental a Moçambique

Nove países que financiam o Orçamento de Moçambique estão em recessão.

A nova geografia política, a intervenção da Troika e dos cidadãos e a própria situação económica levaram ao corte da ajuda externa. Os recursos externos no orçamento de 2012 vão cair perto de 5 mil milhões de meticais. O futuro é sombrio.
Quando Paulo Portas, o ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros de Portugal, veio a Moçambique deixou a mensagem de que é preciso procurar “formas inovativas” para financiar os projectos assumidos por Portugal em Moçambique.
Com a nova constituição de Angola, o presidente da República é o cabeça de lista do partido mais votado nas eleições legislativas.
O presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, quebrou, ontem, um tabu ao mostrar-se disponível para um novo mandato presidencial, na sequência das eleições que vão ter lugar no terceiro trimestre de 2012.
Numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que se encontra de visita àquele país, o líder angolano - que está no poder desde 1979 - disse que essa é uma decisão que cabe ao MPLA, mas que “como militante histórico, está, naturalmente, disponível para aceitar a decisão do partido”.

Fonte: O País - 18.11.2011

quinta-feira, novembro 17, 2011

MALEMA PROMETE DESAFIAR ANC

JOANESBURGO, 17 NOV (AIM) – O suspenso presidente da liga juvenil do partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), Julius Malema, ameaça desafiar o partido pela medida tomada, e declarou que vai lutar até ao fim, para semanter na liderança da organização.

Justiça moçambicana solta desmobilizado de guerra "sequestrado" pela Polícia

O porta-voz do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique, Jossias Matsena que tinha sido sequestrado por agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) no dia 14 do mês corrente, na cidade de Maputo, foi absolvido na manhã desta quinta-feira, depois do julgamento que teve lugar no Tribunal Judicial do Distrito Urbano n°1 1ª e 3ª Secções.
O julgamento conduzido por uma juíza da 3ª Secção levou pouco mais de uma hora, os motivos que foram alegados pela polícia moçambicana, não foram comprovados, ou seja, não houve matéria criminal para encarcerar o cidadão moçambicano Jossias Matsena. A juíza determinou em sentença a soltura daquele desmobilizado de guerra, deixando cabisbaixos os agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) que usaram da sua prepotência para desferir pontapés contra a vítima forçando-a para entrar na viatura policial, na qual foi transportada em péssimas condições para o Comando da PRM da Cidade de Maputo. Ler mais

Preso porta-voz dos desmobilizados

O porta-voz nacional do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Jossias Matsena, está desde terça-feira detido pela Polícia na cidade do Maputo por ter sido surpreendido com um documento que, segundo a corporação, incita à violência e medo aos cidadãos.
De acordo com a Polícia, o documento encontrado na posse de Matsena apela aos “cidadãos civis e às embaixadas para se retirarem da capital do país porque ele e o seu grupo querem acertar contas com o Governo”, na sequência do diferendo à volta da exigência de pagamento de uma pensão mensal de 12 mil meticais por cada desmobilizado.

quarta-feira, novembro 16, 2011

Nasce centro de assistência jurídica a desfavorecidos

Foi lançada ontem, no país, uma nova organização de aconselhamento e assistência jurídica, para tentar cobrir o défice de assistência a desfavorecidos.

“Refúgio” nos camaradas!

RECENTEMENTE um colega de profissão, dizia-me, com grande preocupação e indignação, que decididamente começou a tornar-se mania ou tornou-se já mania, praticarem-se irregularidades de vária ordem no nosso país como sejam roubos, maus tratos a trabalhadores nas empresas, sobretudo privadas e outras, para depois os mentores desses males solicitarem a “ajuda” de camaradas do partido no poder mais influente na tomada de decisões para “safarem-se”, quando são apanhados.

Mozambique: GS-Holding in Trouble Over Firewood

Maputo — Although the company GS-Holding has been allowed to reopen its food processing factories in the northern Mozambican port of Nacala, it has run into further difficulties with its forestry operations in Mossuril district.

Parceria renovada entre Suécia e Moçambique

Gunilla Carlsson*
A Suécia e Moçambique têm desfrutado de relações diplomáticas há 35 anos. A Suécia apoiou a luta pela independência de Moçambique e hoje os nossos dois países partilham um laço estreito como amigos e parceiros de desenvolvimento. Moçambique não é o mesmo país que era em 1975 e a Suécia também não. A globalização e os avanços tecnológicos mudaram para sempre as nossas formas de interagirmos, comunicar e o comércio entre nós e com o mundo.

Respeitar disciplina partidária

PARLAMENTARES e representantes de partidos políticos reunidos durante dois dias em conferência regional na cidade de Maputo defenderam a necessidade de os deputados eleitos respeitarem rigorosamente a disciplina que lhes é imposta pelas respectivas organizações, enquanto instituições vocacionadas, por excelência, ao exercício do poder político.

Candidato às presidenciais preconiza mudança na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) – O único candidato independente às eleições presidenciais de 24 de novembro na Gâmbia, Hamat N.K. Bah, afirmou que o país está maduro para a mudança a fim de apaziguar os sofrimentos da população.

Jammeh promete mais desenvolvimento aos Gambianos em caso de reeleição

Banjul, Gâmbia (PANA) – O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, instou a população de North Bank a votar nele nas eleições presidenciais de 24 de novembro para mais desenvolvimento à região e ao país.

Porta-voz dos ex-combatentes em tribunal em Moçambique

Desconhecem-se as motivações da detenção de Jossias Macena, cujo grupo de ex-combatentes reclama ter sido abandonado pelo Governo.

GUEBUZA RECEBE LÍDER DA OPOSIÇÃO CONSTRUTIVA

MAPUTO, 16 NOV (AIM) – O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu hoje em audiência o líder da Oposição Construtiva, Ya-qub Sibindy, que entre os dias 23 a 31 de Outubro último esteve no Egipto em visita de trabalho, com o propósito de atrair investimentos para o país.
Na audiência havida na Presidência da República, em Maputo, Sibindy apresentou o saldo da sua visita àquele país do norte de África, onde manteve vários encontros com as lideranças de instituições como a Consultoria Internacional Limitada (ICL) e do “International Investment Bank-Beltower”. Ler mais

Fonte: AIM - 16.11.2011

MUNICÍPIO DE NACALA ADQUIRE SEIS AUTOCARROS COM FUNDOS PRÓPRIOS

MAPTUTO, 15 NOV (AIM) - O Conselho Municipal de Nacala Porto, na província de Nampula, nortede Moçambique, acaba de adquirir, com fundos próprios, seis autocarros.

para o transporte de passageiros, sendo o primeiro município do país a conseguir este feito.

O Presidente do Conselho Municipal de Nacala Porto, Chale Ossufo, disse, recentemente, à AIM, que as primeiras quatro viaturas já chegaram àquela cidade, tendo sido até ao momento investidos mais de 1.9 milhões de meticais em actividades atinentes à sua aquisição.

terça-feira, novembro 15, 2011

Funcionário rouba mais de dois milhões de meticais e incendeia local do roubo

João Manuel Martins, funcionário do sector de Identificação Civil de Chimoio (DIC), ateou fogo no mês passado, dia 22 de Outubro, na referida circunscrição, com objectivo de retirar elevadas somas de dinheiro para benefício próprio. Segundo um dos seus colegas, João Martins, efectuava esta acção a mais de dois anos, sem que a direcção da DIC desconfiasse que tal funcionário afecto na área de contabilidade tenha desviado os valores.

Município destrói imóvel que oferecia serviços de tratamento de cabelo

Lesada acusa vizinhos de terem incitado a edilidade para destruir o seu imóvel.É a reacção de quem viu reduzido a escombros o seu salão de cabeleireiro. Imóvel destruído pelo município de Maputo, na manhã desta terça-feira ao longo da avenida da Maguiguana. Ler mais

Fonte: TIM - 15.11.2011

Mambas goleiam Comores e já estão na rota do Brasil 2014

Moçambique venceu esta noite a sua congénere das Ilhas Comores por 4-1 e apurou-se para a fase de grupos de apuramento para o Campeonato do Mundo em Futebol, a decorrer no Brasil em 2014. Dominguez, o Puto Maravilha, Jerry, o “Kanguru”, Whisky e Clésio, a nova promessa do futebol moçambicano, foram os autores dos golos dos Mambas que passaram esta eliminatória com um agregado de 5-1, após vencerem o jogo da primeira mão por 1-0. Ler mais

Porta-voz dos desmobilizados detido

Jossias Matsane terá sido detido pelos Serviços de Informações e Segurança do Estado- SISE.
É mais um capítulo da telenovela desmobilizada de guerra! Jossias Matsane, o inconformado porta-voz do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique foi detido no final da tarde desta segunda-feira, pelos Serviços de Informações e Segurança do Estado-SISE. Quem assim o diz é o Presidente do referido fórum, Hermínio dos Santos, algo inconformado com a situação. Ler mais

Fonte: TIM - 15.11.2011

POLÍCIAS AGREDIDOS POR RECOLHER CÃES VADIOS NA BEIRA

Pelo menos nove agentes da Polícia Municipal da cidade da Beira foram agredidos por supostos proprietários de cães vadios que estão sendo alvo de uma campanha levada a cabo pelos Serviços municipais de Higiene e Salubridade.

