O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) disse estar na posse do relatório preliminar da investigação das causas que levaram a queda do avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), que vitimou 33 pessoas (27 passageiros e seis membros da tripulação).
A aeronave, voo TM470, que seguia com destino a Luanda, capital angolana, despenhou na tarde de 29 de Novembro na região norte da Namíbia, no Parque Nacional de Bwabwata, vitimando todos os que iam a bordo.
O presidente do Conselho de Administração (PCA) do INAM, João Abreu, que falava em conferência de imprensa na tarde de sábado em Maputo, disse que o relatório preliminar, quase concluído, mostra ter havido o que chamou de clara intenção sem no entanto explicar a essência da conclusão.
A comissão de investigação concluiu que todas as acções observadas nas gravações requerem um conhecimento dos sistemas automáticos do avião, uma vez que toda a descida foi executada em piloto automático ligado. Isto denota uma clara intenção. A razão para todas estas acções é desconhecida e a investigação prossegue, disse Abreu.
No entanto, recorrendo as informações extraídas dos gravadores enviados aos laboratórios do National Transport Safety Board (NTSB) em Washington DC para efeitos de transcrição e leitura, as informações retiradas das caixas negras revelaram o que o voo operou normalmente a nível cruzeiro de 38 mil pés, e tinha uma boa comunicação com o controlo da área de Gaberone, Botswana.
Os dados do radar revelaram que na posição EXEDU, ponto de relatório obrigatório de informação na região de Gaberone, o avião começou a descer repentinamente do nível do voo normal de cruzeiro de 38 mil pés. O centro de controlo perdeu contactos de radar e voz, daí encetadas buscas e salvamento que conduziram a localização dos destroços no Parque Nacional de Bwabwata.
O avião caiu com o piloto aceso e disse ainda desconhecer as razões que teriam originado esta atitude. O co-piloto teria, na ocasião, abandonado a cockpit e quando tudo aconteceu ele estava ausente, revelou o presidente.
João Abreu disse reiteradamente que a aeronave voava em condições normais sem nenhuma deficiência mecânica detectada.
Minutos antes do despenhamento, segundo Abreu, o co-piloto deixou o cockpit para os lavabos, tendo permanecido no cockpit apenas o comandante, na circunstância Hermínio dos Santos.
A selectora de altitude foi manualmente actuada três vezes de 38 mil pés para uma altitude de 592 pés abaixo do nível do solo.
A selectora de potência (autothrottle) foi manualmente accionada e as manetes de potência reduziram automaticamente para o regime de relanti (em idle). A selectora de velocidade foi manualmente accionada várias vezes até ao máximo previsto e permaneceu na velocidade máxima do limite de operação VMO, acrescentou a fonte.
Os parâmetros do manípulo dos freios aerodinâmicos indicam que foi accionado para abrir os painéis dos spoilers, superfícies de resistência aerodinâmica, e mantiveram-se nesta posição até ao fim das gravações dos parâmetros, prova de que a manete foi manualmente comandada.
Durante estas acções foram audíveis toques de alerta de baixa e alta intensidade bem como repetidas pancadas na porta como solicitação de entrada no cockpit, sublinhou João Abreu, anotando que todas as investigações prosseguem.
Fonte: AIM - 22.12.2013
Eu fiquei bastante triste com o incidente que envolveu o aparelho da LAM que fez varias vitimas. Agora, sabendo que foi intencionalmente é extremamente revoltante e dificil de aceitar tamanha cobardia. PAZ ETERNA a todos os que iam a bordo.
ResponderEliminarSenhor , meu Deus. Espero que situações como essas nunca mais se repitam, em nome de todos que estavam a bordo, peço que o Senhor os acolha nos Ceús.
ResponderEliminarpeço encarecidamente que ajude a humanidade, e desvei dos nossos corações actitudes como as que supostamente têm sido alegadas em relação as razões ou origem da queda do vôo da Lam, que vitimou mortalmente um número inaceitável de irmãos.
As famílias das vítimas, endereço os meus sentimentos de pesar. Angola, Moçambique, Portugal, Brasil, China e o mundo támbem rezam pelos vossos familares. Amén...
Senhor , meu Deus. Espero que situações como essas nunca mais se repitam, em nome de todos que estavam a bordo, peço que o Senhor os acolha nos Ceús.
ResponderEliminarpeço encarecidamente que ajude a humanidade, e desvei dos nossos corações actitudes como as que supostamente têm sido alegadas em relação as razões ou origem da queda do vôo da Lam, que vitimou mortalmente um número inaceitável de irmãos.
As famílias das vítimas, endereço os meus sentimentos de pesar. Angola, Moçambique, Portugal, Brasil, China e o mundo támbem rezam pelos vossos familares. Amén...