Ao acompanher a greve dos chapeiros, em Maputo, voltei a ler o que a 7 de Fevereiro eu havia escrito e me interrogado e o comentário da Ximbitane que num resumo fala da problematica dos transportes públicos em Maputo. Éis o comentário .
Reflectindo, deveras interessante as questões levantadas. Já me havia posto algumas das questões que constam neste artigo.
A meu ver, o público manifestante só sai a ganhar se ao manterem-se os preços respeitem-se as rotas determinadas, pois essa era uma das grandes questões da manifestação.
A FEMATRO fala dum estudo feito, a seu pedido, não sei a que instituição ou analista, que concluiu que a subida os preços do combustivel no mercado internacional estavam a desequilibrar as contas dos chapas por cá.
A alternativa é a subida do proço das tarifas, muito certo! Logo vê-se que a preocupação dos chapeiros é de longe o bem estar e conforto dos utentes dos mesmos, apenas o seu proprio bolso.
No que concerne a distribuição dos tais subsidios governamentais, hummm..., prevejo muita confusão.
Primeiro no seio dos proprios chapas, que já mal gerem as tarifas diarias (que supunha-se ser uma fonte para a renovação das frotas dos membros)e segundo do Governo (a nao ser que o Ministerio sugerido pelo Reflectindo seja criado para o efeito!!!).
Pelo empenho da liderança da FEMATRO em mostrar que o Governo está a colaborar na resolução das condições impostas na mesa de negociações, onde se chegou ao tal entendimento de se pagar 31Mt/litro combustivel, não tarda muito que o Ministério de que falou num dos seus artigos, REflectindo, seja posto em andamento.
ResponderEliminarE pelo andar da carruagem, se realemente efectivar-se essa possibilidade, já vislumbra-se o possivel Ministro!!...
Ilustre que interesses há em dizer a culpa é nossa, o Governo havia assinado um acordo connosco há 4 dias atrás e faltou-nos comunicar aos associados!? É a própria FEMATRO advogada do Governo!!!E as compensações terminam já em Dezembro. Depois disso, quem estará em altura de pagar valores exorbitantes de transporte? Será que o aumento do salário mínimo será estipulado tendo em conta o custo de vida? Um residente da Matola, por exemplo, para sair de casa para o trabalho tem que colocar no tanque, diariamente, pelo menos, 200.00Mts. Imagine então num mês quanto se gasta com combustível? Imagine que as estradas andam de tal forma esburacadas que é preciso escolher dentre os tantos buracos onde há uma brecha pra passar. Sem deixar de falar no valor pago na portagem que é de 17.50Mts/passagem.
ResponderEliminarÉ o cúmulo!
Ui Ivone, o dedo entrou bem fundo na ferida.
ResponderEliminarEfectivamente essa questão dos chapas é muito mais complexa e é apenas uma das pontas do iceberg pois estão em causa inumeros aspectos que ninguém (Governo) se digna olhar por eles.
Com o anuncio de que as compensações durarão menos de um ano, é tempo de se pensar em alternativas desde já que passam pela revisão seria da tabela salarial. Se um cabaz mensal deve ser de quase 4000Mt, o salario deve "arranhar" esse valor.
Ou então, é será necessario que uma outra "mão invisivel" comece a mexer-se. E olhem que a Oposição está a surpreender pela negativa tal é a sua apatia limitando-se apenas em criticar, mas acção que é bom...
Passei por aqui, saudacoes oh grande homem.
ResponderEliminarAquele abraco
Ximbitane e Ivone, obrigado pelos vossos comentários. Hoje vou postar um comentário longo em forma de continuacão desta reflexão. Mas não deixo de facto de mostrar a minha preocupacão tal igual a Ximbitane aponta. O que diz a OPOSICÃO, isto é a Renamo? O que diz Dinísio Guelhas o ministro-sombra de transportes?
ResponderEliminarOi, Mussa, ehali? Hoje podemos falar 1 pouco.
Aguardo (im)paciente!
ResponderEliminarO Assunto de Chapa e mais delicado do que parece, poisd ha ja muitos anos que os operadores estao a subdsdiar o passageiro e a consequencia disso e falencia de muitos operadore. Relamente a Fematro encomenou um estudo que felismente foi pago pela Usaid, que concluiu que as actuais tarifasd nao eram de forma alguma viaveis e alias o Prprio Governo sabe disso, dai o facto de estar a subsidiar a TPM por 10,00MT passageiro.O subsidio e mais elevado do que o custo de unma tarifa no Chapa. No chapa a tarifa para 30 km e de 7,5MT. Esta sao situacoes que ninguem quer ver.Hoje ate as desgracadas compensacoes foram eliminadas.
ResponderEliminarNo chapa Oficialmente e preciso orcamentar pagamentos de impostos, seguros. renovacaçao semestral de licenças que e tambem oneroso,pagamentod diarias as policias de PT e Municipais, parquamentos, salarios, combustiveis, manutençoes etc etc... Este Quadro habilita viavel a actividade?
Caro anónimo,
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário. Contudo, acho que por este artigo ter se lancado há um ano, muitos leitores deste blog não vão ter a oportunidade de ler o seu comentário. Para permitir que eles tenham essa possibilidade, republicarei-o amanhã a tarde em forma de um artigo independente. Se você quiser alterar alguma coisa que me avise por aqui ou por askwaria@gmail.com.
Sinta-se em casa neste blog!
Abraco