Páginas

domingo, agosto 09, 2015

BOZIZE CANDIDATO AS PRESIDENCIAIS NA REPUBLICA CENTRO-AFRICANA

O ex-presidente centro-africano François Bozizé, deposto em março de 2013 por uma rebelião, foi nomeado pelo seu partido, o Kwa Na Kwa (KNK), para concorrer às presidenciais de outubro proximo, anunciou hoje o secretário-geral do partido.

O congresso do KNK teve lugar em Bangui na sexta-feira e não contou com a presença do antigo presidente, agora com 69 anos e que vive exilado desde que foi retirado do poder.

'Queremos que Bozizé volte a defender as cores do KNK porque acreditamos que, com ele, vamos ganhar estas presidenciais', afirmou Bertin Béa, secretário-geral do partido.


'Tudo está a ser feito para barrar o caminho ao presidente François Bozizé. Alguns querem impedi-lo de se candidatar, tornando-o inelegível. Mas, até hoje, nenhuma instância judiciária nem nenhum magistrado decidiram que o presidente François Bozizé perdeu os seus direitos cívicos, ele não está preso', disse ainda Berin Béa.

O secretário-geral do KNK afirmou que Bozizé 'vive actualmente entre o Quénia e o Uganda', considerando que isso significa que 'pode entrar e sair do seu país'.

Várias dezenas de personalidades já avançaram como candidatos às eleições presidenciais cuja primeira volta será realizada a 18 de outubro pelas autoridades da transição. Uma eventual segunda volta deverá realizar-se a 22 de novembro.

O general François Bozizé, que tomou o poder pela força em 2003, foi deposto dez anos depois, a 24 de março de 2013, por uma rebelião predominantemente muçulmana vinda do norte, coordenada pelo movimento Séléka, que mergulhou o país na mais grave crise da sua história desde a independência, em 1960.

Fonte: AIM - 08.08.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário