sexta-feira, outubro 05, 2012

Obras de construção de drenagem de Quelimane estão a 35%

A construção do novo sistema de drenagem da cidade de Quelimane, iniciada no mês de Maio do ano em curso, com fundos do Millennium Challenge Account (MCA), orçada em 28 milhões de dólares norte-americanos, estão a decorrer conforme o planeado, segundo garantiu ao nosso jornal o responsável do dono da obra, Fernando Nhampossa.


Neste momento, por aquilo que a nossa reportagem constatou no terreno, os avanços são significativos, até porque o empreiteiro já abriu muitas frentes de trabalho ao nível das seis valas de drenagem da cidade que vão ser intervencionadas. Enquanto isso, na zona peri-urbana, estão em exercício igualmente quatro equipas, a desenvolverem trabalhos do género.

A avaliar pelos prazos contratuais devidamente estabelecidos e os trabalhos que estão a ser neste momento desenvolvidos pelo empreiteiro, Nhampossa explicou que não há motivos de alarme. No entanto, sabe-se que, desde o início das obras, no mês de Maio deste ano, altura em que iniciaram os trabalhos de construção da nova drenagem de Quelimane a esta parte, já foram executados 35% dos trabalhos.

Ora, se em seis meses o consórcio CETA e CMC conseguiu executar 35% do trabalho, pela frente tem sensivelmente quatro meses para concluir os restantes 65% dos trabalhos.  E de acordo com o contrato em vigor, até fevereiro do próximo ano, o dono da obra deverá receber a nova drenagem de Quelimane.

Sobre o assunto, questionámos o representante do dono da obra se os prazos estabelecidos estariam ou não comprometidos. “Aparentemente, estamos bem, e é preciso ter em conta que o empreiteiro ainda está a afinar a máquina das frentes de trabalho. é por isso que estamos a falar de oito frentes, que ainda estão a trabalhar de forma crescente, em termos de ritmo de produção”, disse Fernando Nhampossa, acreditando que até ao início do mês de Outubro as frentes de trabalho estarão num ritmo avançado, em termos de produtividade.

Fonte: O País online – 05.10.2012

Sem comentários: