A África do Sul reintroduziu o visto para os cidadãos zimbabweanos que tencionam permanecer no país mais de 90 dias, anunciaram segunda-feira fontes oficiais sul-africanas.
Os dois países tinham abandonado a exigência de visto para os seus cidadãos no início deste ano, no quadro duma iniciativa regional visando promover a livre circulação dos povos.
Mas, a África do Sul queixou-se da situação que resultou desta iniciativa que causou a invasão de milhares de emigrantes clandestinos zimbabweanos do mercado de trabalho local, provocando assim tensões sociais.
Por conseguinte, a África do Sul anunciou a reintrodução do visto para os visitantes zimbabweanos que permanecem mais de 90 dias no país.
"Somos muito claros sobre a questão. Se um Zimbabweano viajar à África do Sul, ele deve ter um visto de trabalho ou de estudo para permanecer legalmente no país", declarou um alto responsável sul-africano da Imigração, Jack Matei.
"Caso alguém entrar no país apenas para visita ele terá 90 dias para permanecer. No fim dos 90 dias, ele deve ter um visto sob pena de ser expulso", indicou.
Centenas de milhares de Zimbabweanos fugiram, nestes últimos anos, às dificuldades económicas no seu país para se deslocar aos países vizinhos, particularmente na África do Sul.
Mas, na maioria dos países eles foram mal acolhidos, causando tensões sociais em relação aos empregos, ao alojamento e a outros serviços.
Fonte: panapress - 29/11/2010
Toda a gente sabe que o fim do Zimbabwe é que vai cair nas mãos da RAS, cedo ou tarde.
ResponderEliminarZicomo
Cada país tem a sua forma de se organizar.
ResponderEliminarRespeito a decisão soberana da África de Sul.
Zimbabwe tem melhores condições de conquistar a sua independência economica. E ter uma economia não dependente à África de Sul. Para tal devem dar uma reforma merecida ao Bob M.e a turma limitada do ZANU.