Uma espécie protegida de lagarto, que se acredita só pode existir em Moçambique, foi encontrada numa loja dos Estados Unidos da América a ser comercializada de forma ilegal.
Trata-se do lagarto da espécie Cordylus mossambicus, que, segundo Harith Farooq, director-adjunto da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade de Lúrio (UNILURIO), é apenas encontrado numa área restrita, que neste caso é nos arredores do monte da Gorongosa e das montanhas Chimanimani, nas províncias de Sofala e Manica, respectivamente.
Segundo Farooq, citado pela AIM, este lagarto apresenta o estatuto de espécie protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), apêndice II.
“Esta espécie foi encontrada numa loja de animais nos Estados Unidos e com um nome falso para, naturalmente, fugir à fiscalização”, considera o biólogo e herpetólogo, acrescentando que “após conversa com o dono da loja confirmou-se que efectivamente o lagarto tinha sido recolhido em Moçambique”.
Fonte: Jornal Notícias – 03.09.2013
A partir desta atitude já da para ver que existem mais dezenas de espécies que se encontram nesta situação de ilegalidade fora do País. Daqui vai uma lição para as autoridades governamentais e ONGs competentes na matéria de forma a minimizar estas situações que empobrecem a nossa Biodiversidade ecológica. Não só, também compete para as instituições de ensino já acreditadas de forma a fazer a sua reservada intervenção.
ResponderEliminar