Páginas

quarta-feira, agosto 31, 2011

Doentes não curados na medicina moderna poderão ser aconselhados a recorrer à medicina informal

As unidades sanitárias vão passar a partir do ano 2015, a transferir os pacientes cujas enfermidades não tem cura na medicina moderna, para os praticantes da medicina tradicional.

Desmaios nas escolas de Angola

Já há pistas de crime

Pretória (Canalmoz) - Três pessoas presas em Cabinda revelaram aos investigadores que o veneno é uma composição que tem como solvente a conhecida “creolina”, resultante do cresol, composto químico com alguma toxicidade quando ultrapassados os níveis normais.

A ponta do novelo para o esclarecimento dos casos de intoxicação dos alunos nas escolas de todo o país foi encontrada na província de Cabinda, onde peritos de investigação Ler mais

Reflectindo: E nos desmaios de Mocambique?

Mind Your Own Business


ANC Youth League president, Julius Malema says investigations into the construction of a R16 million mansion in his name are unjustified, as he is a private citizen.

Família de Hélio ainda aguarda "uma ajuda" do Governo

Maputo - Um ano após a morte de Hélio, um menino de 11 anos baleado mortalmente durante as manifestações no dia 01 de Setembro de 2010, a família ainda tem esperança numa "ajuda" do Governo moçambicano.

UA sobre CNT na Líbia

A UA apenas reconhecerá o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia se o órgão defender claramente a formação de um governo de coligação que agrupe todos líbios, declarou em Addis-Abeba, o presidente da Comissão da organização pan-africana, Jean Ping.

Fonte: Imensis -31.08.2011

terça-feira, agosto 30, 2011

Haxixe apreendido em Nampula faz parte de lote de duas toneladas

Descarregadas em Angoche no mês de Junho

Os trabalhadores terão roubado os 90 kg de droga com alegação de a terem confundindo com leite.
Finalmente, a Polícia da república de Moçambique (PRM), ao nível da província de Nampula, convocou, ontem, a imprensa para revelar os contornos da investigação que vinha levando a cabo para o esclarecimento da origem dos cerca de 14 kg de haxixe, apreendidos na posse de um cidadão em meados deste mês, na cidade de Nampula. Na conferência em alusão, a polícia apresentou 11 indivíduos detidos em conexão com o caso.

Moçambique não reconhece diplomatas dos rebeldes líbios

O governo moçambicano diz que não reconhece o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, formado pelos rebeldes que derrubaram o líder Muamar Kadafi. Apesar de o Conselho de Transição da Líbia ser reconhecido por mais de 60 países, alguns dos quais africanos, o executivo moçambicano considera que os rebeldes violaram regras diplomáticas ao içar a sua bandeira em Maputo sem comunicar as autoridades governamentais.
Entretanto, e por incrível que pareça, o governo moçambicano diz ser impotente para tomar qualquer medida punitiva contra o grupo de diplomatas líbios acreditados em Maputo, que declararam o seu apoio às novas autoridades líbias.

Fonte: O País online - 31.08.2011

Declarada incapacidade permanente aos edis que renunciaram aos cargos

O Governo autoriza a Comissão Nacional de Eleições (CNE) a preparar as eleições intercalares, começando pelo plano de acção que inclui a marcação da data das eleições e os custos de todo o processo.
O governo moçambicano aprovou, ontem, a renúncia dos presidentes dos municípios de Cuamba, Pemba e Quelimane.

Muçulmanos dos EUA estão satisfeitos com Obama, diz pesquisa

Por Andrew Stern

CHICAGO (Reuters) - A maioria dos muçulmanos dos EUA está satisfeita com os rumos do país, e poucos consideram que haja apoio ao extremismo islâmico na sua comunidade, segundo uma pesquisa divulgada na terça-feira.

POLÍCIA SUL-AFRICANA CONFRONTA-SE COM APOIANTES DE MALEMA

JOANESBURGO, 30 AGO (AIM) – Apoiantes do líder da Liga Juvenil do partido no poder na vizinha África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC, Julius Malema, confrontaram-se na manhã de hoje, no centro de Joanesburgo, com unidades da polícia daquele pais.
O facto ocorre na sequência do início previsto para hoje da instauração de um processo disciplinar contra aquele líder juvenil.

Líbia: Irão convida presidente do CNT

Teerão - O ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, convidou o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdel Jalil, a visitar Teerão.
Durante uma conversa telefônica na segunda-feira com Abdel Jalil, Salehi fez o convite para a visita assim que for possível, informa um comunicado.

ANCYL apoia Julius Malema

Malema foi acusado de desacreditar o ANC e de semear divisão interna.
Membros da Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANCYL), por toda a África do Sul, mobilizaram-se no domingo em apoio ao seu presidente, Julius Malema, e ao porta-voz nacional da liga, Floyd Shivambu, que enfrentam esta semana um comité disciplinar do ANC. Foi pedido aos membros da liga por todo o país que se juntassem diante do Luthuli House em solidariedade, de forma a mostrar o seu apoio a Malema. “Queremos que os nossos membros saibam que esta é uma marcha pacífica e não é contra o ANC”, disse Ayanda Kasa, secretária do ANCYL em Gauteng, tendo acrescentado “pensamos em nós mesmos de forma disciplinada, e estamos a nomear controladores para garantir que não haja provocadores de desordem”.

Fonte: O País online - 30.08.2011

segunda-feira, agosto 29, 2011

EDIS DA FRELIMO RENUNCIAM EM CADEIA OU UMA ACÇÃO DE ESTRATÉGIA ELEITORAL?

Perante falhanços reais alguém tinha que pagar?...

Por: Noé Nhantumbo

Sem dúvida que é uma novidade no panorama político nacional ter uma pessoa eleita renunciando ao cargo e mais a mais em cadeia. Se tivesse sido uma renúncia num só município por motivos como doença ou outra com forte sentido as pessoas compreenderiam e os comentários já estariam frios.

Membros da família Gaddafi estão na Argélia, diz TV

CAIRO (Reuters) - A Argélia informou que membros da família de Muammar Gaddafi entraram no país depois da tomada de Trípoli por rebeldes, disse o canal de televisão Al-Jazeera nesta segunda-feira.
O canal relatou que a Argélia confirmou que os filhos de Gaddafi Mohammed e Hannibal, a esposa Safia e a filha Aisha estavam na Argélia.

(Reportagem de Sami Aboudi)

Fonte: Reuters - 29.08.2011

Zimbabwe expulsa embaixador da Líbia apoiante do CNT

Harare, Zimbabwe (PANA) – O Zimbabwe ordenou ao embaxiador líbio, Taher Elmagrahi, e ao seu pessoal a deixar o seu território no fim de semana depois de eles exprimirem a sua obediência ao Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, que Harare se recusou a reconhecer.

Loide Jorge, uma voz lusófona à conquista da América

Por Filipe Vieira

Loide Rosa Jorge nasceu em França e cresceu e estudou nos EUA, onde é advogada e também cantora. A sua mãe, natural de Quelimane, na Província da Zambézia, em Moçambique. O seu pai,natural de uma pequena localidade na Guiné-Bissau.
Loide Jorge tem cartório aberto em Washington, onde ajuda imigrantes a navegar os complicados meandros das leis da imigração.

Escute a entrevista aqui.

Fonte: Voz da América - 26.08.2011

domingo, agosto 28, 2011

Da renúncia de edis à queda de Kadafi

Por Jeremias Langa

Tudo isto nos remete à ideia de que, ao contrário do que diz publicamente, a Frelimo sabe por que os três presidentes de municípios estão a abandonar os seus lugares. Aliás, não só sabe, como está também por detrás. Um partido com quase 50 anos de estrada, que atravessou vários processos históricos, seria estranho que se deixasse surpreender por processos de nível local.

NUM MOMENTO GRAVE DO PAÍS OS MOÇAMBICANOS EXIGEM E QUEREM LIDERANÇA

Por Noé Nhantumbo

Os formalismos de reuniões de utilidade duvidosa já não bastam…
Cada um pode ter as ideias que quiser ter sobre a governação e sobre os métodos a serem utilizados para alcançar objectivos ou conseguir a concretização de planos e programas.

Rwanda apoia Conselho Nacional de Transição

Kigali, Rwanda (PANA) – A ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Regional, Louise Mushikiwabo, exprimiu sexta-feira o apoio do seu país ao Conselho Nacional de Transição (CNT) que combate o regime do coronel Muamar Kadafi na Líbia.
O Rwanda reconhece doravante o CNT como representante legítimo do povo líbio, indicou a chefe da diplomacia rwandesa.
Esta posição oficial do Rwanda foi exprimida à margem da cimeira dos chefes de Estado da União Africana (UA), que deve encerrar os seus trabalhos esta sexta-feira na capital etíope, Addis Abeba.
A cimeira da UA está consagrado à fome no Corno de África, nomeadamente na Somália, e à situação política na Líbia.
-0- PANA TWA/JSG/FK/TON 26agosto2011

Fonte: Panapress - 26.08.2011

sábado, agosto 27, 2011

Benin reconhece Conselho Nacional de Transição da Líbia

Cotonou, Benin (PANA) - O Governo beninense decidiu reconhecer oficialmente o Conselho Nacional de Transição (CNT) como a única autoridade representantiva do povo líbio,
segundo um comunicado distribuído sábado em Cotonou.
No documento a que a PANA teve acesso, o Governo beninense diz-se disposto a trabalhar com o CNT no quadro da União Africana (UA) na busca de soluções pacíficas à crise atual bem como na promoção de todas as iniciativas visando a reconstrução da Líbia e a reconciliação do povo líbio.
Exorta, por outro lado, o CNT a respeitar os seus compromissos perante o povo líbio, garantindo-lhe as melhores condições de expressão das liberdades fundamentais num clima de paz, segurança, melhor governação, integridade territorial, independência e soberania nacional.

Fonte: Panapress - 27.08.2011

Níger reconhece Conselho Nacional de Transição líbio

O Níger reconheceu sábado a legitimidade do Conselho Nacional de Transição (CNT) como a “única autoridade representativa do povo líbio”, segundo um comunicado oficial publicado em Niamey.
No documento, o Governo nigerino diz ter tomado nota da “mudança de regime operada na Líbia” com o derrube de Muamar Kadafi pela rebelião dirigida pelo CNT.

Cumplicidade CS da ONU/NATO: Carta Aberta dos Intelectuais Africanos sobre conflito na Líbia

Rosebank, Johannesburg, África do Sul

Nós abaixo-assinados somos cidadãos africanos comuns, todos imensamente condoídos e indignados, vendo que africanos como nós estão submetidos aos horrores da guerra, atacados por potências estrangeiras que claramente repudiaram a visão nobre e relevante inscrita na Carta das Nações Unidas[1].

Líbia: União Africana Rejeita Autoridade Rebelde

Contudo países como a Etiópia e a Nigéria já reconheceram os rebeldes

A União Africana (UA) não vai reconhecer os rebeldes na Líbia como o novo governo naquele país, segundo foi anunciado pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma, rejeitando assim apelos para que o Conselho Nacional de Transição (CNT) rebelde da Líbia fosse aceite pela comunidade.
O presidente sul-africano Zuma apelou a um cessar-fogo na Líbia dizendo que Tripoli não está completamente sob controlo dos rebeldes. Zuma que preside à comissão da UA para a Líbia falava na sequência do encontro em Adis Abeba dos dirigentes da União Africana, para decidir o próximo passo em relação à Líbia.

Descoberta uma grande reserva de gás natural na bacia do Rovuma

É a quinta descoberta na bacia do Rovuma

Moçambique soma e segue no sector dos recursos minerais, sobretudo hidrocarbonetos.
A empresa norte-americana “Anadarko” acaba de descobrir na bacia do Rovuma, no extremo Norte do Pais, uma grande reserva de gás natural.
Segundo a Anadarko, o poço de 70 metros de profundidade, tem cerca de 169 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito.

História da Frelimo nas escolas

O objectivo é apetrechar as bibliotecas para que os alunos possam se inteirar, ao pormenor, sobre a recente história do país
Sete mil livros retratando datas e documentos sobre a história da FRELIMO estão a ser distribuído por todas as bibliotecas das escolas secundárias do país. O objectivo é apetrechar as bibliotecas para que os alunos possam se inteirar, ao pormenor, sobre a recente história do país, particularmente a relacionada com a luta armada de libertação nacional. O processo, levado a cabo pela DINAME, irá abranger cerca de 600 escolas deste nível, tendo a província do Niassa e a cidade do Maputo sido as primeiras a serem abrangidas. De seguida os livros serão distribuídos pelas províncias.

Fonte: O País online - 27.08.2011

Reflectindo: Eu gostaria de obter um exemplar do livro.

sexta-feira, agosto 26, 2011

Centenas de mensagens SMS contestam José Eduardo dos Santos

Escute aqui.

Olhar com indiferença o que se passa na Líbia parece ser a estratégia oficial

Foram hoje postas a circular, em Angola, muitas centenas de mensagens de SMS, apelando a um levantamento popular. Entre elas: “Depois de Gadhafi, é hora de JES (José Eduardo dos Santos). E ainda: “32 anos é muito” lê-se num dos escritos que está a circular por via do SMS.

GESTÃO DANOSA, GESTÃO DE FAZ DE CONTA - VIDA DE APARÊNCIA

Assim vai o nosso belo Moçambique. Se uma pessoa quer viver e salvaguardar o seu pão e a sua família enquanto funcionário do estado Moçambicano deve viver de aparência, isto é, deve fazer de conta que tudo está bem. Se tu em qualquer momento querer ser o que tu és e vales, é visto como desafio a autoridade superior e a menor consequência disso são demissões forjadas como acabamos de assistir. Onde vamos parar com isto? Ler mais

“Revolução de Agosto”: um novo patriotismo

Por José Chirindza

Este domingo celebra-se na Beira a passagem do terceiro aniversário do que ficou conhecido por “Revolução de Agosto”, um movimento político que reconduziu Daviz Simango à presidência da segunda maior autarquia do país e culminou com a criação do MDM. Em conversa com o SAVANA, Daviz Simango, rosto do movimento, reclama ganhos políticos e diz mesmo que o movimento “trouxe uma nova abordagem de consciência patriótica”.

Pio Matos diz estar perturbado e incapaz de dirigir autarquia de Quelimane

Segundo o jornal O País, na curta carta de renúncia Pio Matos alega que, “depois de ponderadas, conjunturalmente, situações e circunstâncias políticas, económicas, sociais e outras de natureza pessoal”, decidiu solicitar a renúncia ao cargo que vem exercendo, com “efeitos imediatos”.
Na referida carta, Matos não explica que tipo de circunstâncias políticas, económicas, sociais, muito menos as razões de natureza pessoal que o fazem abdicar do cargo a meio do mandato.
Solicitado pelo “O País” a explicar de uma forma detalhada as tais circunstâncias, Pio Matos disse ser “um homem com problemas e, neste momento, perturbado”, daí que não está em condições de desempenhar com dedicação as suas funções, facto que, a continuar como edil, “pode prejudicar Quelimane. Não estou em condições de continuar, porque as minhas razões pessoais assim me impedem”, justificou Pio Matos.

