Retirado na íntegra do Savava
(Beira) Das cerca de dez vereações que anteriormente existiam, Daviz Simango, presidente eleito do Município da Beira, reduziu para apenas seis, as vereações do município tendo para a sua direcção confiado quatro novos elementos. Simango poderá efectuar mais nomeações nos próximos dias.
Os novos vereadores são, Borges Gada Cassucussa, Francisco Majoi, Carla Maria Samuel e Samuel Mateus, vão dirigir as aglutinadas vereações de agro-pecuária, pesca e género, transportes, protecção e segurança; plano finanças, industria, comércio e turismo; educação e cultura e juvetude e desporto, respectivamente.
(Beira) Das cerca de dez vereações que anteriormente existiam, Daviz Simango, presidente eleito do Município da Beira, reduziu para apenas seis, as vereações do município tendo para a sua direcção confiado quatro novos elementos. Simango poderá efectuar mais nomeações nos próximos dias.
Os novos vereadores são, Borges Gada Cassucussa, Francisco Majoi, Carla Maria Samuel e Samuel Mateus, vão dirigir as aglutinadas vereações de agro-pecuária, pesca e género, transportes, protecção e segurança; plano finanças, industria, comércio e turismo; educação e cultura e juvetude e desporto, respectivamente.
Simango manteve Alexandre Vasco, da área institucional e Geremias Liando, da gestão urbana e ambiente, tendo para todos lançado o apelo no sentido de trabalhar para o “orgulho beirense”.
Da lista dos novos vereadores não consta nenhum familiar do presidente, como aconteceu na passada legislatura que contava com, pelo menos, três familiares, facto que motivou muitas críticas. Daviz recorreu aos anónimos membros da Renamo para a direcção destas vereações, com a excepção de Gada Cassicussa, que foi presidente da Assembleia Municipal na legislature passada.
No entanto, o presidente da Assembleia Municipal da Beira, Mateus Saize, chamou a atenção ao órgão executivo autárquico no sentido a trabalhar dentro das normas que regem o funcionamento municipal.
Saize, membro da Frelimo que dirige a Assembleia Municipal da Beira, apelou ainda a necessidade de se trabalhar em coordenação com a assembleia municipal, pois este é um complemento do órgão autárquico. (Domingos Bila)
Savana, 16.02.2009
Afinal o Daviz não é assim tão imaculado quanto parece, para alem dos vários funcionários municipais que eram familiares, era publico que pelo menos três vereadores eram seus familiares directos.
ResponderEliminarHipoteticamente era o mesmo que Guebuza nomear três familiares directos para ministros...como não são socialistas, não há mal nenhum.
'Da lista dos novos vereadores não consta nenhum familiar do presidente, como aconteceu na passada legislatura que contava com, pelo menos, três familiares, facto que motivou muitas críticas.'
E essa amigo Reflectindo.
Orgulhosamente Moçambicano,
Nuno Amorim
E quem nomeara Tobias Dai?
ResponderEliminarO que é ser socialista para ti, Nuno? Quem são esses socialistas e o que lhes caracteriza?
Não vejo mal que Daviz tenha sido criticado e que agora tenha rectificado o que lhe tinham criticado. Há problemas nisso?
Tou assustado com o teu ultimo comentário.
ResponderEliminarEu volto a repetir e desta vez bem alto...SE O QUE ACONTECEU EM NAMPULA E NEPOTISMO EU JUNTO-ME A TI E CRITICO.
Agora quero saber claramente de ti...esta confirmado que há nepotismo e tribalismo no município da Beira...APOIAS OU CRITICAS ESTA ATITUDE DO DAVIZ?
Seja claro, que eu saiba foste o primeiro a criticar o caso de Nampula, mesmo com argumentos difusos.
Espero que a tua idolatração a Daviz não te leve a cegueira intelectual.
Nota. Nao facas comentários desesperados, tobias transitou do governo do Chissano e que eu sabia o Eng. Chinene não transitou de nenhum governo municipal e foi nomeado antes de terminar a formação.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim
Nuno Amorim, tens razão de te preocupar. Daviz Simango está dar o fim o teu sonho de uma volta a 360 graus para o monopartidarismo.
ResponderEliminarInveja a Guebuza, onde está expresso? Foste TU que falaste de Guebuza a nomear ministros familiares. Também não fales de transicão de ministros, pois que Chissano exonerou todo o seu elenco e Guebuza nomeou o seu livremente. Lembras-te da discussão lá no blog da Ivone? Eu ando a sugar sangue das pessoas para ir fazer análise do “DNA” de forma a saber que tipo de parantescos as pessoas tem na nomeação para os diferentes cargos. Trago os nomes logo que o NUNO AMORIM, o invejoso, procura atacar as pessoas como fizeste no blog da Ivone. Tudo está e todos vêem como começaste os ataques. Eu só quero mostrar a TI que estivermos a procura de ligação familiar nas posições de chave a situação é gravíssima lá na Pereira do Lago.
ResponderEliminarDaviz Simango foi nepotista ao ter nomeado pelo menos três quadros como vereadores? DIGO-TE definitivamente que não. Ele usou o seu direito legal, Lei da Autarquias, que lhe confere o direito de escolher vereadores da sua confiança até 50 %. Foi esse direito que Armando Guebuza usou para nomeiar o seu cunhado. Nisso nunca discuti e diferentemente do que fez Paunde em Nampula. Daviz fez muito bem e nota-se pelo que Fernando Mbararano, Ferreira Faque, Manuel Bassope também fizeram. Eles estavam interessados em fazer negociatas com a Frelimo que trabalhar para o bem dos munícipes da Beira. Achas tu que os beirenses são estúpidos ao terem claramente ignorado os teus discursos invejosos?
Sim, naquele texto eu disse que haviam INVEJOSOS como Nuno Amorim, e já estás a mostrar essa tua inveja. Vê-se como vens com notícias fabricadas sem fontes o demonstrar que já constituiste uma rede de caluniadores na Beira. Donde trazes a notícia de que Daviz expulsou todos os que não apoiaram na campanha? Como é que Daviz sabe quem votou ou não nele? Porquê ele faria isso a saber que conforme os números alguns votos vieram da Frelimo? Depois falas de fogo que pegou no CMB, não achas muitíssimo ridículo isso sabendo que os piores incêndios deram nos ministérios sediados em Maputo?
Falas de casa no Estoril, sem sequer apresentares algum dado e fonte que diz que essa casa que te provoca dores de cotovelo é construida por algum fundo ilegal. Espero que essa seja a primeira casa do tamanho e qualidade, jamais viste!
Nós já sabemos que Nuno Amorim é da ala dos marxistas-leninistas (como te auto-intitulas) quer acabar com o multipartidarismo em Moçambique. Sabemos que auto-intitulas de comunista, apesar de nunca me responderes quando te pergunto sobre o que te caracteriza comunista.
Moçambicanos precisam de cuidar de comunistas, pois foi suficiente aquilo que assistimos, vivemos e sobrevimos nos primeiros anos da independência.
Caro Abudo com muita razão: está aqui uma repeticão da Frenamo e estamos a ouvir a cancão de Edson Macuacua.
ResponderEliminarSr.Reflectindo, estas do Nuno de Amorim ate me dao arrepios na coluna. Afinal, qual e o problema dele, que raio quer ele? Se e Marxista-leninista ou comunista que se junte aos da laia dele. Eu acho que ele e um sabotador e um 'doente mental' que precisa de ser visto urgentemente por um psiquiatra, antes que arraste os seus tentaculos e contamine os outros. Nos ja 'comemos o pao que o diabo amassou' no tempo do ditador samoriano, nao queremos voltar a repetir tamanha 'proeza'. Nos queremos uma democracia multipartidaria para o nosso pais, queremos ver um Mocambique prospero e livre onde impere a liberdade de expressao e onde todos tenham acesso a saude, a educacao, a uma alimentacao equilibrada e ao sonho de uma vida melhor, independentemente da sua afiliacao politica. Maria Helena
ResponderEliminarReflectindo disse:
ResponderEliminar'Daviz Simango foi nepotista ao ter nomeado pelo menos três quadros como vereadores? DIGO-TE definitivamente que não. Ele usou o seu direito legal {sera que existe direito legal para nomear tios, sobrinhos e primos?}, Lei da Autarquias, que lhe confere o direito de escolher vereadores da sua confiança até 50 %.'
Sera que o reflectindo e a Maria Helena nao sao a mesma pessoa? Os tais que acham que o deviz e imaculado e nao pode ser beliscado?
O incendio na agricultura ou nas finanças era para esconder provas, enquanto que no municipio da beira foi um simples acidente...façam-me rir.
Desisto..ja foste atingido pela cegueira intelectual
Nuno Amorim
Caro Nuno Amorim,
ResponderEliminar1. Cita-me lá onde eu escrevi que incêndio na agricultura ou nas finanças era para esconder provas! Procura-me lá isso mesmo seja em outros blogs!
2. Cita lá na Lei das Autarquias onde diz que é proibido nomear familiares. Se existisse isso na lei eu concordaria contigo. Se existisse na CR algo que proíbe o PR em nomear um familiar directo eu teria dito que foi nepotismo quando Guebuza nomeiou Dai. Mas embora não eu seja jurista leio no mínimo o que é lei. Não tenho medo de criticar a quem quer que seja e até fui crítico a Guebuza por não ter demitido Daí logo depois da explosão em Malhazine, mas nomeacão não é o mesmo que demissão.
voce e Renamo de gema...axo k nao tem difernca com Mazanga...pk a lei Mocambicana nao preve nepotismo, entao voce aprova k o Daviz nomeie os familiares...fazendo paralelismo, pk a lei mocambica ou a cr nao preve a pedofilia e violencia domestica entao voce concorda com os pedofilos e actors de violencia domestica?
ResponderEliminarja tiveste argumentos e dias melhores.
reonheca k o teu deus e tribalista e neputista.
orgulhosamente Mocambicano
Numo Amorim
como estou a escrever a partir de telemovel, os assento foram a vida.
ResponderEliminarCaro Reflectindo, queira por favor esclarecer-me uma pequena duvida. So eh amante da democracia e multipartidarismo aquele k apoia o Daviz?
Faz todo sentido, os da Renamo sao pais da democracia e voces amantes do multipartidarismo.
Todos aqueles que discordam de voces e da Renamo sao amantes do monopartidarismo e marxistas-leninistas.
A classificacao dictomica leva-nos a erros de palmatoria.
Nuno Amorim
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNuno Amorim, continuo a dizer que o que manifesta é apenas inveja. Por com inveja podes comparar nomeacão a pedofilia. Tinhas que ter vergonha nisso.
ResponderEliminarEm nenhum lado eu disse que todos tinham que apoiar Daviz, mas perseguí-lo e vir com calúnias que até podem constituir uma ofensa de é uma outra coisa. É pretender desastabilizar o novo partido porque por em prática o que Marcelino dos Santos e Mariano Matsinhe disseram e a oposicão seria insignificante. Não fui disse isso.
Também foste mesmo se pressão de ninguém que disseste que eras comunista/socialista. A única coisa que te perguntei e nunca me esclareceste é o que te caracteriza comunista. Na verdade tenho medo desse monstro devido a experiência vivida. Tenho a certeza que há muitos da Frelimo que também têm medo do comunismo.
Já agora, queres nos dizer que segundo o TEU conceito Guebuza é nepotista por ter nomeiado o cunhado?