Páginas

quinta-feira, agosto 25, 2011

Os detidos em Nampula por corrupção

Voz da América: Funcionários públicos detidos em Nampula

Alguns ocuparam altos cargos na educação e na agricultura

Cresce a cada dia que passa o número de funcionários públicos detidos indiciados de desvio de fundos do Estado na província de Nampula. Só no final da semana passada, cinco funcionários de entre os quais tres ocupando altos cargos na educação e um na área de agricultura foram detidos.

Augusto dos Santos Tauancha que na altura da detenção ocupava o cargo de Director da Educação da Cidade de Nampula e Angelina Basílio, administrativa na mesma direcção, são indiciados no desvio de 9 milhões de meticais. Consta que o valor foi desviado através da duplicação de folhas de salários dos funcionários, subsídios de chefia e horas extras de professores, que mesmo processados não eram pagos aos legítimos donos.

Julieta Mutapia até a data de detenção ocupando o cargo de Directora de Educação no distrito de Nacala-A-Velha e uma funcionária que apenas apuramos com o nome de Amélia, foram detidas indiciados de desvio de fundos do estado no distrito de Monapo. São ainda desconhecidos os valores, mas a Voz de América tem informações, que trata-se de 1 milhão e duzentos mil meticais, desviados quando na altura Julieta Mutapia ocupava o cargo de directora distrital de educação no distrito de Monapo.

Para além destes quadros da área de educação, igualmente indiciado pelo desvio de fundos do Estado, encontra-se detido o Director Distrital da Actividade Económicas do distrito de Angoche, Gabriel Massunda Júnior.

Instado para falar sobre a onda crescente de detenções de funcionários públicos em Nampula, o Secretario Permanente Provincial, António Maquina disse não possuir comentários satisfatórios para dar a imprensa, uma vez que em Moçambique existem o que se chama de presunção de inocência. Porém confirmou as últimas detenções, afirmando que são assuntos da administração da justiça.

A Voz da América tem informações de que as detenções poderão crescer ainda mais nos próximos dias. Recorde-se três funcionários da Direcção Provincial das Finanças de Nampula encontra se a ver o sol aos quadradinhos desde Julho passado, indiciados de desvio de 11 milhões de meticais naquela instituição subordinado ao governo provincial.

Fonte: Voz da América - 22.08.2011

Reflectindo: Quem dos mencionados não é membro da Frelimo?

3 comentários:

  1. Aqui no Brasil estou defendo esta linha de ação para reduzir a corrupção que toma conta do país:
    http://democraciaja.wordpress.com/2009/07/01/9/

    ResponderEliminar
  2. Eleutério, aqui no Brasil para crimes contra o erário estou defendendo esta linha para reduzir a corrupção que domina por aqui:
    http://democraciaja.wordpress.com/2009/07/01/9/
    Abc
    Carlos Teixeira Netto

    ResponderEliminar
  3. Depois leio isso com muita atencão

    Abraco

    ResponderEliminar