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quinta-feira, dezembro 23, 2010

Muitos professores que leccionam no ensino secundário são primários

Segundo o ministro da Educação, Zeferino Martins

O titular da pasta de Educação reconheceu, ontem, em conferência de imprensa, que os níveis de aprovação nos exames da 10ª e 12ª classes não são animadores e diz que algo está mal.
O ministro da Educação, Zeferino Martins, reconheceu, esta quarta-feira, que no sector que dirige existem sérios problemas na gestão escolar, facto que concorre para o baixo nível de aproveitamento que se regista, sobretudo, no ensino secundário.
Relativamente aos resultados dos exames escolares referentes ao presente ano lectivo, Martins disse que, embora ainda não estejam disponíveis os resultados globais, o aproveitamento a nível da 10ª classe não é animador, sendo que o mesmo varia de 37,5 por cento (na província de Maputo) a um máximo de 77 por cento – cifra conseguida na província de Nampula.

Para a 12ª classe, os números apontam para uma média global do aproveitamento, na ordem de 50 por cento de aprovações.

Contudo, o ministro reconhece que algo vai mal no sistema de educação e ressalva: “Temos que olhar para estes resultados dentro do contexto porque, se olharmos fora do contexto, a nossa análise será deficitária (...). Nos últimos anos, o crescimento no nível secundário varia de 12 a 20 por cento por ano, portanto, é a área que mais cresceu nos últimos 10 anos”, descreveu a fonte.

Segundo a constatação do titular da pasta de Educação, em todas as províncias, as escolas primárias completas vêm sendo transformadas em ensino secundário, em detrimento da frequência para o ensino primário.

“Como o nível secundário está a crescer com algum descontrolo, não se tem previsto um número suficiente de professores qualificados para acompanhar este rápido crescimento do ensino secundário, e o resultado é que os professores formados para o ensino primário são chamados a migrar para o ensino secundário, sem domínio das matérias leccionadas naquele nível”, observou Martins.

Outra preocupação apresentada pelo ministro tem que ver com a instalação de delegações da Universidade Pedagógica em todas províncias e até distritos. É que muitos professores já são estudantes da UP “e, por isso, faltam às aulas”.

“Temos sérios problemas nas turmas, no funcionamento das escolas. Temos problemas de gestão das instituições de ensino, verificamos que os professores não cumprem com o programa, e isso deve ser da responsabilidade dos directores das escolas e/ou dos adjuntos pedagógicos, que devem verificar estas situações”, afirmou o ministro.

Na sua locução, o ministro explicou que, muitas situações negativas na educação secundária surgem pelo facto de, em algum momento, ter havido a necessidade de satisfazer uma pressão no ensino secundário, nunca antes vista e superior às capacidades do sector da educação. “E, os resultados não desmentem, daí que temos que trabalhar para a contenção do ensino secundário no país, e vamos fazer um debate com a sociedade sobre a matéria”, anunciou.

Falando durante a conferência de imprensa, cujo objectivo era dar a conhecer o balanço das actividades da Educação durante o ano lectivo de 2010, o ministro da Educação disse que, contudo, em 2010, o sector manteve a tendência de expansão verificada ao longo dos últimos anos, sendo que o número de alunos que frequentam o ensino geral, da 1ª a 12ª classe, aumentou globalmente em 5.2 por cento, entre 2009 e 2010, atingindo a cifra histórica de 6.3 milhões de alunos, incluindo os do ensino privado. (Benedito Luís)

Fonte: O País online - 23.12.2010

Reflectindo: Considero positiva esta chamada ao debate.

16 comentários:

  1. Adjunto,

    Para alem de ser positivo o convite para o debate, 'e tambem positivo e inteligente o reconhecimento de problemas na educacao,

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  2. Reconheceu, e depois? Se a doença eles e não os professores. Desde que Samora tombou em Mbuzine os professores nunca mais tiveram capacitação, formação. De quem é a culpa, afinal???

    Zicomo

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  3. Selecionador,

    Reconhecer o que esta mal, acredito 'e o primeiro passo para correccao,

    Tens razao tambem, nos so damos no maximo um passo ( o primeiro pra frente) e o segundo nunca acontece, e quando acontece 'e normalmente pra traz ( ai damos corrida com muitos passos pra traz ) , esta certo o que estas a dizer,

    Mas, acho que 'e melhor isso do que dizer que cumprimos com 99% do plano,

    Pelo menos esta reconhecer, ja imaginaste ele a dizer que educacao esta com sucesso de 99%, seria mesmo chato, e isso ja aconteceu conosco,

    Entao nesse aspecto, acho que o ministro foi inteligente, em nao dar "finta" habitual, tambem a "finta" habitual ja nao esta dar "grana" dos doadores, acho que doadores ja conhecem a "finta" tambem.

    Pelo menos, nao "meteu" uma "tanga", agora em relacao a culpa, vamos deixar pra outro dia, 'e Natal.

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  4. Isto é verdade Karim.

    Mas não esperes que aquela gente possa mudar o cenrário, pois os beneficia.

    Zicomo

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  5. Selecionador,

    La no fundo, ainda que eles queiram mudar o cenario, eles nao tem capacidade para mudar,

    Nao 'e que Mocambique nao tem capacidade para mudar, pois isso nao seria verdade, porque nos Povo temos capacidade para mudar,

    Independentemente das cores partidarias, existem pessoas capazes Nossas, Mocambicanos, em todas esferas sociais, politicas e economicas, com capacidade pra dar volta a presente situacao em tempo util.

    Tudo Bem que nao 'e uma capacidade enorme, mas essa capacidade existe e pode ser potenciada e "traduzida" em energia suficientemente capaz de dar volta a situacao.

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  6. Chamuale,

    Falar é fácil. Se tu fores agora a Maputo com o intuito de mostrares aquilo que sabes, independentemente da tua cor, vais levar um pontapé no traseiro. Aquela "gente", não quer compartilhar nada, que o diga os Pilales, Pequenino e outros. Não duvido das capacidades do Ministro, aliás, sei que é um homem competente, mas está num meio partidário terrível. Sei o que digo.

    Zicomo

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  7. Acredito em ti, Mano,

    Depois nao seria nem o primeiro, nem ultimo a levar "um pontape no trazairo",

    Os "pontapes no trazairo" ja quase sao tradicao entre "nos".

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  8. Vamos ver, o nosso amigo Reflectindo também deu aulas e é professor, creio, portanto, ele melhor do que ninguém pode nos ajudar a diagnosticar os problemas da nossa educação.

    Sabes Karim, os espiritos reclama, vão dar nome de um insitituto qualquer a Chipande, uma pessoa que nem a 5 classe tem. Não é pelo nível, mas penso que a sua trajectoria como lider da Frelimo deixa a desejar.

    Temos professores a pingar como carne na assadeira, entretanto tens militantes da Frelimo todos anos na Matola, reunidos, que futuro reservas para a area da educação, sem reciclagem, sem capacitacao, sem nada?

    Chamuale, vamos lá ver, queres ter bons resultados com cavalos feridos? Com cavalos falhados. Sabes, o problema não são de factos das paredes, salas de aulas, etc, nem dos professores, digo eu, é do sistema.

    Zicomo

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  9. O "nosso sisstema" ja caiu, Mano.

    Esta-se demorar entender isso, e a tentar por ele a "rolar" assim "caido",

    Tem que se montar novo sistema, porque esse "era uma vez",

    Ate o maior problema 'e que segundo o The Economist, 2011 e 2012 o poder vai continuar com partido no poder, porque segundo eles a oposicao esta "muito fraquinha" pra fazer frente,

    Esse 'e que 'e o maior problema, "sem sistema" ou com "sistema caido", nao temos chance, mas uma coisa 'e chance ou opurtunidade que 'e negada, e outra 'e capacidade real, existente no pais, pra dar volta a situacao,

    Eu digo que existe capacidade, nao em abundancia, mas que pode ser potenciada, obvio, que para ser 'potenciada", tem que se dar opurtunidades, que os "detentores do sistema caido" se recusasm, e 'e onde tu ganhas toda a razao deste mundo, com cavalos coxos, nao se pode esperar resultados positivos.

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  10. Vamos lá ver, para o ano as coisas de encaixam.

    A nossa oposição é um desastre sim. Isto é verdade. Bem, não digo mais nada.

    Mas a gente sabe porque..., não é?

    Zicomo

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  11. 'E isso Mano,

    Vamos Rezar, para que Allah "ilumine" o pr, a deixar os centros de producao do saber, desenharem e difinirem o melhor pra Nos.

    Que Allah faca com que pr, abdique, do poder exercido sobre os centros de producao de saber, por forma que Solucoes Optimizadas Mocambicanas pocam emergir naturalmente.

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  12. Ok, Karim,

    Até amanhã. É hora de sair da net.

    Zicomo

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  13. OK, Mano,

    Tambem saio, Ate Amanha.

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  14. Desculpem, estive ausente do pc toda esta tarde.

    Ora, concordo com o Karim que é muito positivo que Zeferino Martins tenha sem rodeios reconhecido o problema da educacão. É também muito positivo que ele esteja a convidar a sociedade para discutir sobre este problema.
    Lembremos que no nosso país há cultura de finta, silêncio ou diversão ao invés de reconhecimento dos problemas e convite ao debate sobre eles. Para elucidar isso vejam o que há anos discutimos no Desenvolver Mocambique, clicando aqui e aqui.

    V. Dias, tens toda a razão e há muito por escrever nesses pontos. Porém, eu acho que nós todos devemos tomar uma outra estratégia já que Zeferino Martins está a ter uma nova postura. Podemos nos questionar, claro, se é que o Ministro não sabe que as escolas moçambicanas deixaram de ter directores e adjuntos pedagógicos, mas que são dirigidas por secretários da Frelimo? Podemos questioná-lo se é que não sabe que há bons quadros da educacão que estão a ser marginalizados porque não pediram cartão da Frelimo aos secretários das células do MINED ou escolas? Isto entre muito a questionar como convite à reflexão.
    Mas, mas sou da opinião que o melhor seria debatermos com muita seriedade, mesmo na blogsfera. Também é da minha opinião que o problema não é só do governo, mas os partidos todos, incluindo a Frelimo, a Sociedade Civil, incluindo os nossos acadêmicos, têm um problema de nunca apresentarem nos seus manifestos um programa sólido sobre a educacão. Aliás, para além daquilo que constitui resumo - manifesto eleitoral - tenho certeza que nada mais existe nos partidos que tenha sido feito por peritos da educacão. Essa deve ser a razão de mudanças constantes. Por exemplo qual dos partidos já concebeu o plano de formação de professores?

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  15. O Dr. Zeferino Martins é íntegro!
    Não precisa da Frelimo para sobreviver.
    É tecnocrata, e merece respeito.
    é a pessoa ideal para Ministro de Educação para qualquer Governo moçambicano!
    Só peca num aspecto...segue "religiosamente" o programa de educação-manifesto da Frelimo (e parte do MDM??), quando deveria impor o seu CUNHO PESSOAL-3ª versão, experiente como ele é, SEM MEDOS!
    PR Guebuza fez uma BOOOOA escolha, SÓMENTE ATOU-LHE AS MAÕS NO DIA SEGUINTE!

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