Páginas

quinta-feira, julho 23, 2015

PRM passa a escoltar medicamentos no país

Pontos de reflexão: Quem me garante que quando os medicamentos forem escoltados pela polícia não serão desviados? Os medicamentos são desviados pelo caminho e não se sabe quem os transporta dos armazéns às unidades sanitárias? Não há até aqui responsáveis no acto de  descarregamento e carregamento nos portos ou nos aeroportos, nos armazéns e nas unidades sanitárias?


Os medicamentos encomendados para o Sistema Nacional da Saúde (SN) passarão a ser escoltados pela Polícia da República de Moçambique (PRM) durante o processo de distribuição aos armazéns e unidades sanitárias no país, anunciou, ontem, a ministra da Saúde, Nazira Abdula, durante a sessão parlamentar de perguntas ao governo.

Segundo a ministra, esta medida visa travar o roubo de medicamentos, que tem causado enormes prejuízos financeiros ao Estado, para além da ruptura de “stock”, prejudicando o sistema nacional.


Na prestação de contas à Assembleia da República, Nazira Abdula explicou que o Ministério da Saúde e o do Interior já estão a articular no sentido de se escoltar as viaturas que transportam os medicamentos. O objectivo é evitar que os medicamentos sejam desviados pelo caminho e minimizar a ruptura de “stock”, muitas vezes, resultante do crime organizado.

Fonte: O País - 23.07.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário