Páginas

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Costa do Marfim: Comité militar da CEDEAO discute terça-feira eventual uso da força

Os comandos militares dos países da Comunidade de Estados da África Ocidental reúnem-se terça-feira em Abuja para avaliar os planos para um eventual uso da força na Costa do Marfim para afastar Laurent Gbagbo, informou fonte da CEDEAO.
Numa cimeira extraordinária realizada sexta-feira, os dirigentes da CEDEAO advertiram Gbagbo de que poderiam recorrer à força para o retirar da presidência se persistir na recusa em entregar o poder a Alassane Ouattara, reconhecido como Presidente da Costa do Marfim pela comunidade internacional.
Na reunião do comité de chefes de Estado-Maior da África Ocidental devem ser estudados os pormenores de um possível destacamento de tropas para o país, assim como questões estratégicas, táticas e logísticas de uma tal operação

Fonte: Lusa/Sapo

4 comentários:

  1. Duvido que isso possa vir a acontecer.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. Seria um bom exemplo da Africa

    ResponderEliminar
  3. A África tem responsabilidade acrescida para travar os Gbagbos. O que realmente Gbagbo tenta é primeiro serem Ivoirenses a morrerem para ele ser levado a Haia onde vai viver bem a espera do julgamente. Ele sabe que está totalmente isolado e o seu regime já lá foi.
    Nunca vi, em toda a minha vida, um país existindo isolado.
    Seria bom que os próprios militares do Côte d'Ivoire compreendessem a seriedade. Creio que ao andar do tempo muitos militares isolarão Laurent Gbagbo.

    De todas as formas a CEDEAO está dando licão à SADC.

    ResponderEliminar
  4. Não quereria adiantar muito, mas já se aventa a hipótese de recontagem de votos, principalmente na região Norte-afecta ao Outtara, que a Comissão Eleitoral marfinense desconsiderou entre 6 a 10% dos votos totais.
    A ser assim , que ela seja efectivada caso o seu preço seja a de EVITAR NOVA GUERRA CIVIL.
    E que esta recontagem seja OFICIALIZADA pela UA/CEDEAO/SADC-de modo a que sirva de modelo, para utilizações futuras, caso de Moçambique, onde o ENCHIMENTO É NORMAL.

    Fungulamasso

    (Vem a propóstio-pela excelente perfomance no trabalho da CNE em 2009, os VOGAIS foram "presenteados" de viaturas de LUXO Hyundai Azera V6-)
    A crise que se LIXE!Viva os gastos!

    ResponderEliminar