Mais uma vez aconteceu o que já se esperava afundou o batelão da ponte cais na Catembe

Foi exactamente às 19:30h do último domingo (13) que os residentes do distrito Municipal Katembe, na capital moçambicana, viram o batelão da atracagem das embarcações do lado da Catembe a ser engolido pelas águas do oceano Índico.
O ferry-boat, que fazia a travessia nessa altura, fez meia e carregado de passageiros regressou a Maputo, pouco antes incidente bizarro acontecer. Bizarro justamente pelo ridículo da incúria de quem por dever devia evitar que tal situação acontecesse.
Neste momento, a travessia de passageiros Catembe/Maputo e vice-versa está a ser garantida através das pequenas embarcações Nyeleti, Mapapai e o próprio ferry-boat que usam um local improvisado para atracagem, conhecido por Emodraga, local que não sendo apropriado coloca os passageiros sob o risco de acidentes. Refira-se que quando a maré baixa a travessia fica interrompida pois o local de atracagem, improvisado, fica inacessível. Ler mais

Fonte: @Verdade - 15.11.2011

Rafael Marques faz queixa-crime contra nove generais angolanos

São nove conhecidos e influentes generais e são citados na qualidade de proprietários de duas sociedades, nomeadamente a Lumanhe e a Teleservice.
A Procuradoria Geral da República de Angola recebeu hoje um requerimento, para procedimento criminal e inquérito, da autoria do jornalista e investigador Rafael Marques. Na queixa-crime, são citados os nome de nove generais angolanos.
Rafael Marques foi hoje recebido na área de Expediente do Gabinete do Procurador da República.
O documento queixa a que a Voz da América teve acesso, identifica quatro grupos de pessoas, incluindo as respectivas sociedades que funcionam nas Lundas. Ler mais

Fonte: Voz da América - 14.11.2011

segunda-feira, novembro 14, 2011

Governo manda anunciar proibição de manifestações em Maputo

As ameaças estão a ser difundidas nos bairros periféricos de Maputo por “chefes de quarteirões”

Maputo (Canalmoz) – Assustado com as várias hipóteses que poderão eventualmente suscitar rebeliões, sobretudo a ameaça dos desmobilizados de guerra liderados por Hermínio dos Santos, o Governo começou a usar chefes dos quarteirões para passar a ameaça de que não tolerará pessoas agrupadas, e grupos de pessoas a desfilar. Por outras palavras, contrariando a Constituição o Governo usou ontem, domingo os chefes de quarteirões para anunciar que não vai permitir que cidadãos de Maputo saiam às ruas para protestarem por qualquer que seja o motivo. Ler mais

Reflectindo: A ser verdade que são usados chefes de quarteirões para anunciar tal medida é perigoso. Lembre-se do que aconteceu em Setembro de 2010, mesmo com anúncio pelo Porta-voz do Comando-Geral da PRM. Mas o grande perigo é organizar uns aí para se agirem contra quaisquer manifestantes.

Eleições autárquicas intercalares: Recenseados mais de 18 mil novos eleitores

Pouco mais de dezoito mil novos eleitores foram inscritos durante a actualização do Recenseamento Eleitoral com vista às eleições intercalares de 07 de Dezembro nos municípios de Cuamba (Niassa), Pemba (Cabo Delgado) e Quelimane (Zambézia).

Ex-jíder juvenil do ANC nega odiar Brancos

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O ex-líder da Liga dos Jovens do Congresso Nacional Africano (ANC), Julius Malema, rejeitou qualquer ódio contra os Brancos, sublinhando que eles tinham a sua contribuição a dar à África do Sul.

domingo, novembro 13, 2011

Centro de saúde da Beira conta com uma ambulância

O Conselho Municipal da Beira acaba de proceder a entrega uma ambulância ao centro de Saúde da Manga Mascarenhas, num gesto que as autoridades Municipais consideram fazer parte da acção humanitária do executivo de Daviz Simango.
De acordo com o director clinico do centro de saúde da Manga Mascarenhas, ao receber este meio esta unidade sanitária vê uma grande parte do problema resolvido, pois diariamente pelo menos dão entrada 10 feridos graves que necessitam de transferência imediata para o hospital central da Beira.

Processo de ensino frustra professores no país

Algo vai mal mesmo na educação, quem o diz e assina por baixo são os professores que lamentam a qualidade dos alunos existentes.

sábado, novembro 12, 2011

Partido islamita tranquiliza Tunisinos quanto à preservação das liberdades individuais

Túnis, Tunísia (PANA) - O secretário-geral do Movimento Ennahdha, partido político de bediência islamita vencedor das eleições legislativas de 23 de outubro, Hamadi Jebali, sublinhou durante uma reunião, quinta-feira em Túnis, "o compromisso do seu partido de garantir a liberdade dos Tunisinos, sejam eles homens ou mulheres, em matéria de opinião, associação, religião e crença".

CABO DELGADO – “Caso Ntutupué” em julgamento

Começou como uma reclamação do preço da lata de água no fontanário público, passou pela detenção de seis aldeões que foram espancados e torturados por populares e pela Polícia e terminou na barra do tribunal.
Afinal, o problema saiu da esfera meramente social e revestiu-se de condimentos políticos, cujo julgamento começou esta semana, na vila-sede de Ancuabe, em Cabo Delgado.
Há sinais bastantes que concorrem para que o acusador, neste caso o Estado, através da Polícia, possa virar acusado, num processo autónomo que está a nascer, devido às sevícias infligidas aos seis elementos da aldeia de Ntutupué, mais o delegado distrital da Renamo, para além de mais dois que não constam dos autos, que alegam terem sido selectivamente detidos e submetidos a diversos tipos de agressão física e mental, humilhação, incluindo a violação das esposas de dois deles.

Gâmbia: Oposição exorta eleitorado a boicotar Presidente cessante

Banjul – A oposição gambiana, optimista quanto ao desfecho da eleição presidencial de 24 de Novembro corrente neste país da África Ocidental, convidou os eleitores a boicotarem o Presidente cessante, Yahya Jammeh, que dirige o país com uma mão de ferro há 17 anos.

Quelimane: Uma cidade parada no tempo

Por Hélder Xavier

À mercê de promessas eleitorais - na sua maioria incumpridas -, Quelimane está entregue a sua própria sorte. Estradas esburacadas e de terra batida, falta de iluminação eléctrica e um sistema de saneamento efi caz em alguns bairros dão à cidade um aspecto de abandono, e não só. Também o crescente nível de desemprego e miséria ofusca a perspectiva de um futuro melhor para os mais jovens Ler mais
Em decorrência da renúncia forçada dos presidentes dos municípios de Quelimane (Zambézia), Pemba (Cabo Delgado) e Cuamba (Niassa), terão lugar no dia 07 de Dezembro próximo as eleições autárquicas intercalares. Particularmente, na cidade de Quelimane, Lourenço Abubacar Bico, da Frelimo, e Manuel de Araújo, do MDM, são os candidatos que vão disputar as intercalares do próximo mês. A Renamo já declarou que não irá participar.
O próximo edil do considerado “pequeno Brasil”, que sairá do sufrágio de Dezembro do ano em curso, vai herdar um mar de problemas socioeconómicos, nomeadamente degradação das vias de acesso, falta de saneamento e iluminação eléctrica em alguns bairros periféricos, crescimento desordenado, além de crescente nível de criminalidade, negócio informal e o de ciente sistema de recolha dos resíduos sólidos na urbe, que cresce à uma velocidade clamorosa.

Uma denúncia sobre o que acontece em Pemba

Nota: O artigo abaixo de Pedro Nacuo é claramente uma denúncia sobre o que está acontecer em Pemba. Entre outros problemas, é a prova da interferência da Frelimo nas instituicões públicas e a sua pressão sobre os funcionários. Também está o caso de simulacão.

sexta-feira, novembro 11, 2011

Governo elimina figura de régulo e institui chefe de povoação

Assembleia da República

A polémica figura de Chefe da Povoação será “nomeada” pelos governadores que assim, sob alegada vontade de descentralizar, concentrarão ainda mais o poder em suas mãos

A Assembleia da República aprovou apenas com o voto maioritário da bancada parlamentar da Frelimo e perante o voto contra de toda a oposição, a proposta de Revisão da Lei dos Órgãos Locais do Estado, documento submetido ao parlamento pelo Conselho de Ministros. A novidade desta lei reside no facto de a mesma eliminar a figura de régulo e instituir a Povoação e a respectiva figura de Chefe de Povoação. Este passa assim a ser o escalão mais baixo da divisão administrativa do país.

quinta-feira, novembro 10, 2011

Bajulação como arte e cultura africanas

Por Marcos Efraim Macamo

Cansado de “viver” a mesma língua com mesmos ideais e interpretações, venho assim nesta contingência romper todo o protocolo ideológico e defender a bajulação sob ponto de vista africano contra todos argumentos políticos e lógicos, mesmo correndo o risco de ataques morais, éticos, deontológicos e antropológicos.

O famoso conto popular que escolhi, para elucidar a necessidade social do acto bajulador foi no seguinte conto: o anão sempre perguntava as pessoas com que se cruzava pelo caminho diariamente se as mesmas o teriam visto ainda à distância ou tão perto, tudo para desaprovar o seu estado de anão. Os que respondiam que só deram conta do homenzinho numa curta distância, estes sofriam represálias. Para se evitar estas represálias, muitos optavam por responder que teriam dado conta do homenzinho a uma longa distância. Outros ainda, respondiam dizendo que teriam lhe visto ainda muitíssimo longe, mas muitíssimo longe mesmo! Jurando até pelos vivos e mortos mesmo sabendo que era impossível contemplá-lo a uma longa distância.

Líder juvenil do ANC suspenso por cinco anos

Joanesburgo - O líder juvenil do Congresso nacional africano (ANC), Julius Malema, foi suspenso por cinco anos por ter provocado grandes divisões no seio do partido no poder na África do Sul, anunciou a comissão de disciplina do ANC, citada pela AFP.
Personalidade controversa que se faz conhecer pelas suas posições radicais, Malema, 30 anos, foi reconhecido culpado pelo seu partido de ter "semeado à divisão", "desafio aos dirigentes nacionais" e "atentado contra à imagem do ANC", precisou o presidente da comissão Derek Hanekom à imprensa.

Ensino formatado (Concl.)

Por Ricardo dos Santos

Ora, que se saiba, até agora, os continuadores de Samora Machel têm pintado no exterior a imagem de um país, fonte inesgotável de recursos naturais primários isentos e majestáticos; mão-de-obra barata e não qualificada; e de uma elite, cujo ponto forte é a economia de serviços Portanto, aos olhos do concerto de nações, somos uma prole de 20 milhões de consumidores terciários de produtos já manufacturados.

Algumas maçãs são mais importantes que as outras

Por Bayano Valy

O recente falecimento do antigo Chief Economic Officer (CEO) da empresa de tecnologia informática Apple levou-me a pensar não tanto na morte mas na importância das maçãs na História da humanidade – aviso que quero utilizar a morte de Steve Jobs para olhar ao nosso sistema político e tentar perceber até onde o mesmo incentiva o talento em Moçambique.

Edifício do Governo

Por Mouzinho de Albuquerque

FALAR do edifício sede do Governo provincial de Nampula que se quer dignificado, entanto que um centro de poder de decisão naquela região do país, é falar de uma grande e bonita infra-estrutura histórica cuja preservação e, sobretudo, respeito têm deixado muito a desejar nos últimos tempos. Em tempos o referido edifício mereceu muito respeito e dignificação não só por parte dos residentes da cidade de Nampula, como também dos próprios governantes.

Ensino formatado (1)

Por Ricardo dos Santos

A educação visa melhorar, a natureza do homem, o que nem sempre, É aceite pelo interessado - Carlos Drummond de Andrade

Quem lida com informática sabe que o termo “formatar” pende, literalmente falando, como uma espada de Dâmocles sobre as nossas cabeças, pois nunca se sabe o que daí poderá advir. Poderá significar uma retomada promissora de um trabalho, ou simplesmente a nossa sentença final. E tudo isto vem a propósito de um debate que nos tem acompanhado no dia-a-dia. A qualidade do ensino em Moçambique.

quarta-feira, novembro 09, 2011

Oposição parlamentar acusa governo de pretender extinguir régulos no país

A Renamo entende ainda que o Executivo faltou à verdade no parlamento ao dizer que a lei não terá nenhum impacto orçamental, pois os chefes das povoações serão funcionários do Estado e, logo, precisarão de salários.

Hermínio dos Santos: a dor de cabeça do Estado

Hermínio dos Santos volta a embaraçar as autoridades, ao abandonar uma reunião com o ministro dos Combatentes. Chamou “fantoches” todas as associações que se sentaram à mesa com Mateus Kida.
O Fórum de Desmobilizados de Guerra de Moçambique, liderado por Hermínio dos Santos, abandonou, ontem, uma reunião com o ministro dos Combatentes, Mateus Kida, que tinha em vista desbloquear o impasse que levou a que aquele grupo de ex-militares se amotinasse nos arredores do edifício onde se reúne o Governo.

Em democracia é assim: Berlusconi cai

“Traíram-me, mas aonde querem eles chegar?”, terá perguntado o chefe do Governo italiano a um grupo de deputados do seu partido (PDL) no hemiciclo.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, vai pôr o cargo à disposição, depois de aprovadas as primeiras reformas económicas exigidas pela União Europeia, anunciou a presidência italiana.

Quando um partido faz da mentira um modus operandi

Uma entrevista importante com os deputados Damião José da Frelimo e Gânia Mussagy da Renamo a escutar aqui.

Frelimo garante que o Estado não está partidarizado e ignora oposição
A Renamo acusa a Frelimo de pretender perpetuar a injustiça social na função pública e de estar a fazer o país regressar ao sistema de partido único

terça-feira, novembro 08, 2011

Manuel de Araújo demite-se do CEMO para se dedicar à vida política

Candidato do MDM a Quelimane prepara terreno.

