O ministro da Defesa Nacional, Atanásio Mtumuke, disse, sexta-feira passada, na cidade da Beira, que não depende do seu ministério a garantia de segurança para a saída das matas do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, tal como deliberou no início da semana passada o Conselho Nacional de Defesa e Segurança, convocado pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, na qualidade de comandante-em-chefe das Forças de Defesa e Segurança.
“É claro que nós obedecemos as ordens do nosso comandante-em-chefe.
Quando o presidente da Renamo foi resgatado, em Outubro do ano passado, das matas do distrito de Gorongosa, tínhamos recebido ordens para abrirmos o corredor e para ele poder passar até à cidade da Beira, onde depois seriam seguidos outros caminhos para o encontro entre o Presidente da República e ele. Portanto, para nós, Dhlakama está na Beira”.
Mas o líder da Renamo não esta na cidade da Beira. Afonso Dhlakama está em Gorongosa, tal como testemunhou há dias um grupo de jornalistas, incluindo deste jornal, de onde ele falou à imprensa. “Aí está o problema... como é que ele saiu da Beira para Gorongosa? Nós das Forças de Defesa e Segurança não sabemos”, afirmou o ministro.
Fonte: O País – 01.03.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário