Páginas

quinta-feira, agosto 10, 2006

Num debate sobre os problemas da cidade

Daviz Simango promete melhorar condições dos jovens na Beira

Por: Jackson NDIRIPO

Num encontro tido como de auscultação dos problemas que se vivem na capital provincial de Sofala, o Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, esteve há dias reunido com representantes de diversas agremiações juvenis sediadas nesta parcela do país.

Tratou-se, segundo o Edil da Beira, de um encontro que se enquadra numa série de contactos que tem vindo a estabelecer com a sociedade civil para discutir os problemas que se vivem na urbe.

Daviz Simango foi quem abriu o jogo, logo na abertura do encontro convidando aos jovens que enchiam o Salão Nobre do Conselho Municipal da Beira, a dar os seus pontos de vista sobre questões relacionadas com o saneamento, recolha do lixo, as doenças endémicas que afectam o Município entre outras questões que marcam o dia da autarquia que está sob administração da Renamo-União Eleitoral.

As intervenções não se fizeram esperar, e a junventude começou por levantar uma série de questões sendo de destacar, o crónico problema do desemprego que afecta a maioria dos jovens na Beira, os problemas de segurança na cidade, a escassez de contentores de lixo nalguns bairros, as dificuldades que encontram para construção de casas sobretudo dos jovens recém casados, para além do plano de governação do Conselho Municipal da Beira para com os jovens, tal como havia sido aflorado durante a campanha eleitoral das eleições autárquicas de 2003.

Sobre o desemprego, alguns que interviram, disseram que se sentem marginalizados e que, mesmo terminando cursos superiores nalgumas universidades que já existem na Beira, não conseguem um enquadramento profissional.

Um outro jovem, questionou o estado em que se encontra a Avenida Eduardo Mondlane, sugerindo que o pavimento alcatroado que lá existe fosse substituído pelo antigo que lá existia para além de se desenhar um programa para a substituição de árvores gigantes que estão a contribuir para a degradação daquele principal via de acesso à baixa da cidade da Beira.

De uma forma geral, os jovens presentes no encontro com o Presidente do CMB, reconheceram que o Município da Beira tem vindo a mudar de face embora haja ainda muitas coisas por serem melhoradas.

Sobre os problemas de segurança que afecta a cidade, alguns jovens foram mais longe e chegaram mesmo a dar a mão a palmatória, referindo que alguns deles eram cumplíces por temerem denunciar os jovens conhecidos e que tem estado a praticar diversos crimes na cidade.

Um dos jovens denunciou que existe na cidade um jovem seropositvo conhecido por "Gatuno" e que tem estado a aterrorizar as pessoas com uma seringa contendo o seu próprio sangue infectado com o vírus HIV/SIDA e que injecta a força nas pessoas que tentam resistir aos seus assaltos.

Em resposta, Daviz Simango disse ter acolhido as críticas e algumas das sugestões feitas, e prometeu incrementar o apoio que tem dado aos jovens, não só na área desportiva e cultural, como também em diversos projectos que vão sendo implementados pelo Conselho Municipal.

Referiu que a integração de jovens em projectos promovidos pelo Município, seria uma alternativa na solução dos problemas do desemprego tendo em conta que o Conselho Municipal da Beira tem despesas acrescidas no pagamento dos funcionários que possui.

Sobre os problemas de segurança, disse que constitucionalmente a PRM é que tem a responsabilidade de garantir a segurana pública dos munícipes embora aquela corporação colabore também com os chamados conselhos comunitários em diversos bairros da cidade.

Reconheceu que a politica de recolha de lixo implementada pelo Conselho Municipal, não é das melhores, mas que estaria a criar condições no sentido da recolha de lixo ser efectuada a uma determinada hora.

Garantiu também que fará os possíveis de propor, em fórum próprio, a insenção de taxas durante, pelo menos dois anos, aos jovens que enveradam pelo auto-emprego.

Fonte: O Autarca

Sem comentários:

Enviar um comentário