Os primeiros resultados da pesquisa de ferro, no distrito de Chifunde, em Tete, indicam a existência de mais de quatrocentas e oitenta milhões de toneladas deste minério.
São dados preliminares colhidos após o trabalho de prospecção em curso na região de Matsamba, perto de Ntchena, naquele distrito central da província de Tete.
Segundo apurou a Rádio Moçambique, a exploração do ferro em Chiúta será feita pela empresa australiana, Capto Resources, provavelmente a partir do ano 2016.
A comunidade tem conhecimento deste projecto e coopera quando é solicitada, tanto que em ocasiões programadas, tiveram a oportunidade de ver amostras do ferro extraído do subsolo e ficaram a par das consequências do trabalho futuro.
São cerca de seis mil habitantes que serão movimentados do local destinado ao projecto, acto que impõe desafios enormes ao Governo de Chiúta, como disse o antigo administrador distrital, Celestino Chicanhansa.
Junto a este projecto, estão sendo delineadas estratégias de construção de um ramal ferroviário, que irá ligar o distrito de Chiúta ao Porto de Nacala, para o escoamento deste mineral.
Fonte: Rádio Mocambique - 09.05.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário