Em entrevista ao “O País”, a professora catedrática e docente na Universidade Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica, Hildizina Dias, deixa o seu parecer perante o estágio actual do ensino no país.
Qual é o entendimento que tem de fracasso escolar? Em que circunstâncias estamos perante uma situação de fracasso escolar?
Estamos perante uma situação de fracasso escolar quando o aluno não consegue atingir as metas que foram definidas, ou seja, quando o aluno reprova.
Um ou vários? Em que percentagens?
Percentagem acima de 50 por cento de reprovações, nós já ficamos muito preocupados, porque, quando o aluno começa as aulas, o que nós queremos é que ele seja aprovado. Mas em determinados contextos, até 30 por cento de reprovações já nos preocupa, 20 por cento já nos preocupa também. Aos 50 por cento, questionamos: o que se passa? É alarmante, e o professor deve ficar muito preocupado. Mesmo num teste simples, se metade da turma não consegue ter positiva, o professor deve parar e pensar no que estará a acontecer e analisar se o problema está com o estudante ou com o professor. A intenção do professor é que 100 por cento dos alunos sejam aprovados. Esse é o nosso ideal.
Fonte: O País - 30.03.2016
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