Fonte: O País online - 26.08.2011

quinta-feira, agosto 25, 2011

Frelimo reitera não ter pressionado edis a renunciarem

Edson Macuácua, defendeu ser de lei que os mesmos renunciem, voluntariamente, e não deixa espaço para o partido pressionar

O partido Frelimo continua a defender que não fez qualquer pressão para a renúncia em massa dos presidentes dos municípios onde a Frelimo venceu em 2008. Falando em torno das renúncias em massa dos edis eleitos em representação do seu partido, o porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, defendeu ser de lei que os mesmos renunciem, voluntariamente, e não deixa espaço para o partido pressionar, uma vez que está lá pela vontade popular.

Um Continente dependente duma única pessoa

Leio comentários de alguns compatriotas que choram (?) por Muammar Gadaffi: Mas o que eles não sabem, é que estão nos transmitir que África é refém de Gaddafi. E se por acidente ou doenca Gaddafi morresse? 

Os detidos em Nampula por corrupção

Voz da América: Funcionários públicos detidos em Nampula

Alguns ocuparam altos cargos na educação e na agricultura

Cresce a cada dia que passa o número de funcionários públicos detidos indiciados de desvio de fundos do Estado na província de Nampula. Só no final da semana passada, cinco funcionários de entre os quais tres ocupando altos cargos na educação e um na área de agricultura foram detidos.

Focos de corrupção delapidam cofres do Estado em Inhambane

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Inhambane está a investigar dezoito casos de desvio de fundos do Estado.
Os processos em investigação resultam de exposições e denúncias feitas junto do gabinete provincial de combate à corrupção.
O presidente do Movimento Democrático de Moçambique, Daviz Simango, chamou de cobardes e irresponsável aos edis que estão a renunciar os seus cargos. Daviz Simango que falava a jornalistas esta quarta-feira na Beira em torno das renuncias de alguns edis, disse que acolheu a noticia com tristeza pois para ele os colegas estão a faltar respeito aos eleitores que depositaram confiança neles em 2008, apesar de terem sido propostos por um determinado partido político. Daviz Simango é da opinião que os colegas ora em renúncia devem ser responsabilizados, pois, os mesmos acabam de mostar uma grande irresponsabilidade e imaturidade.Na mesma conferência de imprensa, Daviz Simango anunciou que a sua formação política devera reunir-se dentro em breve, em local ainda por definir para desenhar estratégias de participação nas eleições intercalares.

Fonte: O País online - 25.08.2011

quarta-feira, agosto 24, 2011

Frelimo instala comité de círculo numa empresa pública

Adensando a ideia de partidarização das instituições do estado

Trata-se da empresa Aeroportos de Moçambique que, neste momento, conta com 13 células de 10 a 11 membros cada. Contudo, os “camaradas” defendem que o Comité não vai interferir nas actividades laborais.
A Frelimo acaba de instalar um novo comité de círculo numa empresa pública. Trata-se da empresa Aeroportos de Moçambique, onde a oficialização do novo comité do círculo da Frelimo aconteceu ontem e já conta com mais de 100 membros subdivididos em 13 células.
A instalação e oficialização dos órgãos da Frelimo naquela empresa pública acontece numa altura em que a oposição tem vindo a queixar-se da interferência deste partido no Estado, por uma alegada partidarização das instituições do Estado.
Entretanto, os “camaradas” consideram que a instalação do novo comité do círculo da Frelimo não interfere nem influencia nas actividades laborais daquela empresa. “As nossas células (da Frelimo) não interferem nas actividades da empresa, porque os militantes só se reúnem depois das horas normais de expediente”, defendeu João Mbanguine, representante do primeiro secretário do distrito de Nhlamankulo.

Fonte: O País online - 25.08.2011

Reflectindo: Mesmo depois dos ventos do norte de África, a Frelimo continua convencida que os funcionários públicos querem células da Frelimo nos locais de trabalho?

Últimas sobre Líbia

Governo etíope reconhece o CNT, apela UA para fazer o mesmo - oficial

Addis Abeba - A Etiópia reconheceu hoje (quarta-feira) o Conselho Nacional de Transição (CNT, órgaão dirigente da rebelião) como autoridade legítima interina da Líbia e apelou a União Africana (UA), cuja sede está em Addis Abeba, à fazer o mesmo.


Praia - O Governo de Cabo Verde, face aos últimos acontecimentos na Líbia, renovou hoje (quarta-feira) o reconhecimento da legitimidade do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio e lhe solicitou que resolva a crise pela via do diálogo.


Pequim - O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Yang Jiechi, defendeu a necessidade das Nações Unidas jogar um papel decisivo na Líbia, onde a rebelião proclamou como finda a era de Muammar Kadhafi.


Tripoli - O dirigente líbio em fuga Muammar Kadhafi afirmou numa nova mensagem áudio divulgada hoje (quarta-feira) estar num passeio incógnito em Tripoli e apela os habitantes para "manterem a ordem" na capital dos rebeldes que assumiram praticamente o controlo...

Embaixada da Líbia em Maputo apoia rebeldes

Maputo - A embaixada da Líbia em Moçambique anunciou hoje (quarta-feira) que apoiará "incondicionalmente" os rebeldes líbios e decidiu que a representação diplomática em Maputo passará a usar a bandeira do Conselho Nacional de Transição (CNT), noticia a LUSA.

Nampula: Detido Director da Juventude e Tecnologia por rombo financeiro

O director de educação, juventude e tecnologia da cidade de Nampula, Augusto Tawancha, encontra-se detido na cadeia civil daquela urbe, por alegago envolvimento no rombo financeiro de cerca de nove milhões de meticais.

KADDAFI AMEAÇA DESTRUIR A LÍBIA

TRIPOLI, 24 AGO (AIM) – O líder líbio, Coronel Muammar Kaddafi, declarou, nas primeiras horas de hoje, que está pronto para resistir ao avanço dos rebeldes que, a desde o último fim-de-semana, controlam partes de Tripoli, a capital, e ameaçou que vai destruir a Líbia.

terça-feira, agosto 23, 2011

Decisão tomada, decisão cumprida. Pio Matos renunciou

A Assembleia Municipal de Quelimane convidou os órgão de comunicação social para cobrirem a 3a sessão extraordinária, que terá lugar na próxima quinta-feira, com único ponto de agenda: “renúncia do mandato do presidente do conselho municipal da cidade de Quelimane”.

Rebeldes entram no complexo de Khadafi e hasteiam bandeira

Dentro do complexo estavam refugiadas forças leais ao líder líbio

Os rebeldes líbios conseguiram derrubar as defesas do complexo presidencial fortificado e vencer a resistência das forças leais a Khadafi. Siga aqui o assalto ao quartel-general de Khadafi. Ler mais

MINED afirma que não vai acabar com as passagens automáticas

O director da Planificação e Cooperação ao nível daquele ministério, Manuel Rego, diz que as reprovações aumentam o nível das desistências.
As promoções por ciclo de aprendizagem, um sistema de passagem de classe vulgarmente conhecido por passagens automáticas, introduzido em 2004, não será abolido. O Ministério da Educação diz que em nenhum momento o Governo equacionou o banimento do modelo e que assunto nem chegou a ser objecto de debate do Conselho Coordenador havido na semana passada em Niassa.

Gaddafi isolado?

o Barein, o Iraque, a Nigéria e o Marrocos reconheceram o Conselho Nacional de Transição, o órgão de comando dos rebeldes, como representante legítimo do país. Ler aqui

Fonte: Reuters.br - 23.08.2011

segunda-feira, agosto 22, 2011

Filho de Gaddafi aparece em hotel após notícia sobre prisão

TRÍPOLI (Reuters) - Saif al Islam, o filho do líder líbio Muammar Gaddafi que os rebeldes e o Tribunal Penal Internacional disseram que estava preso, chegou nas primeiras horas de terça-feira (horário local) ao hotel de Trípoli onde os repórteres estrangeiros ficam.
Segundo o correspondente da BBC Matthew Price, Saif disse a outro jornalista, quando perguntado se o pai estava seguro e bem em Trípoli: "claro".

Fonte: Reuters.br - 22.08.2011

EUA negam alegado financiamento à RENAMO para derrubar governo de Moçambique

A Embaixada dos Estados Unidos em Maputo considerou hoje (segunda-feira) absolutamente falsas as alegações de que o seu Governo terá prometido ao principal partido da oposição moçambicana, RENAMO, financiamento para tornar o país ingovernável e provocar a queda da FRELIMO.
O semanário Domingo, editado em Maputo, noticiou na sua última edição a existência de um alegado acordo entre o Governo norte-americano e a RENAMO, para ajudar este partido a desalojar a FRELIMO do poder, que ocupa há mais de 36 anos, desde a independência do país em 1975.

MDM anuncia que concorre a eleições intercalares autárquicas

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), oposição, vai concorrer às eleições intercalares nos municípios onde os autarcas da FRELIMO, no poder, renunciaram aos cargos, apelando para a "responsabilização dos desistentes", disse hoje (segunda-feira o presidente do partido.

Guebuza volta a reunir Frelimo na Presidência da República

Sob capa do Conselho de Ministros alargado

Maputo (Canalmoz) – A partir de hoje e até amanhã, o presidente da República, que é simultaneamente presidente do partido Frelimo, reúne membros do seu partido na Presidência da República, sob capa do Conselho de Ministros alargado. O encontro mobiliza diversos membros do partido no poder, incluindo primeiros secretários ao nível provincial e distrital. Ler mais

Candidato da oposição eleito Presidente de Cabo Verde

O jurista Jorge Carlos Fonseca é o novo Presidente da República de Cabo Verde e vai suceder a Pedro Pires. Nas eleições deste domingo, derrotou Manuel Inocêncio Sousa, o candidato oficial do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que governa o país com maioria absoluta.
Os resultados provisórios quando faltava apurar os votos em 58 das 1108 mesas, atribuíam a "Zona", como Fonseca é conhecido no país, 54,45 por cento dos votos expressos, correspondentes a 95.127 votos; contra 45,55 por cento de Manuel Inocêncio, resultantes de 79.574 votos. “Desenha-se uma vitória de Jorge Carlos Fonseca”, reconheceu a mandatária do candidato do PAICV, Cristina Fontes Lima, no primeiro comentário oficial.

Líbios, Gaddafi e Rebeldes


No Facebook, muitos moçambicanos questionam a posição dos líbios e sobretudo os habitantes do Tripoli em relação Muammar Gaddafi ontem e os rebeldes hoje. Transcrevo o questionamento da jornalista Zenaida Machado:
O povo eh engracado. Os libios - segundo algumas vozes - tinham TUDO providenciado pelo glorioso lider. Entretanto, assim que os "ratos bandidos" entraram em Tripoli, levantaram bandeiras, beijaram o chao e gritam "viva a liberdade". Nao deviam pegar em armas e resistir, como os orientou o glorioso???

Nota: O video é de Al Jazeera

Líbia: Líder líbio diz que ficará em Trípoli "até o final"

Tunis - O líder líbio, Muammar Kadhafi, disse neste domingo que ficará em Trípoli "até o final" e pediu a seus simpatizantes pelo país que ajudem a liberar a capital de uma ofensiva rebelde.
Ele acrescentou, em uma mensagem de áudio divulgada pela televisão estatal, que estava "com medo que Trípoli irá queimar" e disse que disponibilizará armas a seus apoiantes para que enfrentem os rebeldes.
Os rebeldes lutam para chegar a Trípoli e ajudar combatentes dentro da cidade.
A Líbia vive uma guerra civil desde Fevereiro, quando milhares de pessoas, inspiradas pelas revoluções nos vizinhos Egipto e Tunísia, iniciaram uma revolta contra os 41 anos do regime de Kadhafi.

Fonte: Angola Press - 22.08.2011

domingo, agosto 21, 2011

Governo de Moçambique desmente venda de terras a agricultores brasileiros

O vice-ministro da agricultura, António Limbau, refutou informações postas a circular durante esta semana que dão conta que o governo moçambicano prepara-se para vender cerca de seis milhões de hectares de terras aráveis a agricultores brasileiros.

Conselho de Ministros Alargado

Decorre hoje e amanhã, na Presidência da República, uma sessão ordinária do Conselho de Ministros alargada a outros quadros, para debruçar-se sobre o balanço da presidência aberta inclusiva edição 2011 e a questão da terra.
Fonte oficial refere que participarão no encontro membros do Conselho de Ministros e convidados permanentes, bem como os governadores provinciais e primeiros secretários provinciais.

Fonte: Jornal Notícias - 22.08.2011

Rebeldes líbios chegam a Trípoli sem sinal de resistência

"Estou ordenando que abram os depósitos de armas", disse Gaddafi. "Conclamo todos os líbios a aderirem a essa luta. Aqueles que tiverem medo podem dar suas armas às suas mães ou irmãs."

"Vamos lá, estou com vocês até o fim. Estou em Trípoli. Vamos vencer."

Manuel de Araujo: A Opinião de Manuel de Araújo

Vilão, Traidor ou Herói? O dilema existencial de Pio Matos Numa situação sem precedentes na história da democracia moçambicana dois Presidentes de Municípios (de Pemba e Cuamba) apresentaram cartas de pedido de renúncia aos cargos que ocupavam a menos de 3 anos. Segundo informações postas a circular, outros tantos se preparam para o fazer. Sendo um deles o Presidente do Município de Quelimane, Pio Matos que neste momento e dos poucos presidentes municipais a cumprir o terceiro mandato consecutivo. Ler mais

Frases

Foi [a luta de libertacão nacional] algo que me ensinou a não aceitar e a não me conformar. É a grande lição que tiro, que também me ajuda hoje a estar longe desse movimento de libertação, que se conformou e se transformou naquilo que era o seu próprio contrário. [Mia Couto numa entrevista no Brasil]

sábado, agosto 20, 2011

Governo vendeu 24 distritos a brasileiros

Este é o problema de um país governado por “men bussiness”, em que o interesse pessoal se sobrepõe a quaisquer interesses colectivos.
Os órgãos de informação brasileiros anunciaram, esta semana, que o governo de Moçambique ofereceu a agricultores brasileiros 6 milhões de hectares de terra, no norte do país, para a  plantação de soja, algodão e milho. Esta informação foi capa do jornal “Folha de São Paulo” do domingo passado. Trata-se de uma concessão de 50 anos por 9 euros por ano (cerca de 405 MT/hectare/ano), renováveis por mais 50 anos. A mesma imprensa diz que a utilização das terras de Moçambique está a

Malawi: Presidente dissolve governo

Blantyre – O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, dissolveu o seu Governo, anunciou sexta-feira, à noite, uma rádio local, citando um comunicado oficial, noticiou à Pana.
Esta dissolução surpreendente do Governo malawiano surge, após o acordo assinado entre o o Executivo e a sociedade civil relativo às manifestações violentas de 20 de julho último que fizeram 19 mortos.
Os manifestantes reclamavam, entre outros, por uma melhor gestão dos bens públicos, a baixa dos preços dos produtos de primeira necessidade e a baixa do modo de vida do Estado.

