O Administrador distrital de Homoíne, provincia meridional moçambicana de Inhambane, João Barreto, foi detido na tarde de quarta-feira indiciado de abuso do cargo ou função, desvio de fundos e celebração de contratos de construção de obras não acabadas.
Depois de ser ouvido pelo Gabinete de Combate à Corrupção, o caso foi remetido ao Tribunal Provincial de Inhambane, instituição que ordenou a sua detenção na tarde desta quarta-feira.
A detenção foi confirmada à Rádio Moçambique pelo Juiz do Tribunal distrital de Homoíne, Agostinho Cumbane.
O Secretário Permanente do Governo de Inhambane, Luís Mambero, disse que não tinha ainda uma informação oficial sobre a detenção daquele dirigente distrital.
Por seu turno, o “Noticias” afirma na sua edição de hoje que dados disponíveis referem que o Gabinete de Combate à Corrupção na província, depois de receber relatórios de auditoria de uma equipa do Tribunal Administrativo, cujas inspecções foram realizadas em todos os Governos Distritais e noutras instituições governamentais, concluiu haver matéria suficiente de fórum criminal por parte de alguns dirigentes e decidiu encaminhar o assunto aos tribunais competentes.
O jornal diz que o director do Gabinete de Combate à Corrupção na província, Arão Macuácua, disse há dias que alguns dirigentes do Estado indiciados de envolvimento no desvio de fundos públicos teriam sido advertidos a devolver voluntariamente os bens em falta.
Fonte: AIM - 18.07.2013
Eu nasci em Homoine, isso nao pode ser. Este administrador foi escolhido pelo povo, recordo-me como os meus familiares falaram bem dele este homem e religioso e tudo, estas calunias nao podem ser
ResponderEliminarVocê é mentiroso. Desde quando é que um administrador é escolhido pelo povo?
ResponderEliminarRealmente, António é um mentiroso ou um autêntico desinformado.
ResponderEliminarOra, se é que o administrador de Homoine foi detido sob acusação dos crimes supracitados, espero que, em breve, se detenha mais gente por mesmos crimes.
A corrupcao comeca dos governante k tal os pekenos directores professores nao pdem fazer isso? K vergonha pra onde vamos Mocambicanos
ResponderEliminarMocambique ta doente presidnt guebuza sabe
ResponderEliminarAnonimo: ESTA DETENSAO NAO PODE SER APENAS PARA O ADMINISTRADOR DE HOMOINE. TODS OS K BURLAM O ESTADO DEVEM SER RESPONSABILIZADOS PELOS SEUS CRIMES. ASSIM TAMOS A CRESCER
ResponderEliminar