Páginas

segunda-feira, outubro 05, 2009

Moçambique é o 125º dos países menos corruptos

.Moçambique desceu do 111º lugar para o 126º, na lista dos países menos corruptos do mundo
Cabo Verde foi o único país da CPLP que viu melhorada a sua classificação na lista de países menos corruptos, elaborada pela Transparência Internacional (TI), em que Portugal desceu quatro posições, de 28º para 32º.
No relatório anual referente a 2008, em que foram analisados 180 países, a seguir a Portugal (32ª), Macau (passou de 34º para 43º) e a Cabo Verde (passou de 49º para 47º), Brasil, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Angola desceram no “ranking”, que continua a ser liderado pela Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia.
O Brasil desceu de 72º para 80º lugar, Moçambique do 111º para o 126º, São Tomé e Príncipe de 118º para 121º e Angola e Guiné-Bissau desceram ambos do 147º para o 158º.
No final da lista, a Somália é o país mais corrupto, seguido por Myanmar (Birmânia), Iraque, Haiti e Irão.
No relatório, em que os países são avaliados por um conjunto de critérios que, somados vão de 0 (muito corrupto) a 10 (livre de corrupção), Portugal obteve 6,1 pontos, seguido por Macau (5,4), Cabo Verde (5,1), Brasil (3,5), São Tomé e Príncipe (2,7), Moçambique (2,6), Timor-Leste (2,2), Angola e Guiné-Bissau (ambos com 1,9).
Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia obtiveram 9,4 pontos, enquanto a Somália, última classificada, registou apenas 1 ponto.

Fonte: O País online

11 comentários:

  1. E cantam que "o pais esta' a progredir"!!
    Para que direccao?

    Mark my words: "Com este pessoal, nao chegaremos la!"

    ResponderEliminar
  2. Aquele que afirmou que a corrupcão havia sido eliminada na funcão pública, devia nos trazer dados que contradizem o relátório da Transparência Internacional.

    ResponderEliminar
  3. É interessante que só dão créditos aos relatórios produzidos pelas agências internacionais quando estes criticam o Governo do dia.

    Mas quando as mesmas agências internacionais atribuem prémios de boa governação ao Presidente Guebuza, ai dizem que não seguiram critérios objectivos.

    Recordo-me que devido a boa governação, nos últimos 5 anos, o Presidente Guebuza recebeu 5 prémios, a saber:

    Prémio Crans Montana 2009, em reconhecimento do seu trabalho visando minorar o sofrimento dos cerca de 20 milhões de moçambicanos;

    Prémio de ouro, que lhe foi atribuído pela Comunidade de Estados da África Oriental e Austral (COMESA) em reconhecimento do seu papel na promoção da Revolução Verde em Moçambique e pelo facto do seu governo estar a injectar fundos para o desenvolvimento acelerado das zonas rurais, através do Fundo de Investimento e Iniciativas Locais
    (FIIL), vulgo “Sete Milhões”

    Prémio africano “Nandi”, de promoção do género;

    Prémio do Instituto Afro-Americano, em reconhecimento pelo desenvolvimento humano;

    Prémio sobre a segurança alimentar, pelos 7 milhões e Revolução Verde;

    Presidência de III Cimeira sobre Clima, em reconhecimento do seu papel e gestão de calamidades.

    Associa-se a esses prémios, o reconhecimento pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas.

    Relativamente a corrupção, para quem vivem em Moçambique, os feitos são visíveis:
    A adjudicação de obras públicas e a aquisição de bens é feita com base num regulamento especifico, que ajudou a diminuir a corrupção.
    A corrupção na função pública já não é tão gritante como era no passado. Já é rotina ser bem atendido sem que para tal tenhamos de pagar um extra...Os sectores da educação e saúde evoluíram muito nesse sentido.
    O único sector que está aquém do desejável, no âmbito do combate a corrupção, é a policia de trânsito.

    Portanto, em função dos prémios atribuidos pelas agências internacionais e dos feitos que têm caracterizado a administração Guebuza, o país está a progredir.
    Aliás, que vive em Moçambique e tem andado pelo distritos é testemunha das marravilhas que têm acontecido um pouco por todo o país.

    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  4. melhor dizendo e o 52 mais corrupto.nao sei como nao estamos nos 10 primeiros, sinceramente.
    Nuno Amorim, os nossos indicadores microeconomicos continuam a desgraca de sempre.ja notaram que os grandes lideres das democracias ocidentais ja nem se dao ao trabalho de visitar o nosso pais?porque sera?

    ResponderEliminar
  5. Este Amorim e' mesmo uma desgraca!

    Pensa la' pela tua cabeca e correlacione esses pensamentos com os factos no terreno!

    Tu consegues mesmo te identificar nesses premios que se teem atribuido a Guebuza? Voce fala de "Prémio do Instituto Afro-Americano, em reconhecimento pelo desenvolvimento humano", qual desenvolvimento humano? Por acaso sabes qual e' a posicao do nosso pais e quantos degraus regrediu ao longo do mandado do muito premiado Guebuza?

