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segunda-feira, dezembro 07, 2020

Visão de Samora Machel sobre a Polícia (Repeticão)

O polícia deve ser um elemento político, altamente educado e cortês. Sabem o que é cortesia? (Não!) Vou dar um exemplo: um polícia não pode dar um pontapé a ninguém! (RISOS E APLAUSOS). O polícia que dá um pontapé a um cidadão, e particularmente a uma senhora ou a um jovem, não tem ética, não tem brio profissional, não respeita a farda que enverga, não dignifica o seu boné que tem o emblema da República Popular de Moçambique. (APLAUSOS MUITO PROLONGADOS). Esse polícia não sabe o que representa a farda que enverga.

Um polícia espancar as pessoas é o cúmulo da vergonha! (APLAUSOS). Este elemento não serve para a estrutura do Estado. Ele, embora fardado, não representa o nosso poder popular.

A Polícia no nosso País chama-se Polícia Popular de Moçambique. É popular porque não é uma elite, vem de vocês, do povo.

O nosso polícia não tem privilégios. O seu privilégio é servir bem a República Popular de Moçambique, é zelar pela aplicação da Constituição, é fazer respeitar as leis, educar os cidadãos.

Para o nosso polícia, o estudo, a educação, a aprendizagem, devem ser permanentes. Ele deve aprender constantemente a evolução da ciência da Polícia, de todo o Mundo. O polícia deve preocupar-se em conhecer as leis para as fazer respeitar, conhecer a Constituição para a saber defender. Ele deve respeitar o sofrimento dos outros. Deve saber representar a autoridade, representar o vosso poder, o poder popular, este poder do nosso povo do Rovuma ao Maputo, que muito lutou para o conquistar.

Mas, o que assistimos hoje é o contrário do que acabei de dizer. Em todas as nossas cidades, a Polícia comporta-se pior que a Polícia colonial! (RISOS E APLAUSOS MUITO PROLONGADOS).

A Polícia, no mundo, é assim: não vive confortavelmente, renuncia ao conforto. O polícia não deve ter uma cama com um colchão fofo. Todos eles dormem numa tarimba, mesmo o Comandante. O Comandante-Geral da Polícia, em toda a parte do Mundo, dorme na tarimba para ter sempre a coluna vertebral bem esticada! (RISOS E APLAUSOS PROLONGADOS). É que o colchão de luxo dobra a coluna, e então, o polícia dobra a farda, dobra o poder também! Se o polícia anda com as costas curvadas, que polícia é este? Que imagem nos transmite?

O polícia que anda com as pernas tortas, esse não é polícia. O polícia que mete o dedo no nariz e limpa o dedo na farda, não é polícia! (APLAUSOS PROLONGADOS E RISOS).

O polícia anda sempre com a coluna vertebral bem esticada, com um passo bem cadenciado! Esse, sim, é um polícia!

Estes são problemas nossos. Por que é que temos polícias assim? Porque não seleccionamos, porque produzimos polícias em série, como se estivéssemos na época dos fenícios! (RISOS E APLAUSOS PROLONGADOS).

Os elementos que vão para a Polícia devem ser bem seleccionados, devem revelar boas qualidades, devem ser inteligentes e bem constituídos fisicamente. Devem ter, pelo menos, 1,75 metro de altura, para representarem com evidência a autoridade. Imaginem: se o polícia tem só 1 metro e meio, como vai pedir a documentação a um cidadão com 1 metro e oitenta de altura? (RISOS E APLAUSOS)."

 

sexta-feira, dezembro 04, 2020

30 anos de democracia em Mocambique

 A celebração de 30 anos da democracia em Moçambique tem que ser feita por uma reflexão profunda por cada moçambicano que se reconheça cidadão.

Os debates deviam se fazer não apenas nas televisões, mas também em locais como escolas porque lá estão os jovens e por lá todos os cidadãos passam e moldam a sua consciência de cidadania.

Por outro lado, cada um de nós, devia reflectir pelo que faz em prol da democracia.
Na minha opinião, para tudo não ser vago, o debate devia aprofundar o próprio conceito de DEMOCRACIA, tendo em conta que há os que em comentários privados acham que há multiplas democracias e outros que acham que a nossa é importada. Outros vão ainda mais longe, dizendo que África em geral, e Moçambique em particular, devia "implementar" a sua própria democracia. Contudo, esses nunca nos mostram o modelo dessa DEMOCRACIA AFRICANA ou MOÇAMBICANA.

quinta-feira, novembro 26, 2020

A vida e obra do revolucionário Jerry John Rawlings

 


Jeremiah (Jerry) John Rawlings nasceu em 22 de junho de 1947 em Accra, na Gold Coast (hoje Gana), uma colônia britânica. Seus pais são Victoria Agbotui, nativa, e James Ramsey John, um químico de Castle Douglas, Escócia.

James Ramsey John era casado com outra pessoa na Inglaterra, com uma família que vivia em Newcastle e Londres. Rawlings frequenta a Escola Achimota em Accra. Ele é o único filho de sua mãe, ela própria de grupos étnicos, os Nzema e Ewe, de baixa importância numérica. Essa falta de uma linhagem importante provou ser uma vantagem política para Rawlings, pois o libertou das pressões familiares e tribais. Rawlings se casa com Nana Konadu Agyeman, que conhece no Achimota College. Eles têm três filhas.

Em 1968, ele ingressou na academia militar ganense em Teshie. Tendo se tornado um tenente voador na Força Aérea de Gana, Jerry Rawlings liderou uma primeira tentativa de golpe em 15 de maio de 1979. Sua tentativa falhou. Ele está parado. Três semanas depois, libertado por outros oficiais, ele organizou um novo golpe em 4 de junho de 1979, que derrubou o regime de Fred Akuffo e o levou ao poder. Em 24 de setembro de 1979, ele cedeu o poder a um governo civil, liderado pelo presidente Limann.

Insatisfeito com o poder civil, que considera corrupto, ele recupera o controle do país em 31 de dezembro de 1981 com um novo golpe de Estado que derruba o regime de Limann. Ele então se tornou o presidente do Conselho Provisório de Defesa Nacional. Em 1992, Rawlings renunciou ao exército, estabeleceu um sistema multipartidário e fundou o Congresso Nacional Democrático. Ele compromete o país com um processo de democratização. Não pretende ser marxismo ou capitalismo, mas, diante de uma crise econômica, aplica a partir de 1983 uma política econômica liberal, respondendo aos anseios do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Foi eleito presidente em 7 de dezembro de 1992 e assumiu o cargo em 7 de janeiro de 1993. A IV (Quarta) República de Gana foi proclamada. Em 7 de dezembro de 1996, foi reeleito Presidente da República de Gana. Iniciou seu segundo mandato em 7 de janeiro de 1997. Após dois mandatos, limite previsto pela Constituição de Gana, Rawlings endossou a candidatura de seu vice-presidente, John Atta Mills, à presidência em 2000, em nome de seu partido. Mas em 7 de dezembro de 2000, o candidato da oposição do Novo Partido Patriótico (NPP), John Kufuor, foi eleito presidente. A alternância foi pacífica, Rawlings por sua vez foi para a oposição. Em 28 de dezembro de 2008, o candidato do Congresso Nacional Democrata John Atta-Mills foi eleito presidente desta vez, marcando uma nova alternância política. Mais uma vez, essa alternância é pacífica.

 Ele morreu em 12 de novembro de 2020, de uma curta doença, em um hospital em Accra, aos 73 anos, deixando para trás 5 filhos e um povo afetado de Gana. Fontes não oficiais atribuem a causa de sua morte ao COVID-19. Como um lembrete, ele havia enterrado sua mãe algumas semanas antes. Sua esposa, Nana Konadu Agyeman Rawlings, 72, é candidata às eleições presidenciais de dezembro de 2020 em Gana, em nome do Partido Democrático Nacional (NDP).

Fonte: Retido na sua íntegra do https://pt.teles-relay.com/2020/11/13/la-vie-et-loeuvre-du-revolutionnaire-jerry-john-rawlings/  

Ou https://pt.teles-relay.com/2020/11/13/la-vie-et-loeuvre-du-revolutionnaire-jerry-john-rawlings/Teles & Relay (

quarta-feira, novembro 25, 2020

AINDA SOBRE A NOMEAÇÃO DE UM MEMBRO DE PARTIDO DA OPOSICÃO (RENAMO) A MINISTRO DO GOVERNO DA FRELIMO

Voltando a este assunto e é mesmo aqui onde eu queria chegar. Muitas vezes não percebo é de como concidadãos académicos acham que a nomeação de um membro de um partido da oposicão a MINISTRO é sinal de despartidarização do Estado. Não percebo a base dessa convicção. Eu nunca acreditei sequer de um governo da unidade nacional como qualquer caminho para o fortalecimento de um estado de direito democrático. Ministro é um posto político e este é reservado ao partido que governa que vai fazer com o seu manifesto. Em todos estados democráticos é assim. Isto é diferente dos demais postos, que são ténicos ou administrativos como PCA, directores de instituicões públicas, chefes de departamentos de todos os níveis, reitores, etc, etc, Muitos dessses postos, em países democráticos são por concurso público. SIMPLES COMO É.

