Maputo (Canalmoz) - O último livro do economista João Mosca, com o título ECONOMICANDO, será lançado no dia 20 de Janeiro, às 18 horas na Universidade POLITÉCNICA.
O livro será apresentado por Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade anunciou ontem o autor ao Canalmoz.
João Mosca diz que este livro baseia-se em textos publicados no semanário SAVANA, contém ainda outros trabalhos apresentados e/ou publicados em revistas, seminários e conferências e cada texto tem um corpo próprio podendo ser lido independentemente dos demais. Cada um pode se um ponto de partida para reflexões e debates mais complexos, refere o autor.
Os escritos têm ênfases na experiência e nas áreas de formação do autor. A formação de base em economia e especialização em economia agrária e sociologia rural, o trabalho em diferentes órgãos centrais e locais da agricultura, o percurso académico e as vivências do autor, influenciam naturalmente os enfoques e aproximações dos textos.
Com o objectivo do contributo de cidadania, o autor assenta os textos com preocupações nas éticas comportamentais como fundamentos filosóficos e não de valores como referência teológica, na equidade e justiça social, na liberdade de pensamento, da escrita e de opinião sem quaisquer riscos. O primado do colectivo não é contraditório com os direitos, liberdades e ambições dos indivíduos, que se revelam pelo mérito, competência e honestidade na política, na economia e na vida.
Nessa perspectiva, o autor demonstra a sua indignação pela corrupção, promiscuidade entre a política e os negócios, por alianças de oportunidade, falta de transparência, agendas subterrâneas de longo prazo, pactos tenebrosos de silêncio, manipulação negativa da opinião pública, ausência de coerência nos comportamentos, sobretudo quando se trata de questões relacionadas com a causa pública, o exercício da política activa, na orientação política e económica de um país e na actividade profissional.
Não é por acaso que o autor coloca no princípio do livro a seguinte frase de Barack Hussein Obama, no Gana, a 11 de Julho de 2009: “Nenhum país vai criar riqueza se os seus líderes usarem a economia para se enriquecerem ou se a polícia puder ser comprada por traficantes de droga”.
Fonte: CanalMoz (06.01.2010)
Me asombra que un sr que no se ha presentado a un juicio sobre la pensión de alimentos de su hijo por lo que se le ha declarado en rebeldía judicial hable de derechos
ResponderEliminarsr mosca de ejemplo