Como que a antecipar a campanha, De Araújo demitiu-se, alegadamente para evitar conflitos de interesse.
O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) às eleições intercalares em Quelimane, Manuel de Araújo, demitiu-se do cargo de presidente do Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), para se dedicar à vida política.

Embaixador americano elogia democratização de Angola

O embaixador dos Estados Unidos em Angola saudou os avanços alcançados em Angola na democratização do país.
Falando numa conferência na Universidade Lusíada McMullen disse que Angola continua a dar passos "na consolidação da democracia" rejeitando afirmações de que o país seria governador por uma ditadura.
“Já li alguns artigos que dizem que em Angola existe ditadura. Não concordo com esta opinião. Não constitui a verdade, tendo em conta os passos que o país deu no processo de liberdade do seu povo, e que continua a dar na consolidação da democracia”, referiu.

NAMPULA/DESNUTRIÇÃO CRÓNICA MATA 45 CRIANÇAS

Maputo, 08 Nov (AIM) – A desnutrição crónica vitimou, nos primeiros nove meses do corrente ano, 45 crianças em várias unidades sanitárias da província de Nampula, norte de Moçambique.

Condenado: Médico é considerado culpado pela morte do cantor Michael Jackson

O julgamento de Conrad Murray terminou nesta segunda-feira,7, em Los Angeles. O médico estava a ser julgado por homicídio culposo – quando não há intenção de matar – de Michael Jackson, morto em 25 de junho de 2009.

Chapeiros em greve contra cobranças ilícitas pela Polícia Municipal

Foi um dia tenso, ontem, dos passageiros da rota Anjo Voador-Praça dos Combatentes (Baixa-Xiquelene), no município de Maputo, tudo porque os transportadores semi-colectivos, vulgos “chapa 100”, decidiram paralisar a sua actividade.

segunda-feira, novembro 07, 2011

O Dilema de Paúnde

Enquanto a cor da pele for
mais importante que
o brilho do olhar,
haverá sempre guerra

Bob Marley

Um Estado partidarizado é sinónimo de um Estado enfraquecido e este, por sua vez, será sempre um Estado totalitario. É dos livros.
Por isso, preste-se atenção ao ênfase de Filipe Paúnde nos funcionários públicos. Se bem que ninguém nunca foi capaz de penetrar na consciência de outrém, há factores que determinam a direcção do voto em períodos eleitorais, nomeadamente o questionário verbal que as células da Frelimo submetem os funcionários públicos a três meses de cada pleito, Ler mais

Era o único candidato no boletim de voto e perdeu

É bem provável que na manhã de domingo 30 de Outubro, o candidato German Antonio Londoño Roldan cantasse vitória ainda antes de abrirem as urnas. Afinal, o seu nome era o único que constava no boletim de voto nas eleições municipais de Bello, uma pequena cidade no Noroeste da Colômbia. Mas, mesmo assim, o político conservador não foi eleito. Perdeu para o voto em branco.

Nos EUA, saúde de Obama é tema rotineiro na imprensa

Nesta sexta-feira, a revista britânica The Economist publicou um artigo elogiando a transparência nas informações sobre o cancro na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil. Não é de se espantar: a saúde dos políticos importantes - e mais ainda das autoridades no exercício de um cargo - é um assunto que as grandes democracias, de maneira correcta, consideram de relevância pública, e portanto merecedores de uma abordagem sem segredos. Nos Estados Unidos, a Casa Branca tem o costume de divulgar oficialmente os boletins médicos anuais do presidente à população, mesmo que não haja nenhuma alteração neles. Bem ao contrário de regimes autoritários, que preferem abafar qualquer detalhe sobre o estado de saúde dos seus dirigentes, para os americanos é muito relevante saber, por exemplo, se Barack Obama reduziu a taxa de colesterol do organismo ou deixou de fumar.

Malawi lança ofensiva diplomática para normalizar relações com Moçambique e Zâmbia

Por Faustino Igreja, em Blantyre

O Governo do Malawi anunciou o lançamento de uma ofensiva diplomática visando normalizar o relacionamento com Moçambique e a Zâmbia, bem como com a sua antiga potência colonizadora, a Grã-Bretanha.

domingo, novembro 06, 2011

UNITA decide não castigar dissidentes

“O Conselho Nacional de Jurisdição decidiu, para alguns membros, expulsão, para outros, repreensão e o arquivamento de alguns processos.”

Hermínio dos Santos, improvável líder da contestação dos desmobilizados e "biscateiro"

Manuel Matola (texto) e António Silva (fotos), da Agência Lusa


Maputo, 06 nov (Lusa) - Hermínio dos Santos é, hoje, o líder improvável da contestação ao Governo de Moçambique, ao liderar os Desmobilizados, "veteranos de guerra" que se têm manifestado em Maputo pelo pagamento de pensões mensais.

METODOLOGIA DUVIDOSA E NÚMEROS QUESTIONÁVEIS

Por Paul Fauvet

Maputo, 6 Nov (AIM) – O último Relatório Mundial de Desenvolvimento Humano, lançado quarta feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresenta Moçambique como o quarto pais menos desenvolvido do mundo inteiro, ocupando a 184/a posição num grupo de 187 países avaliados.

Algumas maçãs são mais importantes que as outras

Por Bayano Valy

O recente falecimento do antigo Chief Economic Officer (CEO) da empresa de tecnologia informática Apple levou-me a pensar não tanto na morte mas na importância das maçãs na História da humanidade – aviso que quero utilizar a morte de Steve Jobs para olhar ao nosso sistema político e tentar perceber até onde o mesmo incentiva o talento em Moçambique. Ler mais

sábado, novembro 05, 2011

Oposição volta a exigir o fim das células do partido Frelimo nas instituições públicas

E vota contra a proposta de Lei Base da Organização da Administração Pública, apresentado pelo Ministério da Função Pública

Maputo (Canalmoz) - As bancadas parlamentares da Renamo e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) voltaram a exigir, ontem, na Assembleia da República, que se criem mecanismos para acabar com as células do partido Frelimo nas instituições do Estado, mas de nada valeu. Ler mais

sexta-feira, novembro 04, 2011

O papel da Oposição

(SAVANA) Qualquer líder forte apoia-se também numa oposição forte. E para que uma sociedade seja forte, precisa de aglutinar todas as forças que lhe compõem, por mais díspares que elas sejam. Uma oposição frágil, que no lugar de confrontar o governo com políticas alternativas procura a acomodação, é o pior perigo que uma sociedade democrática pode enfrentar. Ler mais

Fonte: Savana - 04.11.2011

CRIADA COMISSÃO DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR FUGA DE RECLUSOS

Maputo, 04 Nov (AIM) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) criou uma comissão de inquérito para esclarecer as circunstâncias em torno da evasão de seis perigosos cadastrados das celas do Comando da corporação na cidade de Maputo, ocorrida no início da semana corrente. Ler mais

Reflectindo: E depois o que saberemos? 

O papel da Oposição

Qualquer líder forte apoia-se também numa oposição forte. E para que uma sociedade seja forte, precisa de aglutinar todas as forças que lhe compõem, por mais díspares que elas sejam. Uma oposição frágil, que no lugar de confrontar o governo com políticas alternativas procura a acomodação, é o pior perigo que uma sociedade democrática pode enfrentar.

A liberdade de expressão (ainda) é um mito para alguns

(@Verdade) Parece que a liberdade de expressão plasmada na nossa Lei-mãe (ainda) é desconhecida por uma, senão a maior, parte dos moçambicanos. O contexto no qual o país viveu após a independência e o medo de perseguições apresentam-se como as possíveis causas desta realidade.

Em Chókwè, para onde a nossa equipa de reportagem se dirigiu a fi m de aferir o nível de desenvolvimento do distrito e do regadio, enfrentámos dificuldades para colher declarações dos agricultores sobre as difi culdades e os problemas que o sector (da agricultura) atravessa alegadamente porque temiam represálias das autoridades, sem, no entanto, as mencionar.

“Funcionários indignados” escrevem à ministra da JustiçaGestão de Nhatitima questionada

Escrito por Emídio Beúla

Uma carta escrita por um grupo de supostos funcionários do Ministério da Justiça coloca Pedro Sinai Nhatitima, director do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) e candidato a juiz conselheiro do Tribunal Supremo, sob forte suspeita de prática de irregularidades que consubstanciam uma gestão danosa de fundos públicos da instituição. O Ministério da Justiça reagiu informando que uma inspecção interna ao IPAJ detectou um conjunto de irregularidades de que resultou um relatório preliminar acompanhado de um questionário dirigido ao respectivo director para o exercício do devido contraditório.

E de repente Guiné-Bissau fugiu-nos!