Falando ainda de MINISTRO, alguns partidos podem colaborar no programa de governação, mas negarem-se à nomeacão de ministro. Um exemplo concreto é o que acontece nos governos suecos. O partido da esquerda ou seja o partido comunista apoia o Partido Social Democrata que governa, mas este não aceita nomear alguém do primeiro ao posto de ministro. O mesmo acontece com os conservadores que na prática não aceitam formar um governo com os ditos Democratas Suecos. Só para verem, se o interesse dos conservadores e outros partidos aliados fosse de governar a todo custo, estes já teriam estado lá depois das últimas eleições. Quando houver interesse posso explicar sobre isto ainda melhor.
N.B: 1) Nos casos de África que alguns apreciam, quando alguns governantes espertos nomeam um membro dum partido que paradoxalmente é da oposição e não um aliado ou coligado, a intenção é de aos poucos esse indivíduo abandonar o seu partido e passar ao governamental. O mesmo acontece com aqueles que formam os famosos GUN (governos da unidade nacional). Esses governos sempre acabam eliminando ou pelo menos cortando o processo de desenvolvimento dos pequenos. São raras as vezes que os resultados são contrários ao que aqui escrevo.
N.B: 2) A despartidarização do Estado passa essencialmente por retirar as células partidárias nas instituições, concursos públicos aos postos de chefia, e, uma série de medidas que constam na Lei da Probidade Pública. É isso que beneficia a todos aqueles que votam e trabalham duro nas bases. Sempre esperei que os nossos políticos e académicos se agarrassem nisto e nunca sobre postos de MINISTROS.

domingo, agosto 23, 2020

Discurso do Papa aos jovens moçambicanos - texto integral


Depois do discurso às autoridades, o Papa Francisco encontrou-se com os jovens no Pavillon Maxaquene, distante 3 ikm do Palácio Presidencial. Trazemos o discurso escrito, SEM os acréscimos realizado ao longo de seu pronunciamento, que podem ser conferidos no vídeo. Ler mais

domingo, julho 26, 2020

União Africana (UA) versus Democracia


União Africana (UA) versus Democracia
David Aloni
Quer-me parecer que o que há de mais violento e dramático, na vida de um ser humano, é pensar e ter que pensar, queira ou não; porque o simples facto de viver a isso o obriga, imperativamente. E toda a problemática se resume no simples facto de o homem ser um animal, não só  racional, como também político, como nos ensina o estagirita, Aristóteles.
Por  conseguinte, pensar e ter, necessariamente, que pensar é, também,   o drama do  articulista destas linhas  sobretudo quando, por  amor, que  presume sentir  pela sua pátria e pelo seu  Continente, o Continente Negro, é  obrigado  a ter que pensar  e reflectir  sobre a diversidade e multiplicidade de factos  e fenómenos  sociais, económicos e políticos que ocorrem  e acontecem  em África. Por isso, seria  caso e motivo  suficiente para  se vociferar  e gritar: Quem  me dera  não poder pensar, para não  sofrer  tanto! ... Só  que o meu  fado  é que  tenho  mesmo que pensar, por causa da minha  racionalidade, que me distingue dos  irracionais.
O Kenya de Nzee Jomo Kenyata  fez-me  pensar  muito, nos  últimos  meses. O Xenofobismo negro  contra  outros negros,  na África do Sul, perturbou-me  a mente e deixou-me  confuso  e desorientado. Seguiu-se  o Zimbabwe. Uma  autêntica  paranóia  de descalabros  políticos, sob a liderança déspota de um psicopata, que  se chama  Robert  Gabriel Mugabe, menino bonito de Angola e da  Namíbia; menino  bonito das lideranças políticas da África do Sul, de Moçambique, países esses que  morrem  de amores por aquele  presidente  negro-africano. Um  verdadeiro  fora-da-lei que não quer saber absolutamente nada da Democracia, porque não  lhe interessa,  da mesma maneira que  parece  não  interessar  mesmo à  maioria  esmagadora  dos actuais  Presidentes e Chefes  de Governo  com direito  a assento  nas Cimeiras da (UA).
Depois de uma  precipitada  palhaçada  e  trágico-cómica  tomada de posse, domingo à noite, 29/06/2008 do psicopata  presidente, “reeleito“(?) na  farsa  eleitoral  de 27 de Junho de 2008,  e sob  inspiração do espírito das trevas, na  manhã de 30 de Junho de 2008, segunda-feira, inaugurava-se a XI Cimeira da UA, na  famosa estância turística  egípcia  de Sharm El-Sheik com  uma agenda muito ambiciosa  e cujos objectivos, só  por  milagre  do Alto, é  que os Líderes  africanos  poderiam  cumprir  e realizar com êxito.
E como  em África  tudo é  possível, até o  inverosímil acontece. Lá estava (e porque não) o maníaco presidente  que acabava  de tomar posse a escassas  horas da abertura da Cimeira, no  Egipto. Com muita naturalidade (?), própria  de um cara-de-pau ocupou o assento reservado ao legítimo  presidente do Zimbabwe. Ninguém tugiu nem mugiu. Mugabe apresentou-se como um  herói  e “campeão  do  Estado de Direito ( Rule of  Law). Por isso, ninguém  o incomodou. Antes pelo contrário. É que, por estranho  e incrível que possa parecer, o que se está a passar no Zimbabwe  é  natural  e normal. É uma questão de soberania. Só que se está a esquecer ou ignorar, por  conveniência política, que a soberania  reside no povo”, e nunca nos líderes e dirigentes políticos.
Nos discursos de abertura (da praxe) da XI Cimeira da UA, nenhum presidente  ousou  condenar  o Zimbabwe,   a violência, a intolerância  e  a tirania  prevalecentes, naquele  país vizinho de Moçambique, também ninguém se atreveu a propor qualquer sanção contra o Zimbabwe. É tudo muito  estranho e misterioso, e não  admira. São todos uns bons comparsas, nunca podem ter a consciência tranquila. Por isso, e que se saiba, democracia é um projecto adiado para África. Portanto “For the time being” (para já) não interessa  aos actuais  líderes Africanos.
Estou  desiludido com a liderança africana da actualidade, mas  não  estou  desesperado, porque as jovens  gerações  saberão  como  dar-lhe a volta  e não tardará  muito  que isto aconteça. O Botswana e a Zâmbia já fazem a  diferença, na África Austral, e o Líder da Renamo trouxe  na sua bagagem, de regresso de Paris uma boa mensagem, que deveria constituir um TPC para todos os  moçambicanos, que nutrem algum sentimento genuíno e  sincero de solidariedade para com o povo irmão do Zimbabwe, o qual, hoje, mais do que nunca, necessita de libertação, porque  só  com  essa segunda libertação é que se lhe  poderá  restituir, não  só  a dignidade como seres humanos com direitos, deveres e obrigações sociais, morais, cívicos, políticos e patrióticos, como também  usufruir do  bem-estar  material e  espiritual  que o regime  ditatorial  de Harare, sob a liderança de Robert Mugabe, lhe tirou  e privou, deixando-o na miséria, sem precedentes  na história  do Zimbabwe.
Afonso Dhlakama propõe, sem   pestanejar nem gaguejar: uma das medidas para pôr  o  Ditador  e sanguinário  Robert Mugabe na linha  e restituir a dignidade  aos zimbabweanos seria  encerrar a Embaixada (Alto  Comissariado) do Zimbabwe,  em Maputo e correr com o respectivo Embaixador. Depois, interditar a passagem  de mercadorias e outros  itens do e  para Zimbabwe, pelos portos  moçambicanos,  nomeadamente, de   Maputo, Beira e Nacala.
O regime de Harare precisa de uma boa lição para deixar de brincar com o povo. Urge pôr-se Mugabe de joelhos!
Com as palmadinhas  nas costas, Mugabe até  se sente aconchegado e acarinhado  pela  solidariedade ideológica   dos camaradas, tanto da SADC, quanto da UA.
Esta é a liderança  que  os povos  africanos têm. Urge inverter-se a situação! Já chega de  vergonha para os africanos dignos deste nome.
Infelizmente, e para desgraça de África a fórmula política do Kenya já pegou moda !.....
Matola, Julho, de 2008
SAVANA – 22.08.2008

domingo, julho 05, 2020

Reflectindo sobre a guerra em Cabo Delgado

Apesar de sistema anti-democrático, Samora Machel era Comandante-em-chefe das FPLM e via-se isso. Como Comandante-em-chefe, Machel exigia disciplina do exército. Também sentia-se que havia comando de brigadas aos pelotões.
Não estou a dizer que por isso, tivemos um exército muito organizado. O exército teve problemas e fez atrocidades contra civis. Um dos problemas foi de ter um exército mal alimentado. Vivi em Netia, distrito de Monapo, onde eu era director da então escola secundária e centro internato de Natete, em pleno tempo de guerra. Duma ou doutra forma, eu tinha contactos ao nível dos seus comandos com o sétimo batalhão estacionado na MADEMO, o pelotão em Netia, e os estacionados em Namialo. Sei do que o exército governamental fez de errado e que devia ser uma grande licão no combate contra os insurgentes em Cabo Delgado. A obra de Christian Geffray " La cause des armes au Mozambique" também devia ser bem lida pelos comandos em Mocambique. Mas parece-me que os erros se repetem e da pior maneira, pior quando me parece que não temos comandante-em-chefe das FDS. Os vídeos e áudios que circulam nas redes sociais são quase incríveis. Tivessemos um comandante-em -chefe à altura de Samora Machel, já teria reagido, pelo menos para nos dar a entender que ele repudia aquilo que acontece em Cabo Delgado e mesmo no Centro do país.
Parece-me que estão pensando que se assim aconteceu sempre, na guerra de 16 anos, acontece desde 2012 e o mundo não se preocupa, porquê vai ser agora? Podem ter razão. Mas eu alerto que enquanto nós somos estáticos o mundo é dinâmico. Uma outra questão é que na guerra de 16 anos houve essa competicão de quem mata mais entre o exército governamental e a Renamo e assim nos bombardeam na Assembleia da República. Mas enquanto na altura era difícil provar, por exemplo que o exército governamental executou duas pessoas em Natete, em frente de criancas, alunos das duas escolas, missionários, professores que foram obrigados a assistir, hoje tudo isso é filmado e até pelos executores sem nocão da consequência. Eles mesmos publicam nas redes sociais.
Nota: 1) Em boa hora, em 2017, questionamos sobre aqueles ataques em Mocimboa da Praia e a accão do SISE. Se quem perguntava fosse visto como patrão, e, mais digo, se tivessemos um comandante-em-chefe, ter-se-ia mostrado a dificuldade de penetrar em Mocambique apesar de toda porosidade. Infelizmente não foi isso.
2) Não podemos continuar com exército que que recorre à carne de jiboia para ter proteinas. Tudo o que é gordura é para quem não se sacrifica em Maputo ou capitais provinciais. Só para gozar os gordos falam de subsídio de razões duvidosas.
3) Não estou aqui para dar glória aos exército colonial, mas a verdade tem que ser dita. Pelo que vi, apesar de pequeno, o exército colonial era organizado, regrado, bem alimentado. Acho que se fosse para fazer massacre como em Wirriamu, só era algo bem planificado. Eu como miúdo, para além dos camiões a transportar alcodão, os carros que eu mais ouvia eram de militares saindo do lado de Namapa para a belíssima praia de Simuco. Havia vezes que esses militares desviavam para a escola de Simuria para "fins de assistência de saúde". Ponho entre parenteses porque o interesse podia ser outro. Uma das vezes levaram o meu tio Ângelo que tinha uma doenca que em emackua se chama epupa. Duvidamos se alguma vez o devolveriam, mas meses depois e quando curado,o trouxeram.

sábado, maio 16, 2020

O guião para a negação

A o fim de três audições dos polícias envolvidos no assassinato de Anastácio Matavele, parece mais ou menos claro o cenário traçado por quem nos bastidores comanda o julgamento dos agentes de uma das mais temidas unidades paramilitares de Moçambique. Dado que há um agente foragido e dois que foram para o reino dos mortos no próprio dia do assassinato, a táctica é passar tudo para os ausentes. Foi Agapito quem escolheu os homens para a missão, foi Nóbrega quem trouxe a viatura e Martins quem disparou a AK47 conjuntamente com Agapito. Uma táctica ilusória uma vez que a culpa não se dissipa pelo facto de não se disparar.
Uma segunda linha de argumentação é restringir a participação no homicídio ao “grupo dos cinco”, os ocupantes do Mark X. A ideia é afastar responsabilidades acima no comando da companhia do GOE, na sub-unidade da UIR e ainda mais acima, pois é pouco provável que a decisão operacional tenha partido das casernas da unidade paramilitar em Xai-Xai.
Na estratégia encenada não se poupam argumentos. Prestigiados comandantes na UIR acompanham revoltados uma descrição de operacionais temidos e bem treinados envolvidos em rotineiras “sessões de copos” entre a barraca Xirico na cidade alta e as barracas do mercado Lafamba bicha, na baixa. Numa promiscuidade pouco comum no meio castrense em que guardas partilham rodadas de cerveja com os seus oficiais de comando.
A ideia é afastar qualquer participação institucional da polícia, como se desconfia, ou o cenário de “um Estado dentro do Estado” que acolhe o formato dos “Esquadrões da Morte” e a “indústria dos raptos”. Falar em Frelimo no julgamento parece heresia. Nestes cenário, faz sentido “efeito Sheltox” do advogado Elísio de Sousa. Esperemos pelos próximos episódios. F. L.