Fonte: Angola Press - 21.08.2011

Eleições intercalares em Pemba e Cuamba podem custar cerca de 700 mil dólares

Renúncias de edis têm custo elevado para o país A confirmar-se também a renúncia dos edis de Quelimane, Manhiça e Chókwè, em época de austeridade, o governo seria obrigado a mobilizar perto de dois milhões de dólares para organizar eleições intercalares, naquelas cinco autarquias. Ler mais

Moçambique: Inventor amador desenvolve avião para fins agrícolas

O primeiro projecto de Moçambique na área de aeromodelismo visa a pulverização com insecticida de pequenas áreas agrícolas e está a ser desenvolvido por um jovem moçambicano que, apesar de não ter formação científica, já construiu sete aviões.
Com os seus protótipos construídos de raiz, Júlio Vuca, 31 anos, cativou atenções numa feira de inovação promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique que lhe valeram uma bolsa de investigação no valor de 7500 euros.
O projecto que tem agora em mãos é um avião "com três metros de asa e dois metros de corpo, com vista à pulverização com insecticida de machambas (hortas) de um a três hectares".

Fonte:(RM/Lusa)in Rádio Mocambique - 20/08/2011

sexta-feira, agosto 19, 2011

Dizer por Dizer - Um divórcio precoce

Por Pedro Nacuo

Nunca pareceu que o edil de Pemba, Sadique Yacub, reunisse à sua volta muita solidariedade ou que se reconhecesse muito o trabalho que, afinal, estava a fazer, apesar da sua quase constante ausência por motivos de doença.

Malema enfrenta processo disciplinar

O CONGRESSO Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, anunciou ontem ter aberto um processo disciplinar contra o líder da sua Juventude, Julius Malema. De acordo com um comunicado do partido, “o camarada Malema é acusado de variadas violações do regulamento do ANC, incluindo conduta imprópria, atentados à reputação e credibilidade do partido, através de declarações feitas sobre o Botswana e de criar divisões no seio do ANC”. O comité disciplinar do partido terá agora a tarefa de levar a cabo o processo disciplinar, refere o comunicado do ANC, que tem sido fortemente agitado pelas declarações de Malema, muitas delas em oposição à linha oficial do partido e que vêm criando um clima de tensão entre grupos raciais e receios entre os investidores.

Fonte: Jornal Notícias - 20.08.2011

MARP quer divulgação do seu relatório, apesar de considerado pouco patriótico

Os membros da direcção do MARP reuniram se ontem com os editores e directores de alguns órgãos de informação do país para pedir maior divulgação do seu relatório apesar de alguns círculos de opinião o considerarem pouco patriótico.

Líderes e liderados

Num debate, no Facebook, Carlos Trocado Ferreira afirmou o seguinte:

Paradoxalmente, a qualidade do líder depende da qualidade dos liderados... Não há maus lideres com povos brilhantes...Nenhum povo (creio que não há mesmo excepções) se dignificou, se libertou ou se emancipou de 'mão beijada'... É preciso ir à luta nos jornais, na educação, no debate (cafés, reuniões de amigos,etc), nas consciências. Concordo que é um longo caminho, mas nenhum se faz sem os primeiros passos. De resto, África não é diferente e nem pode ser um estigma no trem da História.

Pio Matos de saída: Edil de Quelimane vai renunciar depois do dia da Cidade

Pouco a pouco, confirmam-se as notícias avançadas na última semana por este jornal: depois da renúncia ao cargo do edil de Cuamba, Arnaldo maloa, do edil de Pemba, Sadique Yaqub, na última terça-feira, chega agora a vez de Pio Matos, edil de Quelimane, responder positivamente ao convite endereçado pela direcção central da Frelimo. Pio Matos vai mesmo renunciar ao cargo!

Chókwè: Presidente do munícipio desmente pressões para renúncia

A Rádio Moçambique, cita Jorge Macuácua, o edil da cidade de Chókwè, a segunda maior em Gaza, a afirmar que a Frelimo nunca o convidou a abandonar o poder e que notícias veiculadas nesse sentido são “rumores sem fundamento”. (ler aqui)

Fonte: Jornal Notícias - 19.08.2011

Reflectindo: quem não conhece a capacidade desta gente em sonegar casos evidentes e exemplos são vários.

O jornal Canal de Moçambique em questão

O historiador Egídio Vaz escreveu no seu mural de Facebook (ver aqui) que ontem, dia 18.08.2011, numa reunião em Xai-Xai, capital da província de Gaza, em que ele esteve presente, um professor perguntou ao seu Director: Senhor Director, é permitido ler o Jornal Canal de Moçambique nesta Escola?

Acho esta uma pergunta interessante para procurar a sua essência ou ideia principal. Alguém ajuda?

quinta-feira, agosto 18, 2011

Ananás de Muxúnguè: quinhentos produtores a espera de uma simples fabriqueta para valorizar o produto

O ananás produzido no posto administrativo de Muxúnguè, distrito de Chibabava, em Sofala, continua sem mercado, facto agravado pela não concretização até ao momento do projecto de instalação de uma unidade de agroprocessamento, cujas obras deveriam ter arrancado há meses.

Mills pede respeito às Constituições

O PRESIDENTE do Gana, John Evans Mills (foto), exortou quarta-feira os seus pares africanos ao respeito das Constituições dos seus países e a absterem-se de tentar prolongar os seus mandatos. Num encontro com o seu homólogo do Botswana, Ian Khama, Mills sublinhou que o essencial dos problemas que abalam o continente se devem ao desejo de alguns chefes de Estado de prolongar o seu mandato após este expirar. O líder ganês declarou haver sempre uma vida após a Presidência, pelo que instou os seus homólogos africanos a evitarem tentativas de se eternizarem no poder.

Fonte: Jornal Notícias - 19.08.2011

Governador de Nampula convida dirigentes incompetentes a renunciarem aos cargos

O governador da província de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, convida aos dirigentes com fraca capacidade de liderança a renunciarem voluntariamente às suas funções, para que estes sejam preenchidos por aqueles que estão, realmente, empenhados em trabalhar em prol do desenvolvidamente da província e do pais, em geral.

Frelimo reage ao pedido da Renamo para que governador de Nampula se demita

O Partido Frelimo na Província de Nampula diz que nenhuma força externa deve persuadir algum dirigente a renunciar um cargo que sabe bem dirigir.
O Partido Frelimo na Província de Nampula diz que nenhuma força externa deve persuadir algum dirigente a renunciar um cargo que sabe bem dirigir.

Frelimo diz-se confiante na vitória nas eleições intercalares em Cuamba


Apesar do edil de Cuamba ter renunciado ao cargo por alegada má gestão, a Frelimo acredita que ainda tem credibilidade e, por isso, os eleitores vão escolher o seu candidato.

Depois da renúncia de Arnaldo Maloa ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Pemba, por alegada má gestão, colocou-se em causa a credibilidade da Frelimo naquela autarquia, visto que foi através deste partido que ele foi eleito. Todavia, a Frelimo diz estar segura que vai reeditar a vitória obtida nos pleitos anteriores e o porta-voz dos “camarada”, Edson Macuácua, justifica esta crença com a capacidade organizativa e idoneidade do partido. Segundo Macuácua, a Frelimo já se prepara internamente para as eleições intercalares em Cuamba e aguarda apenas pela marcação da data do sufrágio.

Fonte: O País online - 18.08.2011

Reflectindo: 1) A Frelimo vai vencer as eleicões intercalares devido à capacidade organizativa? É a capacidade de organizar o quê? Estou curioso. Idoneidade significa aptidão adquirida pela prática. Agora temos a idoneidade da Frelimo.
2) Será verdade que a credibilidade da Frelimo não está em causa quando é sabido que: a) a renúncia se deve à prática de corrupcão? b) a Comissão Política da Frelimo usurpa o poder do eleitorado local? c) a Frelimo forcou a renúncia do edil para protegê-lo contra a justica? d) que proteger e promover corruptos é costume da Frelimo?

Município de Pemba: Sadique Yacub formaliza renúncia

Escrito por Pedro Nacuo

O PRESIDENTE do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Sadique Yacub, acaba de apresentar, à Assembleia Municipal local, o pedido de renúncia do exercício daquelas funções, para as quais foi eleito em Outubro de 2008.
A formalização do pedido foi feita terça-feira última, durante os trabalhos da XIII sessão plenária do órgão legislativo, tendo o demissionário alegado razões de saúde para abandonar a presidência deste município.

MOÇAMBIQUE PROPRIEDADE PRIVADA DA FRELIMO!?

Algumas pessoas que são mentores desta atitude discriminativa poderão pensar que sou caluniador ou simplesmente me chamarão profeta da desgraça como fizeram com o nosso musico Azagaia. Infeliz e lamentavelmente a Frelimo tomou o País de todos nós como propriedade privada sua, fazendo dele o que lhe apetece, como lhe apetece, onde e quando lhe apetece. Com esta visão separatória, coloca cada vez mais a falsa Unidade Nacional por ela evocada nos seus descartáveis comícios populares. Ler mais

quarta-feira, agosto 17, 2011

Primeiro-Ministro confirma gestão danosa

Por Raul Senda

O Primeiro-ministro moçambicano, Aires Ali, deixou claro, nas entre linhas, que a exoneração prematura de Hipólito Hamela do cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) teve em parte a gestão danosa que terá se verificado no reinado daquele economista.

Educação acaba com passagens automáticas

A PARTIR do próximo ano lectivo o aluno do Ensino Primário que não revelar competências de leitura e escrita chumba de classe, numa medida que corrige o que está em vigor, em que praticamente todos, mesmo denotando fraquezas na aprendizagem, progridem de ciclo.

Tal informação foi revelada ontem no Lichinga, província do Niassa, pelo Ministro da Educação, Zeferino Martins, na abertura do Conselho Coordenador do sector. Na mesma ocasião, explicou que a medida visa garantir qualidade do Ensino Primário, daí que para o ano será introduzido o sistema de avaliação da competência de leitura e escrita, em que só os que se revelarem capazes transitarão de ciclo.

A nossa auto-estima!?!?

Na página da Rádio Moçambique corre um slide de 8 páginas todas elas a mostrarem uma ponte chinesa com adizeres: A Maior Ponte do Mundo: O Produto É Chinês.
Quem viveu os anos 70-80 e não se lembra deste tipo de publicidade?

Já não há crítica no Comité Central

Por Emídio Beúla

(SAVANA) - Aos 82 anos de idade, Marcelino dos Santos continua a aceitar convites para falar em público do passado recente de Moçambique. Mas é sobre um passado especial que o membro fundador da Frelimo gosta de se pronunciar, aquele passado que cessa com a viragem político-económica no início da década de 1990. É a esse passado tornado virtuoso e impecável pelas condições do presente que Marcelino dos Santos convocou esta quarta-feira em palestra na UP os moçambicanos a retornarem. Ler mais

Activistas propõem que SADC discuta corrupção e poder vitalício

Activistas dos direitos humanos de quatro países reuniram-se, em Luanda, para apresentar temas para discussão na Cimeira que hoje inicia. Consta das questões a corrupção em Angola e em Moçambique.
Activistas dos direitos humanos e membros de organizações da sociedade civil de Moçambique, Angola, Zimbabwe e Malawi reuniram-se em Luanda, capital angolana, para definir uma espécie de “agenda paralela” para os chefes de Estado e de Governo, durante a XXXI Cimeira, reporta o jornal angolano Zwela.

terça-feira, agosto 16, 2011

Franguolis questiona credibilidade da justiça no país

O criminalista António Franguolis diz que a PRM não possui homens cientificamente preparados para fazer face as dinâmicas da criminalidade no país.
Franguolis acusa ainda o poder político de ter destruído a Polícia judiciária encontrada em 1975.
Na sequência da onda de assaltos a a esquadras de policies, procuradorias e tribunais, o criminalista António Franguolis, disse ontem, no jornal da noite da stv que a atitude dos meliantes representa um duro golpe a credibilidade da justiça no nosso país.
Para Franguolis culpa os antigos e actuais decisores políticos que destruiram a instituição de investigação criminal e relegaram os seus quadros para o plano secundário.

Fonte: O País online - 16.08.2011

Reflectindo: Força, Franguolis e nós sabemos quanto te custa o teu questionamento e amor à pátria.

Escola Secundária de Namapa e os salários “fantasmas”

Por Miller Arnaldo Matine

Quero em primeiro lugar, agradecer a publicação deste artigo, pois acredito que a minha preocupação foi, pelos fazedores deste jornal, classificada como que pertinente. Prometo que procurarei ser o mais breve e sucinto possível.

Fui professor na Escola Secundária de Namapa até a quinzena de Junho do ano em curso, tendo depois rescindido o contrato por motivos sociais. Meses antes da minha rescisão, um colega, professor de Biologia, também teria rescindido o contrato, e, apercebendo-se da minha situação, me confidenciou que recebeu o seu salário de três meses depois da sua rescisão como vem plasmado na Lei do Trabalho. A mim, o tratamento foi diferente. No salário de Julho, aquele que seria o primeiro, fui visitar a conta estava zero. Ao procurar saber do senhor Mendes Alfredo (o administrativo daquela escola) o que estava a se passar, ele me disse que eu não podia receber porque o despacho da minha rescisão havia saído e que para mais informações, eu teria que falar com o Sr. Berta que é o administrativo distrital da Educação (Eráti). Este, por sua vez, me contou suas estórias e me encaminhou a um tal de Orlando das Finanças (individuo que supostamente encontra-se à contas com a justiça por desvio de fundo).

Tomaz Salomão distancia-se da alegada gestão danosa no secretariado da SADC

“Estas alegações apontam nomes de pessoas que estão sob minha liderança, porque eu é que sou o chefe da instituição. O secretário executivo não gere dinheiro. O orçamento é gerido pelos directores, mas, seja como for, as alegações são feitas ao elenco sob minha gestão”, diz Tomaz Salomão.
Depois de o presidente cessante do Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Hage Geisgop, ter acusado o secretariado executivo da organização de gestão danosa, Tomaz Salomão reagiu ontem, em Angola, em torno destas acusações.

Moçambique: muçulmanos querem desculpas do ministro da Educação

Escute aqui

A comunidade Islâmica da província de Nampula está a preparar um movimento que ira integrar teólogos de todo o país para pressionar ao ministro da Educação, Zeferino Martins a pedir desculpas aos muçulmanos pelos seus pronunciamentos em volta da proibição do uso da burca e véu islâmico nas escolas públicas do país.

ANCYL AMEAÇA AFASTAR ZUMA DA LIDERANÇA

JOANESBURGO, 16 AGO (AIM) – A Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, ameaça destituir da liderança o estadista sul-africano, Jacob Zuma, caso este processe o seu presidente, Julius Malema, pelas suas recentes declarações sobre mudanças do regime no Botswana.

Por extorsão: Agente alfândegário “apanhado” nas malhas do Gabinete Anti-corrupção na Beira

Uma equipa do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Sofala deteve ontem, na cidade Beira, Elias Armando Massango, agente das Alfândegas de Moçambique, surpreendido em flagrante a extorquir cem mil meticais a um empresário do sector madereiro chinês. O Montante era parte de um “bolo” de cerca de dois milhões de meticais que o indiciado tinha exigido à vítima.

Primeiro-ministro britânico estuda interromper Facebook e Twitter durante distúrbios

O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou na última quinta-feira (11/08) que estuda adoptar uma polêmica medida com o objectivo de combater a onda de distúrbios violentos ocorridos nos últimos cinco dias em algumas das principais cidades do Reino Unido.

Liderado por Tomáz Salomão: Secretariado executivo da SADC acusado de gestão danosa

O secretariado executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, liderado pelo economista moçambicano Tomaz Salomão, que cumpre o seu segundo mandato à frente da organização baseada em Gaborone, capital do Botswana, é alvo de denúncias de gestão danosa.
Segundo o Diário de Moçambique da Beira, a denúncia foi feita ontem (Segunda-feira) pelo presidente cessante do Conselho de Ministros da SADC, o namibiano Hage Geisgop, o qual avançou que o caso está em investigação dentro do comité da auditoria e espera que a sua sucessora desde ontem, a angolana Ana Dias Lourenço, dê prosseguimento para o esclarecimento do que possa ter acontecido.

Governance: Are African Leaders Serious?

By Denise Kodhe*

Business leaders and policy makers have just completed a two days Africa leadership Forum in Mombasa which discussed realizations and challenges affecting business growth and human Development in Africa in the 21st Century. The three days Governance Convention was attended by former president of Nigeria Chief Olusegun Obasanjo of Nigeria, Thabo Mbeki of South Africa among others. President Obasanjo is also the Patron of the Convention.

ADMINISTRADORES DOS DISTRITOS DO NORTE E OS PRIMEIROS SECRETÁRIOS DOS CAMARADAS EM LUTA PELO TROFEU

Os primeiros secretários da Frelimo e os administradores dos distritos estão em uma luta sem tréguas pela conquista do troféu. Os primeiros usurpam o poder e autoridade legitima dos segundos com objectivo de ganhar
a posição de deputado da assembleia da república ou ser administrador de algum distrito, como prémio do partido em caso de ganhar as próximas eleições. Este facto se verifica quase em todo país, mas com maior e forte índice nos distritos de Nampula onde há maior influencia da oposição, como é o caso de Murrupula, Memba, Muecate, Meconta (Namialo), Nacarôa, Nacala(s), Mussuril, Ilha de Moçambique, Angoche,…. Aqui se justifica a razão porque Namialo, (uma vila industrializado e de um notável crescimento económico) ficou por fora na corrida de ser município, que mais se qualifica para que muitos municípios do país. Porque a posição tem muita influencia nestes distritos e assim os camaradas colocaram os seus primeiros secretários para velar pelo distrito deixando de fora as legítimas autoridades do governo. Ler mais

Renamo pede demissão do governador provincial de Nampula

Escute aqui

O partido Renamo na província de Nampula, convocou uma conferência de imprensa para exigir ao governador da província de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, a apresentar urgentemente uma carta de renúncia do cargo de governador, por alegada má governação.

segunda-feira, agosto 15, 2011

Anarquia toma conta da secundária de Nampula

Alunos que dançam ao som de música reproduzida por celulares, consumindo bebibas alcoólicas e ameaçando de agressão os professores, tudo isto no interior das salas de aulas, é o que reporta o semanário Domingo em reportagem publicada na sua edição de hoje, 14, intitulada “Anarquia toma conta da secundária de Nampula”.

O Conselho Municipal da cidade de Nacala comprou quatro viaturas avariadas para o transporte de passageiros

Pouco mais de dois milhões de meticais é quanto custaram os quatro mini-buss destinados para o transporte público de passageiros aos cofres do conselho municipal da cidade de Nacala Porto em Nampula.
Com capacidade de transportar 18 passageiros as referidas carinhas estão com sérios problemas de avarias e chegaram naquela cidade em reboque segundo apurou a equipa de reportagem da TIM em Nampula.
Aliás, como prova do mau estado dessas viaturas, o conselho municipal decidiu contratar um cidadão com vista a melhorar alguns aspectos mecanicos dos primeiros carros destinados para o transporte público de passageiro comprado pelo municipio de Nacala Porto em Nampula.
Contudo, o edil de Nacala Porto deu a conhecer na ocasião que a sua edilidade acaba de benifiar de dois novos auto-carros com capacidade para 80 lugares cada doados pelo mistério dos transportes e comunicações.
O edil Chale Ossufo presidente do conselho municipal da cidade de Nacala Porto com mais de 250 mil habitantes tem sido muito contestada pelos municipes locais.

Fonte: TIM - 15/08/2011

Jornalistas proibidos de entrar em Luanda dizem ter sido tratados como "cães e criminosos"

Maputo, 15 ago (Lusa) -- Os serviços de migração angolanas na África do Sul proibiram dois jornalistas moçambicanos de entrar em Angola, apesar destes possuírem vistos concedidos pela embaixada angolana em Maputo para participar numa formação jornalística em Luanda, capital do país.

Polícia fabrica mentira contra Hermínio dos Santos

A Polícia da República de Moçambique (PRM), fabricou mentiras contra o presidente do Fórum dos Desmobilizados de Moçambique, Hermínio dos Santos.

Estado não se está a acobardar no caso dos contentores de Nacala?

Daquele jeito, a Autoridade Tributária deu-nos a sensação de que conhece os donos dos contentores retidos em Nacala e sobretudo que sabe que são muito perigosos. Esta é, sem dúvidas, uma sensação desconfortável para nós os cidadãos, que acreditamos e esperamos que o nosso Estado seja sempre mais forte que os bandidos.

domingo, agosto 14, 2011

Deputados de luxo

Escrito por Emídio Beúla

A comparação pode estar descontextualizada, mas não deixa de ser interessante: enquanto no Reino Unido (um dos maiores doadores ao orçamento do Estado, com cerca de USD 76 milhões para 2011) a era de austeridade deixa ministros apeados, em Moçambique a era de abundância dá aos deputados a prerrogativa de escolherem uma viatura de campo (4x4) a seu gosto: O Estado compra e distribui. 149 deputados “votam” Toyota Hilux 3000, 46 querem Nissan Navara 2.5, 34 optaram por Ford Ranger 2.5, oito “gostam” de Toyota Hilux 2.5, seis “simpatizam” com o Isuzu KB 2.5, três preferem o Ford Ranger 3000 e dois ficam com os Isuzu KB 3000. São no total 304.805.827 meticais que o Estado vai investir em meios circulantes para os deputados fiscalizarem o Executivo.


Na Assembleia da República (AR) estão parqueadas 12 viaturas Nissan Navara 2.5, TDI dupla cabina, de um total de 19 que compõem o primeiro lote. Os remanescentes (sete) estão a caminho do Parlamento para a posterior distribuição. No total, são 46 “Navaras TDI” que o Estado moçambicano vai comprar para igual número de deputados que optaram por esta luxuosa marca para trabalhos de campo. Cada viatura custou aos cofres do Estado 1.020.987.00 meticais, totalizando ao todo aproximadamente 47 milhões de meticais.
Na última legislatura (VI), o Estado comprou 250 viaturas de marca Ford Ranger, cabine dupla, para igual número de deputados da AR. Alguns deputados reclamaram que as viaturas não eram resistentes para o tipo de trabalhos que desenvolviam no campo, no âmbito da fiscalização das acções do executivo. O Governo, mesmo com as ondas de choque da crise económica, retorquiu favoravelmente à reclamação dos “representantes do povo”, oferecendo-lhes a prerrogativa de cada um escolher uma viatura de campo a seu gosto. O tecto está fixado em USD 17.500. Deste valor, o deputado paga durante a legislatura USD 7 mil (40%) para a alienação da viatura. Os remanescentes 60% são suportados pelo Estado. Em casos em que o preço da viatura está acima do chamado valor residual (USD 17.500), a diferença é paga pelo deputado.
Em declarações esta semana ao SAVANA, o secretário-geral da Assembleia da República confirmou a existência de pouco mais de 10 viaturas Nissan Navara parqueadas na sede do Parlamento. Sobre o processo de compra das mesmas, incluindo o concurso público, Baptista Machaieie informou que não competia a ele esclarecer a pergunta, remetendo o jornal à direcção nacional do património do Estado.

Deputado escolhe, Estado compra
A directora nacional substituta do património do Estado, Argentina Maússe, informou que o processo de compra de viaturas para deputados para a presente legislatura iniciou em 2010. Segundo explicou ao SAVANA, na primeira estão abrangidos os deputados que estão na AR pela primeira vez, ou seja, os que cumprem o seu primeiro mandato. “Neste dois anos (2010 e 2011) vamos comprar 124 viaturas para igual número de deputados. Em 2012 vamos comprar mais 126 para outro grupo de deputados que neste momento estão a usar as viaturas recebidas na última legislatura”, disse Maússe, em declarações ao SAVANA na tarde desta quarta-feira.
A compra de viaturas pelo Estado de forma faseada deve-se, segundo a interlocutora, às dificuldades financeiras que o país atravessa. Ou seja, o Estado não está em condições de desembolsar o montante necessário para a compra de 250 viaturas para igual número de deputados.
Ainda na direcção nacional do património, o SAVANA ouviu o chefe do departamento de aprovisionamento. Júlio Buque, de seu nome, informou que houve um concurso público para a selecção da empresa fornecedora das viaturas.
Foi à luz do referido concurso que foram seleccionadas quatro empresas do ramo, nomeadamente a InterAuto (representante oficial da Ford), a Motorcare Lda (representante oficial da Nissan), o Grupo Entreposto (representante oficial de Isuzu) e a Toyota de Moçambique (distribuidor oficial de viaturas Toyota).

Os gostos dos deputados
Os “representantes do povo” escolherem quatro marcas com diferentes referências de viaturas 4x4 para trabalhos no campo. A última versão das opções dos parlamentares chegou à direcção nacional do património no dia 13 de Junho de 2011. Tratando-se da primeira experiência, alguns deputados foram mudando de opções à medida que iam se lembrando das condições de transitabilidade dos respectivos círculos eleitorais. Uma vez que as viaturas vão ser usadas no campo. O Grupo Entreposto deverá fornecer um total de 157 viaturas, sendo 149 de marca Toyota Hilux 3000 e oito Toyota Hilux 2.5, todos com dupla cabine. Aliás, a Toyota 3000 teve maior número de “votos” dos parlamentares: cerca de 60% dos 250 deputados querem Toyota 3000 para fiscalizar as actividades do executivo.
A seguir a Toyota 3000, a viatura Nissan Navara 2.5 teve mais votos: 46 deputados escolheram esta marca. A Motorcare Lda vai fornecer 46 viaturas desta marca.
Enquanto isso, 37 deputados escolheram viaturas Ford Ranger, sendo 34 pelo modelo 2.5 e três pelos Ford Ranger 3000, oito optaram por Isuzu, sendo seis pelo KB 2.5 e dois pelo KB 3000.

Dinheiro
Pelas contas do SAVANA, o Estado vai investir ou gastar 304.805.827 de meticais (USD10.8milhões) pela compra de 248 viaturas de campo para deputados. Dois deputados optaram por comprar pessoalmente as suas viaturas de trabalho, mas o Estado suporta os encargos aduaneiros pela importação.
As contas do SAVANA baseiam-se em preços de cada viatura obtidos na direcção nacional do património.
Porém, os preços fornecidos e os praticados no mercado pelos mesmos agentes mostram alguma variação. Por exemplo, o Estado pagou, por cada Nissan Navara 2.5, o valor de 1.020.987 meticais. Mas a cotação referente ao dia 13 de Julho de 2011 (quarta-feira) de Nissan Navara 2.5 na Motorcare Lda (o mesmo fornecedor do Estado) obtida pelo SAVANA indica o preço 1.350.000 por cada unidade.


Medidas de austeridade pontapeadas
Em Janeiro último o Governo de Moçambique informou ter conseguido economizar 3,9 mil milhões de meticais (contra 4, 9 milhões de meticais previstos) como resultado das medidas de austeridade adoptadas após as manifestações populares de Setembro de 2010.
Recorde-se que na sequência da revolta popular que paralisou as cidades de Maputo e Matola por dois dias (1 e 2 de Setembro) contra o agravamento de custo de vida, o executivo moçambicano decidiu congelar o aumento dos salários e subsídios dos dirigentes superiores do Estado, bem como reduzir viagens aéreas dentro e fora do país e diminuir ainda as ajudas de custo e os subsídios para combustíveis, lubrificantes e comunicações.
Em quase 4 meses o Governo previa poupar 4,9 mil milhões de meticais, mas conseguiu 3,9 mil milhões de meticais. O valor foi aplicado nos subsídios às panificadoras, transportes semi-colectivos e permitiu também a contenção dos preços dos produtos básicos.
Em Março último, o executivo informou que as medidas de contenção continuavam, porém a imprensa tem vindo a publicar operações de despesas desnecessárias ao funcionamento normal do Estado. Aliás, a compra de viaturas, algumas luxuosas, para deputados seguindo o gosto individual é um dos exemplos que atesta a continuação de despesas dispensáveis para o bom funcionamento do Estado. Aliás, directores nacionais e assessores de ministros continuam a viajar em classe executiva em deslocações tanto internas, como internacionais.
Lembre-se que os membros da Comissão Permanente da AR também têm direito a escolher uma viatura de campo, para além dos luxuosos Peugeot recentemente comprados para o uso protocolar. A intenção inicial dos membros da Comissão Permanente eram Mercedes-Benz, mas devido à crise económica acabaram “descendo” para as viaturas de marca Peugeot. Na Entreposto de Moçambique, um Mercedez-Benz custa pouco mais de 3.077.266 meticais, contra 2.848.540 meticais do Peugeot 407 ST 3.0 Premium. Com a opção pelo Peugeot os membros da Comissão Permanente poupam 228.614 meticais por cada viatura. A Comissão Permanente possui 17 membros. Isto significa que o Estado vai desembolsar cerca de 48.5 milhões de meticais (USD1.7milhão) com os Peugeut para os dignos deputados membros da Comissão Permanente.

Fonte: Savana - 14.09.2011

Saúde pública em fase terminal (2)

Por Ricardo Santos

Paul Kagamé, presidente do Ruanda, aprovou um decreto anos atrás determinando: o parqueamento das viaturas das ONGs que pululavam no Ruanda; a revisão dos salários e subsídios de representação do enxame de consultores que lá estavam como cooperantes, free-lancers ou no Governo como conselheiros dos quadros seniores de Kagamé.

Saúde pública em fase terminal (1)

Por Ricardo Santos

Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro em política - Jean de La Bruyère

Há um par de meses quando alguém da Saúde me falou da "...agressividade do anterior ministro...", remeti-me tranquilamente ao silêncio, pois sabia que a história iria absolvê-lo. Mas hoje, ao ler a última capa do semanário SAVANA, apeteceu-me perguntar se não seria melhor instar o PRÓPRIO VISADO (Paulo Ivo Garrido), por que razões ele foi tão agressivo com os doadores?

Comissão Nacional de Eleições: uma reforma necessária

Por Luís de Brito

Conclusão

É evidente que o problema da confiança dos cidadãos nas instituições políticas - e em primeiro lugar nos próprios partidos – não se resolve simplesmente com a solução do problema da CNE, mas este poderia ser umpasso nesse sentido. Porém, o debate actual sobre a CNE, concentrado apenas em aspectos como a definição de qual deve ser o seu número de membros, ou quantos devem ser indicados pelos partidos, não trata das questões essenciais e apenas pode acentuar o divórcio crescente entre os políticos e os cidadãos comuns, com todas as consequências negativas que daí podem resultar para a consolidação da democracia e estabilidade do país.

Ler o artigo aqui