Moçambique vai contar com mais uma instituição de Ensino Superior
O País vai contar com um novo estabelecimento de ensino superior. Trata-se do Instituto Superior de Estudos de Defesa Tenente General Armando Emílio Guebuza.
Uma universidade de carris militar que poderá não apenas limitar-se a leccionar cursos ligados as forças armadas.
A intenção é fazer com que os jovens oficiais militares sejam capacitados para que possam dar o seu contributo no processo de desenvolvimento do país.
Neste momento o projecto está no processo de elaboração do orçamento, plano estratégico e do respectivo programa de implementação
Entretanto ainda não se sabe quais são os cursos a serem implementados, mas pretende-se também com a criação desta universidade acabar com a dependência externa na formação dos quadros superiores das Forças Armadas. (Helenio Jeronimo)
Fonte: TIM - 26/09/2011
Muito importante que tenhamos uma unidade de formacao superior deste genero, em ploro da defesa do pais. O que nao compreendo 'e o comentario de que o pais se livraria da dependecia externa na formacao de quadros superiores do ramo, quando na verdade ja temos a Samora Machel em Nampula. O que eu acho 'e que se deveriam consolidar as instituicoes ja existentes. Pois se com a Samora Machel ainda dependemos do exterior, entao creio que seja com Armando Guebuza que vamos deixar de depender. Se dependemos do exterior 'e porque a Samora Machel nao satisfaz todos os requisitos da area. Entao o melhor eseria pontencializar a intituicao ja existente em vez de dispersar recursos; a nao ser que a instituicao a criar seja priva. Se 'e o caso, uma outra pergunta surge: um privado pode ter uma instituicao do genero, no nosso contexto
ResponderEliminarAte mais.
Estão a falar a sério?
ResponderEliminarZicomo
Epá estou a fikar maluko.
ResponderEliminarTenente-General nomeado pelo Samora em 197?/198?, até hoje não recebe outras divisas?
Agora com a a Universidade, vão coroá-lo Marechal!
Só que cuidado, que o "assobiador mandevo" "daqui não saio, daqui ninguem me tira", "não vamos esquecer o tempo que passou"-(cantilenas do Samora), pode regressar dos pedregulhos de Mbuzini, e querer arranjar um Marechal como ajudante para o acompanhar até as Portas de S Pedro, a 19 de Outubro-25º aniversário!
O tenente general AEG quer um instituto chamado por AEG mais nada, uma vez que nao conseguiu por as suas fotografias no dinheiro Moç-cano.
ResponderEliminarEssa coisa de imagem no dinheiro desmenti alguém em 2007 quando disse que nas novas notas ele não aparecia porque não gostava do culto a personalidade.
ResponderEliminarUma das formas de que os preguicosaos tanto adoram, o culto da personalidade. Falta e e para ja o Instituto MLG, dinamica ministra sem pasta da presidencia de esposo AEG. Aguardem!!!!
ResponderEliminar