In Savana, 15.05.2020

terça-feira, abril 07, 2020

Passividade e propaganda em Mocimboa da Praia

ESTRANHO
Depois de escutar áudios nos grupos das redes sociais como whatsapp, ler e ver vídeos em certos murais do facebook como Pinnacle News e Carta de Mocambique, tenho constantemente aberto os sites dos jornais tradicionais como o Jornal de Notícias, Domingo e O País, e nas noites assistir a TVM e STV, para certificar sobre os conteúdos relativos aos ataques dos insurgentes em Cabo Delgado.
Infelizmente, muitas das vezes isso só serve para me deixar em MUITAS dúvidas e regresso aos tempos da luta de libertacão e da guerra civil de 16 anos. Se não sei bem de como se captava a "Voz da Revolucão" sei sobre a "Voz de àfrica Livre" a que a FRELIMO, partido de vanguarda do povo mocambicano, partido marxista-leninista, chamava de "VOZ DA GUIZUMBA".
Voz da Guizumba era o termo dado pelo governo para que ninguém gostasse de ouvi-la, porQue era a uma voz da "hiena". Mas o que realmente acontecia? Todos nós corriamos para a Voz de África Livre quando fossem às 20 horas.
Ainda bem, que as redes sociais agora não estejam ao servico dos insurgentes ou pelo menos eu assim não creia. Antes pelo contrário, creio que as redes sociais, pretendem contribuir na alerta das FDS e á populacão em geral para tomar posicão e preocacões. Se será que este papel das redes sociais é capitalizado pelas FDS? E se não se faz, porque será?

sábado, março 07, 2020

Eleições em África são uma mera formalidade, segundo o ativista dos direitos humanos

O presidente da Rede dos Defensores dos Direitos Humanos da África Austral, Arnold Tsonga, defendeu hoje em Maputo que os processos eleitorais no continente se tornaram numa mera formalidade e não um direito dos cidadãos de escolherem os seus governantes.
"Em África, o que acontece nos processos eleitorais é o cumprimento de um ritual cronológico, em que apenas se cumpre um calendário eleitoral sem o conteúdo do sufrágio universal", disse Arnold Tsonga, falando na palestra "Novo autoritarismo, espaço cívico e defesa dos direitos humanos", na Universidade Politécnica, em Maputo.
Segundo Tsonga, o sufrágio universal na maioria dos países africanos carateriza-se pela negação, muitas vezes violenta, do direito da população à livre escolha dos seus governantes.
"Geralmente, quem nos governa não é quem escolhemos, é quem tem as forças de segurança e os recursos do Estado para se perpetuar no poder", referiu Tsonga.
Como resultado da viciação dos processos eleitorais, prosseguiu, vários Estados africanos são dirigidos por "elites predadoras e antidemocráticas", que delapidam os recursos dos países.
"Nuns casos, são elites predadoras e antidemocráticas indiferentes ao desenvolvimento dos seus países, como é o caso do Zimbabué, noutros casos são elites antidemocráticas, mas que promovem o desenvolvimento dos seus países, como é o caso do Ruanda", disse.
Citando diversos estudos, Arnold Tsonga assinalou que há uma aliança entre os grupos que controlam o poder político em África e os investidores estrangeiros, que resulta numa sangria dos recursos naturais do continente.
O presidente da Rede dos Defensores dos Direitos Humanos da África Austral referiu que para manterem os seus privilégios, as cliques que estão no poder intensificam o controlo das forças de defesa e segurança, do judiciário e do setor empresarial.
Nesse contexto, prosseguiu, as eleições são usadas como um expediente para legitimar oligarquias
"Enquanto não tivermos uma cultura de alternância política por meios democráticos, a vida dos defensores dos direitos humanos e as liberdades duramente conquistadas estarão sempre em perigo", defendeu.
Fonte: Notícias Sapo - 07.03.2020