    "Revolucao Verde", onde e' que ela esta' a acontecer mesmo? Com que meios? Com aqueles 10 tractores emprestados pela Libia?

    Estes premios de Guebuza precisam de ser bem estudados...O Chissas, melhor Estadista e Diplomata que o Guebas, em toda a sua presidencia, nao recebeu tantos premios como estes que o Guebas recebeu num unico mandato! As tantas, o vendedor de patos anda a comprar estes premios, para ver se legitima a lastima da sua governacao.

    Mas, nao e' por ai que se chega la'! O povo quer sentir essa tal de "boa governacao", em que tambem, para nao variar, estamos a regredir!

    Amorim, pense, pense por ti proprio, para teu proprio bem!

    ResponderEliminar
  6. Caro Jonathan,
    não podes impor o teu pensamento chamando nomes aos outros.

    És livre de pensares como pensas...peço-te que igualmente aceite que outros tenham as suas opiniões.

    Não posso deixar de reconhecer as marravilhas que estão a acontecer pelo país a dentro, que tem sido alvo de reconhecimento internacional, por medo que o senhor Jonathan chame-me desgraça.

    Seja tolerante ao pensamento contrário.
    Não saia por aí a chamar nomes a COMESA, CRANS MONTANA, SG DAS NAÇÕES UNIDAS e outros, so por elogiarem as grandes obras que o PR Guebuza tem feito em prol do seu povo.

    O teu ódio pelo Guebuza esta a cegar-te a visão.

    Espero que pelo menos, no meio da tua cegueira, reconheças que o governo de Guebuza construiu a ponte sobre o Zambeze;
    Que reconheças que a Frelimo colocou instituições de ensino superior em todas capitais provincias, passando de 17 em 2004 para 38 em 2009;
    Espero que reconheças que o Governo de Guebuza colocou médicos em quase todos distrito de Moçambique, diminuindo consideravelmente o rácio médico/habitante;
    Todos distritos estarão cobertos com a rede de telefonia móvel até finais de 2009;
    Alcançou a segunda independencia aos conseguir a reversão de cahora bassa.

    Caro Jonathan,
    espero que a tua cegueira permita-te ver as marravilhas que estão acontecer nesse país.

    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  7. Maravilhas escreve-se com um "r"!

    Estive a perguntar-te se, de facto, tu e o resto do povo se sentem parte integrante desses premios, ou se, de facto, esses premios reflectem os factos observados no terreno!

    Os 7 milhoes, que resultados teem trazido a economia? Se os resultados sao tao fabulosos, o que explica que quase ninguem tenha ou esteja a conseguir devolver o dinheiro?

    A revolucao verde, em que sitio esta' a ocorrer? Ja' somos autonomos em que tipo de produtos? Tomate? Repolho? Milho? Arroz?

    E' preciso olhar para a realidade pratica e para a condicao do pais no terreno e nao no Hall de entrada de um hotel qualquer na Europa ou America!

    Eu tambem posso te atribuir um premio de "Melhor Debatedor da Blogsfera", mas isso te fara' mesmo, melhor debatedor? Tu has-de acreditar nessa atribuicao? (Quer dizer, podes ate' ficar orgulhoso...)

    Eu nao tenho odio de Guebuza, nem da Frelimo, nem de seus apoiantes! Se notares, nas minhas intervencoes procuro abordar questoes concretas do pais! Nao estou a falar de "partido", de manha, a tarde e a noite!! Penso que, nessas circunstancias, poderiam me chamar de "cego"!!

    Se depender de mim, o teu direito a opiniao, esta' devidamente salvaguardado! Mas, e' bom nao se desvincular da "realidade objectiva e dos factos no terreno"!

    "Fanático é o sujeito que não muda de ideia e não pode mudar de assunto"
    Winston Churchill

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Prémios tem assento no "é"...

    Por acaso tens passeado por Moçambique ou és mais um daqueles que escrevem a partir do exterior, sem conhecer a realidade Moçambicana.

    Melhor ainda, provavelmente sejas um daqueles jovens que nunca saíram da Cidade de Maputo.

    O teu desconhecimento da realidade é preocupante.

    Informe-te melhor...há muito que não se fala de mortes por fome. Porque será?
    Mortes por fome era o dia a dia da população de Nacorôa, Jangamo, Magude, etc.

    Informe-te

    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  10. Deves ter te desesperado muito, a ponto de teres que "escolher" o "erro" que apontaste. Eu escrevo sem acentuacao por causa do "keyboard" que tenho.

    No teu esforco, vens nos brindar com este teu "Informe-te", hehe!

    Estas a falar de lugares que nem sabes onde ficam! Tu por acaso sabes como e' que se chega a Nacaroa?

    Ja' alguma vez te puseste 'a estrada e percorreste este pais de les a les?

    Pelo que vejo aqui, tu es daqueles que so' conhece Maputo e pensa que por ai, pode falar com autoridade sobre "Mocambique"!!

    ResponderEliminar