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segunda-feira, agosto 23, 2010

PORTAGENS NAS ESTRADAS NACIONAIS

Pelo menos três troços, nomeadamente Maputo/Maxixe, Beira/Machipanda e Vanduzi/Changara passarão à gestão privada, com vista a garantir a sua manutenção permanente e propiciando, deste modo, melhores condições de circulação e segurança rodoviária.
As estradas foram reabilitadas pelo Estado e, já há um concurso público lançado, recentemente, pela Administração Nacional de Estradas e o Fundo de Estradas para a concessão das vias.

Fonte: Savana - 20.08.2010 in Diário de um sociólogo

Reflectindo: 1) Com certeza as estradas ou muitas delas reclamam uma manutenção permanente, mas surge aqui uma questão que não estou a compreender. Se compreendo bem, estas três estradas foram reabilitadas pelo Estado e isso sem falarmos de terem sido construídas pelo Estado. Por que razão não ser o mesmo Estado a colocar as portagens para cobrar aos utentes? O que é que o privado investirá nelas para começar a explorar? Será que há falta de espaço para que os privados construam estradas novas? Na verdade, quem são os que serão concedidos para explorarem as estradas? E se eu suspeitar que são os donos de tudo em Mocambique, na prática, alguém me contrariará quando houver o apuramento do "concurso público"? Oxalá!

2) Sou a favor do sector privado, mas nunca por exemplo de uma clínica privada dentro dum hospital público. Um privado ou quem queira assim ser, investe com o seu suor e dessa forma valoriza a sua propriedade...  

5 comentários:

  1. Por um lado é bom; por outro é uma lástima. Vamos lá ver até que ponto vai ajudar a desenvolver o país em geral e a melhoria das estradas em particular!

    Zicomo

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  2. Concessão da construção de novas estradas, sim. Portagens, em estradas velhas, não.

    Vamos concordar, sim, que por falta de capacidade da Administração Nacional de Estradas (ANE) e do governo na gestão e manutenção de estradas, a solução passa pela concessão da estrada nacional à uma gestão privada, mas não com direito a cobrança de portagens... (...)

    Haja concessão a construção de uma via alternativa, adaptada ao século XXI, capaz de levar-nos com segurança, do Rovuma à Maputo e do Zumbo ao indico, que ai sim, justificar-se-á a introdução do sistema do utilizador – pagador (portagens) e não fazer da estrada do povo uma estrada privada.

    In " http://mozvoz.blogspot.com/2010/08/concessao-da-construcao-de-novas.html"

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  3. Sem omolete, não se faz ovos.

    Repito, por um lado é bom; por outro nem por isso. Pessoalmente sou a favor da concessão desde que haja um estudo sério nesse sentido. Muita das vezes o remédio pode ser pior que a doença.

    Zicomo

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  4. Acho que muitos mocambicanos concordariam ou concordam com concessão para construcão de novas estradas, exactamente que respondam à exigência actual, isto por um lado.

    Por outro, em Mocambique há muita escassez de estradas e para chegar a um destino, é preciso contornar.

    Mas concessão para explorar o que já foi construído e reabilitado??? Aí dá para ver quem vai vencer esse concurso dito público.

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  5. Ja e mui bom termos os gestors privados pra por o fim de problemas de estradas no pais.

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