O relatório das Nações Unidas sobre o Índice do Desenvolvimento Humano 2011, apresentado na quarta-feira, revela uma situação, no mínimo, hilariante: estamos nos últimos quatro lugares em desenvolvimento humano. Dito de outra forma: somos o 4º pior país em índices de desenvolvimento humano, só acima de Burundi (185º lugar), Níger (186º) e República Democrática do Congo (187º), num total de 187 países avaliados. Olhando para o relatório, nota-se, por exemplo, que países como Guiné-Bissau (176), São Tomé e Príncipe (144), Zimbabwe (173), Malawi

quinta-feira, novembro 03, 2011

Inspecção do Ministério da Justiça confirma irregularidades

O Ministério da Justiça diz que durante os trabalhos de inspecção rotineira realizados no Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) detectou um conjunto de irregularidades de que resultou um relatório preliminar, acompanhado de um questionário para que o director do IPAJ, Pedro Nhatitima, exercesse o devido contraditório, esclarecendo todas as zonas de penumbra. Porém, o Ministério da Justiça deixa claro que esse trabalho de inspecção não foi influenciado pela carta que circula por email em todos os órgãos de informação e partidos políticos, escrita por um grupo de indignados, supostamente, funcionários do Ministério da Justiça, e sim faz parte do trabalho de rotina que a inspecção daquele ministério vem fazendo.

Fonte: O País - 04.11.2011

Governo rejeita artigo sobre despartidarização do Estado

A referida lei acabou sendo aprovada pelo voto maioritário da Frelimo, com abstenção da Renamo e voto contra do MDM. Ainda ontem, o parlamento aprovou a criação da Ordem dos Contabilistas e Auditores.
A Assembleia da República aprovou, ontem, na generalidade, a Lei Base de Organização da Administração do Pública, apenas com voto maioritário da Frelimo.

quarta-feira, novembro 02, 2011

Comissão já não tem dinheiro para continuar a harmonização

Alfredo Gamito disse, ontem, ao plenário que a sua comissão interrompeu o processo de harmonização, por exiguidade financeira. A referida harmonização devia ter terminado em Setembro deste ano. Ler mais

“Jovens da Frelimo” fazem coincidir celebrações com campanha eleitoral em Quelimane

A organização da Juventude Moçambicana (OJM) celebra, próximo dia 29 de Novembro, o seu 34º aniversário desde a sua fundação em 1977. As cerimónias centrais terão lugar na cidade de Quelimane, a mesma que a 7 de Dezembro vai acolher as eleições intercalares.

Justiça britânica aceita pedido sueco para extraditar Assange

Julian Assange deve ser extraditado para a Suécia. Esta foi a decisão do Supremo Tribunal britânico ao fim de 11 meses de batalha jurídica. Ler mais

"Duros" da FRELIMO irritados com Mia Couto

Maputo, 02 nov (Lusa) - Setores ortodoxos da FRELIMO, partido no poder em Moçambique, estão irritados com o escritor moçambicano Mia Couto, na sequência de declarações deste em defesa do direito à revolta, disseram à Lusa analistas locais.
Numa entrevista concedida em outubro à Lusa, em Penafiel, Portugal, Mia Couto, interrogado sobre o movimento dos indignados que então se assinalava, defendeu: "É preciso sair à rua. É preciso revoltarmo-nos".

África precisa de lideranças com nova visão - defende historiador

Luanda - A África precisa de lideranças com nova visão para o desenvolvimento e também democráticos para trabalhar com as competências africanas, defendeu hoje em Luanda, o historiador gabonês Jean Martial Arséne Mbah.
O também docente de história do Instituto Superior de Ciências de educação (ISCED) sustentou que novos líderes de África, além da visão para o desenvolvimento, têm que ser também democráticos para aceitar a trabalhar com as competências internas que a África possui.
“A África tem muitos intelectuais com visão para desenvolver o continente, mas que não são consultados e muita das vezes preteridos”, por isso, a simples reestruturação da União Africana, sem nenhum projecto sério, não dará resultados positivos.

Subida da taxa do lixo exalta os ânimos em Nampula

O agravamento dói porque uns pagam sem beneficiarem dos serviços da autarquia. Escute (aqui)

Há um braço de ferro instalado entre os munícipes e o Conselho Municipal da Cidade de Nampula, no norte de Moçambique. Em causa está o agravamento da taxa lixo que passou de 10 para 30 meticais, em virtude da entrada em vigor do novo código de posturas, aprovado pela Assembleia Municipal.

SEIS CADASTRADOS ‘FOGEM’ DO COMANDO DA POLÍCIA

Maputo, 02 Nov (AIM) – Pelo menos seis perigosos cadastrados evadiram-se, entre Domingo e Segunda-feira da semana corrente, das celas do Comando da Polícia moçambicana (PRM).
Refira-se que o Comando da PRM e’ considerado como sendo um dos locais mais seguros do país para o encarceramento de perigosos cadastrados.

Anibalzinho pode ter fugido da cadeia (?)

Canalmoz - O perigoso criminoso acusado de ter morto o jornalista Carlos Cardoso, é possível que esteja entre os prisioneiros que ontem se evadiram das celas do comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) da cidade de Maputo. Ler mais

Reflectindo: alguém tem informacão sobre as fogas da cadeia?